A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8808 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


jumoreiraa 24/05/2024

Esse foi meu primeiro contato com uma obra do Kafka, e quero dizer que achei muito sublime a forma como ele usou a narrativa para criticar nosso sistema de sociedade, que atribui o valor de alguém a seu trabalho, e uma vez que você não produz, você é inútil.

Mesmo com as personagens não tendo uma muita profundidade (o que eu acho que força mais o leitor a ver pelo lado crítico e não emocional) eu acabei criando um sentimento de empatia com o Gregor e muitas vezes tentei me colocar no lugar dos familiares.

Como esse é considerado um dos maiores clássicos literários, eu acho que fui com muita sede ao pote e coloquei uma expectativa desproporcional, porém, continua sendo um livro que eu com certeza respeito e entendo o porquê da fama.
comentários(0)comente



dudu ð 24/05/2024

Simplesmente incrível.
Mesmo com o português antigo, e bem formal, achei a leitura fluída e interessante, acabei em um dia e foi uma experiência diferente do que esperava. Ainda estou tentando desvendar a mensagem por trás do livro. Mas sei que eu criei um carinho grande pelo gregor.
comentários(0)comente



Márcia 24/05/2024

A metamorfose é o mais famoso livro de Franz Kafka e um clássico da literatura.
O livro narra a história do caixeiro viajante Gregor Samsa que acorda como um estranho inseto.
comentários(0)comente



frazão 23/05/2024

Surreal, genial, incrível
impossível não se sensibilizar pelo gregor e até mesmo se identificar com ele certas vezes em falas e atitudes
kafka é um gênio
comentários(0)comente



Maria1691 23/05/2024

Que livro profundo ?
Gregor mudou, estava em uma fase difícil de sua vida e foi abandonado e negligenciado por sua família, pessoas que, durante sua vida inteira, ele cuidou e sustentou. Ao se ver naquela situação deplorável, só conseguia pensar no seu trabalho e no sustento da família. Já seus familiares o repudiaram e o abandonaram. Sua morte, que deveria ser vista como um acontecimento devastador, foi tratada como um alívio, um novo recomeço para a família.


Esse livro me fez pensar muito sobre os sentimentos e problemas psicológicos, quando tudo que precisamos é apenas de uma ajuda. Em uma parte do livro, ele diz que seria mais fácil se a irmã dele ou a mãe dele o ajudasse. Creio que, se tivesse suporte, não seria tão difícil assim passar por aquilo. Ao mesmo tempo que entendo o Gregor, consigo entender os familiares, pois não foi fácil para eles lidarem com Gregor, sua mudança de comportamento e aparência. Isso faz com que entendamos o cansaço de cuidar de Gregor, mas a negligência, o repúdio e o abandono me fizeram repensar e sentir a dor do personagem.


Não sei como posso colocar em palavras o que esse livro significou para mim; simplesmente incrível.
comentários(0)comente



grazi. 23/05/2024

Li por causa da escola e sinceramente acho que esse não é meu tipo de livro. não sei se consegui captar tudo que o autor quis passar, mas tenho que confessar que achei a história única e muito bem escrita.
comentários(0)comente



Xavier 23/05/2024

Sentimento de depressão.
"A metarmofose" é um livro que retrata a vida de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, que acorda transformado em um besouro (sei que não era isso que Kafka queria) e tem que aturar com sua dependência e insuficiência na vida com esse cargo.

|| um livro de uma leitura muito rápida, que termina em um único dia. porém deve ser lido lentamente e com cuidado, é nas palavras que kafka consegue representar oq queria desde o começo. triste ver como gregor vai se tornando em alguém que ele mesmo queria que nao existisse ao decorrer do livro, ao decorrer dos três capítulos você consegue perceber a mudança de pensamento dele e da própria família com esse "peso" que ele, gregor, se tornou. kafka realmente conseguiu demonstrar o sentimento tão difícil que é a depressão por meio de palavras. seria um livro que recomendaria sim para alguém ler e deixaria claro que deve ser lido lentamente e com atenção
comentários(0)comente



Isabelle L. C. 23/05/2024

Cumprindo o meu objetivo de ler mais clássicos esse ano, acabei meu primeiro livro de Kafka. Não tenho vergonha nenhuma de admitir que não compreendi totalmente o livro. A linguagem, surpreendentemente, é bem fácil de ler. O vocabulário é simples, entendi a história, mas não enxerguei todos os aspectos dela.
comentários(0)comente



Alice1030 23/05/2024

Muito doido!!
"A metamorfose" foi meu primeiro livro de Kafka. Uma experiência interessante e diferente do que estava acostumada, já havia lido alguns textos do autor e já apreciava bastante sua escrita. O Franz tem um forma de escrever nesse livro que traz o clímax logo de cara e depois o livro simplesmente se torna gélido: ninguém se importa mais com Gregor.
Quantos de nós somos o Gregor? O que será que Franz Kafka quis dizer com essa metáfora? Quantas metamorfoses acontecem por aí? Será que o Gregor era realmente um bicho monstruoso ou será que ele adoeceu e se tornou totalmente dependente da família?
Depois que terminei o livro muitas perguntas me perseguiam. Kafka escreve um livro totalmente incomodo e mesmo assim te faz querer ler até o final, é impressionante.
Recomendo muito a leitura, só não dou mais estrelas porque na MINHA OPINIÃO o Gregor não merecia esse final.
?
comentários(0)comente



