A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8806 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Conça 03/01/2021

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Autor: Frank Kafka nasceu em praga no dia 3 de julho de 1883, filho de judeu. Se formou em direito. Ficou noivo duas vezes da mesma mulher e não se casou, nem com ela, nem com outras mulheres que marcaram sua vida. Sofreu com a tuberculose e ficou internado por muito tempo em um sanatório para tratamento da doença. Faleceu no dia 3 de junho de 1924.


Enredo: metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante ? o famoso Gregor Samsa ? transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é A trágico, grotesco e cruel na condição humana tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundivel da ficção universal.

Geral: muito fácil ler essa obra narrada na terceira pessoa, uma leitura fluida e dolorosa, e por diversas vezes tive que deixar de lado para recomeçar a ler até o final. É repugnante o tratamento dando a Gregor, como parente, como alguém que até então provia às necessidades da família, dando a maior prova de amor ao se sacrificar. E, não menos importante, a relação ao seu ?semelhante.? Como não buscar Nietzsche: ?humano, demasiadamente humano??
Os personagens foram bem definidos e, apesar do narrador não revelar os sentimentos do pai, mãe e irmã, acho que foi a forma de denotar que eles não tinham qualquer sentimento além daqueles que antes eram somente favoráveis aos mesmos. Foi bem assim: ?quero ser servido, mas não quero servir?. Me impressiona a correlação das nossas atitudes nessa tão pequena novela...a exclusão, o preconceito com a imagem do outro. Depois, o amor negligenciado, o abandono, falta de compaixão. Livro sofrido. Livro profundo.
Essa obra deixa uma grande mensagem para aprendermos a nos humanizarmos, olhar para o outro com amor, fazer por ele aquilo que gostaríamos que fizessem conosco, tratar o outro independente da sua opção sexual, raça, cor, religião, estrutura óssea....Às vezes penso que não tenho mais lágrimas para despejar com leituras, mas ao ler determinada obra, percebo o quanto estou longe disso. Espero imensamente que eu tenha aprendido o magnetismo de Kafka.
Impossível não recomendar...
Duda 03/01/2021minha estante
Essa leitura é realmente dolorosa, quando li tbm tive que parar várias vezes.


Conça 03/01/2021minha estante
Um volume tão pequeno com uma grande mensagem, não é?


Duda 03/01/2021minha estante
Sim, faz vc parar e refletir por um bom tempo.




Paulo 10/04/2022

A vida é uma metamorfose constante.
O livro A Metamorfose expõe uma reflexão bastante profunda da vida humana ao jogar na cara que o corre corre do dia a dia não leva a nada. Que nós temos que aproveitar os momentos da nossa vida e não viver apenas em uma determinada atividade, mesmo se está for a fomentadora da sua família. Porque ao amanhecer pode acontecer algo do acaso e você não conseguir mais fazer aquela função, e consequentemente, o fomentador se tornar um peso para quem o tinha como herói e insubstituível. Mas na verdade ninguém é insubstituível, pois no final todos irão seguir a vida sem você. Não importa o quanto você é dedicado, porque nós só somos visíveis para as pessoas quando temos uma função social para elas. Quando perdemos este encargo as pessoas esquecem da nossa existência. Por isto, vamos aproveitar o tempo ao máximo. Porque a metamorfose das nossas vidas pode nos buscar a qualquer momento, pois somos uma metamorfose constante.
Leandro.Conde 11/04/2022minha estante
Parabéns, soube entender o que o livro quer passar.


Paulo 11/04/2022minha estante
obg. fico feliz por vc ter gostado, fique com muito receio de posta, pq sempre ouvi dizer que é um livro bem complexo e aclamado ,


Leandro.Conde 11/04/2022minha estante
Sim, mas justamente por essa crítica social que ele atingiu esse patamar. Se fosse apenas uma historinha sobre um cara que virou um inseto não iria.




Cinara... 21/02/2022

"Quando Gregor Samsa, certa manhã despertou de sonhos intranquilos encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso."

Pode haver várias interpretações deste livro, mas para quem viveu algum tipo de depressão ao ler este livro, se vê descrito de todas as formas. A inércia, a vontade de não sair, ficar trancado no escuro, a frieza com que parentes e próximos acabam te oferecendo. O incômodo causado aos outros. A depressão é assim, um dia você acorda completamente metamorfoseado em algo que nem você se reconhece mais.
Eliza.Beth 21/02/2022minha estante
Adorei sua resenha ???
Esse livro é um mar de interpretações


Cinara... 21/02/2022minha estante
?


Emanuela90 21/02/2022minha estante
Bem isso. ?




Coração de Fogo 15/06/2022

Não fez sentido algum
Esperei desde a primeira página por um "bom!" Onde as coisas iriam ter algum sentido e significado maior, mas não, era só isso mesmo.

