O Cavalo Amarelo

O Cavalo Amarelo Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Cavalo Amarelo

Natalia331 17/01/2023

Uma surpresa a cada página
Sempre que pego um livro da rainha, eu fico em dúvida e com receio de se vou entender o começo ou não, mas com a certeza que me sempre me impressionarei com o desenrolar da história e com o final.

As duas últimas obras que li foram sobre os mistérios resolvidos por Hércule Poirot e admito que fiquei um pouco "decepcionada", porque as duas histórias tiveram a mesma temática, ou seja, um assassinato em um local recluso e que há um número limite de pessoas a serem as assassinas. Talvez eu só dado azar de ler uma seguida da outra desta forma.

E estou muito feliz com o que li, não só pela criatividade com a ideia do assassinato, mas também pelas discussões acerca da modernidade e em como as situações consideradas como "impossíveis" são, após alguns anos, situações normais e cotidianas.

Fiquei basbacada com essa história e com certeza tem o meu coração agora.

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #204: A MORTE IMPOSSÍVEL
Alguma vez, você parou para pensar o nome de certo personagem? Por que o autor resolveu escolher aquele nome dentre tantas possibilidades? Será que é coincidência ou foi uma proposta ousada do autor?

Agatha Christie, a brilhante Rainha do Crime, sempre traz algo para me surpreender. Dessa vez, fiquei me questionando duas coisas que podiam parecer incoerentes ou simples acasos: por que o nome de seu narrador em primeira pessoa era Mark Easterbrook? E por qual motivo a escritora resolveu colocá-lo como historiador do Império Mongol?

Ainda que pareça não ter nada a ver com o enredo e o crime, tinha algo me incomodando. “Mark Easter Brook”, separado, pode muito bem dar algo como a marca, a Páscoa e o riacho. O que esses elementos têm em comum com a trama? Tanto o título quanto o crime possuem relações com a Bíblia.

Assim, duas coisas me chamaram atenção: o riacho pode ter muito bem a ver com a água e a sua correnteza, algo que afasta demônios e também trata de dar vida; e, não menos importante, a Páscoa é sobre a ressurreição de Cristo. Assim, em um romance que o título fala sobre o cavalo da Morte, por que não ressurgir com a vida e resolver o mistério? Talvez seja essa a marca do personagem. Ainda mais interessante é que o personagem estuda o maior império conhecido, mas, até hoje, não é o estatuto religioso que sustenta muitas das diretrizes do Ocidente? Pode não ser um Império como o de Khan, mas ainda assim conecta diferentes indivíduos de múltiplas nacionalidades (além de ter durado tanto tempo!).

Dessa maneira, o nome do personagem prenuncia – como uma prolepse, ou seja, adiantamento narrativo – que esse romance trata da ressurreição de um crime, além de ser sobre algo religioso: um padre – aquele que abençoa e afasta demônios, como o riacho – é assassinado depois da última confissão de uma vítima. E não é que se encaixa perfeitamente? Eles estão tentando salvar pessoas em risco também, vale lembrar uma outra possível leitura. Daí, senti que pensar tanto num nome não foi uma perda de tempo, pelo contrário, só mostrou como a escritora é sensacional.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-204-a-morte-impossivel/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-204-a-morte-impossivel/
MoniQue 11/02/2023minha estante
Gostei da curiosidade, como não entendo nada de religião, nem me atentei rs. Porem gostei muito dela ter usado o nome do bangalô de Everest rs

Kiwia 03/01/2023

Amei?
Que livro gostoso de ler!! Bom, a história é intrigante desde o início, onde a narração começa sob a perspectiva do Mark, depois passa pro padre e, por fim, da delegacia da polícia. Nesse ponto eu só ficava pensando onde é que as histórias iam se cruzar e não me decepcionei. Apesar de não termos os detetives que em outros livros resolveram os casos, adorei o Mark. O livro também trás um ar meio místico, onde fica até difícil não acreditar que aquilo era possível. Amei o desfecho, só fui desconfiar do assassino naquele antepenúltimo capítulo, recomendo muito!!

