Cavalo de Fogo - Congo

Cavalo de Fogo - Congo Florencia Bonelli

Resenhas - Cavalo de Fogo - Congo

Aline 13/01/2020

3.5 * : O livro que mais demorei para ler...
O enredo desse livro, na minha opinião, é bem cansativo. Pensei em abandonar a leitura por várias vezes e só persisti porque leio sempre comentários positivos sobre a trilogia.
Achei o primeiro livro melhor, mas ainda não consegui ter grande estima pela história, o que estou confiante que mudará com o terceiro livro, pela forma promissora em que este terminou.
Eu gosto de ler a versão da Matilde como amiga e profissional, mas como par romântico ela é um SACO. Ela é bondosa, compreensiva e empática com todos, exceto com aquele que dá a vida por ela.
Entretanto, os personagens secundários salvam, muitas vezes, a chatice que a Matilde impregna no enredo.
Recomendo persistir pelos capítulos finais

Angela.Lopes 03/06/2018

Demorei mas no Paris pq estava apaixonada pelo Eliah..... Neste me custou muito ter vontade de continuar. Achei moroso. Muitos detalhes de que de fato acho que não precisava. A Matie muito chata.... Mas algumas coisas gostei sim. E vou continuar com a saga pelo Eliah que gostei muito logo de início... Queria ver ele mas homao. Mas grossaoo.. Mas enfim.!!

C_R 04/02/2018

Adoro Florencia, amo seus livros, porém este não está correspondendo as minhas expectativas.
Neste segundo livro da Trilogia Cavalo de Fogo, Matilde está no Congo, trabalhando como médica pelo Mãos que Curam (Médicos sem Fronteiras). Está mais magra e abatida, devido tanto a situação em que se encontra, em meio a tanta miséria e violência, quanto por causa de seu termino com Eliah.
Matilde tem as seguintes características físicas: magra e de estrutura frágil, que desperta em todos os homens o desejo de protegê-la, pele alva e longa cabeleira loira platinada, olhos cinza, da cor do aço. Além de querer protegê-la todos os homens a querem quando a conhecem, segundo eles, "ela se parece com uma fada". É bondosa e trata bem a todos. Até aí, tudo bem, mas então ela vai para o Congo. O clima quente, alimentação diferente do que está habituada, muito trabalho e violência extrema, além de estar de coração partido pelo termino com Eliah. Seu aspecto é descrito como alguém mais magra, mais pálida, com olheiras profundas e cara de doente. Então, me pergunto: é de fato uma fada, uma beleza de iluminar os olhos? Para mm está mais para um gnomo. Não entendo como pode tantos homens se renderem aos seus pés, como formiga no açúcar, tendo estas características e não as primeiras descritas, pois agora ela está no Congo! A criatura só pode ter mel na periquita, é a unica explicação que vejo. Mas, enfim, com olheiras, mais magra, menos magra, ela continua despertando a paixão dos homens e agora, além do Eliah, tem mais 3 caindo de amores por ela, fora um que morreu!
Tirando este detalhe, o livro é maravilhoso e o Eliah, apesar das merdas que ele aprontou e que explodiram neste livro, continua sendo um baita homem!
Mesmo assim, indico a leitura O livro abordas questões interessantes sobre uma região bastante castigada pela violência, corrupção e ganancia, mas que também tem suas belezas naturais e culturais.

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Angela.Lopes 04/02/2018minha estante
Sofia. O mal da Florença é este todas as mocinhas são arrasadoras.. Acho fútil. Eu li o primeiro. No segundo parei .. Não consegui seguir com a trilogia.

