Charlotte Sometimes

Charlotte Sometimes Fábio Fernandes

Resenhas - Charlotte Sometimes

Bianca 07/09/2020

No começo me senti completamente perdida e tinha chegado à conclusão de que o personagem principal estava tendo alucinações e logo logo iria acordar em uma sala do hospício ou até mesmo na camisa de força, mas não foi nada disso, é completamente outro enredo e lembranças de um outro alguém, um outro alguém que se sente com saudades e chateado por não ter aquela pessoa mais.
Um livro para o setembro amarelo, para mostrar que a morte que alguém buscou afeta negativamente alguém que continua vivo e amando ainda aquela pessoa.
kissylasky 17/03/2021minha estante
Puxa, Bianca. Obrigada...
Finalmente eu entendi esse conto. ?

júlia braga 30/11/2022

charlotte sometimes - fala sobre oq mesmo? -não sei.
eu li acho q a uma semana atrás e simplesmente não lembro nada
nada mesmo
mas tem tipo 14 páginas
baixei pq tava de graça e as cores do título me interessaram um pouco
é isso,
só isso,
bjs,
júlia.
Renata 30/11/2022minha estante
Esse livro tem o nome de uma múscia do "The Cure", interessante

andyp16 12/11/2023

?No fundo do corredor escuro, Júlio sorri. O que mais temia não aconteceu: ela não se esqueceu dele. Agora Júlio sabe que não está só.?

Davenir - Diário de Anarres 08/08/2020

Boa pedida para começar ou continuar a ler os Contos do Dragão!
"Charlotte Sometimes" é um conto de Fábio Fernandes pela Editora Draco, que faz parte da coleção Contos do Dragão que são os contos publicados pela editora em formato digital que por vezes aparecem em coletâneas.

A estória se passa em um sonho ou na realidade? O que importa aqui é acompanhar a viagem de Júlio enquanto ele tenta descobrir enquanto testa seus sentidos e suas lembranças com sonhos. A única coisa que ele sabe é que está num bar tomando cerveja. A leitura flui rápida e prende o leitor pelas referências que não são apenas citações mas influências na estória, como a de Philip K. Dick. O final é surpreendente.

O conto possui cerca de 10 páginas e pode ser encontrado de graça aqui e é uma boa pedida para quem ainda não tem contato com livros digitais ou, como no caso deste que vos bloga, não suporta ler muitas páginas seguido no celular ou pc.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2016/08/resenha-conto-charlotte-sometimes-fabio.html

Vitoria Caroline 07/09/2020

Resenha Charlotte Sometimes
Logo no inicio nos deparamos com o protagonista Júlio distante de saber em que realidade está, se tudo aquilo é parte de um sonho ou é realmente algo que ele está vivendo, no começo ele faz uma alusão à música Charlotte Sometimes da banda The cure, que nada mais é a representação de tudo que se passa no conto haha
Ele está sonhando? Está vivendo uma bad trip? Está acordado? Bebeu demais? Esses são seus questionamentos, afinal, se está sonhando, logo ele que sempre controlou seus sonhos porquê não consegue sair daquele? Se bebeu demais, ou, se tudo é real, qual o motivo de não conseguir agir?
O conto tem o seu suspense característico, a gente espera que haja esse despertar dele, mas tudo ocorre de maneira um tanto quanto usual, no fim acho que estou refletindo demais sobre as coisas, pois fui longe com essa história viu?! Hahaha

site: https://www.instagram.com/invertedbooks/

Gregori.Carvalho 29/08/2020

Uma leitura rápida e fluida mas com um final muito triste ?

Maikel.Rosa 09/02/2022

Um conto supercurto e ainda assim bastante impactante!

Com uma linguagem que nos transporta pra mente fragmentada do protagonista, Fábio consegue transmitir com precisão a sensação de desorientação e a melancolia que se esconde por trás do cenário esfumaçado da história.

Além disso, o autor enriqueceu o conto com tantas referências culturais interessantes que não sei como conseguiu dizer tanto em tão poucas páginas!

Uma obra bem philipkdickiana, como o Fábio mesmo deixa claro no texto, e que por coincidência li no mesmo dia em que comecei “O homem do castelo alto”, traduzido pro português por este mesmo autor.

buracodefechadura 11/12/2022

Claustrofóbico e rápido
Quando li, não pude deixar de sentir a claustrofobia que um ambiente escuro, lotado e sonoramente poluído gera. A forma como este autor escrve consegue intensificar esse sentimento em meio de alguns outros, como a nostalgia e a perca de alguém. Um conto breve e super interessante para quem quer ter uma experiência rápida e gratuita no Kindle.

Guting 30/10/2020

Distraiu minha Mente.
Leitura rápida e tranquila. Dei algum.as risadas e me deparei com algo interessante. Uma realidade.

RUDY 17/04/2017

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
JÚLIO está em um bar dark em Botafogo, zona sul do RJ, acorda em meio a névoa abafada de um ambiente opressor e escuro. Totalmente aturdido, sem lembrar onde está e o que aconteceu... Tem surtos de amnésia alcoólica.

