A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

LaraTavares 14/05/2024

Esse livro é tão triste, e quando você começa a pensar nas relações interpessoais nas situações da vida em que precisar da ajuda do outro é mais que necessário é angustiante, pois é nos piores momentos que veremos quem é quem e quem nós somos.

"Mas como isso pode ser Gregor? Se fosse Gregor, já teria entendido há muito que a convivência de pessoas com um animal desses não é possível e teria partido por vontade própria."

Vai ser difícil esquecer Gregor Samsa e sua inesperada metamorfose. Por fora um inseto monstruoso por dentro..., aí é melhor você ler pra descobrir.

Gabes_jpg11 14/05/2024

Eu enrolei mais ou menos um ano pra terminar essa obra
acordei de sonhos intranquilos e lembrei de terminar de ler ela

Morgana112 14/05/2024

Comecei a ler para fazer um trabalho escolar. Iniciei sem nenhuma expectativa, mas ao decorrer da história acabei me prendendo à leitura. Não é o tipo de livro com o qual estou acostumada, porém, gostei bastante e fiquei curiosa para saber o que aconteceria no final. Durante o decorrer da história, fiquei com raiva de toda a família de Gregor, que foi sua maior preocupação na maior parte do tempo, pela imensa falta de consideração. Isso nos faz refletir sobre nossas ações e como muitas vezes as pessoas só se aproveitam do que você tem a oferecer, e quando isso acaba, o vínculo também chega ao fim. O livro é muito interessante, pois de maneira análoga acaba retratando a sociedade atual nos temas abordados: alienação e isolamento, relações familiares, pressão social e trabalho, condição humana (a solidão, o sofrimento e a busca pela aceitação e compreensão).

Felipe1503 13/05/2024

FODA
Kafka retrata perfeitamente a sociedade atual msm estando séculos atrás, livro atemporal.

"Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilos, encontrou-se metamorfoseado em um inseto monstruoso."

Esnyfay 13/05/2024

Quando comecei jovem aprendiz tambem entendi o sentimento
Quando comecei jovem aprendiz tambem entendi o sentimento de ser um jovem cansado, com expectativas demais sobre a vida e tempo de pouco pra viver. As analises psicológicas que possuia na versão do livro que eu peguei é bem interessante ? e estranhas ? que mostram pontos que eu não teria pegado ou percebido sozinha. Mas pra mim, esse livro foi sobre colocar o peso do mundo nas suas costas e de repente ser apenas uma baratinha sem força alguma pra segurar isso tudo. Você nasceu pra luta, pro sufoco, pro trabalho pesado mas tudo muda quando alguma força superior te faz parar derepente, sem querer, e a percepção de vida em volta de você muda. Agora, alem de muitas outras coisas, você é "feio", é "inutil", "invalido". Isso foi o que eu senti.

Bianca Sakamoto 13/05/2024

A Metamorfose
"Desataria em censura aos pais pela preguiça do filho e cortaria todas as objeções alegando o preceito médico segundo o qual todos os homens estão sempre sadios e apenas padecem do horror ao trabalho."

Povidaiko 13/05/2024

???
Sempre ouvi muitas boas resenhas desse livro, então coloquei muitas fé nele. Eu estava esperando algo bem diferente, pensei que o livro estava contando sobre depressão, de como alguém depressivo vive e de como seus familiares reagem sobre isso, mas não era sobre isso afinal.
A história é boa, até que me prendeu, mas coloquei expectativa demais, achando que essa leitura iria mudar minha vida.

lembroldelivros 13/05/2024

?todos nós nos sentimos Gregor Samsa em algum momento?
Genial. visceral. atemporal.

como Kafka conseguiu reunir tantas reflexões e questionamentos numa novela tão fantasiosa, esquisita e satírica, eu não sei. mas que bom que conseguiu.

me impressiona a falta de incredulidade do autor ao jogar as mais absurdas situações logo de início, inquietando o leitor, mas seguir a história da maneira mais objetiva e casual possível. como se fosse uma situação qualquer, cotidiana. acho que é aí que mora a maior sacada moral de Kafka.

é um clássico muito autêntico, muito diferente de outros clássicos. as milhares de interpretações e questionamentos que fazem uma teia de aranha dentro da história me fascinaram por completo.

vale a pena a leitura, o aprendizado, a identificação e o criticismo tirado disso tudo.

o incipt é realmente marcante e prepara o leitor para o final trágico o tempo todo, coisa que nunca vi em livro nenhum e achei brilhante.

Belle ;) 13/05/2024

Cai nessa leitura de paraquedas então não tinha nenhuma espectativa, e considerando isso foi interessante, mas não o suficiente para mudar a minha vida.

O que eu acho interessante nessa leitura é a margem que abre pra você relacionar com vários aspectos da sociedade e relação humana e o outro aspecto é essa ideia doida de alguém acordar do nada uma barata, óbvio.

É muito doido como Kafka descreve esse dia a dia do George de forma detalhada mas não de uma forma chata. Afinal, quem não tem curiosidade de saber como é ser uma barata?

Spoiler: não é tão bom.