A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Nanna 29/05/2024

Gregor foi desumanizado. SPOILER
Assim que ele acorda, ele vê que estava metamorfoseando. E aceita quem é. Depois pensa em tudo que perdeu e esse tudo na verdade basicamente se resume a pensar na vida que perdeu. O sono não dormido, graças ao trabalho árduo, que também lhe tirava o verdadeiro contato humano, mas ao mesmo tempo via tantos ao longo dos dias lotados, cheios, barulhentos?. E pensou na possibilidade de ter uma esposa? Os pais que o refreavam. O chefe arrogante. A dívida dos pais. E no trabalho!

Então os dias mostraram o ódio do pai e a inércia da mãe. A ajuda - não sem resplandecer o nojo - da irmã.

A maçã cravada nas costas de Gregor, que lhe doía e ninguém removeu, foi um dos pontos mais palpáveis de como a família tinha nojo e pouca - já que os alimentavam - ou nenhuma importância com seus sentimentos. Não ocorreu a eles que ele ainda pensava, ainda sentia, ainda existia...

A estranha diarista, que o chamava de "rola bosta" era o mais perto de interação humana que ele recebia.

Gregor não recebeu nenhum cuidado da família, e as refeições da irmã não podem ser vistas como tal. Que razão foi a causa da morte?

A reflexão fica, Gregor foi alguém que se decidiu a família, por eles fez tudo e quando lhe ocorreu uma desgraça inimaginável, eles não só o abandonaram como negaram seu direito de existência. Não houve qualquer tentativa de descobrir se os sentimentos dele ainda existiam, se ali ainda existia um ser pensante. Após não ser mais útil, deixou de ser estimado.

izadora 28/05/2024

Tudo normar
Esse livro transbordou a solidão de gregor ao ver que sua família só se importava com a renda que ele trazia para casa, será que seria a situação seria diferente se isso tivesse acontecido com grete? um ótimo livro que faz uma crítica direta ao capitalismo, e ainda é fácil de entender e ótimo para começar no mundo dos clássicos !

Amanda3913 28/05/2024

Reflexiva
O início da história já é de conhecimento de vários leitores. O personagem acorda metamorfoseado em um inseto.

Mas, a forma como a história se desenrola é, no mínimo, curiosa. As preocupações dos personagens, a dinâmica vivida após a metamorfose e o encerramento (pra mim, surpreendente) da história.

Recomendo a leitura. Fiquei reflexiva após findar e pretendo ler outras obras do autor.

Isabela.Jales 28/05/2024

Quando sua mulher te perguntar se você a amaria mesmo se ela fosse uma minhoca, entregue-a este livro e não diga mais nada.

Darlan12 28/05/2024

Por todo essa história eu esperei por um final feliz que não veio. Depois de dar uma pincelada pela biografia do autor fiquei mais triste.

Lana 28/05/2024

Esse livro é tão triste, ele me passa uma sensação de solidão. O Gregor só serviu enquanto trazia dinheiro para a casa. é triste ver a dor que ele sofreu ao perceber a rejeição e o nojo da família.

Victor01 28/05/2024

Embora seja um clássico, seja um livro interessante, eu não curti muito a leitura... Talvez por eu ter criado muitas espectativas e no fim não ter sido tão impactante. Comecei a ler com grande interesse e terminei porque não gosto de abandonar livro rs

Sammyra2 28/05/2024

Sem dúvidas uma leitura obrigatória!!
Demorei para terminar de ler por motivos pessoais, e esse livro me deixou bem baqueada, com certeza mexe com a cabeça da gente de modo a se sensibilizar com a dor do protagonista, ou infelizmente se sentir na pele de algum dos demais personagens.

O autor nos coloca na pele de Gregor Samsa que, certo dia, ao despertar de sonhos intranquilos vê-se transformado em algo diferente e inexplicável: um inseto monstruoso!
A partir daí, as relações dele com o trabalho e a família sofrem profundas mudanças e Gregor Samsa precisa lidar com elas.

A interpretação desse livro é muito pessoal e vai do momento que cada pessoa está vivenciando durante a leitura. Para mim, essa história se mostra muito sobre rejeição. Sobre o incômodo de ser quem se é, ou se transforma, e não pertencer ou se adequar ao espaço familiar, ou num outro contexto, a qualquer espaço.

Gabriella 27/05/2024

Eu achei que ele começou mau, mas foi melhorando a cada página, em certo momento eu me vi completamente enojada pelas descrições, o fato de ter muito medo de insetos e aracnofobia fez com que a leitura fosse mais difícil para mim, mas mesmo assim é um livro muito bom, os personagens são muito bem feitos, eles dão raiva em certos momentos mas você entende eles, eles são humanos e coesos.