A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Jeandela 28/04/2024

A Metamorfose
Sempre ouvi falar dessa história e só agora pude ler, e amei. Kafka merece todo o reconhecimento que teve, espero poder ler mais livros dele ??

Caio380 28/04/2024

Uma metáfora
O absurdo está presente no cotidiano. Nos pequenos gestos, costumes e comportamentos. Condições bizarras podem ser naturalizadas. A história de Gregor Samsa é uma metáfora para a vida. Por isso, Kafka, ao criar sua criatura, bicho ou monstro. Criou uma história clássica definitiva sobre a condição humana.

28/04/2024

Maneiro.
"Hoje pela manhã a Alemanha declarou guerra à Rússia. À tarde, escola de natação".

"Antes, quando as portas estavam trancadas, todos queriam entrar para ter com ele; agora que ele havia aberto uma porta, e as outras tinham sido obviamente abertas durante o dia, ninguém mais entrava, e as chaves também estavam do lado de fora."

Inara 28/04/2024

Triste demais
Passei boa parte da leitura com uma sensação horrível de clausura, parecia que eu tava dentro do quarto com o Gregor.
Nesse livro a gente vê que compartilhar sangue muitas vezes não é nada, pq o Gregor só tinha serventia quando era útil para a sua família. Em nenhum momento a família tentou procurar ajuda ou encarar o Gregor de frente, o horror que a situação em que ele se encontrava foi maior que tudo que o Gregor já tinha feito por eles.
Meu coração ficou muito apertado com esse final, ele morreu triste e sozinho ?

Nexya 27/04/2024

Quando termina a vida?
Este livro é daqueles que você fica marcado por muito tempo. Pode ser horas, dias, semanas, meses ou anos, você vai lembrar.

Ele é um livro bem descritivo e estético, porém também psicológico. Você pode notar exatamente como o caos vai se acentuando na mente do personagem principal e no cenário onde ele está. É um livro direto, tudo o que você tem são os olhos do protagonista e sua mente.

No início ele me pareceu angustiante, a ânsia por alguma ação do protagonista recém-transformado em um inseto e o medo eminente do que poderia acontecer com ele vai lhe deixar ansioso, porém quanto mais o livro avança, mais amargo e agoniante vai se tornando a situação. Não pense que isso será ruim, pelo contrário, é isto que fará você amar esse livro.

A criatura que George Samsa se tornou o impede de seguir sua vida normal, e a forma como a família o trata, apesar de ser desprezível, é extremamente realista. É inevitável não se sentir machucado, perdido, inspirado e até mesmo solitário após a leitura deste livro. Ele traz à tona assuntos sensíveis e te faz refletir.
Eu recomendo fortemente a todos.

Igor Santana 27/04/2024

Sinceramente, é seguro dizer que não pude compreender tanto a leitura sobre essa obra. Mas pude sentir no final, o sentimento expressado nas entrelinhas e pelos personagens retratados, principalmente pelo Gregório e sua família, e o Jejuador. Não vou falar o que senti, e acredito que alguns outros leitores dessa obra tenham tomado esse decisão. Dificilmente pude compreender, mas pude sentir o que foi escrito pelo nosso grande escritor Franz Kafka.

Nayara Moraes 27/04/2024

Os livros do Kafka são complexos.
"A Metamorfose" é uma obra-prima surrealista de Franz Kafka que mergulha nas profundezas da condição humana através da história de Gregor, um homem que acorda certa manhã transformado em um inseto.
O romance explora temas de alienação, isolamento e o absurdo da existência, oferecendo uma reflexão sobre a identidade, a família e a sociedade.
A narrativa é carregada de simbolismo e interpretações multifacetadas, tornando-a uma leitura essencial para quem busca uma compreensão mais profunda da natureza humana e da condição moderna.
É também uma obra capaz de retratar que só somos bons enquanto servimos, quando necessitamos de suporte, tornamo-nos um peso.
Fiquei um tanto quanto incomodada conforme lia, não pela transformação do Gregor, mas pela transformação da família.

Enfim, vale a leitura. Leiam Kafka!

Jennola 27/04/2024

Livro muito bom, queria muito ler algo do autor, é realmente muito interessante ver como a família do Gregor começou a ver ele como um fardo no momento que ele não tinha mais nada a oferecer, só não dei 5 estrelas porque fui com muita expectativa a respeito da escrita do autor

ju! 27/04/2024

A metamorfose
Bom, começando pela breve sinopse: A Metamorfose conta a história de Gregor, que sustentava sua família, e era motivo de orgulho para ela, até que um dia tudo mudou: ele acordou e tinha se tornado um inseto repugnante.