Lizzy 01/02/2015

Eliah e Matilde: mais unidos e separados do que nunca!
Cavalo de Fogo Congo foi escrito com esmero e muita pesquisa. Florencia Bonelli desafia seus leitores e nos convida a conhecer a crua realidade do Congo e nos comove com histórias humanas dolorosas, ao mesmo tempo nos felicita com amores aparentemente improváveis, surgidos em momentos inesperados. O livro tem 618 páginas que contam pouco mais de dois meses de acontecimentos sucessivos. É difícil soltar a respiração com essa autora fenomenal.
Eliah e Matilde continuam profundamente apaixonados. É um amor visceral, de alma e sentidos, mas estão separados por continentes. Ela está no Congo e se entrega de corpo e alma como médica da entidade Mãos que Curam; ele, na Europa, profundamente envolvido com o seu trabalho e sofrendo muito pelo seu amor perdido. Matilde simplesmente não consegue afastar da sua mente que sua esterilidade a privou de dar um filho a Eliah, ao mesmo tempo em que não o perdoa por ter-lhe escondido sua verdadeira profissão e o caso amoroso com Céline, sua irmã.
No Congo, a jovem médica se depara com a crueldade, a pobreza e a negligência. O país é um barril de pólvora a ponto de explodir. Diversos grupos étnicos estão em conflito pelo poderio das províncias e pelas riquezas naturais, principalmente as minas de Coltan, um minério muito valorizado pelas nações ricas. O atual presidente se aliou com ruandeses e ugandeses para subir ao poder, mas seus aliados se tornaram um problema. Paralelamente, outros grupos desejam a sua fatia do bolo, e para isso contratam empresas privadas militares, dentre elas, a Mercure, de propriedade de Eliah.
Emocionou-me bastante a realidade da mulher congolesa. Ela é a “célula máter” da família, o elo de união entre os membros e tribos. Destruir a dignidade da mulher danifica o liame familiar e enfraquece o grupo, favorecendo a dominação. Assim, a mulher é exposta às mais diversas atrocidades, tanto por arcaicos costumes, como pela violência física e sexual. Uma questão bastante tocante é a situação das mulheres que sofrem de fístula vaginal, um orifício que se abre entre o reto, a vagina e a bexiga, como consequências de partos mal feitos e violações brutais. Essas mulheres são marginalizadas por sua condição e pelo odor fétido exalado pela urina e material fecal. Matilde de dedica a aprender a técnica cirúrgica de reconstrução para devolver-lhes a saúde e a dignidade. Esse é apenas um tópico abordado, as doenças e as delicadas circunstâncias das crianças vitimas da intolerância e do descaso também enchem nos corações de angústia.
Como foi dito anteriormente, a empresa de Eliah é contratada para atuar no Congo e com isso a sua aproximação de Matilde é inevitável. Mais uma vez o amor será posto à prova. Matilde não está ciente, mas ela é alvo de uma teia política de corrupção e vingança que vai desde o Congo aos aliados de Saddam Hussein. Será que eles sairão ilesos? Posso adiantar uma coisa: uma adorável criança congolesa vai conquistar esses corações.
Enfim, amei essa leitura. Aprendi tanto. Estou admirada com as informações geográficas, médicas, técnicas de guerrilha e equipamentos bélicos. Penso no imenso trabalho e dedicação da autora, o zelo pelos detalhes. Para nós leitores, resta nos extasiar com essa linda e emocionante história de amor composta de paixão e de pureza, mas também de ciúmes, dúvidas, de desconfianças, e o conjunto parece estar em ebulição, tirando o nosso fôlego. Ansiosa pelo desfecho!
Tícia 01/02/2015minha estante
Nossa, eu tenho que reler o primeiro livro pra lembrar detalhes da história. Sei que eles terminaram o primeiro separados, mas mal me lembro o porquê. Ô memorinha ruim, sô!

Lizzy 01/02/2015minha estante
Ah, essa foi a minha segunda leitura, e como não tinha feito nenhuma resenha, me perdi totalmente, assim para ler o terceiro resolvi reler e escrever algo para memorizar rs

Nadja 01/02/2015minha estante
Eu simplesmente amo essa trilogia!!! Após sua leitura tive ressaca literária! Cada vez que leio os livros- presentes da Florencia Bonelli fica difícil encontrar algo a altura. Ela é divina!

