A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial Lawrence Sondhaus

Resenhas - A Primeira Guerra Mundial

Ronaldo 30/09/2023

Livro de História
Um trabalho bastante minucioso que buscou avaliar todos os cenários de batalha, bem como os desdobramentos da WWI.

Alguns detalhes tornam a leitura um tanto cansativa, como a profusão de dados de tonelagens de navios afundados e mortos em cada batalha. Contudo, são informações que dão a medida do custo humano e material da guerra.

Para quem gosta de História é uma excelente pedida.
Emeli.Prestes 30/09/2023minha estante
Fiquei curiosa ?

Ronaldo 30/09/2023minha estante
É uma leitura densa, mas vale o esforço!

fev 07/10/2022

A Primeira Guerra Mundial é um dos maiores crimes contra a humanidade e que, por conseguinte, gerou outros crimes tão abomináveis quanto esses. Não tem como apagar isso. É muita violência e sangue derramado para manter a dominação sobre outros povos e expansão territorial. Imperialismo e colonialismo acabaram com o mundo de inúmeras formas e esse livro conta isso muito bem.

Lawrence Sondhaus fez um apanhado bastante amplo mostrando os motivos que deram o início à guerra, as batalhas em si e as consequências depois de tudo. Ele apresenta o aconteceu na Europa e também em outras localidades. As batalhas na Ásia, África e até mesmo em território latino-americano. Mostrou o porquê da Guerra Mundial.

Gosto bastante do texto e senti adquiri um aprendizado real lendo o livro. Muitas vezes durante o ensino escolar não conseguimos aprender muita coisa. No entanto, muito do livro foca nas movimentações dos exércitos. É interessante, mas acaba sendo repetitivo e chato. Não teria como ser diferente porque foram inúmeras batalhas durante os quatro anos de duração da guerra em vários continentes. Para mim, por questão pessoal, as melhores partes são as de análises políticas e sociológicas.

Sondhaus fez um trabalho interessante. Gosto do apanhado histórico, das análises e da forma como autor apresenta tudo o aconteceu em várias partes do mundo no decorrer dos anos. Infelizmente a Primeira Guerra Mundial foi precursora de inúmeras violências que transformariam o mundo depois de 1918. A ambição humana e capitalista é o que nos faz perecer dia a pós dia. Leitura recomendada.

Sabrina 08/02/2022

kkkkkkk
muito chatoooo, só li porque esse ano quero ler todos os livros que tenho, mas esse livro n tem nada a ver cmg, eu odiei

Thalezito 24/01/2022

A Grande Guerra
Lawrence Sondhaus mostra sua habilidade como historiador ao exibir toda a extensão da Primeira Guerra Mundial e seus impactos.
Um livro excelente e acessível.

Rafa 19/04/2021

A Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial deu o início para formar e moldar os séculos vindouros. Colocando no campo de batalha, homens e máquinas. Levando ao máximo tanto os aliados e inimigos para buscar um ideal. Vencer em qualquer circunstâncias.

Lawrence Sondhaus entrega uma obra completa e imparcial do conflito, mostrando os dois lados envolvidos. Vale destacar toda pesquisa minuciosa do autor, extremamente detalhista, narrando os principais acontecimentos seguindo uma ordem cronológica.

Tudo isso começou com o assassinato do herdeiro do império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, desencadeando inúmeras alterações nos países vizinhos até a chegada dos Estados Unidos no conflito.

A guerra mostrou toda evolução tecnológica dos aviões para fins militares e de combates aéreos, carros blindados capazes de passar pelos mais variados obstáculos e campos, puta arma que se mostrou eficaz foram os gases tóxicos, utilizados nas trincheiras inimigas.

Vale destacar toda escrita do autor, possuindo um estilo ímpar e fluído logo no primeiro capítulo, sua forma de apresentar os fatos é similar ao estilo jornalístico.

Editora Contexto mais uma vez apresenta um trabalho gráfico ímpar. Possuindo uma excelente diagramação, com fontes medianas e bons espaçamentos.

