No Ar Rarefeito

No Ar Rarefeito Jon Krakauer

Resenhas - No Ar Rarefeito

Ronaldo 03/04/2020

Rico nos detalhes
O livro é bem detalhista nos acontecimentos, tendo em vista que o autor participou do ocorrido.

oslivrosdagiu 19/04/2024

Limite
Minha segunda leitura sobre a tragédia de 1996 no Everest, agora narrada um um ocidental norte americano, Jon Krakauer. Exímio escritor, a narrativa é tão imersiva que em algumas noites tive dificuldade para dormir pensando no sofrimento dos alpinistas dessa fatídica temporada. Minha admiração por quem enfrenta esse desafio além do limite humano só aumenta a cada leitura sobre esses esporte de alto risco. Algo a respeito das montanhas (das alturas, dos precipícios) me fascina além do explicável...

Carolina.Rodrigues 15/02/2020

Logo no início o livro nos narra a tragédia que assolou a montanha em 1996. Este livro é uma espécie de redenção do autor .Ele me prendeu bastante e alguns fatos foram narrados com exatidão. Só o final não me agradou muito.

Guilherme 31/12/2019

O processo evolucionário deu ao homem o poder de habitar boa parte da superfície terrestre, mas em questão de altura essa faixa vai desde o nível do mar até cer de 5000m acima deste, esta altura de 5000m é normal para pessoas que nasceram nela, mas já é muito extrema para quem esta acostumado ao nível litorâneo. E o que seria o topo do Everest para quem vive em alturas "normais"?Ele é um mundo completamente novo, no qual o corpo tenta se acostumar com as mudanças exigidas pela falta de oxigênio, essas mudanças incluem um raciocínio mais lento, como qual você leva um tempo considerável para tomar decisões que tomaria instantaneamente com oxigênio suficiente, o que é algo que ninguém quer em uma situação de vida ou morte. Este livro me mostrou que são poucas as pessoas que deveriam se arriscar com esse tipo de aventura, definitivamente não o seu tipico terrestre com algumas dezenas de milhares de dólares para gastar.

Silvana (@delivroemlivro) 17/11/2012

Quer saber mais sobre esse livro com fotos, imagens e vídeos?
Então acesse o Blog Relatos de Viagem: livros sobre aventuras, lugares, costumes e pessoas: http://livrosrelatosdeviagem.blogspot.com.br/2012/11/no-ar-rarefeito-jon-krakauer.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @skoobgrupo313

*Facebook: http://www.facebook.com/pages/Relatos-de-Viagem-livros-sobre-aventuras-lugares-costumes-e-pessoas/386420364766980
Tks!

jcmulatinho 09/06/2010

Excelente livro, bem escrito, com uma história forte, hipnótica, que te agarra, e além de tudo real. Recomendo a todos.

yuri thome 05/02/2009

Krakauer não se posiciona como um jornalista que analisa imparcialmente os fatos, ele se coloca no centro de todos os acontecimentos e com uma incrivelmente consciência de todos os fatos absurdos que aconteciam a sua volta. Se ele realmente tinha esta consciência, ele poderia ter evitado a tragédia que se seguiu, entretanto ao final do livro resta a impressão que ele apenas se aproveitou do fato de que os demais personagens nomeados morreram, para critica-los sem risco de ser contestado.

Gomex 19/01/2012

Minha experiência
O final do livro é muito instigante. Não houve forma de eu parar de ler do 16 capítulo em diante.

Ricardo 25/07/2012

Tragédia no Himalaia
este livro muito me marcou, principalmente quando em minha juventude pratiquei o montanhismo e este livro era uma espécie de mantra. A reportagem que a principio era apenas para cobrir a proliferação de empresas que garantiam a subida ao cume do Everest, como a trilha havia perdido sua característica selvagem e se tornado um comércio e os riscos que poderiam surgir com este tipo de exploração exagerada do ponto culminante da face da Terra. Infelizmente, porém por sorte da reportagem, a maior tragédia já registrada na montanha ocorreu. O livro se divide no início da preparação e da logística, para depois ir até a escalada e por fim na tragédia. Uma excelente leitura.

