A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Argoso 18/05/2024

Pessoas inúteis são facilmente descartadas.
Vamo lá
Eu gosto bastante do Kafka mas esse é oficialmente o primeiro livro que eu leio dele. (Tentei ler O Processo mas ainda n consegui terminar)
É um livro pequeno e com uma fluidez monstra q eu nem entendi como que eu terminei tão rápido.
Mas sobre a história
Fiquei bem revoltada com o final
Tipo: "Tão fácil assim? Sem nem ao menos um peso na consciência?"
Fiquei triste mas muito revoltada com o descaso da família.
Mas vai a reflexão:

Não importa quem você seja
Se por algum infortúnio você se tornar inútil e um estorvo para uma ou um grupo de pessoas, com apenas uma reunião e contagem de votos, você é descartável facilmente.

Se morrer, n tem peso, é completamente inútil.

É revoltante por acompanharmos os pensamentos de Gregor durante todo livro e ver como ele foi considerado como lixo no final.

Acho que livros bons são aqueles que nos enchem de sentimentos (quanto bons ou ruins) por pessoas que nem existem.

Chris 18/05/2024

História meio vaga
Gregor é um caixeiro viajante, e ele tem que trabalhar para pagar as dívidas do seu pai e ajudar sua família. Mais tudo isso muda quando ele se transforma em um inseto e ele acaba sendo excluído da família.

Pergunta:
Sei o que não devemos levar o livro de forma literal, mas minha maior dúvida foi como ele se transformou em um inseto??

Minha interpretação:
Não podemos controlar tudo e sempre vai acontecer coisas inesperadas. Fazemos as coisas pelas pessoas, temos atitudes sinceras e o nosso afeto por essas pessoas nos deixa cegos, mais não podemos esperar que nossas ações sejam retribuidas. A família de Gregor "amava" ele, antes de se transformar em um inseto, mas quando ele se tornou um peso não buscaram a compreensão e empatia ao contrário excluíram ele , e o viam como um monstro. As pessoas só vão da importância para gente quando formos úteis para elas, mas quando mudamos nossas atitudes elas viram a cara pra nós.

Na minha opinião o livro mostra como somos facilmente descartáveis quando deixamos de ser o que as pessoas esperam de nós, não importa o que a gente faça sempre vamos ser monstros quando deixamos de suprir expectativas alheias

Yan Miranda 18/05/2024

Utilidade...
Simplesmente perfeito. Um livro simples e curto que uma pessoa com o mínimo de potencial de raciocínio vai se sentir incomodada ao ver que o texto mostra o que acontece com o protagonista ao deixar de ser útil para a família. Deixa uma reflexão profunda e causa um certo desconforto de como ele é tratado.

Jullyah0 18/05/2024

Metamorfose
Experiência única, estranho, bizarro, poético, vale a pena. Traz o perfil de um trabalhador do qual vive pela família, mas , num dia, após acordar de sonhos intranquilos, torna-se inútil, sendo assim, cada vez mais desprezado.

Rafaela 18/05/2024

Nhéé, só a escola pra me fazer ler um clássico
Bom, o livro em sí é algo mais culto e afins, um clássico né??
Mas os pontos pra mim foram o seguinte:
Os positivos são que a história tem uma ideia legal, pesando principalmente que esse livro é pra trazer a realidade da época com um contexto diferente.
No caso as críticas incluem por exemplo: O modo como tratam ele no trabalho sendo comparado com um inseto, os abusos de podef dentro de fábricas, a revolução industrial.
Mas de pontos negativos o principal é a escrita MUITO difícil, descritiva demais, linguajar hiper rebuscado...
Mas é óbvio que no contexto da época de quando foi escrito isso era normal.
Mas a crítica principal imagino que seja, o modo como o ser humano se mata de tanto trabalhar....

Duda linda 19/05/2024minha estante
é foda que geralmente a família é a primeira a te desprezar quando você deixa de ser útil, principalmente quando o filho se cobra de mais para "impressionar" ou dar orgulho para os pais. É raro mas acontece bastante.?????

Caroline 18/05/2024

Reli esse livro para um clube do livro, e tive as mesmas impressões da outra vez, é um livro deprimente que faz refletir sobre relações pessoais e a invalidez...

Deivid Pereira 17/05/2024

A vida é dura
- Um livro atemporal, mesmo sendo escrito em 1915.
- Infelizmente, todos nós somos úteis, enquanto fornecemos algo.
- Aos poucos vamos entendendo a tristeza do personagem.

Rute31 17/05/2024

Essa talvez é a segunda ou terceira vez que leio A Metamorfose e sempre fico impressionada com a qualidade da narrativa. Kafka é genial. Tenho que ler O Castelo.

Maria 17/05/2024

Eu só quero participar do desafiooooooooooooooooaaaaa aaaaaaaaaaaa
mas gente juro é um livro muito bom, meus parabéns kafka vc tem licença poética

Rafa.Dulce 17/05/2024

Uma história triste...
Muitos assuntos são tratados no livro, mas o principal eu entendi que a metamorfose é uma metáfora de um rapaz que se transformou em algo incapaz de ser aceito pela família.