Contos novos (Clássicos da literatura brasileira)

Contos novos (Clássicos da literatura brasileira) Mário de Andrade

Resenhas - Contos Novos

Carla.Cerqueira 17/06/2023

Leveza...
Li esse livro a noite, um capítulo por dia. Suas histórias me divertiram e mostraram o dia a dia de uma época mais leve

Lipe 13/06/2023

Li para o vestibular. Honestamente não achei nada de mais. Alguns contos me pegaram de surpresa mas outros foram beemmm chatinhos.
Reconheço a importância e vejo a nítida mudança q ele representa na literatura nacional, mas isso não implica em uma necessidade de amar a obra.

Usagui 05/06/2023

Que Mário de Andrade é um clássico na literatura brasileira todo mundo já sabe, mas esse livro, esse compilado de contos, não é sua melhor obra.

De 5 (ou mais) contos, apenas dois ou três são interessantes ou bem desenvolvidos, enquanto que o restante deles é arrastado, sem graça e meio irritante. É até meio desanimador sair de uma literatura brasileira como Memórias Póstumas de Brás Cubas e ir para esse livro. Não estou criticando todas as obras de Mário de Andrade (até porque essa foi a primeira que li), mas esses contos não são uma boa experiência para quem nunca leu nada do autor.

Antares 02/06/2023

Vestibular
Conheci esse livro pela lista do vestibular e, surpreendentemente, me vi encantada pela escrita do Mario. Infelizmente saiu da lista pra esse ano, mas foi uma leitura que com certeza valeu a pena.

Marina516 21/04/2023

Acho que demorei pra me afeiçoar ao livro, fui gostar mesmo da escrita de Mário nos últimos contos
amo ler livros com atmosferas brasileiríssimas, nos últimos contos fiquei me imaginando no interior paulista num frio de quinze graus tomando café e olhando pro mato

Rafaela 13/04/2023

MARIO !! DE !! ANDRADE !!
Sinceramente, tirando o conto da francesa q eu, particularmente, não entendi, isso aqui é uma obra de arte.

como pode um homem de meio metro de altura, uma roupa vermelha e um bigode ser o maior autor da literatura brasileira? (/piada)

mas agora falando sério. que genial.

Iotave 23/03/2023

Um clássico singular?
Em "Contos Novos", Mário de Andrade explora diferentes temas e cenários com sofisticação e responsabilidade. Por mais que não seja sua obra mais conhecida ou aclamada, com certeza este livro vale o seu tempo.

Apesar da escrita anárquica que incorpora a fala popular e que, às vezes, negligencia o rigor pleno da pontuação, não há muitos obstáculos para leitores contemporâneos compreenderem as mensagens das histórias e o intuito do autor em escrever de forma tão singular (mesmo que isso exija o auxílio do dicionário em certos casos).

Além disso, mesmo que alguns contos apresentados na obra sejam, de modo geral, genéricos e medianos (sobretudo os contos "Vestida de Preto" e "Tempo de Camisolinha"), as pérolas não-tão escondidas compensam quaisquer empecilhos causados pela morosidade dos capítulos supracitados.

Trabalhando temas que envolvem desde temáticas cotidianas a reflexões socio-políticas e às intimidades humanas, Mário de Andrade explora o mundo e a si próprio pra entregar histórias ótimas e impactantes ao leitor.

Destaco, a partir disso, os contos "Primeiro de Maio", "Frederico Paciência", "O Poço" e "O Peru de Natal" como pontos altos dessa obra, que ainda conta com outras histórias igualmente intrigantes e peculiares...

skuser02844 16/03/2023

Contos excepcionais.
Contos novos é um livro de contos com 9 contos excepcionais. Sempre como algum tipo de ensinamento ou moral no fim de cada um. Todos com finais inusitados e épicos.
Um livro que fez parte do movimento modernista, e que eu considero nescessário pela sua bagagem cultural e que eu definitivamente recomendo para todos.
P.S1: Todos os contos em primeira pessoa são narrados pelo mesmo personagem, Jucá.
P.S2: Foi o meu primeiro livro de contos.

carol couto 03/03/2023

Leitura que leva à reflexão!
Nesse livro, Mário de Andrade explora diversos temas que nos levam a pensar criticamente sobre a sociedade. por isso, mesmo que escrita no século passado, a obra ainda se torna muito atual, pois vemos que o filtro do nosso olhar como comunidade ainda não evoluiu tanto...
o conto que mais me tocou foi O Poço. também li por conta do vestibular e vou guardar as reflexões que fiz durante a leitura para a vida!

Gi Gotardo 01/03/2023

No geral gostei do que cada conto representa, as críticas, a ideia geral e tudo mais. Porém enquanto estava lendo me perdi várias vezes, viajei horrores e se não fosse o posfácio teriam uns que até agora não teria entendido.

Samila 18/02/2023

Boa leitura
Primeira vez que leio contos e também Mário de Andrade. Mesmo com um dos contos contendo diálogo em francês (não entendo muito de francês ?) são de fácil compreensão as histórias e, a partir de acontecimentos do cotidiano, contêm reflexões que, comparado a vivência de quem lê, pode ser bem impactante.
Recomendo ?

lia 13/02/2023

Uma introdução à Mário de Andrade
Minha primeira experiência com Mário de Andrade, admito que não gostei dos primeiros contos. Achei que eram confusos e tediosos, mas a partir de Primeiro de Maio e depois com O poço, gostei muito da escrita e dos contos!
Foram gostosos de ler

Madu Suewertd 11/02/2023

Contos Novos
Título: Contos Novos
Autor: Mario De Andrade
Nota: ????

Eu tive que ler este livro pro vestibular então, eu meio que li obrigada, gostei do conto "O Peru de Natal" Ele é bom o único que fez sentido pra mim, todos os outros eu achei meio viajado

Bia 10/02/2023

Contos novos
As leituras em primeira pessoa são interessantes, já as de terceira pessoa eu particularmente não gostei ,achei o livro muito chatinho de ler ,não é um livro que eu leria de novo

Mai 28/01/2023

Nenhum dos contos termina de forma previsível demais kkkkkk Mario de Andrade simplesmente coloca temas da sociedade de uma forma tão impressa no conto que algumas críticas passam despercebidas se não prestar atenção! Eu adorei isso, é incrível!!!!