A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Rute31 17/05/2024

Essa talvez é a segunda ou terceira vez que leio A Metamorfose e sempre fico impressionada com a qualidade da narrativa. Kafka é genial. Tenho que ler O Castelo.

Maria 17/05/2024

Eu só quero participar do desafiooooooooooooooooaaaaa aaaaaaaaaaaa
mas gente juro é um livro muito bom, meus parabéns kafka vc tem licença poética

Rafa.Dulce 17/05/2024

Uma história triste...
Muitos assuntos são tratados no livro, mas o principal eu entendi que a metamorfose é uma metáfora de um rapaz que se transformou em algo incapaz de ser aceito pela família.

Raquel Pepineli 17/05/2024

Agonizante
A palavra que descreveu minha leitura foi agonia. senti uma repulsa profunda da imagem que foi criada do Gregor (coitado).
a história é muito boa. na minha interpretação, ao ser visto como uma pessoa que não era mais produtiva para a família, ele foi se tornando um "animal/inseto", algo que seus pais consideravam repugnante. em momento algum Gregor teve pensamentos egoístas sobre sua situação, pelo contrário. ele só se preocupava com o sustento de sua família e de como eles iriam se virar sem ele.

Pamela706 17/05/2024

O livro retrata a visão do escritor de como a sociedade trata as pessoas diferentes como um bicho nojento. Além do fato de Gregor ser visto pelos outros ? e isso incluía sua própria família ? como um parasita, uma criatura repulsiva, nojenta, desagradável e indesejável. Mas eu sinto que poderia ter mais, criei muito expectativas e não foi nada daquilo que eu pensei.

missamericanpie 17/05/2024

UMA LOUCURA. Antes de ler, tudo que você sabe é que tem um cara que vira inseto. E realmente tem, mas a história não é sobre isso. Um clássico cheio de ironia e críticas sociais, simplesmente muito bom e realmente te faz pensar.

Gustavo 17/05/2024minha estante
Bem comovente msm rsrs

Ninick.Me 17/05/2024minha estante
pensa q isso se aplica tbm a idosos, pessoas q passam por mudanças na vida e mtos outros. Simplesmente por começarem a se tornar diferentes, uma pessoa que pensa fora da caixa é tratada como louca ou ingênua, um idoso é abandonado por se tornar inútil de produtividade na sociedade. Assim como o personagem principal. Esse livro é excelente!!!

Tricilongui 17/05/2024

O amor e a inutilidade
"A Metamorfose", de Franz Kafka, é uma obra literária que retrata a estranha e perturbadora transformação de Gregor Samsa, um jovem caixeiro-viajante, em um inseto monstruoso. O livro começa de forma abrupta, com Gregor acordando em seu novo estado, e a narrativa se desenrola explorando as reações de sua família e a sua própria percepção de si mesmo.

A transformação de Gregor em um inseto pode ser interpretada como uma metáfora para a depressão. Assim como a metamorfose física o isola do mundo, a depressão cria uma barreira invisível que separa a pessoa afetada de suas relações e atividades cotidianas. Gregor, antes o provedor de sua família, se vê impotente e alienado, incapaz de comunicar suas necessidades e sentimentos. Este isolamento reflete a experiência de muitos que sofrem de depressão, que frequentemente se sentem presos em seus próprios corpos e mentes, incapazes de participar da vida ao seu redor.

O livro também aborda a questão do amor e da utilidade. A família de Gregor inicialmente tenta cuidar dele, mas à medida que sua condição se prolonga e sua utilidade como provedor desaparece, eles começam a vê-lo como um fardo. Este aspecto da narrativa questiona a profundidade do amor incondicional. Kafka sugere que o amor verdadeiro deve transcender a utilidade e a produção de bens, e que o valor de um ser humano não deve ser medido apenas por sua capacidade de contribuir economicamente. A degradação do amor da família de Gregor ao longo do livro levanta uma pergunta provocativa: "Até que ponto posso amar-te sem você produzir bens?"

A profundidade e a universalidade dos temas abordados em "A Metamorfose" fazem deste livro uma leitura fascinante e relevante. A luta de Gregor, sua transformação, e a resposta de sua família ressoam como um espelho para nossas próprias experiências com alienação, depressão e os limites do amor incondicional. Kafka, através de sua prosa brilhante e alegórica, cria uma obra que continua a desafiar e a tocar os leitores profundamente.

Jmch 16/05/2024

A perda d humanidade, o abandono da identidade: esquecimento
É como se fosse um experimento: tentar hipotetizar oq aconteceria cm sua relaçao cm o mundo se um dia acordasse em outra forma física completamente diferente e repugnante. A gt ñ pensa o suficiente na dependência q temos da nossa forma física, ao ponto de q se algo desse tipo ocorresse, nos perderíamos na sombra do q fomos e nao seriamos mais vistos, pois é como se fossemos ela.

Nao tem outra palavra, q nao seja tristeza, p descrever oq é perceber a "coisa" q vc se torna para o mundo qnd se tira sua ultilidade efetiva para o trabalho, sua capacidade de gerar produtividade e lucro. A extrema influência, a dependência, q temos do mundo exterior a nós.

Jennyffer3 16/05/2024

A metamorfose
A metamorfose é um livro curto, leitura rápida e tem um bom humor. Confesso que fiquei muito triste sobre o final, apesar de entender ambos os lados da história. Recomendo a leitura e já aviso de antemão, você vai sentir pena de uma barata.

Wender.Vital 16/05/2024

8,5/10
Adorei a discussão de como você vai amassando o seu próprio espírito até se transformar em algo "repugnante", não no sentido de nojo, mas no sentido de inaceitável para você mesmo. Vale ressaltar que o surrealismo deste livro me ganhou logo nas primeiras páginas.

Vi... 16/05/2024

Primeiramente, acho que a morte foi abordada tão vagamente, mas pensando por outro lado é como gregor era tratado por todos um ser vago sem nada a oferecer. A grete, bom, no começo a atitude dela com o irmão foi de certa forma linda,mas, com o tempo a mesma se cansou já que sabia que era apenas um atraso de vida. Emfim, a história realmente é comovente e prende.

Geovana.Menossi 16/05/2024

Se tivesse uma barata gigante andando pela minha casa eu tacava muito mais que maçã nela.
livro muito bom, show de bola