O Livro da Política

O Livro da Política Vários

Resenhas - O livro da política

skuser02844 09/07/2021

Eu saí muito da minha zona de conforto lendo esse livro. Se você não sabe absolutamente nada sobre política, esse é o livro. Não vai te transformar em um especialista, claro, mas vai te dar um norte.

Filipe.Roberto 26/06/2021

Bom apanhado geral - e opinião geral sobre
O livro é bem interessante para se ter um apanhado geral do desenvolvimento do pensamento político. Pode servir de base para encaminhar para aprofundamento em alguns autores. Eu particularmente pude colocar na minha lista de leituras futuras, várias obras citadas. Um coisa que colocaria em destaque, é o quão prejudicial tem sido na história a ascensão de tiranos ao poder, independente de esquerda ou direita, a tirania, ou o querer impôr à força ideais sobre as pessoas, ou a fome de poder, só trouxe guerra, morte e sofrimento. Creio que Aristóteles tinha razão de que a democracia é um sistema de governo mais razoável, apesar de suas falhas, onde as pessoas tem mais liberdade para viver como querem. Isso, juntamente com as ideias de Luther King da não violência e justiça social me pareceram ideias mais razoáveis ao longo da história. Claro, isso é questão de opinião. Apesar disso, ainda coloco outra opinião sobre a leitura do livro, que é sobre a ótica cristã, o que talvez não interesse a alguns. Mas a partir de uma visão de mundo cristã, o que ficou claro para mim é que nenhuma ideologia trás real esperança. Todas são falhas no seu propósito, e algumas nem possuem um propósito específico. Todas falharam e todas falharão em atingir seus objetivos. Umas defendem que poucos devem governar, outras defendem que muitos devem governar. Independente de quem governe, o coração corrupto do homem sempre vai levar à miséria, seja miséria física, financeira, espiritual.. seja o que for. Enquanto o ser humano governar a si mesmo, a felicidade estará sempre um passo à frente, e quando der o próximo passo, continuará um passo à frente. O ser humano sempre vai ansiar por algo a mais que não pode ser satisfeito neste mundo. E como diz C. S. Lewis, sinal de que fomos feitos para outro mundo. Talvez se os homens não fossem tão egoístas e pensassem mais no próximo, se tivessem empatia, se buscassem ver a perspectiva do outro. As coisas talvez melhorariam. Mas isso nunca vai acontecer. Não se depender do ser humano. Eu mesmo que escrevo isso, não confio em meu próprio coração. Ainda bem que o cristão tem a esperança de um redentor. Aquele que nos liberta dessa miséria, dessa escravidão do "eu". Ele nos comprou com preço de sangue, e por isso, diante desse mundo sem esperança o cristão consegue se alegrar. Aguardando a Nova Terra que virá. Não defendo que os cristãos devam impôr seu modo de viver ao mundo, pois não é disso que se trata. Mas se trata de ter esperança em alguém fora do mundo.

Marcella.Pimenta 07/06/2021

Resumao dos pensadores políticos
O livro traz um resumo dos vários pensadores políticos mundiais, com destaque para uma lista pequena de livros básicos dos autores. Vale muito a pena pra se ter uma noção de onde vêm as ideias que vemos na boca dos políticos atuais.

Alberto.Tisbita 28/03/2021

A enciclopédia da Ciência Política
Como parte da coleção "As grandes ideias de todos os tempos", esta obra não se propõe a aprofundar o leitor no campo da ciência em que se concentra, antes busca apresentar os principais nomes e teorias que a construíram. Tal catálogo é sistematizado tendo em vista a época e o lugar de origem de cada pensador, delineando um rico panorama multicultural, desde o rigor de Confúcio à liquidez pós-moderna.

A edição se destaca, por ilustrar o conteúdo teórico com centenas de fotografias históricas e esquemas conceituais que proficuamente preenchem as largas folhas de papel couché de que é feito o miolo do livro. É indicação certeira ao leitor neófito que objetiva se introduzir no vasto complexo mundo da Ciência Política.

Marylly 22/12/2020

Para quem preferir um resumo, é uma boa pedida!
Achei muito bem organizado o conteúdo do livro para contar a origem e o os principais fatos e personalidade de contribuíram para correntes de pensamentos políticos nos dias atuais

Danilo Moreira 10/12/2020

Ótimo panorama sobre pensadores políticos
O livro segue a linha da série da Globo Livros: passeio cronológico por autores e conceitos mundialmente relevantes, explicados de forma sucinta, mas didática, em um projeto gráfico bacana.

Achei bem interessante saber mais de pensadores orientais e ver como visões de política mudam com os séculos - inclusive a própria noção de política, democracia, cidadania e outros conceitos.

Adorei o representante brasileiro!

Minha única crítica é um errinho de impressão que fez um autor sair repetido. Não sei se foi só meu exemplar ou foi algo em mais larga escala, mas não é nada que comprometa a experiência de leitura.

Enfim, recomendo a leitura!

Juliana Tavares 27/08/2020

Informativo e elucidativo
O livro possui uma linguagem acessível e é bastante abrangente, mostrando pensadores políticos das mais diferentes origens e linhas de pensamento. Um aspecto que me surpreendeu positivamente é a inclusão das mulheres que contribuíram para a discussão política no passar dos anos. Não me lembro de ter estudado as obras dessas mulheres na faculdade, portanto, achei significativo e importante a preocupação dos autores em ir além dos pensadores políticos que já são amplamente conhecidos e estudados.

alvherminio 25/08/2020

Iniciação no pensamento político
Livro incrível tanto no conteúdo escrito como no visual. Você pode ler do início ao final ou ler pelos pensadores que você já conhece e depois ir descobrindo outros. Conheci muitas ideias que não são ensinadas na escola tradicional e me aprofundei em alguns pensadores por meio da internet e outros livros. Indico não só para quem se interessa por política mas também para quem gosta de filosofia e de estudos sociais em geral. Design gráfico muito bem feito.

mfnpr 30/05/2020

Catálogo de Pensadores
O livro é um bom guia para pensadores, facilitando que o leitor tenha uma noção geral sobre o desenrolar do pensamento político ao longo da História.

Levando em conta isso, não é um livro que ajuda a entender especificamente os pensadores, pois acaba sendo um tanto suscinto e superficial nas explicações.

Gostei muito. Atendeu as minhas expectativas.
Achei ótima a forma como a obra foi organizada e os recursos visuais que foram utilizados.

Daniel Sampaio 03/09/2019

Excelente referência sobre os diferentes sistemas políticos ao longo da História
A obra é uma excelente referência cronológica e contextualizada dos diferentes sistemas políticos idealizados, concebidos e experimentados, nos diferentes continentes, em diferentes contextos e realidades. Recomendo.

Raquel 09/01/2019

Muito bom, mas viesado
Terceiro livro que leio dessa coleção e seguiu o mesmo padrão: linha cronológica dos principais autores e resumos muito bem elaborados. Leitura fácil e agradável.

Ponto negativo: em alguns autores, ao invés de mostrar suas idéias, o livro toma partido e diz a própria opinião.

No geral, livro recomendado.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2018

O Livro da Política
O Livro da Política é uma grande fonte de informações na qual você pode adquirir várias perspectivas e informações sobre o tema. Um grande resumão de várias teorias e estudo, com uma linguagem bem mais acessível.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-250-5429-6

Larissa Gomes 20/04/2017

É o livro.
A maioria das pessoas usa a frase "Politica e futebol não se discutem.". O livro da política mostra que todo ser é político, mesmo que não perceba. Por isso, se você quer entender sobre o assunto, não conheço um livro melhor que esse para te dar um norte. A leitura é fácil e didática. Não é preciso ser bom no assusto para se sentir confortável com a leitura. Creio que o livro vale o preço cobrado, e espero que esse exemplar maravilhoso possa chegar nas mãos de muitos brasileiros.

Mauricio.Alcides 20/03/2016

Uma bela introdução do mundo da Política
“O livro da …” Se tens interesse em começar os estudos de alguma área eu recomendo começar com algum livro dessa coleção.

Como em “O livro da economia” o da “Política” apresenta resumos sobre as principais ideias dos principais pensadores que corroboraram com o desenvolvimento da nossa visão de mundo no respectivo assunto, munido com montagens gráficas que ajudam na compreensão do leitor leigo e uma linha temporal dos referenciados eu julgo que essa seja a melhor obra introdutória para quem deseja ter uma visão branda sobre o desenvolvimento dos estudos da Política mundial.

Eu levei quase 6 meses para terminar o livro e o motivo para tal é bem simples, toda vez que me interessava bastante por algum novo intelectual eu parava a leitura e buscava estudar algo sobre o autor apresentado.

Nota: 9,5