Libertinagem Manuel Bandeira

Resenhas - Libertinagem

legarcia 26/02/2024

É preciso viver a vida, não desperdiça-la
Manuel Bandeira é um de nossos grandes escritores, então, estava satisfeita por começar essa leitura. Bandeira, que por um tempo alinhou-se com os movimentos da Semana de 22, apresenta nesse livro formas de escrever poemas muito diferentes daquelas da época.Para leitores acostumados com a poesia moderna, abstrata e livre, muitas vezes perde-se a noção do quanto escrever daquela maneira era disruptivo e gerava grande choque nos leitores de então.

Em ?libertinagem? podemos encontrar essa nova maneira quando deparamo-nos com diálogos em meio a poemas, pedaços de notícias de jornais? Bandeira escreve que estava cansado do lirismo sem liberdade, da poesia engessada em moldes rígidos e de poetas que necessitavam de um dicionário para utilizar palavras rebuscadas. Defendia uma literatura simples, a qual permitia que o autor explorasse formas novas e utilizasse palavras simples.

No entanto, não creio ser justo dar a Bandeira louros apenas por explorar novas formas de fazer poético quando sua obra vai muito além dessas ideias. Em ?libertinagem? o autor retrata dilemas humanos como a saudade da infância, a vida que poderia ter sido mais não foi? O curto poema ?andorinha? marcou-me pessoalmente. Nele, o eu lírico reflete acerca da dor de passar a vida ?a toa?, sendo que para os humanos, viver assim dói mais do que para a andorinha, a qual faz parte de sua essência ser dessa maneira, enquanto nós precisamos nos preencher existencialmente, porque a dor de poder ser e não ser, de não fazer o que se deve, é uma dor de alma.

Por fim, creio que conhecer a biografia do autor é interessante para uma compreensão maior dos textos. Manuel Bandeira com certeza é um grande escritor e teve papel importante em nossas letras, desde a infância cercado por boas companhias literárias como Sérgio Buarque de Hollanda e o grande Machado. A leitura dessa obra é muito recomendada.

mariajcruz 06/02/2024

Aos olhos de um leitor mais clássico, esse livro com toda certeza leva
5 estrelas. mas, infelizmente, não é meu caso. manuel bandeira é dono de uma simplicidade difícil de ser compreendida. pra leitores como eu, acaba sendo um pouco difícil estabelecer conexão com alguns textos, mas respeitando a singularidade dos sentimentos ali descritos não serei individual na avaliação. não pensei no que os poemas representavam pra mim, e sim o que eles representam no âmago de cada palavra. independente de me conectar com eles ou
não.
é uma leitura que, as vezes, pode se tornar cansativa. mas vale a pena levar até o fim.

Clara 18/12/2023

Libertinagem
Meu Deus do céu, eu detestei esse livro. Não me conectei nem consegui sentir nada com nenhuma poesia, não sei se coloquei muita expectativa e me decepcionei ou se só achei ruim mesmo.

Duda1633 14/11/2023

Como conterrânea pernambucana, não poderia deixar de valorizar nossos nativos... incrível, obra excelente de Manuel Bandeira. Recomendaria ler uma poesia por dia, mas estaria sendo hipócrita, porque não consegui fazer isso.

Leticia 23/10/2023

Livro que marca a primeira fase do Modernismo brasileiro e tem todas as características da escola literária. A linguagem ficou bem mais tranquila, até porque no Modernismo ela deixou de ser culta. Manuel Bandeira se adaptou ao movimento literário e esse livro foi um março já literatura brasileira (mas meu preferido do Manuel Bandeira foi "A Cinza das Horas" kkkkkkk)

strawberryjuju 14/09/2023

Manuel Brandeira foi diagnosticado com tuberculose durante a sua adolescencia e, desde então, ele havia parado de aproveita a sua vida. Morreu aos 82 anos se arrependendo de não ter feito muito. Durante esses anos em que ele ficou em casa, Manuel começou a escrever poemas, crônicas ... que marcaram a história da literatura. Com ótimos poemas, Manuel Brandeira apresenta seu 4° livro: Libertinagem.
Muito bom, a escrita é antiga e tem algumas palavras que eu nao conheço, porém seus poemas são lindos e muito agradáveis.

ane 05/08/2023

Amei ?
Muito melhor do que eu esperava, as poesias do Manuel Bandeira são lindas e tocam a alma.
A linguagem é muito compreensível. Caso queria ler e não estiver acostumado com poesia, pode ir sem medo.
Enfim, amei muito, não esperava ser tão bom assim.

? 20 clássicos brasileiros antes dos 20 anos:
livro 4/20

neide.euzebio 23/07/2023

Amei ler Manoel Bandeira
Libertinagem, seu quarto livro de poesia, é tido como o primeiro que é totalmente afinado com a poesia modernista do grupo da Semana de Arte Moderna de 1922, que via em Bandeira, um pouco mais velho e mais ponderado, uma espécie de precursor ou padrinho.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Não tinha nada melhor para ler comecei a ler isto, eu não curti tanto que parei na página 20 foi um tédio ler isto

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

skuser02844 20/05/2023

"LIBE-RTIN-AGEM".
Coro aos críticos. Magnus opus.

O que fez desse homem atormentado um grande poeta. O grande poeta.

Obcecado pela forma. Ele trai a forma. Ele dança. ?Não acredito num Deus que não dance?.
Ouço a música. Está tocando. É um tango argentino.
Uma vida inteira acossado pela doença, pela dor, pela morte. O que poderia ter sido. Os medos atávicos do humano. Um pobre diabo.
Lírico. Coração tísico. Agora está dormindo profundamente e nem precisou pedir licença.
Melancólico. Claro, melancólico. Mas sem alardes. Perdeu o jeito de sofrer.

Manuel é minha Teresa. ?O meu amor porém não tem bondade alguma?. É um impossível carinho.

Vou contigo pra Pasárgada.
Ricardo.Borges 20/05/2023minha estante
Você voltou!!!!

skuser02844 20/05/2023minha estante
Voltei! ??

MatheusPetris 14/05/2023

Bandeira “nos desconcerta com uma simplicidade difícil de entender”. Quem afirma isso é Davi Arrigucci Jr, falando de sua poética. Difícil definir Libertinagem de outra forma, é o que ele causa, provoca. Um desconcerto

Clara 21/04/2023

No começo não estava gostando, mas conforme foi chegando no final e eu fui entendendo a trama de rola no livro toda eu comecei a gostar e teve momentos e eu tive q parar de ler pra pensar um pouco

Day 31/03/2023

Relação de proximidade de Bandeira com a morte, como um prenúncio. Os poemas metrificados são tão sutis que podem passar despercebidos. Saudade da nostalgia e da poesia positiva, que o levava pra pasárgada. Desejo sobre o último poema que encerra o livro.

Sarah 28/03/2023

Lírico e derrubador
Meu primeiro contato com Manoel Bandeira. Eu gosto muito dessa jogada com o cotidiano velado, e essa quebra das regras da poesia e dos versos, apesar de não ter sentido alguns poemas.

maria10929 04/03/2023

Libertinagem
Libertinagem é um livro do Manuel Bandeira, composto por alguns de seus poemas. A leitura é rápida. Por ser um livro da década de 20 a 50 a sua linguagem terá diversas marcas da antiga ortografia brasileira, que pode deixar os leitores mais jovens um pouco confusos, mas ainda sim é um livro muito bom e simples.