Rose 21/04/2012

Bom, como eu disse para vocês, o livro conta a história de uma que era para ser mais uma entre tantas escaladas ao Everest. Mas esta acabou se transformando em um verdadeira tragédia, onde 12 pessoas ao final da temporada acabaram perdendo suas vidas nesta montanha que é a mais alta do mundo. O livro foi escrito por Jon Krakauler, um homem que desde criança sonhava em subir o Everest. Já adulto tornou-se alpinista, mas nunca chegou a escalar este seu sonho, até receber um convite de uma revista que queria que ele falasse sobre a comercialização da escalada a esta montanha. Depois de idas e vindas, tudo acabou se acertando e Jon partiu junto com outras pessoas rumo ao topo do mundo. Naquela temporada ele pode presenciar como o monte Everest estava sendo encarado por várias pessoas que se dirigiam a ele, e nem todas tinham a verdadeira noção do tamanho do problema que teriam que encarar para realizar seu sonho de subir ao topo do mundo. Jon conta desde o início como começou a expedição e fala também sobre as outras expedições que encontrou no caminho naquela temporada.
Quando peguei o livro e li o título, principalmente o subtítulo: "Um Relato da Tragédia no Everest em 1996", pensei comigo mesma, lá vai eu me debulhar em lágrimas. Mas caros e queridos amigos, não foi isso que aconteceu. Jon contou em detalhes desde seu início como alpinista até o fim daquele triste e trágico mês de março, mas acabou, na minha opinião, carregando o livro de elementos que para mim eram desnecessários. Apesar do relato, não senti nenhuma emoção no livro, na verdade fiquei fria como a própria montanha. Eram tantos nomes, tantos detalhes, tantas expedições que muitas vezes me perdi na leitura e acabava voltando para me "achar" novamente.
Como uma total leiga no assunto "alpinismo", o que percebi no livro foi que muitas vidas foram perdidas talvez por conta do excesso de confiança. Ainda como leiga, achei que houve muitas e inúmeras falhas individuais e coletivas que poderiam ter sido evitadas. Ainda vi através do relato do Jon como o ser humano consegue ser tão mesquinho quando não é do seu interesse ou quando não está sendo afetado. Mas também pude ler que a humanidade tem sim salvação, através de atitudes de pessoas que não tinha nada com a história e mesmo assim deixaram de lado seus sonhos e saíram para socorrer e salvar aqueles que estavam necessitados. Vi também, ou melhor, li atos heroicos de pessoas que fizeram um esforço sobre humano para salvar outra pessoa, mesmo que lhe custasse a própria vida.
Em um livro que tinha tudo para ser emocionante, mas que pecou pela falta desta emoção, eu puder ver mais uma vez a natureza provando que é soberana, e que nós humanos apenas pensamos que podemos com ela.
Ah, antes que eu me esqueça, o livro trás algumas fotos que foram tiradas nesta escalada, e logo no início tem a foto da montanha e algumas chamadas mostrando onde algumas pessoas acabaram morrendo ou que se supõe que morreram.
Espero que não tenha tirado a vontade de vocês de ler este livro, afinal, cada um tem um gosto, e o que eu achei em excesso pode servir para explicar melhor para outra pessoa.

LOSK 28/01/2014

Espetacular
Divido o livro em duas partes: a primeira é o personagens indo até a montanha, que é uma parte bem chata, porém rápida.
A segunda se passa na montanha e é espetacular, muito muito bom mesmo, faz todo o livro valer a pena. Indico a todos.

Marcus 23/11/2014

Impecável
Não bastasse ser um escalador de primeira, Krakauer ainda é um jornalista muito competente.

site: blogbeatnik.blogspot.com

Alessandro 15/12/2014

Fantastico
O livro de Krakauer é fantástico, daqueles que não se quer parar de ler até chegar a última página. Bem estruturado e que prende a atenção do leitor, mesmo sabendo da tragédia desde a primeira página. Os personagens são pessoas comuns, que bem poderiam ser eu ou você, a única diferença é que eles tentaram chegar ao topo do mundo. Alguns conseguiram; outros pagaram com suas vidas.

Solange.Campos 27/11/2015

Meu Deus! fico pensando com pessoas podem pagar 65 mil dólares (em 1996) para viver tal perigo mortal (haja aventura)
Muito Bom! O livro é bem escrito e a história é fascinante

Aníbal 29/02/2016

...
É muito difícil descrever a vasta imensidão de sentimentos que essa obra causa no leitor. Para os que gostam de histórias verídicas que te deixam com o coração a mil por hora, No Ar Rarefeito é a pedida certa.