Alysson.Bezerra 23/05/2024

Simples e complexo
O livro surpreende pela leitura fluida e rápida. O seu maior destaque, porém, é a grande variedade de camadas que ele possui. A genialidade de Kafka está em conseguir transmitir mensagens muito complexas de pessimismo e crítica social em poucas palavras. É um livro para refletir bastante mesmo após o término da leitura
comentários(0)comente



ssrachas 23/05/2024

Coloquei mt expectativa
Achei muito boa a escrita, eu li numa tacada, só que coloquei muita expectativa e me decepcionei um pouco
eu entendi a crítica que aborda no livro e tudo mais, só que acho q já tinha noção de tudo aquilo, do fato de sermos apenas o trabalho e aquilo que podemos prover, e nos tornamos um nada quando nao alcançamos isso...
enfim, posso ta sendo muito rígido dando essa nota, pq parte é culpa minha e não do livro, mesmo assim vou tentar ler outras obras desse autor
comentários(0)comente



Mab 23/05/2024

Depois que eu entendi, compreendi
Demorei para engatar na leitura mas agora que compreendi o significado de tudo, gosteii bastante. Me fez refletir sobre a vida, trabalho e sobrecarga de presão por causa de tudo isso. É triste ver como a família do Gregor não ligou mais para ele depois que ele se tornou "inútil" e isso pode ser visto como um reflexo da sociedade em geral. Gostei de saber que o livro é uma metáfora para a depressão e problemas de burnout, agora fez muito mais sentido.
comentários(0)comente



Fernanda2852 22/05/2024

Mesmo sendo um livro curto não consegui ler em uma tacada só pois não é o tipo de leitura que costumo fazer. Senti que não extraí tudo do livro, justamente por fazer longas pausas e acabar "perdendo o fio da meada", mas mesmo assim é impossível não se encantar com a escrita impressionante e profunda. Daqui um tempo pretendo reler
comentários(0)comente



eunbin 22/05/2024

E no fim, o capitalismo.
Não foi meu primeiro contato com Kafka, mas esse homem consegue me chocar cada vez mais.

Ah, Gregor. Eu queria tanto lhe dar um abraço.
O livro é repleto de passagens nas quais podemos perceber metáforas para mascarar problemas reais.
Acho que a metamorfose de Gregor talvez seja algo relacionado a burnout seguido de alguma doença mental... depressão, talvez.
Alguns trechos me deixaram asfixiada com a crueldade das situações. Acredito que o primeiro momento de angústia vem com as mil e uma desculpas de Gregor para que não perdesse seu emprego. Mais de uma página de desculpas e mais desculpas de um funcionário refém de seu empregador. Gregor era também escravo de sua família. Ela, que dependia total e exclusivamente dele, é cruel na primeira oportunidade que tem. Ele sempre deu tudo de si para ajudar sua família, mas ela o abandonou e desejou sua morte assim que ele não era mais útil para eles.
Em uma sociedade cada vez mais tomada pelos tentáculos sujos e opressores do capitalismo, vários Gregor estão espalhados por aí. Talvez eu seja um...
comentários(0)comente



gui.miqln 22/05/2024

Era ele apenas o que produzia ou tinha?
Numa resenha de "A Metamorfose", eu não poderia iniciar sem adicionar o seguinte excerto do autor: "Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós.?
Sim, Franz Kafka, com essa obra de fato se quebra o mar gelado em nós, em qualquer um dos que já leram esse grande título, para ser mais exato. É surpreendente como Kafka consegue, além de estabelecer de forma consistente e convincente sua narrativa, ele nos faz questionar de questões que chegam a um nível filosófico ótimo.

Diversas vezes enquanto lia me senti extremamente desconfortável; eu sequer sei se essa seria a melhor palavra para descrever o sentimento que obtive no momento, mas desde o início o Gregor foi um personagem muito bem estruturado ? mesmo não tendo uma explicação direta de como aquele jovem acordou metamorfoseado. Não consigo ter ideia de quantas vezes esse livro me fez questionar inúmeras questões sociais, até porque, após acordar e se encontrar naquele estado, uma das primeiras coisas que o protagonista questiona é o trabalho; diferentemente de sua família e as pessoas ao seu redor. O que ele valia? Era ele apenas o que produzia e/ou tinha? O que o tornava alguém "válido"? Dentre esses e outros questionamentos, esse livro me fez refletir muito.

Embora seja uma obra curta, aborda tudo o que propõe da melhor maneira possível. Tive esse mesmo sentimento com o livro que, recentemente, se tornou um dos meus favoritos, no qual é "Vidas Secas". Franz Kafka era um grande escritor, suas ideias eram muito bem formadas e transcritas. Que livro incrível.
comentários(0)comente



8808 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR