A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Mari.Vasconcelos 27/05/2024

Sei que para um autor de renome como Kafka, dar uma nota baixa é no mínimo ofensivo, mas é que eu estava me agarrando a ele como a um bote salva vidas para que me tirasse dessa letargia. E daí a expectativa é a mãe da frustração...
Sei que o livro trata sobre várias questões, mas dentre todas o que ficou empregnado em mim foi sobre como somos (in)úteis e (des)necessários e isso determinará o quanto seremos (des)amados.
Detestei o espelho que o autor colocou nas 96 páginas...

Pauliana 27/05/2024

Achei tão interessante que acabei filosofando em meio a leitura, e acabei perdendo a noção (algumas vezes) do entendimento.??

gisa_ 26/05/2024

Depressão e lágrimas
A metamorfose é, sem dúvidas, uma metáfora a qual crítica se refere à invalidade ao homem contemporâneo na sociedade que vive. a narrativa foi praticamente fluída e fácil para mim, não tive dificuldade. o drama foi bem posicionado e sem muita melancolia, é digno de reconhecimento e uma porta de entrada para outras obras do Franz.

lolla 26/05/2024

Não sei qual a intenção do autor com esse livro, mas a forma como descreve a maiorias das famílias, maioria dos humanos, me surpreendeu.
realmente só somos útil ao outro quando temos algo a oferecer.

Rozane .souza 26/05/2024

Esse livro voce não pode deixar de ler , é um livro que fala.da alma.humana frustrada, angustiada ,tantas almas iguais que conhecemos.

belbie 26/05/2024

esse livro me passou tantas sensações de dejavu em relação a minha própria vida que chegou a ser triste pro meu lado.

a escrita é um pouco arrastada apesar de o livro ser tão curtinho. me senti meio entediada em algumas cenas, mas a história central é algo tão triste que você se vê presa torcendo pela melhora do gregor.

eu vi um ttk dizendo que esse livro era um monster romance entre o gregor e o gerente dele e passei a primeira parte dele rindo sozinha. peço perdão, gregor samsa ?

Mari 26/05/2024

Diferente do que imaginei
Por ser um clássico com críticas sociais, pensei que eu fosse ficar mais impactada com a história ou que as críticas fossem mais explícitas. Mas achei uma história bem ok, que talvez tenha sido superestimada por conta do autor.
Fiquei me perguntando: será que ele pensou mesmo em passar toda essa mensagem que acabaram interpretando ou ele foi escrevendo as coisas bizarras que se passavam na cabeça dele e as pessoas exageraram depois, embora com razão?
Enfim, ficou a minha reflexão, correndo o risco de ser taxada de rasa.

meschiffler 26/05/2024

Gostei muito, só acho que a experiência teria sido mais interessante se os pensamentos e sensações dos personagens tivessem sidos explorados mais profundamente. Se tivessem páginas seguidas de fluxos de pensamentos ininterruptos. Mas é uma otima leitura para uma tardezinha!

be_valentini 26/05/2024

Terrívelmente Bom
O livro mais angustiante que já li. Você lê e se sente mal por tudo que acontece e vai acontecer, você querendo ou não. O livro é curto, com apenas 3 capítulos, e se passa em um único ambiente e com poucos personagens. Dito isso, o livro é absurdamente bom. Acho que todo mundo deveria passar por essa experiência literária de metamorfose.

Cha0ticMind 26/05/2024

Primeiro livro do Franz Kafka que leio e não sei exatamente o que pensar. Não é o tipo de livro que costumo ler, mas decidi dar uma chance por ser curtinho e me disseram que eu iria gostar.
De início achei tudo uma loucura. Como assim o cara vira um inseto? Ao decorrer da leitura, ainda no primeiro/início do segundo capítulo, comecei achar bem tedioso, mas me prendeu depois e despertou uma curiosidade de saber o que iria acontecer com Gregor.
Entendo a crítica que Kafka quis passar, mas sinto que não fui capaz de entender todos os aspectos, deixando, assim, de aproveitar 100% do livro.
Recomendo para quem gosta de clássicos ou quer um livro curto. No entanto,não é um livro pra sair da ressaca literária.

leitorpoeta 26/05/2024

É um livro bom, porém não é muito meu estilo de livro! Mas Franz Kafka é um grande autor!

Certa manhã após despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa se viu em sua cama metamorfoseando num monstruoso inseto.

toriaaa 26/05/2024

Quem nunca
Primeiro livro de Kafka que leio e gostei bastante, muita gente falando das críticas e analogias por trás e eu só pensando o quanto esse livro é louco... ( embora não deixa de ser verdade tudo por trás de sua narrativa).
Enfim, gostei de como uma situação tão extraordinária é tratada com tamanha cordialidade pelo personagem e até pela família, e é por esse traço do autor que quero ler mais livros dele. Em breve quero ler " O processo", para entrar de vez nesse mundo "Kafkiano".

" O que o mundo exigia de gente pobre, eles cumpriam até o extremo"

V.J 24