Essa obra é indicada para pessoas que buscam compreender todos os pontos culminantes dos primeiros combates nas trincheiras até chegar o momento crucial do qual mudou por completo o cenário europeu.

Vinícius 04/08/2020

Impressionante a capacidade dos historiadores americanos da 1ª Guerra em falar sobre carnificinas, uso de gases letais, milhares de mortes por dia, febre amarela, execução de civis, guerra submarina, fome etc, e só usar a palavra ?Terror? quando a narrativa chega na Revolução Russa.

Vinicius.Pedrosa 18/06/2020

Ótimo
Livro excepcional para quem gosta de história e quer saber sobre a primeira guerra mundial em detalhes, vale muito a pena e ainda deixa dicas sobre os futuros acontecimentos como a segunda guerra.

Krisley 02/07/2018

Livro com texto leve e muito abrangente, não ficando restrito à guerra na Europa ou às trincheiras, abordando a guerra naval e os fronts internos, analisando temas como o mito da empolgação na declaração da guerra, os racionamentos de alimentos, a participação da mulher, a Revolução Russa e o pós-guerra.

As origens da guerra e a situação geral do mundo logo antes da deflagração foram resumidas de forma extremamente eficiente pelo autor. Os leitores que não quiserem ler um livro completo e detalhado como “A primeira Guerra Mundial” da Margaret MacMillan (Editora Globo livros) que aborda apenas o “caminho para a guerra”, ficará mais que satisfeito com o texto apresentado por Sondhaus aqui. Outro ponto que me agradou foi o autor não apresentar uma visão britânica do conflito, o que ocorre em muitos livros e documentários.

Os capítulos ficaram bem divididos por temas, apesar de em alguns momentos comprometer a sequência cronológica. Destaque também para o trabalho editorial que deixou uma boa identidade visual no livro, colocando fotos nas aberturas dos capítulos e um quadro com a cronologia de pontos importantes que serão abordados. Os quadros com textos complementares ficaram bem posicionados e realmente enriqueceram a leitura.

Não vi o livro original ou a versão impressa, mas apesar de ter várias fotos senti falta de mais mapas no ebook, que ajudariam bastante na visualização e compreensão dos eventos. A tradução em alguns pontos poderia ser melhor, mas nada que comprometa a leitura.

Excelente visão geral de uma guerra longa e complexa, uma ótima porta de entrada ao tema.

Edu 19/05/2017

Grande Guerra
Sondhaus tem uma escrita agradável e elegante que nos transporta para o entendimento da carnificina da Primeira Grande Guerra. Um dos melhores livros que versam sobre guerra que já li. Essencial para entendermos um dos momentos cruciais do século XX.

Volnei 26/11/2015

A Primeira guerra mundial
A primeira guerra mundial , deflagrada em 1914, provocou mudanças sem precedentes na história. O mapa da Europa foi redesenhado , impérios seculares desmoronaram como castelos de cartas, os EUA afirmaram sua hegemonia, a União Sovietica se apresentou ao mundo. Tudo isso come?ou com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do império Austro-Húngaro, pelo bósnio Gravrilo Princip, de 19 anos , ligado ao movimento separatista Mão negra. . As alterações vao muito alem das fronteiras. Esta foi também denominada como sendo a ultima guerra de trincheiras pois a partir dela muitas tecnologias foram desenvolvidas para as frentes de batalha e usadas em conflitos posteriores tais como os gazes tóxicos, o avião e os carros usados nos campos de batalha, capazes de passar pelos mais variados obstáculos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/
Gerson 08/08/2017minha estante
Aqui deveria ser um lugar para críticas não propagandas.

