Respira, Inspira e Não Pira

Respira, Inspira e Não Pira Lica Fiori

Resenhas - Respira, Inspira e Não Pira

Garotas de Jales 14/02/2015

Resenha: Respira, Inspira e Não pira
Adoro livros que surpreendem e esse é um deles!

Adquiri o livro pelo conjunto: a capa maravilhosa, o título divertido e a sinopse instigante. Além do conjunto, a principio achei que a obra se tratasse de um chick lit (meu gênero favorito!), mas assim que iniciei a leitura percebi que era um teen lit (literatura para adolescente, ou que fala sobre o universo deles) enfim, embora seja um teen lit, acho que ainda possa ser considerado um chick lit também.

Mesmo que você leitor desconhecesse o termo teen lit não teria como se enganar, a escrita da autora é “perfa”! Sou o tipo de pessoa que respira entre o universo adulto e o adolescente, apesar de eu estar quase completando meus 22 aninhos (ai, como estou ficando velha :'( ), gosto da maneira descontraída de agir de como eles pensam e inclusive tenho alguns colegas na faixa dos 16 aos 19 anos. Apesar de serem apenas alguns anos de diferença, a essência adolescente continua sendo a mesma da minha época de escola, mas a grande mudança estão nas gírias e na cultura consumida, coisa que a história retrata muito bem.

Embora a autora esclareça as gírias, termos, referência a bandas e jogos com frequência, prepare-se para ser bombardeado por termos não utilizado por você (caso você já tenha ultrapassado a versão 1.9 rsrsrs). Achei a história divertidíssima, inclusive acordei hoje as 4:27 da manhã pensando na continuação do livro e não resisti, tive de ligar o tablet e ler até o final.

A essência juvenil da história é a mesma de qualquer história adolescente, nostálgica, mas devo admitir que em alguns trechos imaginar as personagens curtindo bandas como One Direction (coisa que na minha época não tinha, graças a Deus…rsrsr), me fez sentir tão infantil, mas a história em si valeu a pena. É o tipo de história que eu recomendo para os adoradores de chick lit e principalmente se você estiver na faixa do público alvo.

Outra coisa que eu adorei foi a biografia da autora, sério! Quando comprei o e-book achei que Lica Fiori fosse estrangeira!!! Ah, como eu adoro a literatura brasileira, sempre com cartas fortes escondidas embaixo da manga… :3

Sim! Lica Fiori é brasileira, formada em Letras, professora e fez a história inspirada em algumas de suas aluninhas. Tão fofo, tão o máximo! Que invejinha, nunca escreveram uma história sobre mim… Brincadeirinha! Não a parte da história, mas a da inveja…kkkk

A história em si, narra a história de Laryssa, uma garota do oitavo ano (antiga sétima série), que é apaixonada por um colega de classe há três anos, e recentemente havia conseguido manter conversa com o garoto através de um perfil falso no Facebook. Eles marcar um encontro em uma festa temática de uma garota da escola, Laryssa vai de bruxinha como haviam combinado, se encontra com ele e acabam se beijando.

Laryssa descobre que Matheus não havia ido a festa e então surge o mistério: quem ela tinha beijado? Todos estavam fantasiados e a maioria dos garotos, assim como o que ela beijou, estavam de caveira. Poderia ter sido qualquer garoto da escola ou pior ainda, da sua classe! A partir daí inicia uma busca para descobrir quem é o garoto misterioso. Valeria ele mais a pena do que o Matheus? Que tal descobrirmos isso junto com a Lary?

site: https://garotasdejales.wordpress.com/2014/07/21/respira-inspira-nao-pira/

Bruna 17/05/2014

O livro conta o drama existencial de Laryssa, uma adolescente do oitavo ano (antiga 7ª série), que é apaixonada por Matheus há anos, mas de quem não consegue se aproximar, devido à timidez. Então como ela resolve o problema? Simples, ela cria um perfil fake no facebook e inicia uma amizade virtual com ele. Usando esse perfil falso, ela marca um encontro com ele na festa de Halloween de uma amiga da escola, e lá finalmente ela dá seu primeiro beijo, e um rapaz mascarado que ela acreditava ser Matheus! Porém não era!

E assim começa sua divertida saga na busca de quem foi o rapaz que ela beijou, seus sonhos e suspiros por Matheus, e logo outros acontecimentos vão se desenrolando, como a chega de uma nova aluna na escola, que abala o mundinho quase perfeito de Laryssa.

Laryssa é uma personagem divertida e meio louquinha, mas também é mimada e super ciumenta. E essas características rendem cenas divertidas, mas também algumas atitudes pra lá de reprováveis. Ao longo do livro acompanhamos a protagonista cometer algumas burradas e colocar em risco preciosos laços, mas também a vemos amadurecer um pouco, aprender com os próprios erros, e rever suas atitudes.

Envolvendo problemas e questões típicas da idade da protagonista, como paixões escolares, o primeiro beijo, o eterno embate entre adultos e adolescentes, as piadinhas e chacotas dos colegas, o livro realmente prende a atenção.

E não pensem que a história se restringe ao mistério sobre o beijo ou a paixonite de Lari por Matheus. Respira aborda vários temas adolescentes, mas o principal, na minha opinião, foi a questão da amizade, que nessa época da vida é tão importante e essencial, mas também muito frágil. Lica mostra como muitas amizades são abaladas e mesmo acabam por problemas tão simples e bobos.

Esse é um livro sem mocinhos e vilões. São apenas jovens se descobrindo, e descobrindo o mundo. Muitos podem considera os dramas e problemas apresentados bobinhos, mas eu achei super condizentes com a proposta do livro. A autora fez um trabalho excelente, pois realmente senti que estava lendo algo escrito por uma menina de 13/14 anos, e em vários momentos me senti voltando a essa idade, ao ver problemas que eu mesma já enfrentei, ou que vi acontecerem perto de mim.

Li o livro em poucas horas, porque é leve e dinâmico, e como é fininho, a leitura passa sem percebermos. Está muito bem escrito, em primeira pessoa, e com os capítulos iniciando e finalizando em forma de diário, o qual Laryssa apelidou carinhosamente de Frank (abreviatura de Frankenstein, depois do diário ter tido um encontro cara a cara com o cachorro dela). A diagramação está muito bem feita, e todos os capítulos iniciam com um desenho fofo e o 'Querida Frank', parecendo terem sido realmente escritos à mão por uma jovem caprichosa. As páginas tem pequenos desenhos aqui e ali, as letras são grandes e bem espaçadas.

Recomendo muito o livro, em especial para o público jovem. Mas se você é mais velho e resolver ler, tenha em mente que a intenção da autora era atingir esse público jovem, portanto não espere um livro mais adulto ou maduro. Digo isso porque já li outras obras da autora, e percebi que ela consegue moldar a escrita de forma a atingir o público desejado, adotando padrões diferentes de abordagem (embora todos os que li até agora tenham em comum a questão do humor).

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/05/resenha-respira-inspira-e-nao-pira-lica.html