Contos novos (Clássicos da literatura brasileira)

Contos novos (Clássicos da literatura brasileira) Mário de Andrade

Resenhas - Contos Novos

Robison 20/01/2023

...
Entendo que o Mário de Andrade faz parte da nossa literatura, e que livros com este, dele, são muito cobrado em vestibulares, mas... pensa num livro chato!!!! Um conto ou outro que é mais ou menos. É uma leitura cansativa, arrastada, pesada. Por várias vezes fiquei perdido, sem sentido algum. Sinceramente, já li coisas melhores dele. Mas enfim, cada um tem o seu gosto né??? Pra mim não serviu!!!
Carol B. 20/01/2023minha estante
Mario de Andrade foi um dos vilões da mi ha faculdade de letras, sofria pra ler qualquer coisa dele ?

Vicente Tavares 25/01/2023minha estante
Eu te entendo... Eu passei por essa experiência com um da Clarice Lispector.

Robison 25/01/2023minha estante
Quenos eruditos me desculpem, mas é muito ruim!!!! Pelos menos este é!!!! kkkkkkk.....

Iya Moura 30/12/2022

Apenas um compilado
Não é de perto dos meus livros de conto preferido. Esse compilado não me impactou tanto, nada me prendeu a não ser nos 3 últimos contos. Acho que deixaram o melhor para o final.

Esse é só um compilado de contos que não me agradou tanto. Mário continua sendo um dos grandes escritores da literatura. Continuarei lendo suas obras.

Juliana 23/12/2022

Ok...
Mario de andrade e seus contos sao bons, mas nao e' o tipo de livro que me fez apaixonar por sua escrita.

Leticia2256 12/12/2022

Coleção de contos muito legais, a escrita não é tão fluida como eu gostaria mas faz jus a época em que foi escrito. Alguns contos trazem questões TÃO interessantes, gostei bastante!

Frederico Paciência e Tempo da Camisolinha ??

MathCesar 03/12/2022

Uma experiência agradável, mas talvez não para todos
A diversidade de assuntos tratados em cada texto e a maduridade do autor são notórias, porém nem sempre o conto é fluido, determinados trechos são um tanto quanto arrastados e acabam se tornando um convite para o leitor fazer qualquer coisa menos continuar a ler. Por sua vez, o livro consegue ser interessante nas narrativas presentes em contos como "Frederico Paciência" , "O Poço" e "Primeiro de Maio", textos riquíssimos que mergulham na estrutura da sociedade ou no íntimo do autor (caso de "Frederico Paciência"). Caso o leitor já tenha alguma vivência com a segunda geração modernista vale a pena tentar esse livro como uma introdução à primeira geração desse movimento.

Livia.Maria 14/11/2022

Achei muito divertido as mensagens nas entrelinhas, com cada conto me trazendo um choro que esquentou o coração ou uma boa risada.
Atrás da catedral de Ruão foi meu preferido, crtz

lili 10/11/2022

li por causa de vestibular kk
então, confesso que pensei que esse livro ia ser um porre de ler mas até que não?. Tem alguns contos que são bem legais e fiquei bastante interessada principalmente no frederico paciência rsrs mas com certeza não leria se não tivesse sido obrigada porque não é muito meu estilo de leitura, mas até que não foi tão ruim kk

Vininini 28/10/2022

São 9 contos, todos bem curtinhos, que retratam situações cotidianas, memórias de infância, família e paixões. Alguns tem um toque de humor muito bem utilizado.

O que eu não gostei foram as notas estarem todas no final dos capítulos, isso complicou a leitura de um dos contos que é praticamente escrito em francês.

najuliass 19/09/2022

Com certeza o melhor conto foi "Frederico Paciência" e "O poço", simplesmente perfeito amei muito esse livro

aelinlantsov_ 11/09/2022

Contos Novos
A excessão ao conto "Atrás da catedral de Ruao" que tinha que ir e voltar para ver a tradução do francês, gostei bastante dos contos. Todos bem diferentes do meu tipo usual de leitura, mas bem interessantes de se ler.

helo 31/08/2022

Contos Novos
Pensa em um livro sofrido para terminar de ler, foi esse. Não por causa da história em si, nem da escrita, foi mais enrolação da minha parte.

