Videogames e Mitologia

Videogames e Mitologia Flávia Gasi

Resenhas - Videogames e Mitologia

Daniel263 18/12/2020

Livro bom, mas faltou uma lapidada!
80° livro de 2020.

Agora, além de livros sobre livros, leitura e leitores, tenho mais um tema “favoritado”!

Depois de “Videogame, a evolução da arte”, de @joaovarella , despertei meu interesse nessa literatura e tenho gostado muito dos meus “achamentos”!

Em “Videogames e mitologia”, Flávia Gasi expõe sua dissertação em comunicação e semiótica na PUC-SP, trazendo muitos diálogos teóricos de psicologia, semiótica e filosofia da linguagem.

A editora vacilou e deixou muitos erros de revisão e de diagramação, mas esse estrago é compensado pelas belas análises empíricas de vários jogos famosos, e suas relações simbólicas com importantes marcos e âmagos da mitologia.

Um livro curto, com excelentes gráficos e imagens e muito bom para quem curte a confluência entre os temas!

site: https://www.instagram.com/p/CGsOAApj5gf/

Letty 26/07/2020

"A máquina faz mediação e responde aos jogadores"
Livro muito interessante para quem gosta de games e se interessa pelo processo criativo por trás deles, bem como sua influência no inconsciente das pessoas. Flávia traz a ideia de arquétipos e mitos e como eles estão associados às narrativas que encontramos em diversos jogos, o que fomenta muito a discussão sobre como jogos digitais podem ser ferramentas catalisadoras de vivências simbólicas, como nas palavras da autora, o que contribui para que possamos sair da bolha de apenas associar jogos a violência, pois possibilita um olhar diferente e que abre portas para novas possibilidades de pesquisa e descobertas.

Guaracy.Carlos 15/11/2016

Decepcionante e Superficial.
De modo geral, desgosto de obras com raízes na semiótica pela tendência destas de abrirem-se a múltiplas interpretações e não chegarem a lugar algum. Some-se a isto meu repúdio por autores que optam por rebuscar o texto e enxerta-lo com citações e termos acadêmicas em detrimento de um conteúdo mais acessível (a obra em questão não é um livro técnico, nem acadêmico, trata-se de uma versão da dissertação de mestrado da autora) ao público que se propõe atingir.
Considerado estes dois fatores, acredito que o livro falha em atingir sua proposta. De fato, não apresenta avanço a discussão temática, nem tão-pouco trata-se de uma cobertura sistemática ou fundamentada do relação Videogames e Mitologia. Do contrário trata-se de uma seleção não representativa de exemplos, que são usados como suporte para um argumento e análise que não chega a conclusão nem se sustenta. De certa forma, só se faz a releitura de autores e conexão oportunas. Esta construção cópia e cola, de fundamentação rasa e pesquisa pouco embasada é característico de uma geração de cultura pastiche, que sonha alto, mas carece de base.
No geral só serve para cristalizar as opiniões dos que seguem a corrente semiótica e alienar todos os outros. Na dúvida entre este livro e outro de games, escolha o outro.

Jorge 29/08/2015

Pensando com Flavia Gasi
O livro nos leva a uma reflexão sobre o mundo dos vídeo games e suas referências, no qual Flavia apenas se ateve à mitologia grega, mas, em minha humilde opinião, abriu um precedente gigante para todas as referencias que você puder achar em uma obra, seja ela em qual mídia for. Recomendadíssimo.

Thalles 02/12/2013

Videogame não é "só isso"
Logo que foi anunciado o lançamento de "Videogames e Mitologia", eu tinha a certeza de que o livro seria o próximo na minha lista de leitura. Em parte por se tratar de um livro escrito pela Flávia Gasi, em parte por unir dois assuntos que tanto me fascinam, videogame e mitologia grega. O resultado da leitura não poderia ter sido melhor.

O primeiro ponto que me chamou muita atenção no livro foi a seriedade e o profissionalismo com que o assunto foi abordado. Quem espera ler um artigo de revista de jogos, falando sobre quem é o Deus X no Jogo Y,e quais os poderes que eles tem em comum pode parar a leitura aí, pois o livro não buscou simplificar o videogame e seus jogos a esse ponto.

"Videogames e Mitologia" se aprofunda na temática do imaginários de forma tão singular, que chegou a me assustar de um primeiro momento. Digo isso porque fui surpreendido logo no primeiro capítulo do livro, quando tive de dar um "pause" na leitura e voltar desde o início para conseguir compreender a enorme quantidade de teorias acadêmicas e pensadores usados como ponto de partida para o resto do livro rs. Mas em momento nenhum a leitura se torna incompreensível. Flávia Gasi soube explicar da maneira mais simples possível, cada referência e teoria utilizada como base para esse estudo.

Outro aspecto que muito me encantou no livro foram as análises feitas pela autora. Análises essas que passaram por muitos dos personagens e mitos que marcaram minha infância, e que agora se relacionaram de uma forma que eu não esperava. Só para exemplificar, alguém já havia parado para pensar que a personagem Pandora, de God of War, pode não ser o melhor exemplo do mito da Pandora da Mitologia Grega? Que a caracterização do vilão de Silent Hill possui um significado mais profundo? Ou então, quem já pensou em associar a cidade de Bioshock com Atlantis? Pois então, foi entrando nas camadas mais profundas e inesperadas dos jogos, suas histórias e simbologia, que a autora buscou fazer uma ponte entre a Grécia Antiga e os jogos digitais. Essas análises me fizeram enxergar pontos que eu jamais havia cogitado dentro de alguns jogos. P.S: Nunca mais jogarei ICO com os mesmos olhos.

Além dos pontos positivos descritos acima, para mim, o maior mérito do livro foi a reflexão causada em mim. Se eu já tinha a certeza de que os videogames não são apenas um brinquedo e diversão, após essa leitura eu pude ter a consagração disso. Cada pensamento presente no livro, cada referência as teorias e pesquisadores do imaginário e do mundo digital, cada associação feita entre os mitos gregos e os jogos em questão, apenas serviram para fortalecer minha ideia de que os jogos digitais são de uma complexidade única e que não devem ser desmerecidos.

Tive a oportunidade de conversar com a Flávia rapidamente no lançamento do livro, e ela havia me dito que esperava que o livro tivesse sido uma jornada tão legal quanto Journey havia sido na minha vida de jogador. Depois de terminar o livro, posso dizer que a leitura de "Videogames e Mitologia" foi uma jornada bem agradável de se fazer.

Tiago 04/12/2013minha estante
Esse livro é um maravilhoso trabalho, que nos leva a fortalecer a idéia de que Games e Mitologia andam lado a lado! Imperdível!

Domken 16/01/2014minha estante
Muito boa essa resenha, estava com medo de ler esse livro mais baseado na resenha vou busca-lo para poder fazer essa reflexão sobre os vídeo games que tanto gosto.

Paulo 11/01/2015minha estante
Caraamba, eu já tava afim de ler esse livro antes, mas agr, dps de ler sua resenha, to louuuco p ler!!! Ainda mais se realmente for uma jornada tão marcante qnt Journey foi! Descula, mas n pude deixar de notar essa referência à belísssima obra q é o Journey, e espero q esse livro seja tbm!