Gregor Samsa vira uma barata. Fim do livro. (Sim, eu sei que é um inseto gigante, não especificamente uma barata.)

Eu realmente prefiro acreditar que sou muito burra e ignorante do que crer que o mundo todo é, por ter colocado esse livro como um grande clássico, sendo que tudo parece desprovido de significado.

Vou pesquisar sobre, mas duvido que minha opinião mude por completo. Se alguém quiser fazer o favor de me explica alguma coisa eu ficaria muito agradecida kkkk

Enfim, foi só mais uma leitura obrigatória da escola.
Dudaso 18/06/2022minha estante
Quando eu estava lendo (na metade mais ou menos) diria que pensei a mesma coisa, mas aí tive uma conversa com o meu professor de literatura. Ele me explicou que o livro mostra o quão miserável é o ser humano. Gregor foi totalmente abandonado após a metamorfose, mesmo sabendo que ali era seu filho, a mãe, o pai, simplesmente queriam que ele fosse embora, que desaparecesse e que sua existência fosse esquecida. Ele sustentava toda a casa, mas assim que passou a ser "inútil", ele foi descartado, e mais, indesejado. A sua própria mãe o odiou. E essa é uma reação tão humana, que acho que nem mesmo nós leitores vemos o quão ignóbil foi o comportamento da família dele. Se um parente meu virasse um inseto gigante, iria desejar que ele sumisse o mais rápido possível.
Normalmente é isso que Kafka faz em seus livros, ele mostra acontecimentos que a gente até pode dizer "meu Deus, que tristeza" "que loucura" mas na verdade, fazemos/faríamos aquelas mesmas coisas todos os dia, somos totalmente humanos e miseráveis.
Essa é minha opinião e o que entendi ao terminar o livro, não sei se viajei demais, mas é isso. kkkkkkk


Dudaso 18/06/2022minha estante
Só pra complementar, vi alguém dizendo que "nosso amor e afeto é tão condicionado ao que nos é útil". É perfeito para explicar a família de Gregor. Há pessoas que não precisam virar um inseto gigante para sofrer com essa sentença.


Coração de Fogo 20/06/2022minha estante
Que análise genial!!! Li algo parecido em um cartaz que fizeram sobre esse livro na minha escola. Realmente é um bom ponto KKKKK




Xandy Xandy 07/12/2017

Acordou, olhou-se no espelho e viu...uma barata!
entem imaginar a seguinte situação: vocês acordam de uma linda noite de sono e, ao mirarem-se no espelho, deparam-se não com o reflexo que estão acostumados a ver de si mesmos, mas sim com a imagem de um ser com ventre marrom, acentuadamente abaulado, com saliências arqueadas e inúmeras perninhas, ou seja, durante a noite vocês transformaram-se em uma autêntica barata!

Que desespero vocês não experimentariam diante de tal acontecimento, não é mesmo?

Pois isto aconteceu de fato com Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que vivia com seus pais e sua irmã em seu pequeno apartamento. Gregor era arrimo de família, ou seja, era ele que praticamente sustentava a casa, justamente por ser um funcionário eficiente e muito produtivo.

Todavia, agora que ele havia metamorfoseado-se em uma asquerosa barata, sua família, envergonhada por ter que dividir o mesmo teto com semelhante criatura, o privara do contato com o mundo externo, obrigando-o assim a viver em um quarto poeirento e cheio de lixo!

Para piorar ainda mais as coisas, ele passou a depender da “bondade” da sua irmã para alimentar-se…

Será que Gregor, de algum modo, conseguirá reverter sua metamorfose e voltar a ser um producente homem, ou estará ele fadado a viver até o final dos seus dias como um desprezível e nauseabundo inseto?

O resto, só lendo muito!

Kafka conseguiu elaborar, de maneira brilhante, uma história convincente e muito tocante, que força-nos ao seguinte raciocínio: “Será que valemos pelo que somos ou apenas por aquilo que produzimos?”

A história é bem curta e pode ser lida em poucas horas.

Digno de 5 estrelas.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/12/07/a-metamorfose-kafka/
Mayara 07/12/2017minha estante
Se transformar em um bicho que tenho medo? Sai fora! Kkkk


Xandy Xandy 08/12/2017minha estante
Pois é, amiga. A barata foi apenas um simbolismo utilizado para uma doença terrível como câncer, depressão ou qualquer outra que impossibilitasse a pessoa de ser "produtiva", tendo que passar a depender da boa vontade da família.
Bjks e lindo final de semana pra ti, amiga querida!


Mayara 08/12/2017minha estante
Ah sim, interessante!
Um lindo final de semana para você também, bjs.




Lua 08/11/2022

No começo não entendi nada e no final foi igual no começo
Não entendi nada do que estava lendokkkk,mas não é ruim não viu...
achei que foi meio "encheção de linguiça" ali pelo final.
Karine.Florencio 08/11/2022minha estante
Cara, tem nem como achar ruim de algo que não se entendeu, né não? ? adorei a resenha, esclarecedora hahahahahahaha


Cristiane 08/11/2022minha estante
Amei o título da resenha!!
Eu Tenho que ler esse livro, mds


Natália 08/11/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkk




gigi 23/10/2022

franz usou cogumelos e decidiu escrever esse livro
caras, esse livro aqui é um surto completo mas ao mesmo tempo é tão certeiro na metáfora que não tem como não ficar de queixo caindo lendo.

aqui o autor narra a percepção de um homem que acorda um dia e ver que se transformou num inseto gigante e asqueroso, e a reação das pessoas em volta dele quando ele não levanta da cama para trabalhar.
não sou nem de longe a melhor pessoa para explicar esse livro, mas ao mesmo tempo que ele trata de algo complexo como o fato de um ser humano só valer enquanto ele "acrescenta" algo e a relação do "inseto" com a família, que reflete muito da vida do próprio autor.

embora seja uma história sem muito ação e quase feita apenas de monólogo, prendeu minha atenção de um jeito raro de acontecer e fiquei imersa demais na história. talvez eu fosse gostar mais se tivesse um pouco mais de drama, mas isso é uma opinião totalmente particular.

no que livro tenciona fazer, ele é 5/5 estrelas!
Kamilly325 23/10/2022minha estante
Amiga coloca alerta de spoiler


gigi 23/10/2022minha estante
o que tem de spoiler amg? o que eu disse já retrata na sinopse ?


Kamilly325 23/10/2022minha estante
A desculpa não sabia




rkive 01/06/2023

Eu vou dar uma vassourada na barata dela... ?
Por mais que eu ache que o kafka escreveu o livro como uma crítica ao capitalismo e crítica a exploração de trabalho (pensei na perspectiva de que a família do gregor pode ser a representação do patrão, que nao entende o cansaço do proletariado e assim o entrega a própria sorte.), também enxerguei o livro por outra óptica, como se a família do gregor estivesse apenas "suportando" o fato do filho ser lgbt.

eu acho que se encaixa bastante nessa narrativa, tanto que a família o enxerga como um "inseto nojento" e o deixam morrer de fome, e querendo ou não a grande parte das famílias tradicionais enxergam dessa forma os filhos lgbtqia+ e os tratam mal para logo em seguida dizer que estão apenas fazendo um favor.

enfim, a escrita do Kafka nunca decepciona!
Kafka te amo.
vintagjisoo 01/06/2023minha estante
filho lgbt????


rkive 01/06/2023minha estante
é só uma das milhões de interpretações de a metal


rkive 01/06/2023minha estante
a metamorfose




Bruna Beatriz 31/08/2022

A dor da alma reflete na nossa vida
Primeira vez lendo Kafka e simplesmente adorei conhecer mais do autor! Uma obra clássica e cheia de emoções por trás.

É uma leitura rápida, fale a pena conhecer, acho essencial o significado que esse livro passa. Mas acho que não absorvi tanto quanto gostaria, quem sabe em uma próxima releitura daqui a uns anos! :)

Indico!
Bruno 22/11/2022minha estante
essa edição específica com as ilustrações do mutarelli é um xuxuzinho


Bruna Beatriz 22/11/2022minha estante
sim!!!! eu gostei mto mesmo!


Bruno 22/11/2022minha estante
ele é um queridão tb, se mandar mensagem pra ele no insta ele responde




Thiago.Franklin 02/02/2018

Defitivamente não entendi.
As pessoas elogiam muito esse clássico do Kafka, mas eu não entendi que ponto ele queria alcançar com ele. Temos uma família com necessidades de família, um cara que sustenta essa família e um dia se transforma num inseto, porque? Não faz diferença. Na verdade quase nada faz diferença,o livro começa e termina e parece que não começou nem que terminou.
Pedro.Seleri 03/02/2018minha estante
Kafka na verdade retrata o quanto nos tornamos um peso quando não contribuimos economicamente para a sociedade. A transfotmação em inseto nada mais é do que a representação disso.


Pedro.Seleri 03/02/2018minha estante
null


Thiago.Franklin 09/02/2018minha estante
Ah sim, agora entendi, obrigado, não tinha pensado no livro por essa ótica.




Jéssica Lustosa 18/05/2021

O livro é pequeno e bem rápido de ler, mas demorei muito para terminar, talvez pelas sensações e impressões que ele transmitia. Quando finalizei pesquisei mais sobre o autor e sua história, e isso me deixou ainda mais impressionada com o livro, por tudo que ele poderia estar transmitindo e o que realmente pode representar.
Essa edição é muito bonita, as ilustrações dão vida a história narrada. Um trabalho realmente incrível!
Não poderia afirmar o que a história de Gregor representa, mas as reflexões e os caminhos que podem ser trilhados são diversos. O sentimento de angústia, depressão e sofrimento é palpável.
Rafa P. 18/05/2021minha estante
Também tive essa dificuldade na leitura, embora pequeno o livro, a narrativa é densa. Preciso de atenção. Outro livro dele que é estranho igual é o Processo, são livros que eu precisei de um material de apoio para compreender oque o autor quis dizer


Jéssica Lustosa 18/05/2021minha estante
Realmente, a leitura é um pouco densa. Você gostou de o Processo?


Rafa P. 19/05/2021minha estante
Jessica eu gostei da ideia geral do livro, a história é misteriosa e bem criativa e faz uma crítica interessante a diversos processos que enfrentamos na nossa vida e que na maior parte enfrentamos muita burocracia e becos sem saída. Porém a narrativa, assim como na metamorfose, é sofrida em alguns trechos, mas é uma leitura que vale a pena, apesar das dificuldades.




Sira Borges 31/03/2023

A Metamorfose
Nunca tive coragem de ler esse livro, pois tenho horror a barata ou qualquer outro tipo de inseto. Mas já previamente preparada para qualquer mal estar que pudesse me acometer, iniciei a leitura e pude perceber que o grande click do livro é a humanidade de Gregor, mesmo depois da metamorfose. Claro que senti raiva, dó, indignação... mas a leitura foi muito boa e valeu a pena, mesmo tendo que imaginar um inseto gigante com patinhas e anteninhas e todo o resto...
Nilsonln 31/03/2023minha estante
Livro interessante e perturbador. Ê uma reflexão sobre a importância que temos na sociedade, preconceitos e mudanças que passamos no transcorrer da vida.


Sira Borges 31/03/2023minha estante
Sim. Como o mundo nos enxerga... Se servimos, massa! Se não, f...-se!


Guilherme 31/03/2023minha estante
Sorria para o mundo e mundo vai sorrir de volta.
Chore para o mundo e f***-se.




spoiler visualizar
Yasmim164 09/07/2023minha estante
5 estrelas!


Bia 09/07/2023minha estante
esse livro é incrível


Isa 09/07/2023minha estante
nossa, sim!




spoiler visualizar
Gabriel 03/01/2023minha estante
Hey, Picoli
Quando você faz referência ao "incesto platônico" qual parte do livro você faz referência, achei intrigante essa colocação e queria me recorda desse recorte do livro.


Camila.Picoli 03/01/2023minha estante
na minha edição é a página 88! tem uma nota de rodapé, 51. ?Aqui fica - definitivamente - claro o desejo incestuoso de Gregor, já revelado anteriormente na observação detalhada - por vezes enciumada - das roupas da irmã. E ele querer ?pagar? para que ela vá a seu quarto, suborná-la, coisa que se encaixa diretamente no pensamento de Gregor em relação às mulheres.? A página em questão é da cena em que Gregor escuta a irmã tocando violino para os inquilinos. Citação direta da página 88: ?Depois dessa explicação a irmã haveria de romper em lágrimas de comoção e Gregor se ergueria até alcançar seus ombros para beijar seu pescoço [?]?. acredito que a tonalidade incestuosa seja mais sutil, afinal irmãos podem ter um certo grau de intimidade, mas a conotação fica clara com a nota de rodapé. em um fórum inglês, vi pessoas divididas entre ?muita intimidade normal? e ?levemente incestuoso? hahaha


Gabriel 04/01/2023minha estante
? na minha edição não tinha essa paráfrase, obrigado...

minha cabeça explodindo agora com esse ponto




debs 05/12/2022

Compaixão
Cada pessoa tem uma maneira diferente de interpretar esse livro, particularmente senti que ?compaixão? resume bem o meu sentimento no decorrer da leitura.

O livro mostra que as mudanças mais significativas ocorrem quando não estamos preparados e que nem todos estão dispostos a entender os seus motivos. As vezes, sua própria família, aquela que deveria ser seu alicerce se revolta contra ti e te tornas um estranho em tua própria casa.

?Venha cá, seu bicho sujo! Olhe só para este bicho velho!?. Destaquei essa fala dos familiares, pois senti meu estômago embrulhar de angústia. Gregor não respondia a tais chamados, e ainda bem. No fundo não era para ele.

Durante a leitura fiquei confusa se estava gostando ou não justamente por ter sentimentos tão confusos que eu não estava acostumada. Mas adorei conhecer uma obra de Kafka e irei ler muitas outras!
Carolina 06/12/2022minha estante
Os personagens do Kafka só se lascam. Quando li O Processo, tive pena do Joseph K. Comecei a ler O Castelo e também tive pena do protagonista.


debs 06/12/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkk


debs 06/12/2022minha estante
O próximo de Kafka que irei ler será O processo




8806 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR