O Círculo

O Círculo Dave Eggers

Resenhas - The Circle

Julia 09/11/2023

Me surpreendeu bastante
Antes de ler esse livro eu resolvi ver resenhas sobre ele, e 95% do que eu achei eram críticas e notas bem baixas. Isso me deixou bem receosa de ler o livro, até porque não é um gênero que eu costumo ler.
E realmente eu entendo de onde todas as críticas vieram, esse livro foi extremamente difícil de ler. Mas não é porque tenha sido mal escrito ou não tenha um bom tema, mas porque dá muita agonia ver tudo que está passando no livro e saber que a personagem principal está completamente errada e convencida de que está certa. E saber que tudo o que está acontecendo não deveria estar acontecendo, mas a personagem principal e a maior parte da população acredita que isso seja certo. O tema do livro é bem forte e foi um dos livros mais aterrorizantes que já li (até mais que Stephen King), porque o que aconteceu no livro poderia acontecer de verdade e boa parte da população poderia achar isso certo.

Rafaela Scherer 03/03/2023

Tinha muito potencial
Sinceramente, achei o início bacana, foi desenvolvendo legal, em certo ponto começou a ficar arrastado, parecia que tava do enrolando mesmo. Nas últimas páginas a história começa a correr, alguns momentos o autor só ignora e pula pra outro momento. Falta muita coisa no final, poderia ter enrolado menos e detalhado alguns momentos mais.

Rafael.Dardes 12/11/2021

Interessante e bem escrito
Li o livro em inglês, língua na qual ele foi originalmente escrito.
Não se trata de um livro para iniciantes no estudo da língua. Demanda vocabulário e domínio.
Para mim, livro muito bem escrito, com uma narrativa que te prende logo de início.
O nível de detalhes das descrições, tanto das cenas, como dos cenários, como da construção psicológica da personagem principal para mim são os pontos mais altos da obra.
Fico com a sensação de que o livro e a trama é real demais para ser considerada ficcional, e isso me traz bastante desconforto, dada minha aversão à ascenção meteórica do universo digital e virtual.
Recomendo a leitura para passar o tempo. Não traz grandes questionamentos, não é uma obra cabeça, mas é bem estruturada, bem escrita e fluída.
Devo dizer, porém, que o final me pareceu preguiçoso. Tudo acabou rápido demais. Como se o autor estivesse atrasadíssimo no prazo e tivesse decidido deixar para os últimos cinco minutos antes de entregar.
Ainda assim, bastante válido.

Cami 19/09/2015

O círculo
O primeiro contato que tive com esse livro foi na livraria. Fiquei curiosa pela capa, porém acabou caindo no esquecimento. Algum tempo depois um dos meus professores da pós em Mídias Digitais, recomendou a leitura comparando a um novo "1984".

O mesmo professor comentou que era interessante, porém muito mal escrito. Apenas posso concordar. Preciso antes de tudo dizer que gosto muito do gênero sci-fi e fico curiosa por obras mais recentes, porém devo admitir que ao longo da leitura fui ficando decepcionada.

O contexto do livro é realmente interessante, principalmente por dissimular uma distopia em utopia (mesmo que não seja uma estratégia nova). Faz alguns paralelos com o livro de Orwell, traz algumas reflexões interessantes a respeito do cenário tecnológico e social que vivemos atualmente, mas falta alguma coisa.

A construção da protagonista deixou muito a desejar. Não me pareceu crível o suficiente, embora em certo momento fique evidente que ela seja um reflexo daquele mundo no qual está sendo "engolida", mas o nível de alienação não condiz com a garota que conhecemos nas páginas iniciais.

Existe uma Mae antes e depois do Círculo? Com certeza. A minha pergunta e até decepção fica pela facilidade com que essa transformação ocorre. Posso interpretar isso como parte da crítica, mas isso não tira o fato que, realmente, o livro poderia ser melhor escrito.

A pior parte mesmo foram algumas passagens estilo 50Shades, que tiraram grande mérito da história. O autor poderia ter conversado com algumas amigas para entender o orgasmo feminino melhor, porque sinceramente foi a descrição mais horrorosa e digna de pena que li nos últimos tempos.

Existem coisas aproveitáveis da narrativa? Existem, no entanto, fico realmente dividida se recomendaria O Círculo aos amigos. Sinta-se livre para escolher, afinal, aqui ainda vivemos em uma democracia que não é obrigatória*. Boa sorte.

*Uma pequena referência ao universo do próprio livro.
Jonathan 19/09/2015minha estante
Você disse exatamente o que eu penso.

Esse livro trata de assuntos tao relevantes, mas deixa tanto a desejar. Eu tomei uma raiva muito grande da protagonista e que só cresceu cada vez a medida que eu lia.

Eu entendo que ele quis retratar como esse mundo moderno pode nos deixar alienados, alheios a questões super importantes como privacidade e etc, mas poxa, a Mae bem que podia ter um pouquinho mais de cérebro :(

Van Baldacim 11/09/2015

Livro do futuro
Por mais que se trate de uma ficção e do futuro, o livro se encaixa perfeitamente no momento atual do 'todos conectados', vida online, mídia x realidade. Em certo momento, você se pega pensando, se realmente sabemos o valor da privacidade e qual o preço do viver. O enredo é envolvente e vira quase uma religião de devotos obstinados pelos compartilhamentos de feeds. Eu viajei e recomendo!!