Estevan 01/08/2015

Excelente livro para estudantes de História da Guerra
No geral, o livro é excelente, extremamente detalhista sobre números e movimentos de tropas nas batalhas e muito preocupado com os aspectos sociais, econômicos, políticos e psicológicos da guerra nos países Aliados e Centrais, além de suas colônia e no mundo como um todo.
No entanto, como comentado anteriormente, há poucos mapas... A maioria das batalhas narradas ao longo do livro não conta com mapas de apoio. A meu ver, tais elementos auxiliariam muito na compreensão dos movimentos de tropas na geografia européia.
A leitura é um pouco pesada. Não julgo que isso se deva a problemas de tradução. Pelo contrário, acredito que seja uma característica de escrita do próprio autor e uma consequência do detalhismo dele na narrativa.
Para mim, leigo no assunto, a leitura foi um pouco cansativa, mas nada que reduzisse meu interesse ou minha vontade de continuar lendo a obra. Para alguém com mais bagagem ou até estudantes de história, certamente será uma obra fantástica!
Elaise G. Lima 25/06/2016minha estante
Quero ler este livro. Em que sentido a leitura é pesada?

Antonio Cesar 22/02/2015

“... Assim a Mão Negra, como ficou conhecido o grupo terrorista, conseguiu eliminar seu principal alvo, depois de fracassar em atentados anteriores contra a vida de oficiais austro-húngaros na Bósnia e na Croácia. ...”

Pág.: 56
5º período
A primeira Guerra Mundial
(World War One: the global revolution)
Lawrence Sondhauus.

Uma obra para ser lida e relida por historiadores e estudantes de história. Aqueles que se dispuseram a árdua tarefa de lê-lo – não foi fácil – vão conseguir um entendimento melhor do mundo em que vivemos. Com origem nas lutas por poder dos estados/monarquias europeias que vinham desde o século XV o conflito deu origem/influenciou diversos outros, - segunda guerra, revolução Russa, o fim das monarquias europeias e do califado árabe, a revolução comunista da China, redesenho das possessões europeias na África para citar os mais importantes - cujos desdobramentos dão forma e explicam o mundo conflituoso em que vivemos. Nas palavras do autor, “A tese central deste livro é que a primeira Guerra Mundial e acordo de paz que pôs fim a ela constituíram uma revolução global.".

João Fernandes 16/01/2014

Muito legal e completo, mas a tradução é bem ruim e...não tem mapas!!! Dois ou três mapas em um livro sobre uma guerra mundial? Dá licença!! Duvido que a edição original seja assim.
editoracontexto 18/03/2014minha estante
Caro João,

Lemos a sua crítica ao livro e gostaríamos de tecer alguns comentários.
Em relação aos mapas, em uma folheada no livro contei mais de 15. Se checar a edição original, verá que a nossa contém exatamente a mesma quantidade de mapas, figuras e fotos. Em relação à tradução, sempre fazemos com profissionais capacitados e a submetemos a uma revisão de tradução, processo longo e cuidadoso. Como entendemos que não lhe agradou, agradecemos se puder apontar alguns erros/inconsistências para que possamos melhorar.
Esperamos que possa ficar satisfeito com algum próximo título da Contexto que venha a adquirir.

Um abraço,

Diego Jock
divulga@editoracontexto.com.br
Editora Contexto

João Fernandes 19/03/2014minha estante
Prezado:

Não foi bem uma crítica, mas um comentário ligeiro. Uma crítica deveria fazer justiça à excelência do livro, o que não fiz. Quanto aos mapas, devo me desculpar, já que, de fato, existem muito mais mapas do que afirmei. Continuo achando que eles são ruins e insuficientes, mas sendo os mesmo da edição original vocês não tem nada com isso. Quanto à tradução, mantenho o que disse. Existem várias expressões idiomáticas traduzidas ao pé da letra, termos técnicos que existem em português e que são apresentados em inglês, entre outros problemas, especialmente os parágrafos sem sentido. Gostaria de ter anotado os trechos em questão, mas como não o fiz teria que voltar ao livro e procurá-los, o que é impossível. De todo modo, adorei o livro e felicito a editora por sua publicação. Tomarei mais cuidado com minhas críticas no futuro. Continuem publicando sobre a iª Guerra!!