Dito isso, esse livro foi uma mistura de tristeza constante com uns picos de raiva por causa da ignorância das pessoas que cercam o Gregor,
Eu não sei se aconteceu com todos os leitores, mas esse livro me botou num impasse de me compadecer com a situação do protagonista, que se tornou um fardo para família, mas eu confesso que fiquei com pena da família também, na minha compreensão a mãe começou a entrar em pânico, por exemplo, mesmo que nada comparada a solidão profunda do Gregor.
Ainda não sei que reflexão trazer por aqui, mas por enquanto é isso

emy 27/04/2024

Crítica atemporal
Kafka em poucas páginas tece uma crítica sucinta, contudo profunda sobre os tratamentos humanos em nossa sociedade. Gregor era um jovem que se via desde muito cedo como o pilar de sustento de sua família, até o dia que acorda metamorfoseado em um inseto repugnante. Desde então passa a ser tratado como um animal e um incômodo constante dentro de sua própria casa. Ao ler a obra se é incapaz de não associar a ideia da metamorfose a alguma doença mental, na minha leitura, a depressão. Na qual Gregor precisa de suporte constante e não está mais apto a realizar as suas tarefas rotineiras, bem como a de levar sustento para sua família. Kafka brilhantemente discorre sobre os males do capitalismo com uma simples, mas profunda pergunta: ?você ainda me amaria se eu me tornasse incapaz?? a resposta se encontra nas páginas desse livro.

vinizambianco 27/04/2024

Sobre metáforas e metamorfoses]

Nem só de Jovens Adultos e Chiclist vive minhas leituras, e depois de um tempinho resolvi ler “A Metamorfose” do Kafka, o livro, se pode ser chamado assim, porque ele é bem curtinho (menos de cem páginas), creio que ele possa ser encaixado mais especificamente em Novela, e conta a história de Gregor Samsa que certa manhã ao acordar de sonhos inquietantes percebe ter se transformado em um gigantesco inseto.

Apesar de ser uma história que possa ser taxada como simples ou até mesmo boba, é nessa simplicidade que se encontra a riqueza da história, em nenhum momento fica claro qual bicho/animal/inseto o protagonista se transformou, o que faz com que os leitores criem em suas cabeças qual o bicho mais asqueroso que conseguem imaginar, mas mais que isso essa “metamorfose” é usada de metáfora para a desumanização que pessoas que não se encaixam nos padrões pré-estabelecidos pela sociedade. Depois de sua transformação Gregor deixa de ser visto como uma pessoa normal, mesmo que antes fosse um modelo perfeito disso.

Outro ponto que vale a pena ser destacado são as alegorias que o escritor faz de modo implícito, há muitas teorias sobre o que significa o processo de metamorfose, teorias essas que vão desde a adolescência com o fim da inocência até a mais comum que retrata um quadro clinico de depressão e repressão sexual, fora os conceitos que podem ser enxergados no que diz respeito a identidade sexual e outros mais malabarismos que quem lê consegue enxergar.

Seja qual for a opinião que o leitor tiver, “A Metamorfose” será uma história que o seguirá por um tempo, seja pela sua história fantástica, pelos seus personagens relacionáveis ou pelo modo como ela faz com que nos sintamos. Ao final, o que Kafka pede é o que qualquer escritor pede, que a história nos mude, nos transforme, nos remodelo, nos metamorfose.

Arylkitty 27/04/2024

Sensacional
"Dificilmente o surpreendia o fato de que nos últimos tempos levava os outros tão pouco em conta; essa consideração tinha sido, antes, o seu orgulho."
Um misto de raiva e tristeza, um sentimento de injustiça que vai te amassando com o passar das páginas. Difícil não se comover com o sofrimento de Gregor. Uma leitura curta, mas cheia de profundidade: meu primeiro 5 estrelas do ano!

brunaentrelivros 27/04/2024

Indigesto e grandioso
É incrível como Kafka conseguiu dizer tanto em tão poucas páginas. Uma leitura de fácil compreensão, mas dificil de digerir.
O sofrimento velado de Gregor me deixou com nó na garganta várias vezes e é uma alegoria do sentir que funciona para várias situações, é muito dificil não pensar em uma pessoa depressiva ou com outras doenças mentais.
A raiva foi um companheiro nessa leitura, os personagens são em sua maioria odiosos e o autor não se incomoda em mostrar o pior lado de cada um deles.
Denso, difícil e necessário.

Sales31 26/04/2024

Simplesmente fiquei sem palavras pra poder escrever alguma coisa.
Tô em estado letárgico depois de terminar esse livro.

eajsixart 26/04/2024

Foi tão pessoal pra mim, ainda mais no período que eu tô passando mas achei a escrita meio chatinha