A filosofia explica grandes questões da humanidade

A filosofia explica grandes questões da humanidade Clóvis de Barros Filho
Júlio Pompeu

Resenhas - A filosofia explica as grandes questões da humanidade.

Daniel.Simoes 25/04/2016

Mostra como os grandes pensadores da humanidade tem abordado temas como liberdade, felicidade, ética, fé, poder, esperança e conhecimento. Uma introdução aos principais autores da filosofia mundial, com excelente explicações. É uma deixa para a leitura dos grandes clássicos da filosofia.

Mauricio 02/04/2016

Não recomendo
Achei muito confusa a parte do Clóvis de Barros. A tentativa foi de não explicar diretamente as obras dos filósofos citados mas sim conceituar com fatos e situações atuais, porém a meu ver não foi bem sucedida. Uma leitura chata que a todo tempo me tirava a atenção. Melhor seria ler as obras originais ou partes das obras dos filósofos. A parte do segundo autor foi um pouco melhor, dou nota três para o livro.

felipebeiragrande 25/02/2016

Para mergulhar na Filosofia
Uma tentativa bem sucedida de traduzir conceitos filosóficos complexos em uma linguagem rápida, bem-humorada e de compreensão possível. É uma fonte valiosa de insights.

SILVIA 02/02/2016

Filosofia de uma forma simples
Meus comentários estão no blog Reflexões e Angústias.

site: http://reflexoeseangustias.com/2015/09/06/livro-a-filosofia-explica-as-grandes-questoes-da-humanidade/

Smoke One 18/01/2016

O Desconforto é pedagógico.
Esse livro não é para quem busca respostas, fórmulas para viver bem.
É uma obra que esclarece muitas intempéries humanas de uma forma
acessível, sem grandes eloquências. Pois mais vale saber porque sofre
do que viver buscando soluções para evitar o sofrimento.

Paula 31/12/2015

mais raso do que gostaria
Apesar da sinopse informar que as questões filosóficas seriam colocadas em formato mais simples, achei que seriam um pouco mais profundas do que a abordagem.
AndreMS 12/01/2016minha estante
Também achei :/ Me decepcionou um pouco

Ronaldo.Refundini 05/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Cássio Ulisses 07/10/2015

Bom.
A filosofia explica as grandes questões da humanidade.
Clóvis de Barros Filho
Ano: 2013 / Páginas: 196

Eu fiquei sabendo deste livro na época de seu lançamento, quando assisti uma entrevista do autor no programa do Jô (eu vi o vídeo no Youtube, não tenho paciência para assistir televisão, ainda mais canais abertos rs). O vídeo é facilmente encontrado no Youtuber e digo que é muitíssimo bom, vale muito que seja visto e assimilado suas informações. Me fez pensar durante um bom tempo em diversos temas e até tive vontade de virar aluno deste professor rsrs.

O livro é bom, mas poderia ser melhor. É um tanto confuso em algumas passagens. Creio eu que aquelas pessoas que são do ramo da filosofia podem discordar de mim, mas eu lhes digo que vocês são entendidos do assunto e eu sou um mero leigo no ramo da filosofia. Imaginava que seria que nem na entrevista, algo divertido e legal. Tenho que salientar que não estou falando que o livro é ruim, pelo contrário, é bom, mas não é nenhuma obra prima. Digo isso na visão de uma pessoa que não é relacionado ao estudo da filosofia. Eu nem sei porque resolvi ler este livro por agora, apenas me decide de ultima hora e acabei querendo terminar a leitura.

Se você for do ramo da filosofia, creio que vá gostar da leitura.

Não gostei da separação entre capítulos, poderia ser melhor. Sim, eu sei, o livro é tipo as aulas do professor na faculdade para seus alunos. Eu acho que poderiam ter feito um melhor trabalho de edição na editora.

A quantidade de páginas é pouca, mas pode enganar pelo assunto do livro. Quando você acha que já leu muito, ainda falta muito mais rs.

É isso, tenham uma boa leitura.

Lia 31/08/2015

Bom livro!!!
No começo não dei muito crédito ao livro, mas jmudei de opinião . O autor tem uma linguagem clara e usa de exemplos bons para complementar suas explanações. Fala sobre o bem e o mal, sobre o verdadeiro e o falso , sobre o amor e as deliberações morais , chamando para os textos alguns dos pensadores renomados da nossa história , mas trazendo também para o leitor indagações a serem analisadas. Um enfoque diferente sobre os diversos temas que podem ajudar em muito a nossa maneira de ver e sentir a vida.Depois vem uma exposição sobre o poder e uma palavra que achei show : "alunização". Quem ler entenderá por que dei enfase a ela. Gostei do livro, muito interessante mesmo. Vale ser lido!
Um livro interessante que vale ser lido.

Wesley 12/07/2015

Leitura um pouco difícil
Gostei do livro, vale a pena ler. Adoro o professor Clóvis de Barros e maneira como ele consegue inserir graça enquanto explica filosofia. Como sou leigo, gosto de filosofia porque sou intrometido, achei um cansativo e difícil em alguns poucos trechos. Já li Pequeno Tratado das Grandes Virtudes do Comte Sponville achei mais suave que o do prof Clóvis.

Gui Bessa 16/05/2015

Bom, mas pode ser confuso!
Gostei bastante do livro, porém senti que em algumas vezes os autores colocavam palavras ou sentenças que dificultavam o entendimento.

É um livro bem interessante pelo fato de explorar como a filosofia de anos atrás é relevante nos nossos dias, porém é preciso bastante disciplina para não ficar perdido em alguns momentos.

De qualquer forma, um ótimo livro para quem deseja expandir sua visão do mundo!

Kizzy 02/05/2015

Quanto mais, melhor!
Ciências sociais de uma forma geral, é daqueles assuntos que quanto mais você lê, melhor vai ficando, mesmo que sejam as mesmas teorias. Filosofia para mim é exatamente isso. Quanto mais eu conheço, mas quero conhecer.
O livro é mais que o bom humor do Dr. Clovis de Barros, é sim uma abordagem bem interessante de pontos de discussão iniciais da filosofia. As discussões em si, podem ser iniciais para quem estuda estes assuntos, para nós, reles mortais apreciadores do tema, apresenta um linha de raciocínio bem interessante e em alguns pontos desafiadora.
Destaque para o capítulo do prof. Clóvis tratando da construcão do conceito da moral, notadamente para o conceito de hierarquia legítima da moral e sua inversão. O conhecimento e indicações de leitura dos principais pensadores filosóficos também é um ponto positivo do livro.
Em relação aos capítulos do prof. Júlio de Pompeu, destaque para a apresentação das teorias platônicas em contraponto com filósofos modernos, inclusive a famosa metáfora da caverna. Aliás a leitura do livro todo já valeria apenas pelo esclarecimento sobre a obra de Maquiavel (em quem o professor parece ser especialista) e sua explicação sobre o engano e a injustiça a respeito da famosa frase "os fins justificam o meio". Já o último capítulo sobre justiça, esse sim apresenta uma abordagem mais densa e detalhada e deixa o leitor com vontade de conhecer e se aprofundar mais no pensamento filosófico.
Concluindo, o que mais me encanta na filosofia é exatamente entender sobre a natureza humana, entender que teorias da Grécia antiga em conjunto com pensamentos contemporâneos podem explicar coisas que acontecem no nosso dia a dia. A construção do pensamento sobre moral e depois ética do Prof. Clovis, e especialmente a construção do conceito de poder do prof. Júlio Pompeu me deixaram com a impressão de que platão, ou Maquiavel, ou Kant, estavam assistindo televisão na minha casa essa semana, e que se as pessoas entendessem esses conceitos, tantos problemas seriam evitados.
Sou amante de filosofia desde criança para falar a verdade, para mim é terapeutico. Creio que se as pessoas descobrissem os grandes pensadores nunca mais leriam essas porcarias de auto ajuda que inundam as prateleiras de livrarias e bibliotecas e tomam 8 dos 10 lugares da lista de mais lidos.
Quanto ao livro em si, só recomendo.

"Afinal, um riso nunca compensará um choro. Um momento de tranquilidade nunca compensará um de depressão. E uma criança brincando feliz nunca compensará outra, em choque pela morte dos pais. Enquanto os orgasmos são efêmeros, em conta gotas, as dores, estas contamos aos baldes"

Márcio Martinele 27/01/2015

Bacana
Tem muita coisa interessante, mas filosofia - mesmo que seja em linguagem leve e descontraída - nunca é tão simples de se entender, pelo menos pra mim. Em alguns momentos boiei; esperava mais conceitos de consagrados filósofos e, principalmente, comparações de formas deles pensarem, mas foram poucas as vezes que vi. A parte de Júlio Pompeu é bem interessante. Em geral vale a pena ler.

Ana Karina 13/06/2014

Uma aula de filosofia!
Este livro é dividido por assuntos relevantes do nosso interesse individual e como sociedade: ética, moral, poder, amor, disciplina, virtude, entre outros.
De uma forma didática, os autores navegam pelos pensamentos de diversos filósofos sobre estes assuntos, assim temos um pouco de Sócrates, Platão, Thomas Hobbes, Schopenhauer, Kant, Foucault...
Encontramos também alguns exemplos retirados de obras relevantes, assim também como logo no início da obra a diferença entre o amor eros de platão, o phila de Aristóteles e o ágape e a diferença entre o bem e o mal. Vários pontos-chaves para leigos em filosofia. Recomendo!

Daniel San 02/01/2014

Filosofia
Gostei da abordagem, mas em alguns momentos a leitura torna-se complexa para mim que sou leigo e acostumado com ciências exatas.
Marla 03/06/2014minha estante
Eu também. Mas somente no finalzinho, onde o Júlio Pompeu aborda a virtude, principalmente. Mas na parte escrita pelo prof Clóvis, percebi que o meu entendimento foi melhor pq já havia assistido as aulas pelo Youtube.

Eliakin 26/12/2013

Para iniciantes
Este livro é para quem, como eu, nunca teve um contato mais profundo com a filosofia e deseja entender porque a mesma explica as grandes questões da humanidade.

Ética, moral, liberdade, identidade, poder, dominação, a justiça e a lei e por fim a virtude, são os temas abordados e que fazem o leitor repensar se as atitudes pessoais e da sociedade estão no caminho certo!

Escrito de forma clara e de fácil entendimento, até mesmo para iniciantes deste mundo fantástico e intrigante chamado filosofia.