70 historinhas

70 historinhas Carlos Drummond de Andrade




Resenhas - 70 historinhas


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Rogéria Martins 18/06/2023

Maravilhoso
Lançado em 1978, o "70 historinhas" reúne prosas do Drummond que foram publicadas em outros livros do mesmo autor da década de 50 até aproximadamente a década de 70.

O compilado cumpre bem o propósito de uma leitura leve, já que as historinhas não são interligadas. Ótima opção para quem quer revezar com outros livros mais pesados.

Ao final do exemplar encontramos explicações sobre quem eram os personagens das histórias e outras informações interessantes.
Carolina165 18/06/2023minha estante
??????????


Rogéria Martins 18/06/2023minha estante
Obrigada, Carol! ??????


Vanessa.Castilhos 19/06/2023minha estante
?????


Edson 19/06/2023minha estante
?????? fiquei tentado kkk


Rogéria Martins 19/06/2023minha estante
É um ótimo compilado, Edson. Você vai adorar! Kkkk




Jade 20/07/2017

Escrita simples porém encantadora
Para quem nunca leu crônicas de Drummond, é um bom começo. Para quem já leu crônicas deste autor, já está acostumado à sua escrita simples porém encantadora. O livro possui gírias ultrapassadas, mas que não interferem no entendimento geral. Algumas das crônicas eu até já conhecia de 'As Palavras que Ninguém Diz', e todas -ou a maioria, têm um quê de humor. As 'historinhas' se passam (não tenho certeza se todas) no Rio de Janeiro. Das setenta, estas sete são minhas favoritas :
'A cabra e Francisco', 'Dois no Corcovado', 'Caso de Escolha', 'Prazer em Conhecê-lo', 'O Importuno', 'Esparadrapo' e 'Jacaré do Papo Azul'
Milly 26/11/2020minha estante
jacaré do papo azul é massa demais!!




Gláucia 22/02/2011

Crônicas de um poeta.
Lindas histórias do maravilhoso poeta, algumas com cara de "causos", lembranças de sua infância em Itabira, histórias do cotidiano. Rápido de ler e muito agradável. Enfim, outra faceta do poeta.
comentários(0)comente



Mano 18/07/2013

Pra quem gosta de ler
Drummond é pra quem gosta de ler.
É repleto de pequenas estórias que mostram um cotidiano com personagens escrachadas e ao mesmo tempo refletem nossas próprias angústias, anseios e atitudes.
Retrata o ser humano com propriedade, contextualizando regionalmente e temporalmente.
Leitura agradável, principalmente para quem quer passar horas de relaxamento.
comentários(0)comente



Carol 25/10/2014

Algumas pessoas detêm o domínio das letras. Drummond detinha.
comentários(0)comente



Luiz 27/01/2018

Livro muito gostoso de ler. A sensação de sua leitura é como se você estivesse puxado uma cadeira na calçada em alguma cidadezinha do interior pra ouvir os "casos".

comentários(0)comente



Vann.Deodato 02/04/2020

Muitíssimo bom!
?Resenha Rápida?? 70 Historinhas ? Carlos Drummond de Andrade ? Companhia das Letras ? Contos e Prosas
.
Pela primeira vez, li Carlos Drummond de Andrade. Que delícia! Que massa poder ler tanta coisa boa. Nessa quarentena, estou descobrindo que gosto de sair da zona de conforto. E este livro me tirou totalmente dela.
Como o nome já diz, neste livro há 70 histórias, causos, contos muito interessantes. Achei muita graça da maioria.
Não tenho como falar mais, Até pq teria que falar das 79 histórias. Mas só pode dizer 2 coisas: recomendo e quero ler mais de Drummond.
Nota: 5/5
comentários(0)comente



Adriana1090 23/05/2020

A prosa de Drummond é tão boa quanto sua poesia!
Aparentemente, gostarei de tudo que Drummond escreveu.

O que mais me deixou encantada com esta coletânea, é que acontecimentos do cotidiano, simples de certa forma, tomam uma proporção absurda nas mãos do mestre Drummond de Andrade.

