A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Jhenifer83 25/05/2024

A metamorfose
Uma obra de arte não tem como explicar como isso aqui é tão bom porque a pessoa tem que ler pra entender a complexidade...
"Recordava-se da família com emoção e amor"

joanices 25/05/2024

A Metamorfose é meu primeiro contato com as obras de Franz Kafka e uma das minhas poucas leituras de clássicos. Em geral, foi um livro que me surpreendeu do começo ao fim e me fez refletir bastante. Facilmente, é um dos meus livros preferidos a partir de agora.
Aninha Souza 25/05/2024minha estante
Não dá pra terminar metamorfose e permanecer igual! Não é simplesmente um livro é icônico, é uma bela obra literária ??

vrspky 25/05/2024

A metamorfose - Franz Kafka
O livro fala sobre o Gregor Samsa que um dia acorda e vê que se transformou num inseto descrito com "(...) umas costas duras feito couraça, sua barriga bojuda marrom, e suas muitas patas lamentavelmente finas (...)".
A leitura é simples e fluida, dependendo do ritmo dá pra ler em uma semana no máximo, o enredo gira em torno de como as pessoas do círculo social de Gregor reagem a sua nova forma. Ele traz reflexões pertinentes que muitos podem se identificar, algo que não é tão discutido mas se faz presente no cotidiano, nos pequenos detalhes.
A obra é antiga, de 1915, por isso há presença de algumas não tão conhecidas mas não decisivas na hora de ler. Recomendo fortemente para adolescentes e adultos, independente do gênero favorito de livros, pois acontece que considero essa leitura essencial, além de ser um clássico.

bea habibs 25/05/2024

"[...] a maçã permaneceu fincada na carne como um suvenir visível, pois ninguém se atrevia a retirá-la, parecia ter lembrado até mesmo ao pai que, apesar de sua triste e asquerosa forma atual, Gregor continuava sendo um membro da família que ninguém podia tratar como um inimigo, mas diante do qual o mandamento do dever familiar era engolir o asco e tolerar, tolerar e nada mais."

saturnsbasement 25/05/2024

Você só tem valor quanto tem utilidade
Pensei muito, mas muito mesmo nesse livro. tem uma semana que eu terminei e só hoje consegui pensar em uma impressão pra colocar aqui.
um livro curto, de leitura rápida e profundidade enorme.
imersivo e sensível onde conseguimos sentir toda dor, e angústia do personagem principal ao mesmo tempo em que compreendemos o lado dos seus familiares (às vezes)
e pra mim uma bela metáfora pra como a crise depressiva nos destrói. e reforça como pro nosso sistema só somos úteis enquanto máquina de produzir, e mais desumanizados do que o costume quando perdemos essa utilidade.

jumoreiraa 24/05/2024

Esse foi meu primeiro contato com uma obra do Kafka, e quero dizer que achei muito sublime a forma como ele usou a narrativa para criticar nosso sistema de sociedade, que atribui o valor de alguém a seu trabalho, e uma vez que você não produz, você é inútil.

Mesmo com as personagens não tendo uma muita profundidade (o que eu acho que força mais o leitor a ver pelo lado crítico e não emocional) eu acabei criando um sentimento de empatia com o Gregor e muitas vezes tentei me colocar no lugar dos familiares.

Como esse é considerado um dos maiores clássicos literários, eu acho que fui com muita sede ao pote e coloquei uma expectativa desproporcional, porém, continua sendo um livro que eu com certeza respeito e entendo o porquê da fama.

dudu ð 24/05/2024

Simplesmente incrível.
Mesmo com o português antigo, e bem formal, achei a leitura fluída e interessante, acabei em um dia e foi uma experiência diferente do que esperava. Ainda estou tentando desvendar a mensagem por trás do livro. Mas sei que eu criei um carinho grande pelo gregor.

Márcia 24/05/2024

A metamorfose é o mais famoso livro de Franz Kafka e um clássico da literatura.
O livro narra a história do caixeiro viajante Gregor Samsa que acorda como um estranho inseto.

frazão 23/05/2024

Surreal, genial, incrível
impossível não se sensibilizar pelo gregor e até mesmo se identificar com ele certas vezes em falas e atitudes
kafka é um gênio

Maria1691 23/05/2024

Que livro profundo ?
Gregor mudou, estava em uma fase difícil de sua vida e foi abandonado e negligenciado por sua família, pessoas que, durante sua vida inteira, ele cuidou e sustentou. Ao se ver naquela situação deplorável, só conseguia pensar no seu trabalho e no sustento da família. Já seus familiares o repudiaram e o abandonaram. Sua morte, que deveria ser vista como um acontecimento devastador, foi tratada como um alívio, um novo recomeço para a família.

Esse livro me fez pensar muito sobre os sentimentos e problemas psicológicos, quando tudo que precisamos é apenas de uma ajuda. Em uma parte do livro, ele diz que seria mais fácil se a irmã dele ou a mãe dele o ajudasse. Creio que, se tivesse suporte, não seria tão difícil assim passar por aquilo. Ao mesmo tempo que entendo o Gregor, consigo entender os familiares, pois não foi fácil para eles lidarem com Gregor, sua mudança de comportamento e aparência. Isso faz com que entendamos o cansaço de cuidar de Gregor, mas a negligência, o repúdio e o abandono me fizeram repensar e sentir a dor do personagem.

Não sei como posso colocar em palavras o que esse livro significou para mim; simplesmente incrível.

grazi. 23/05/2024

Li por causa da escola e sinceramente acho que esse não é meu tipo de livro. não sei se consegui captar tudo que o autor quis passar, mas tenho que confessar que achei a história única e muito bem escrita.

Xavier 23/05/2024

Sentimento de depressão.
"A metarmofose" é um livro que retrata a vida de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, que acorda transformado em um besouro (sei que não era isso que Kafka queria) e tem que aturar com sua dependência e insuficiência na vida com esse cargo.

|| um livro de uma leitura muito rápida, que termina em um único dia. porém deve ser lido lentamente e com cuidado, é nas palavras que kafka consegue representar oq queria desde o começo. triste ver como gregor vai se tornando em alguém que ele mesmo queria que nao existisse ao decorrer do livro, ao decorrer dos três capítulos você consegue perceber a mudança de pensamento dele e da própria família com esse "peso" que ele, gregor, se tornou. kafka realmente conseguiu demonstrar o sentimento tão difícil que é a depressão por meio de palavras. seria um livro que recomendaria sim para alguém ler e deixaria claro que deve ser lido lentamente e com atenção