Estava sonhando e a chave dos sonhos é ENFRENTAR O MONSTRO. Volta pelo corredor de onde tinha corrido e encontra uma luz que conversa com ele... Não define se está em seu próprio sonho ou no sonho dela...

Sente um líquido viscoso escorrer por seu pescoço.
O bom dos contos é que além de curtos, nos fazem refletir sobre o que envolve.

Aqui especificamente é um conto de ficção que deixa a curiosidade para entender se o protagonista realmente vive um sonho ou são apenas um devaneio, o que torna a leitura instigante e curiosa.

O autor é inspirado em sua criação ficcional, levando o leitor a ir junto com o protagonista em sua ‘viagem’ onírica e de certa forma angustiante por se achar perdido dentro de seu próprio sonho.

Recomendo a leitura para quem gosta de uma ficção bem escrita e reticente.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/04/resenha-22-charlotte-sometimes.html
Michelle 01/05/2022minha estante
um louco devaneio

Angela Cunha 14/02/2023minha estante
Memória alcoólica! Vou chutar apenas em apenas um surto...mas...deu vontade ler!
Beijo

Léo 19/04/2022

Muito interessante
É curtinho, mas causa impacto. Era só para passar o tempo, mas acabou sendo um pouco mais do que isso.

Além disso, trás um conceito bem curioso: a história contada através dos olhos do coadjuvante da história.

Tori 11/09/2021

Fiquei muito perdida durante as primeiras páginas, mas foi uma leitura agradável, rápida, leve e bem escrita. Tinha grande potencial que poderia ser mais explorado, se fosse maior.

Gabi 02/12/2015

A linha entre o sonho e a realidade.
O protagonista desse conto é Júlio. Ele está perdido, acha que se encontra em uma bar, mas não tem certeza. Mais do que isso, não sabe porque se encontra lá. Pior do que isso, não sabe se aquilo tudo é um sonho, realidade ou misturas de ambos.

Júlio tem a capacidade de interagir com seus sonhos. Ele sabe quando está sonhando, e principalmente como interrompê-lo. Mas hoje as coisas estão diferentes, tudo está diferente na realidade. E pela primeira vez ele não sabe como acabar com aquilo.

"No fundo, porém, o que ele temia realmente era descobrir que todo mundo sentia a mesma coisa, que ele era apenas um garoto normal. Júlio nunca quis ser um sujeito normal".

Esse conto foi completamente diferente de tudo que eu esperava. No início temos um Júlio confuso. Ele não sabe onde está ou o que está acontecendo, se aquilo é fruto de bebidas ou se é um sonho. Ao longo da leitura você vai ficando tão confusa quanto o personagem, duvidando que aquilo possa ser resolvido.

Uma coisa que achei extremamente interessante foi a abordagem dos sonhos lúcidos. A capacidade do ser humano perceber que está sonhando e a partir disso definir o andamento do mesmo é incrível. Já li algumas coisas a respeito, e quando vi que o autor estaria abordando isso, achei demais!

Ao longo da leitura sentimos várias emoções diferentes. No início aquela confusão, não sabemos o que está acontecendo com Júlio, ou se aquilo está acontecendo mesmo. Depois a ansiedade. Será que aquilo vai acabar? Sentimos também pouco de medo e receio sobre tudo que estamos "vivendo" com o personagem, até o esclarecimento final.

Falando sobre o final, eu realmente não esperava por aquilo. O autor nos conduziu a uma história intrigante com um desfecho incrível, que faz todo sentido à história, e algo que eu não imaginava.

Recomendo muito a leitura, é bem rápido e você se envolve com tudo que o personagem está vivendo. Uma experiência única. É o meu primeiro contato com a escrita do autor, e já estou maravilhada, louca para ler mais coisas dele.

Beijos e até a próxima!

site: www.reinodaloucura.com

Sil 01/02/2016

Esse conto mostra ao leitor a complexidade do mundo dos sonhos no que da para mostrar em poucas páginas. Seu personagem está nesse sonho corriqueiro e ao procurar a saída (ele diz que sempre foi capaz de controlar seus sonhos) acaba se vendo preso. Existe a confusão se o sonho é dele ou não, conforme os cenários vão mudando e pessoas vão aparecendo. Em algum post aqui do blog eu comentei sobre o mundo do sonhos bem rápido, que eu o acho todo complexo e de pouco entendimento. Uma prova disso é o filme A Origem. Não que o conto seja parecido com o filme, mas tem lá seus momentos que me fizeram lembrar dele. Estar preso no sonho de outra pessoa, não ter como sair e essas coisas. Achei a forma que o autor narra os acontecimentos bem rápida e precisa e não veja isso como uma critica, pelo contrário. Foi uma leitura bastante agradável

site: http://estilhacandolivros.blogspot.com.br

Tarciana.Ventura 14/12/2020

Confuso, mas não tão confuso
É um conto curto, onde a escrita é confusa, mas isso se deve ao próprio personagem estar confuso. Não é algo que impede de acompanhar a leitura. Na verdade, te instiga a terminar pra saber o que está acontecendo ali.