Concordo Nadja =D

Eliane 01/02/2015minha estante
Resenha maravilhosa, Lizzy! Logo...logo vou cair nos braços do Eliah

CarlaC 01/02/2015minha estante
Eu adorei Paris. Achei muito lindo e romântico, mas Congo e Gaza me arrebataram ainda mais. Este livro me lembrou muito o filme Diamante de Sangue que é um filme arrasador tb. Linda resenha, Lizzy. Amei.

Luciene 01/02/2015minha estante
Eu comecei a ler Paris, mas parei, agora vou ler a trilogia(até que enfim) esperei lançar toda para ler.

Obrigada Eliane, espero que vc aprecie a leitura! =D

Lizzy 01/02/2015minha estante
Obg. Carla. Congo foi realmente fenomenal. Eu assisti Diamantes de Sangue, com Leonardo Di Caprio, filme impressionante. Adorei.

Lizzy 01/02/2015minha estante
Luciene, vc está certíssima, eu esperei muito e acabei tendo quer reler, a complexidade dos acontecimentos não nos permite memorizar detalhes que nos farão falta no livro seguinte, o ideal é ler em sequência =D Bjs

02/02/2015minha estante
Adorei sua resenha, e fiquei com mais vontade ainda de ler, vou colocar na minha lista de próximas leitura.

Lizzy 02/02/2015minha estante
Obrigada Paty. Leia em sequência, vai ser muito mais prazeroso. Bjs

Sam 02/02/2015minha estante
Minha nossa...acho que se trata de uma história real...não é possível algo tão cheio de minúcias não ser verdadeiro!...lindo

Lizzy 02/02/2015minha estante
Sam, o contexto político-social abordado é real, além de existirem personagens reais, mas tudo bem amarrado. Bjs

Sueli 03/02/2015minha estante
Hmmm, ainda bem que tudo isso foi antes do Boko Haram, não é mesmo?
Se não, acho que a Matilde não sobreviveria muito tempo ou então o Eliah teria que pagar uma grana preta para libertá-la.
Adorei a resenha, querida!
Bjks

Lizzy 03/02/2015minha estante
Sueli, obrigada pelo carinho. Os fatos estão situados em 1998, então acho que a autora optou em não estender muito o lapso temporal para não envolver muita coisa ao mesmo tempo. Achei a abordagem sobre o Congo muito boa, e agora lendo Gaza vi que a autora realmente pesquisou bastante, não deixou nenhuma ponta solta. Bjs

Sueli 03/02/2015minha estante
Beleza, Lizzy!
Estou aguardando Paris, ansiosamente!
Bjks

03/02/2015minha estante
Flor, to lendo o primeiro e adorando... Louca para ter todos os livros na minha mão. Bjs

Lizzy 03/02/2015minha estante
Que bom Paty, siga em frente, ela se supera em Gaza!!! Bjs

Valdirene.Perez 10/06/2015minha estante
Lindo, como todos da madame Florência, lí aos poucos, como conta-gotas, e agora mergulhar no último. Ah Eliah...

marcia 10/11/2013

Perfeito!
Skoobers,nada do que eu possa falar vai poder transmitir para vcs o que é esse livro...estou depressiva pois agora vou ter que esperar o 3º livro que não tem nem previsão de chegada. Quero o Eliah para mim.
neli 22/01/2014minha estante
Marcinha, o 3º foi anunciado para abril. Vamos torcer.

Luh 15/03/2014minha estante
Ai que bom Neli,estou amando o segundo, isso significa então que a minha depressão após o livro vai ser pouco, maravilha de notícia :)

Chris 08/12/2014minha estante
Então estamos no final de 2014 e o livro ainda não foi lançado. Acabei de ler o ler e estou me sentindo pessima com esta noticia. O que dizer sobre a serie? O melhor de 2014.

Sueli 20/01/2015minha estante
O terceiro volume já está em pré-venda, com entrega a partir de 30/01, na Wook! Eu já garanti o meu! ;)