Loh 30/12/2022

Primeiro contato com a Autora
Gostei muito do livro da construção da história e principalmente da reviravolta do final ! Achei fantástico as conexões que ela faz na obra, tanto no contexto em que está inserida como a relação com outros fatos da realidade. No início não achei tão interessante e fiquei meio desmotivado para ler, apenas do meio pro final que começou a realmente ficar interessante. Outro detalhe que eu fico confusa (quase em todos os livros ?) são os nomes dos personagens são muitos que entram no enredo e somem e voltam quando já nem lembro mais que é, enfim kk gostei muito e recomendaria o livro.

minhauu 30/12/2022

Perfeito!!!
Comecei esse livro sem a mínima vontade de lê-lo, mas quando começaram as tramoias e a bruxaria tudo ficou muito interessante e acabei devorando ele em dois dias! E no final o meu palpite estava certo!
Adorei o desfecho desse livro e acho que todo o meu esforço pra ler ele valeu muito a pena!??

graci 23/12/2022

2 estrelas pq eu sou caridosa
todas as obras q eu não gostei da rainha foram publicadas quando ela estava na casa dos 70 anos, é uma coincidência entre as obras.

pois bem, não gostei dessa obra.
eu achei tão tediosa em certos pontos que não me interessa quem estava matando quem. a premissa do padre assassinado e uma lista de nomes ser encontrada com ele é muito interessante, mas é secundário e esquecível. tudo gira ao redor do cavalo amarelo e o assunto é introduzido na história de forma muito "aleatória", ai não dá pra entender pq isso chamaria atenção. e acho que ngm, nem os mais crédulos acreditaram em qualquer minuto q alguma coisa sobrenatural estivesse acontecendo. enfim, esperava muito mais. achei todo mundo muito chato.

Jéssica 10/12/2022

Uma história diferente de Agatha
Um dos poucos livros da autora que não traz seus principais detetives, Cavalo Amarelo também tem uma pegada bastante diferente.

O livro é narrado por alguém que se depara com um mistério e decide investiga-lo e acaba esbarrando em uma história bastante misteriosa e um tanto quanto sobrenatural.

A história até caminha bastante bem, mas teve um final abrupto e a solução do mistério se deu de forma não muito crível, não explicação do crime (esta até bem satisfatória e criativa), mas a forma como foi desvendado.

Jessica 08/12/2022

O Cavalo Amarelo de Agatha Christie
Reli esse livro para o Clube de Leitura das obras da Agatha Christie que participo.
Minha memória não é das boas e eu não lembrava do final do livro, o que eu lembrava que é que eu tinha gostado muito quando li da primeira vez.
A história trás uma trama que oscila entre o sobrenatural e a magia, o que a torna muito envolvente.
A forma como a Agatha conduz a história é brilhante e eu cada vez fico mais fascinada com a escrita dela!
E mesmo sendo uma releitura, eu fui enganada pela Rainha do Crime, porque eu não fazia de quem era o assassino.

sarinha 08/12/2022

Outra releitura de um livro da Agatha já lido na minha adolescência. Lembro que, na primeira vez que li, fiquei muito impactada com o livro. Relendo agora, percebi que é uma excelente história, com um plot digno da dama do crime.

Ninagomess 02/12/2022

O cavalo amarelo- ??
Não gostei, dei 2 estrelas por pena mesmo... Por gostar das obras da Agatha, porém detestei o decorrer do livro e a maneira que ela o escreveu, fiquei de ressaca literária quando li então não recomendo.

@fannykytabooks 26/11/2022

Diferente e delicioso de ler!
Eu sabia que ia ser enganada novamente, mas não a esse ponto. Agatha, como sempre, nos distraindo com vários pontos que no final se provam dispensáveis hahaha também gostei do fato de ter sido narrado por Mark Easterbrook. Foi uma leitura confusa, no início, mas muito envolvente e diferente dos outros que li da autora.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/11/2022

Uma mulher moribunda se confessa a um padre. Este, rabisca alguns nomes de pessoas em um papel e na mesma noite é brutalmente assassinado. Mas o que esses nomes querem dizer? É o que o escritor Mark Easterbrook vai tentar descobrir.

Eu preciso dizer que simplesmente amei esse livro. A leitura é super fluída e envolvente. E diferente dos outros livros que li da autora, esse tem um ar sombrio, envolvendo magia e sacrifícios, o que deu à trama uma tensão ainda maior.

Também achei bastante interessante das diversas reflexões acerca da natureza humana, das atitudes e ganas do homem. Até que ponto uma pessoa é capaz de ir para alcançar aquilo que quer?

Enfim, é um livro maravilhoso, com uma escrita mais madura da autora e claro, com aquela reviravolta na qual a rainha do crime é mestra absoluta. Mais uma vez, ela me deu um olé e me surpreendeu.

Ah, e tem uma minissérie desse livro que vou correndo assistir para conferir se é tão boa quanto à obra original.