A capacidade de emergir, e prender a atenção do leitor, sem dúvida, é um dos pontos que mais me impressionaram neste livro.

Este livro é pra distrair, rir, chorar, pensar... É de uma complexidade, embora simples, que não consigo quantificar.
comentários(0)comente



Milly 26/11/2020

pequenas surpresas da vida cotidiana
Isto não é uma resenha ->

Se eu fosse dá um conselho para alguém diria para intercalar esta leitura com outro livro. Assim o leitor consegue se surpreender hora ou outra com os momentos do dia a dia de diversas pessoas.
comentários(0)comente



rhoudini 04/02/2021

Divertido, ótimo para espairecer
Não tem como não se divertir lendo o Drummond e suas historinhas. Curtas, simples, mas cheias de bom humor e perspicácia. Ótima leitura para relaxar e se divertir.

Umas histórias fazem sentido, outras, nem tanto. Umas histórias são bem improváveis e desafiam a realidade; em outras, é possível sentir-se imerso na narrativa ao nos vermos no lugar dos personagens. Alguns contos são melhores que outros, mas é difícil haver algum ruim.

Muitos conhecem o Carlos Drummond de Andrade poeta, poucos conhecem o contista e cronista. Embora não fosse sua maior preferência, ainda assim há ótimas histórias nesse livro. Particularmente, gosto muito de histórias curtas, contos e crônicas, e esse livro não me desapontou. Recomendo!
comentários(0)comente



Juliana Amaro 14/05/2021

Ótimo livro
São crônicas e contos — ou “cronicontos” — em que a observação caminha junto com a fabulação, o humor roça cotovelos com o lirismo e a crítica aparece arejada pelo deboche.
comentários(0)comente



Wania Cris 13/10/2021

Que saudades que me deu!!
Lançado em 1978, 70 historinhas reúne a prosa já publicada por Drummond em outros livros. (e essa foi a parte mais gostosa da leitura, relembrar crônicas que li no início da minha vida de leitora e perceber que caíram tão bem quanto antes!) São crônicas e contos - ou “cronicontos” - em que a observação caminha junto com a fabulação, o humor roça cotovelos com o lirismo e a crítica aparece arejada pelo deboche. Treze das histórias deste livro têm crianças e adolescentes como personagens, sem que o autor se preste a infantilizá-las, pela paródia da linguagem ou pelo primarismo das ações. Pelo contrário, elas enfrentam, contestam e vencem, muitas vezes, os detentores da autoridade, com a inteligência e a argúcia a que recorrem para desafiar-lhes o poder. Mais um lance de gênio de um dos mais importantes autores brasileiros de todos os tempos.

Conheci Drummond cronista antes do poeta e me apaixonei pela forma dele descrever o mundo ao seu redor, em ver profundidade num acontecimento de segundos, em relatar com tanta graça e maestria um episódio banal. Reencontrar no livro textos que li aos 12 anos de idade e saboreá-los com a mesma satisfação foi um bálsamo.

Algumas crônicas terminam de maneira abrupta, outras são bem efêmeras, mas todas me deixaram um gostinho de que delícia a ponto de me entristecer por ter terminado a leitura.

Drummond sempre maravilhoso pra mim!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



caspaeletrica 27/10/2022

6/10: 70 Croniquinhas, 70 chaticezinhas
Embora não haja nenhum gênero textual que eu detesto mais do que Crônicas, Carlos Drummond de Andrade apresenta algumas histórias ótimas além da expectativa. Mesmo assim, não é uma coletânea forte no geral.

//

CRÔNICAS FAVORITAS: GLÓRIA, O TELHADO, CORAÇÃO SEGUNDO, A DATILÓGRAFA, AMENININHAEOGERENTE, O SEGREDO DO COFRE & O OUTRO EMÍLIO MOURA

PIOR CRÔNICA: A CÁPSULA/VOLUNTÁRIO

6/10
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR