O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

CLEUSA 11/03/2011

Fantástico... Realmente uma grata surpresa.
Eu sou destas pessoas que querem abarcar o mundo com os braços e ler tudo o que aparece. Às vezes me decepciono... Quando recebi meu "O mundo de vidro" confesso que estava ansiosa. Já pelo prefácio descobri que o autor é destes que nos pega pela mão e diz "Vem, vem... Venha ver o que o vejo." Um bom livro é aquele que de tão bem escrito, você esquece que está lendo e atravessa um portal para um novo mundo.
Com o mundo de vidro eu ri, às vezes, gargalhei. Sofri junto com os personagens. Acompanhei a evolução deles passo a passo. Me emocionei com o lirismo e a poesia. Destes que você quer ver como termina, mas quando realmente acaba, você diz: Que pena acabou!
"Pra fazer uma bela poesia basta um lápis na mão, você na cabeça, a solidão, o silêncio e a saudade. Ver seu rosto na parede, sua boca em cima da televisão, um sorriso na gaveta, um abraço forte caído no chão..." (pag. 219) Gente, isto não é lindo? Em minha opinião Mauricio Gomyde é bom exemplo de um autor que merece ter sucesso. Que venham outros livros... Já sou fã...

Hannah Monise 30/03/2011

Hilariante e, ao mesmo tempo, lindo!
Nunca li um livro tão divertido e engraçado quando este!
A única coisa que não me agradou muito é o uso de muitas palavras vulgares (palavrões)! O resto, de pronto me conquistou.

O fato de ele e ela não terem nomes é diferente. Os divertidos acontecimentos dele me arrancaram muitas risadas!
Ela é uma professora, alegre, bonita, noiva e bem-sucedida; ele é um sem graça e solitário que nunca namorou de verdade. O sentimento que ele começa a ter por ela é diferente do que já sentiu por qualquer outra pessoa. A partir daí... ele começa a fazer de tudo para se aproximar dela. Aí os fatos divertidos e engraçados!
No livro não falta romance e o que eu mais achei bonito, foi a escrita de um livro para ela por e-mail, onde há mais demonstração dos sentimentos dela. O final é um pouco confuso, mas se você voltar ao começo e ler o "Último Capitúlo" novamente, com certeza entenderá.

O livro me conquistou!

Gabi Lima 05/10/2011

O Mundo de Vidro conta a história dele e dela, isso mesmo, os personagens principais não foram nomeados. Ele é um cara normal que adora livros, música e cinema. Tem um papagaio chamado Horácio, que na verdade é fêmea. Sua vida se resume a trabalhar, ver TV, comer salgadinhos e beber refrigerante.

Um dia, por alguma força inexplicável, ele não entra no vagão do metrô que normalmente pega. Ao invés disso ele entra no último vagão e é lá que ele a vê pela primeira vez. Paixão a primeira vista. A partir daí ele passa...

Confira o resto da resenha aqui: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/08/resenha-o-mundo-de-vidro-promocao.html

Nany 31/03/2011

Por Ele e por Ela
Ele por algum motivo sentiu necessidade de escrever. Por uma Ela, imaginária ou não, Ele escreveu uma belíssima história de amor. Encontros e desencontros da vida Ele usou para mostrar como os momentos vividos ao lado de quem se ama podem mudar alguém. Ele com certeza foi mudado um dia e mudou muitos com sua história. Ela, que Deus a abençoe, foi inspiração para umas das mais belas histórias contemporâneas que eu li nos últimos tempos, por isso, um muito obrigado a essa entidade que, seja quem ou o que for, nos proporcionou a oportunidade de viajar nas páginas de um livro fantástico.

Ele, Maurício Gomyde, merece todos os aplausos por essa fascinante, cômica, linda e divertida história entre dois reflexos da vida contemporânea, transformados em personagens que vivem as mais normais experiências do dia-a-dia moderno, mas que com suas peculiaridades transformam a vida comum em uma batalha épica em busca da felicidade e da alma gêmea.
O Mundo de Vidro não é apenas um livro. É um livro BRASILEIRO que não deixa nada a desejar a todos os romances mundo a fora, e que com suas características completamente conterrâneas embelezam ainda mais o enredo. As tiradas cômicas das personagens nos mostram o cidadão brasileiro de modo a nos identificarmos com elas e suas experiências vividas.
Mas o que fica mais claro ao decorrer do livro é a competência de Gomyde em escrever uma história de amor. A cada página o leitor é presenteado com lindas palavras que nos fazem suspirar e acreditar que o amor pode acontecer.
Ao termínio do livro, nós ficamos com um gostinho de quero mais quase doloroso. E terminamos desejando, assim como Ela, possuir um Mundo de Vidro só nosso, para que possamos nos isolar do universo com aqueles que amamos.

Citação predileta:
"Toda vez que pedi pra sair eu vou, toda vez que pedi pra voltar será já, toda vez que pedi pra compreender eu calarei, e toda vez que não entender basta perguntar... Toda vez que pedi no claro, é claro que sim, no escuro for, será assim. Toda vez que perder o rumo serei teu passo, se fugir desse mundo, deixe que eu te laço, toda vez quando chorar será um abraço... Toda vez que desesperar eu calmarei, toda vez que sonhar e esperar eu vou trazer, toda vez quando se entregar eu vou fazer... Toda vez quando demorar, eu vou perder o sono de vez, e toda vez que for embora, não serei mais eu"

Deixo aqui a dica para todos que quiserem ser encantados pelas belíssimas e divertidas páginas desse livro. É uma história romântica e tocante como poucas que eu já li. E obrigado a Ele e Ela por me fazerem acreditar no amor!

Queila - Meu vício literário 06/07/2011

O Mundo de Vidro - Simplesmente perfeito...
Confesso que quando recebi o convite para participar da promoção e ganhar o livro autografado suspeitei da qualidade da história, pensei comigo: " Que autor doaria seus livros assim? A troco de nada?"
Pois é, superou minhas expectativas. Hoje, sem dúvidas "O Mundo de Vidro" entrou na minha lista de favoritos, já li duas vezes e penso em ler novamente, não troco, não empresto, não vendo.
Temos os personagens Ele e Ela, que se conhecem ao acaso, Ele se apaixona e faz de tudo para entrar na vida Dela. A forma como os personagens foram construídos me encantou, me prendeu a ponto de querer carregar o livro de canto a canto.
É dentro deste belo livro que se encontram grande parte de minhas citações favoritas de livros:
"Já tinha reparado em como ela falava, como sorria e como molhava os lábios com a língua, enquanto jogava os cabelos para trás da orelha e reclamava da secura do tempo. Estar tão perto dela e tão longe de sua boca o perturbava demais.”

É Linda a forma como o Maurício Gomyde fala de sentimentos, como ele trata delicadamente de amor. Agora espero o próximo livro, ansiosamente.

Sheyllinha 25/06/2011

O mundo de vidro é uma comédia romântica bem inusitada. A começar pelo prefácio que é super instigante.
Os personagens principais são: ‘Ele e Ela’.
‘Ele’ ama ‘Ela’ mas tem medo de se declarar, faz milhares de loucuras e paga muito mico para aproximar-se e tentar conquistá-la. O que não é fácil, pois ela é comprometida e muito cortejada.
Os outros personagens são incríveis e garantem boas risadas: O papagaio (a); Sebastian (um chato que troca o prefixo “in” pelo “ex”; Sandra (uma amiga), Stevens (o namorado sem vergonha); Sullivan (que troca os “erres” pelos “gês”), entre outros.
Tem também uma admirador secreto ( ღ ) que manda emails contando uma história (muito linda e apaixonante) para ‘Ela’.

O livro é cheio de idas e vindas, encontros, desencontros e reencontros. rs =P

A linguagem simples, faz com que a leitura flua de forma agradável. (Apesar de ter umas palavrinhas meio vulgares). rs

Foi um dos melhores livros que li esse ano. Super recomendo!! =))

Agradeço ao Maurício, por ter me proporcionado esta leitura tão divertida!!

Beeijos ♥

Natália 22/06/2011

Contra-indicações
Livro não recomendado para pessoas com coração partido.

Marcelle 19/03/2011

O Mundo de Vidro - Maurício Gomyde
O mundo de Vidro é um livro com uma estória leve, engraçada, romântica, linda! Um livro que você lê sem sentir, torcendo todo o tempo para que Ele e Ela - como são identificados os personagens principais do livro - possam entrelaçar as suas vidas, se divertindo entre as linhas com as mais hilárias situações. O Mundo de Vidro, de Maurício Gomyde, é um livro o qual eu tive muita expectativa de ler e que não me decepcionou, nem um pouco. Adorei o final.

Celle 27/04/2011

"Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável."

Trecho da sinopse do skoob.

Lendo a sinopse, quando vi esse trecho, eu pensei 'não poderiam ter dito melhor'. Linguagem refinada, sutil e tosca. Um tipo de humor muito mais comum em conversas informais ou shows de stand up comedy. Algumas vezes em um nível tosco o suficiente para que eu não coloque os quotes mais engraçados aqui. Mas, confesso que foram essas partes que mais me conquistaram.

Bom, O Mundo de Vidro é uma comédia romântica nacional para público jovem-adulto que provoca, comove e faz quem ler se identificar. Seja como um homem brasileiro comum, magro com barriguinha de chopp, estatura mediana, inteligencia mediana, tudo o mais mediano... seja como um linda mulher brasileira, inteligente e viajada. Como a melhor amiga feminista, revolucionária. Como o namorado quase perfeito. Ou, até mesmo, como um papagaio. Genial, diga-se de passagem.

Um homem sozinho e sem tanto sucesso na vida vê e se maravilha por uma mulher no meio da multidão do metrô em um dia que poderia ser como qualquer outro, mas acaba não sendo. Os acontecimentos são tão normais, que eu senti muita falta de um magia, uma ficção, uma ação, ou qualquer coisa nesse rítmo, no início. Temos a visão de um homem nada sedutor e, à primeira vista, nada apaixonante correndo atrás de uma mulher digna de canções. Os comentários dele à beleza dela vão de sitações poéticas e filosóficas à frases de pedreiros e caminhões.

O livro não me cativou de início. Era óbvio que não tinha nada a ver ele com ela, e que ele estava sendo ridículo. Não via como isso poderia ser diferente.

Mas, Mauricio Gomyde me mostrou como. Um dia, no ônibus, meio que tentando esconder as palavras do livro que saltavam na cara do senhor de idade sentado ao meu lado, comecei a rir com vontade mesmo tentando me segurar. Comecei a me apegar a ele e a ela, os do mundo real e os do Mundo de Vidro, e torcer por eles, é claro.

Além disso, um livro de um escritor misterioso também faz parte da trama. A curiosidade te persegue por muito tempo, acredite. Um livro dentro do outro, tão diferentes, mas ambos falam de amor. Tudo é possível e nada tão previsível, mesmo depois de terminar de ler o livro.

Mauricio Gomyde mostra que a nova onda de escritores brasileiros também é muito inteligente e sabe escrever de verdade. No final das contas, O Mundo de Vidro é um livro gostoso, divertido e eu indico com certeza. Quer dizer, se você é sensível demais a palavrões, eu não teria tanta certeza assim. Mas, deem uma chance.

O meu exemplar está autografadinho e veio com um marcador lindo *-*. Detalhe que eu adoro essa capa nova verdinha e outro motivo para eu ler foi o book trailer. Trailer muito bem-feito e fofinho, que deixa muito internacional megafamoso no chinelo.

Vejam!

Pandora 29/04/2011minha estante
Eu dei uma enroscada no livro...mas, lendo sua resenha, talvez eu tente um pouco mais, para ver se emplaca. Por enquanto achei bem morno e beirando ao ridículo...

Mah 06/06/2011

Pensem num romance. Não um chick lit tipicamente feminino ( que eu adoro!) mas um romance a capaz de atrair o interesse de homens e mulheres.
Pensem em uma comédia com uma linguagem leve e bem fiel a que nós usamos no dia-a-dia.
Pensem num livro que vai fazer você se identificar em várias situações... Agora pensem num livro que reúna tudo isso e conheça O Mundo De Vidro.
Quando duas vidas se cruzam não há como fugir. Quando uma história deve acontecer, acontecerá. Esteja você com alguém, sozinho, feliz, deprimido ou simplesmente esperando um metro. E é exatamente isso que O Mundo de Vidro retrata. O encontro de Ele e Ela e todas as loucuras que fazemos para ser notados ( quem nunca fez nenhuma, que atire a primeira pedra).
Mas e quando o outro é totalmente o oposto de você? Será que pode nascer amor entre pessoas tão diferentes de personalidade e oportunidades de vida?
Sem nomear os protagonistas da trama( e acredite, você não vai sentir falta disto) Mauricio Gomyde nos presenteia com uma leitura agradável e envolvente além de provar que os nossos escritores brasileiros não ficam devendo em nada aos de fora, coisa que as vezes acabamos nos esquecendo.

Ma_ah 11/10/2011

Indicadíssimo
Um livro de leitura simples, bem humorado e com um toque romantico que encanta e prende o leitor. Indicadíssimo!!

Tays 16/04/2011

A história desse engraçado livro fala de dois personagens Ele e Ela, siim, eles são interpretados como Ele e Ela.
Ao momento em que você vai lendo, vai achando a história cada vez mais legal e engraçada.
Ele conhece Ela no metrô, foi mais ou menos como uma paixão a primeira vista, da parte d'Ele. Ele então faz de tudo p/ obter informações sobre Ela...
Até que nasce uma amizade entre os dois!
E o que acontece depois? Só O mundo de vidro irá te contar (:

Muito bom o livro!

Gisele Galindo 05/05/2011

Engraçado, comovente e romântico. Assim, é O mundo de vidro.

Adianto, não é o tipo de leitura que costumo ter. Claro que leio romances, mas costumo ler com um pé atrás, rs. Enfim, leia a resenha.

Esse foi o primeiro livro que ganhei através do Skoob. Quando o autor me comunicou que enviaria o livro, pedindo meus dados, confesso que não acreditei muito. Mas, resumindo a história, mudei-me de endereço e voltei meses depois para visitar a família, qual não foi minha surpresa quando vejo entre minhas correspondências antigas um envelope pardo que guardava com carinho um exemplar autografado de O mundo de vidro. Fiquei realmente muito feliz, pois já nem me lembrava. Corri navegar na internet em busca do Maurício Gomyde no Skoob, explicar minha demora e agradecer-lhe imensamente.

Depois de todo esse início digo que a leitura valeu muito a pena. E chega de lero-lero.

Primeiro, os personagens principais não possuem nomes. Sim, isso mesmo. São designados como Ele e Ela, em contra partida todos os outros tem nomes, inclusive os respectivos animais de estimação de ambos.

Segundo, a linguagem da narrativa utilizada pelo autor é altamente descompromissada e bem trabalhada. Os pequenos erros existentes são rapidamente camuflados por toda descontração. ainda reside em mim se essa seria uma tática para despistar o leitor atento a gramática e coisas do tipo, mas nada que atrapalhe.

O ponto mais que positivo está na história dentro da história. Onde, Gomyde, empresta uma linguagem mais rebuscada e lúdica a Ele. Fiquei fascinada, bem como Ela, nesse ponto da narrativa.

Foi um prazer poder ler e resenhar mais um autor brasileiro e de qualidade ímpar.
Obrigada Maurício Gomyde!

Nota (de 5 a 10): 9!!!!