Já conhecia os contos de estudos anteriores, então enquanto lia pareceu meio cansativo, apesar de gostar deles, gostar das premissas e das "lições", acredito que em algumas horas eles são arrastados e esses pequenos detalhes atrapalhou minha leitura.

Penso que posso chamar Contos Novos de uma clássico da primeira geração modernista, com uma proposta muito legal e críticas contundentes. Não é dificílimo de ler, só meio enrolado, mas uma leitura que eu curti mesmo demorando ? e tendo terminado ela em audiobook (recomendo viu).

BrubrNo 17/08/2022

Um livro ok
Não é o meu tipo de livro meu tipo de história, mas os contos são bem legais e interessantes, alguns com umas interligações que eu achei bem interessante. O livro trás um leve humor que achei bem legal, porém não aconselho a quem não gosta de uma leitura mais antiga.

victor.victor.victor 12/08/2022

Contos bons
Os meus contos preferidos são "Peru de Natal" e o "O Poço".
"Frederico Paciencia" em seguida.

Alguns são razoaveis, a maioria é agradável. "Vestida de Preto" e "Por tras da Capela de Ruão" também são bons.

Os piores para mim foram "O Ladrao" e "Nelson".

Rachel Bgs 27/07/2022

Assim como outros contos modernistas, estes aqui são surreais, simples, cômicos, subversivos, sem perder o fundo crítico. Mas eu não gostei nem um pouco, não entendi muita coisa e definitivamente o problema não foi a linguagem, que era clara e moderna.

Pablo Paz 14/07/2022

Contos Novos
No meu panteão de contistas que li até até agora, este livro está ao lado de Machado de Assis, Lima Barreto, Roberto Arlt, Julio Cortazar, Antonio Tabucchi e Patricia Higsmith. Já se escreveu tanta coisa sobre Mário de Andrade (1893-1945) que mais uma resenha pouco acrescentaria. Mas, como leitor, tenho que deixar minha homenagem nos 100 anos da Semana de 1922 e confessar que esse é um dos melhores livros de contos que já fruí. E e olha que o li como leitura obrigatória na época do ensino médio/vestibular, mas com uma excelente professora de literatura tanto que até hoje não sei se gostei, e ainda gosto, do conto "O Poço" por ele mesmo ou por causa das aulas dela. Viva Mário e os bons professores!
Ana Sá 15/07/2022minha estante
Li recentemente e adorei este livro, Pablo!

Eu sempre quis ler algo do Arlt mas vou adiando, adiando... Você sugere algum livro em especial? Acho que você é o primeiro leitor do Arlt com quem cruzei! Descobri ele nos textos do Roberto Bolaño...

Pablo Paz 15/07/2022minha estante
Ana, eu tenho os 'Cuentos Completos' dele que comprei num sebo lá no RS em 2001 quando ainda estava na graduação! (Vou até cadastrá-lo aqui) Foi nesse ano que ouvi falar dele. Não sou bom pra dizer qual melhor obra porque venho lendo aleatoriamente esses Cuentos (tem mais de 600 páginas). Quando vejo 'Contos Completos' ou 'Poemas Completos' de qualquer autor, eu compro, rsrs. Mas gosto muito de 'Os Sete-loucos' , 'O escritor fracassado' e 'Águas-fortes cariocas'. As obras dele pela editora Iluminuras são bem elogiadas.

Pablo Paz 15/07/2022minha estante
Ana, eu tenho os 'Cuentos Completos' dele que comprei num sebo lá no RS em 2001 quando ainda estava na graduação! (Vou até cadastrá-lo aqui) Foi nesse ano que ouvi falar dele. Não sou bom pra dizer qual melhor obra porque venho lendo aleatoriamente esses Cuentos (tem mais de 600 páginas). Quando vejo 'Contos Completos' ou 'Poemas Completos' de qualquer autor, eu compro, rsrs. Mas gosto muito de 'Os Sete-loucos' , 'O escritor fracassado' e 'Águas-fortes cariocas'. São livros curtos. As obras dele pela editora Iluminuras são bem elogiadas.

Ana Sá 16/07/2022minha estante
Legal, vou procurar estes! Obrigada! ?