A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8886 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Sinta 02/06/2024

Perfeito.
Reli mais uma vez e fiquei impressionada com a qualidade e as metáforas da metamorfose. Impressionante, um dos melhores livros que já li.
comentários(0)comente



Naná 02/06/2024

Você ainda me amaria se eu virasse uma barata?
Nesse livro Kafka conta a história de Gregor, a partir da perspectiva do mesmo, no desenrolar de fatos que se dá quando em uma manhã ele acorda e percebe que se transformou em um enorme inseto.

Gostei muito do livro que, de uma forma peculiarmente divertida, me levou a pensar sobre nossos papéis em nossos círculos sociais. Gregor tinha um papel central na família, que dependia por completo do trabalho dele, após as dívidas contraídas pelo pai. Mas o que acontece quando o objeto de toda essa dependência simplesmente se encontra incapaz de exercer suas responsabilidades, e na verdade, se torna dependente daqueles que sustentava? Vemos a partir daí os corres da família para lidar com uma nova realidade nem um pouco confortável.

Para mim, o livro nos deixa com as perguntas:
- O quão essencial você realmente é para as pessoas à sua volta?
- Você poderá contar com elas se um dia situações difíceis se inverterem?
- E, será que todo apoio que damos realmente incentiva as pessoas que ajudamos a se desenvolverem mais, ou estamos apenas sustentando uma dependência que as impede de progredir por si mesmas?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mosiah1 01/06/2024

O livro gera muitas reflexões pesadas sobre coisas como depressão e velhice. É curto, desconfortável e muito forte. Quanto mais eu penso sobre mais ele me choca.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yuri Gagarin 01/06/2024

Livro muito bom. Eu nunca vi uma pessoa tão otimista na minha vida, sério não da pra acreditar a forma como ele lida com as situações, o cara realmente tem sangue de barata
comentários(0)comente



marcwzz 01/06/2024

Rip gregor voce ia adorar no surprises do radiohead
Nossa senhora q livro bom depois de pesquisar inumeras coisas sobre me fez dar 5 estrelas te amo kafka
comentários(0)comente



Thalita 01/06/2024

Nua e crua
É possível fazer uma analogia da metamorfose de Gregor a uma série de condições/ situações reais capazes de causar o mesmo tipo de reação que sua família e as outras pessoas tiveram.
Apesar de tudo, o protagonista continua sendo humano, mesmo destoando das expectativas alheias. Metamorfoseado, vivencia o abandono, a solidão e o preconceito.

É um livro curto e rápido, que faz refletir com uma ótima narrativa.
comentários(0)comente



benji.by 01/06/2024

?
Uma metáfora que mostra como a família rejeita Gregor depois de sua mudança (ou transformação), como destratam dele e esquecem que ele ainda é ele, e matam ele aos poucos, tanto mentalmente como fisicamente.

Mostra também como não é de hoje o fato de a sociedade querer nos colocar em caixas e fazer com que sigamos um padrão pré-determinado, e se nos recusamos a segui-lo, somos rejeitados.

"Sufocamos quando tudo o que parece nos incluir, nos 'globalizar', nos unir acaba por nos apartar, separar, expulsar, impedir...Quando odiamos uns aos outros e não odiamos juntos o que nos aflige...Quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos."
comentários(0)comente



thaiixzh 01/06/2024

Fascinante
Para compreender o livro precisasse de muita concentração e tempo. No começo, há dificuldade na leitura, mas quanto passa o tempo, entende a complexidade da leitura e consegue compreender.
Para quem está começando a explorar o mundo literário, indico começar por livros com menos dificuldades e complexidades gramática.
Livro maravilhoso.
"Todos nós nos sentimos Gregor Samsa em algum momento".
comentários(0)comente



mari 01/06/2024

Ouvi o audiobook em 2023 pra escola e esqueci de registrar aqui

ouvi tudo com o coração na mão. senti tanta dor com a forma que o protagonista era tratado e me fez mudar a forma de enxergar muitas coisas
comentários(0)comente



Alessandro316 01/06/2024


Aha, galera se identificando com uma barata, mas é essa a ideia, o sujeito se sente isso, se sente como um inseto. É isso que ele percebe, que é um nada, que é um inseto, um esquisito e que a família tem vergonha dele e ele vê isso, se sente assim e acaba aceitando ser esse nada, essa coisa que a família esconde.
É genial.
comentários(0)comente



iwantedtobeabird0 01/06/2024

Seria ele um animal, se a musica o emocionava tanto?
Nunca pensei em toda a minha vida que eu me identificaria com uma barata, mas tudo tem sua primeira vez, e cá estamos nós, certo? Me vejo tanto em em Gregor Samsa que chega a ser assustador.

Acredito que um dos piores sentimentos do mundo é o de se sentir uma pária dentro de sua própria casa, e é exatamente assim como o nossa protagonista se sente. Kafka foi simplesmente genial em retratar o Gregor como um inseto asqueroso, porém o verdadeiro foco nunca foi a metamorfose.

Durante todo o enredo e relações eu entendi e senti os sentimentos de Gregor, a exclusão familiar que ele sofreu quando deixou de ser útil, e toda sua jornada ate perceber que a família não o amava de verdade, amava o que ele representava para ela. Quando ele se torna inútil, sem conseguir trabalhar e sustentar a casa, o amor da família com o mesmo, se esvaia. É muito triste notar que o protagonista sempre fez de tudo por todos e foi deixado de lado tão facilmente.

Gregor nunca foi um monstro, mesmo depois da metamorfose ele nunca nem ligou para o que havia se tornado, tudo o que importava era como a família o via e o que poderia fazer para agrada-la, porque no fim das contas, tudo o que ele queria era ser amado, se sentir pertencente. Gregor morreu de desgosto, morreu em uma depressão profunda, ao perceber que nada nunca seria diferente, que apesar dos seus anos de esforço por todos, bastava um mísero acontecimento que o tornara inútil e ele deixaria de ser amado, se é que um dia foi.

Talvez a verdadeira metamorfose não tenha sido do corpo de Gregor Samsa, mas sim de seus sentimentos.
comentários(0)comente



YuriiPCS 31/05/2024

Reflexão sobre vida e humanidade
Esse livro faz você questionar até onde a humanidade pode ir, ou oq ela pode fazer, simplesmente absurdo, n tenho palavras para definir o que eu senti lendo esse livro.
Livro absurdo de bom.
Até onde as pessoas que você amava pode ir quando você não é mais a mesma coisa??
comentários(0)comente



8886 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR