Libertinagem

Libertinagem Manuel Bandeira

Resenhas - Libertinagem

Nicole.Coelho 03/11/2020

sensação nova
A poesia de Manuel Bandeira é verdadeiramente fascinante, li esse livro como paradidático do colégio e não me arrependo nenhum pouco. Cada poema era de uma beleza e significado dignos de Bandeira.

Vitoria.Amaral 23/08/2020

Manuel Bandeira é impressionante
Libertinagem é um livro com uma linguagem simples e, assim sendo, simplesmente cativante. É uma obra delicada, bonita e bem construída que, tendo em vista, o passado do autor e a leveza que ele conduz sua poesia, só pode ser descrito com a palavra maravilhoso

Marion 18/07/2020

Belos poemas
Uma das mais belas linhas de um poema: a vida inteira que podia ter sido e não foi

Grace 10/07/2020

Um gênio
Bandeira sempre me faz viajar e repensar sobre a vida. Eu gosto, particularmente, dos desfechos do poemas. Sempre uma frase que dá aquele "brilhinho" nos olhos. Não é atoa que é considerado um dos gênios da nossa literatura.

eagorarenato 23/03/2020

Manuel Bandeira está fortemente atrelado ao currículo da educação básica, então ler é se levar por uma instantânea recordação da época da escola. Pasárgada por exemplo. Mas não é só isso, a forma e o estilo da escrita são muito apaixonantes, combina muita lucidez e beleza com a tristeza de quem teve uma vida com fim anunciado desde cedo.

O último poema
Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Wellington Carneiro 10/02/2019

Ganhei de uma amiga há alguns anos. Os poemas de Manuel Bandeira remetem a um saudosismo único e a um pensamento triste sobre o que poderia ter sido vivido. Cresci ouvindo o poema Vou-me embora para Pasárgada ser declamado, é o meu favorito dele e se encontra neste livro. Acabei, por meio desta obra, desenvolvendo um grande apreço pela produção do autor.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Publicada anteriormente como parte do volume 'Poesias', de 1924, acompanhada de dois livros anteriores ('A cinza das horas', de 1917, e 'Carnaval', de 1919), a obra traz alguns poemas célebres de Bandeira como 'Na rua do sabão', 'Berimbau' e 'Os sinos', além de um caderno iconográfico com a capa da primeira edição do volume Poesias, fotos do poeta e uma resenha sobre o livro publicada em 1925 no jornal Correio da Manhã.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526018891

Mr. Jonas 06/02/2018

Libertinagem
Libertinagem é um manifesto pela liberdade na poesia. Liberdade tanto na forma quanto no conteúdo. Bandeira viveu intensamente o período de transição entre os séculos XIX e XX, da passagem do tradicionalismo formal, parnasiano e simbolista, para o despojamento modernista. Em seu quarto livro, que é Libertinagem, a opção modernista se consolida.
Alguns dos poemas do livro são muito conhecidos e fazem parte de qualquer coletânea da poesia brasileira de todos os tempos. Isso porque Bandeira consegue unir o lirismo e o dia a dia de forma nunca vista. Os poemas têm desde recordações da infância, nas quais a idealização das origens apresenta certa evocação romântica, até o erotismo. Tudo muito bem dosado, em poemas curtos e precisos.
Nenhuma fase da vida humana é esquecida, a autor fala da infância, da descoberta do amor, da velhice e da morte. Tudo é tratado com lirismo e também com certo humor, muitas vezes. É possível acompanhar a trajetória do autor por meio de seus poemas, que, apesar de adquirirem com isso um tom biográfico, intimista e confessional, não resvalam para o sentimentalismo vulgar.
Podemos dizer que o livro transita de forma inteligente entre a vontade de ser livre, de pertencer ao mundo e um ideal cada vez mais intimista, que traz recordações de pessoas e paisagens da infância de forma muito explícita. É o mundo de um artista que queria viver muito, mas que, por motivos de saúde, teve a ameaça da morte sempre muito próxima.
A simplicidade, aliada à sutileza no uso da linguagem, faz com que Libertinagem nos apresente poemas eternos, já incorporados ao imaginário cultural e popular do brasileiro. Tais elementos fazem dele, senão o mais importante, um dos mais importantes livros de poesia do século XX.