A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Victor01 28/05/2024

Embora seja um clássico, seja um livro interessante, eu não curti muito a leitura... Talvez por eu ter criado muitas espectativas e no fim não ter sido tão impactante. Comecei a ler com grande interesse e terminei porque não gosto de abandonar livro rs

Sammyra2 28/05/2024

Sem dúvidas uma leitura obrigatória!!
Demorei para terminar de ler por motivos pessoais, e esse livro me deixou bem baqueada, com certeza mexe com a cabeça da gente de modo a se sensibilizar com a dor do protagonista, ou infelizmente se sentir na pele de algum dos demais personagens.

O autor nos coloca na pele de Gregor Samsa que, certo dia, ao despertar de sonhos intranquilos vê-se transformado em algo diferente e inexplicável: um inseto monstruoso!
A partir daí, as relações dele com o trabalho e a família sofrem profundas mudanças e Gregor Samsa precisa lidar com elas.

A interpretação desse livro é muito pessoal e vai do momento que cada pessoa está vivenciando durante a leitura. Para mim, essa história se mostra muito sobre rejeição. Sobre o incômodo de ser quem se é, ou se transforma, e não pertencer ou se adequar ao espaço familiar, ou num outro contexto, a qualquer espaço.

Gabriella 27/05/2024

Eu achei que ele começou mau, mas foi melhorando a cada página, em certo momento eu me vi completamente enojada pelas descrições, o fato de ter muito medo de insetos e aracnofobia fez com que a leitura fosse mais difícil para mim, mas mesmo assim é um livro muito bom, os personagens são muito bem feitos, eles dão raiva em certos momentos mas você entende eles, eles são humanos e coesos.

riptide 27/05/2024

Gregor? ai Gregor
Tem dias que sou assim meio barata com medo de ser apenas um peso morto e desonrar minha família nessa sociedade capitalista tenebrosa.

Paulla Jales 27/05/2024

Nunca tinha lido nada do Kafka e eu achei profundo e triste. Esse livro tem várias formas de interpretação e uma delas foi a de que a mesma pessoa que você ajuda, pode ser a que vai te apunhalar mais tarde, principalmente quando você não servir mais para aquela pessoa.

Fiquei muito triste pelo Gregor e dá pra sentir a tristeza e sentimento de inutilidade que ele tinha.

Mari.Vasconcelos 27/05/2024

Sei que para um autor de renome como Kafka, dar uma nota baixa é no mínimo ofensivo, mas é que eu estava me agarrando a ele como a um bote salva vidas para que me tirasse dessa letargia. E daí a expectativa é a mãe da frustração...
Sei que o livro trata sobre várias questões, mas dentre todas o que ficou empregnado em mim foi sobre como somos (in)úteis e (des)necessários e isso determinará o quanto seremos (des)amados.
Detestei o espelho que o autor colocou nas 96 páginas...

Pauliana 27/05/2024

Achei tão interessante que acabei filosofando em meio a leitura, e acabei perdendo a noção (algumas vezes) do entendimento.??

gisa_ 26/05/2024

Depressão e lágrimas
A metamorfose é, sem dúvidas, uma metáfora a qual crítica se refere à invalidade ao homem contemporâneo na sociedade que vive. a narrativa foi praticamente fluída e fácil para mim, não tive dificuldade. o drama foi bem posicionado e sem muita melancolia, é digno de reconhecimento e uma porta de entrada para outras obras do Franz.

lolla 26/05/2024

Não sei qual a intenção do autor com esse livro, mas a forma como descreve a maiorias das famílias, maioria dos humanos, me surpreendeu.
realmente só somos útil ao outro quando temos algo a oferecer.