Por que só as princesas se dão bem?

Por que só as princesas se dão bem? Thalita Rebouças

Resenhas - Porque só as princesas se dão bem?

1 | 2 | 3 | 4

Renata (@renatac.arruda) 28/01/2014

Um livro que cada garotinha deveria ter na estante
Com uma bem sucedida carreira na literatura juvenil, vendendo mais de um milhão de livros e angariando fãs fervorosos que lotam suas concorridas sessões de autógrafo, Thalita Rebouças resolveu mirar nos leitores mais jovens escrevendo Por que só as princesas se dão bem?, livro inspirado em Bia, sua afilhada de sete anos. No Estúdio i, Thalita contou que resolveu escrevê-lo depois que a menina reclamou que suas amiguinhas da escola não acreditavam que sua madrinha era escritora, porque não havia livros dela na biblioteca. "Então a dinda vai escrever um livro pra você", prometeu Thalita.

Lançado em novembro passado e já em sua segunda edição, o livro traz a curiosa Bia, indagando sua mãe sobre o "felizes para sempre" que aparece em toda história de princesa: "Mãe...Só as princesas são felizes pra sempre? Gente que não é princesa não pode ser feliz também?". Para Bia, ser uma princesa é sinônimo de beleza, riqueza e felicidade até que ela vai parar dentro de um livro e descobre que fazer parte da realeza pode não ser tão divertido assim.

Escrito de maneira divertida e atual, o livro se estende um pouco mais nos diálogos entre Bia e suas assistentes do que desenvolve algumas das situações da rotina da princesa, o que talvez fizesse as crianças "entrarem" mais na história e ilustrasse melhor a intenção da autora. Porém, o objetivo não chega a ser comprometido e Thalita consegue transmitir muito bem o seu recado e acerta ao rejeitar a padronização do feminino com suas chapinhas e sapatos desconfortáveis e sorrisos plastificados e boas maneiras, e trazer uma versão mais humana e libertadora sobre as delícias de ser uma menina. "Bastou um dia de princesa para Bia descobrir que o importante é ser feliz do jeito que a gente é". Uma questão que Thalita também toca de passagem...

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2013/12/por-que-so-as-princesas-se-dao-bem.html

Soso 23/08/2015

Porque só as princesas se dão bem?
Eu adorei o livro, é o meu preferido!!!!

Conto mais sobre o livro no vídeo abaixo:

site: https://youtu.be/Vq-TeBs-OU8

Coruja Leitora 26/06/2017

Thalita sendo Thalita
Gente que história mais fofa!! Uma lição leve e sutil de empoderamento!!! Uma mensagem, você é perfeita do jeito que você é!!

hagabrielah 23/04/2020

Se eu fosse menor ia amar essa história
Este livro é muito fofo e ensina de forma lúdica como devemos dar valor a quem gente é e a aproveitar muito a nossa infância.

Rubia 24/04/2020

Com muito bom humor, a menina questiona a vitória das princesas sempre, até que um dia ela é sugada pelo livro e vive uma história no mundo das princesas.

Leitura ideal para crianças, linguagem super simples.

Regina 25/04/2020

É uma história curta, leve e com um pouco de humor. Me lembra o tipo de livro que eu gostava de ler na infância.

Rafaela Tulino 27/04/2020

Não querendo ser a chata militante mas apesar de ser um livro infantil e extremamente curto, achei bem contraditório.
Eu acho estranho pra uma criança ler que uma princesa tem um certo padrão a seguir e quando assiste os desenhos da Disney, vê que há um mundo de princesas das mais distintas características (comparei com o mundo da Disney porque a própria autora o faz).
Enfim, a mensagem final até que compensa um pouco, de você se amar do jeito que é (mais uma vez, contraditório ?????).
Mas com certeza não seria um livro que eu daria para crianças próximas a mim lerem.

@psicoliteraria 29/04/2020

?Resenha?
Livro: Porque só as princesas se dão bem?
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco Digital
"E a princesa se casou com o príncipe, e eles foram felizes para sempre."
De forma leve, divertida e muito bem ilustrada o livro conta a história de Bia, uma menininha que queria ser princesa e se perguntava: "só as princesas são felizes pra sempre? Gente que não é princesa não pode ser feliz também? Mas por que só as princesas se dão bem nos livros e nos filmes? Por que só elas têm as melhores roupas, as melhores joias e ainda arrumam um príncipe no fim? Eu nunca vou ter um príncipe?" mas o que ela não esperava era que isso ia além do que ela imaginava.
Bia então é sugada para dentro do livro que lia, e se tornou o que ela mais queria: uma princesa. Mas ela se vê diante dos dilemas e obrigações que este cargo impõe, fazendo-a descobrir que é bem melhor ser você mesmo.
"E assim, sem príncipe, sem castelo e sem coroa, mas com uma linda presilha, Bia foi feliz para sempre."
Tudo isso e muito mais é contado de uma maneira bem simples, pois é um livro infantil. Fora que não é um livro longo, então não cansa muito os pequenos.
Super recomendo pra esse público!!! Contei a história pra minha irmãzinha (que coincidentemente se chama Bia ahsuahsuhus) e ela amou!

Gabriela.Farias 29/04/2020

Lúdico
História infantil fofa, mostra em uma linguagem simples que o mundo das princesas não é o que as crianças devem querer, afinal nem tudo são flores.

Duda Nascimento 29/04/2020

Amo Thalita
Fiz a leitura para usufruir de algo bem leve e, quem sabe, nostálgico, pois era fã dos livros de Thalita Rebouças na adolescência.
É muito fofinho e é perceptível uma mudança na escrita dessa literatura infantil e os livros infanto-juvenis dela. Vale a pena.

Guacira.GonAalves 03/05/2020

Uma história infantil voltada para um público feminino. Um livro que faz a gente refletir sobre o papel da mulher na sociedade. Será que ser uma princesa da forma que é idealizada nas histórias infantis é uma boa coisa? Leitura gostosa e fluida com desenhos bem feitos.

Caroline 04/05/2020

Gostei
O livro conta a história duma menininha que quer muito saber por que só as princesas "têm tudo" e são felizes para sempre. Com isso, a criança vira uma princesa num passe de mágica (em sonho) e lá descobre como é a vida real de uma princesa real. Achei muito legal, muito interessante a desmistificação do ser princesa ou príncipe que muitas histórias infantis têm. Muito legal!

Nick 06/05/2020

Rápido e bonitinho
É um livro infantil muito rapidinho e gostosinho de ler, boa leitura para crianças pequenas e pra ajudar quando vc não se sente muito "produtiva"

ribeiro.siih 11/05/2020

Queria ser princesa?
Esta é uma daquelas histórias fluídas que são ótimas para prender a atenção das crianças, seja com elas lendo ou ouvindo a história sendo contada. Thalita trás nesse livro uma outra visão de como é ser princesa com seus protocolos.

1 | 2 | 3 | 4