O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos Allan Kardec




Resenhas - O Livro dos Espíritos


262 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ricardo_PA 13/09/2012

Puro besteirol espírita
Vou logo avisando: não sou espírita, sou ateu e cético, li o livro apenas por curiosidade.
Sim, o livro tem alguns ensinamentos morais relevantes, mas nada de outro mundo. A maior parte é só um besteirol açucarado, feito para confortar pessoas desprovidas de senso crítico.
O livro fala constantemente em "ciência", "fatos", "provas".. mas sejamos realistas, a "ciência" contida ali poderia enganar o cidadão médio do século XIX, mas atualmente qualquer aluno de ensino médio sabe que muita coisa ali está simplesmente ERRADA! A descrição dos planetas do sistema solar é simplesmente hilária, fruto de ESPECULAÇÃO HUMANA da época. Naquela época, o autor não certamente não imaginava que em pouco mais de um século os seres humanos teriam telescópios, sondas espaciais e outros instrumentos para saber como REALMENTE são os planetas.
Outro ponto bastante ridículo é o teor racista do livro (novamente, tudo de acordo com a ciência humana da época). Simplesmente se admite que certas raças são mais primitivas que outras, num sentido altamente determinista: elas são espíritos inferiores encarnados!
Em resumo, este Livro dos Espíritos, assim como toda a religião/filosofia espírita não tem qualquer relação com a ciência de verdade. É como qualquer outra religião ou filosofia especulativa, inventa-se fatos e tenta-se pautar a vida por eles. O livro tem tantos absurdos e mentiras descaradas que, das duas uma: ou ele foi "inspirado" por espíritos trolls ou foi simplesmente inventado pelo autor, sabe-se lá com que propósitos (fruto de doença mental, talvez?). Eu prefiro mil vezes a verdade, por mais que determinadas ilusões seja, à primeira vista, mais confortadoras.
Ricardo_PA 13/09/2012minha estante
Interessante notar como a Bíblia é tão frequentemente atacada, inclusive aqui no Skoob (tem uma série de resenhas negativas sobre ela). Em comparação, o Livro dos Espíritos e outras peças da literatura espírita parecem ter um ar mais "respeitável"! No fundo, são todos farinha do mesmo saco, meras obras de ficção.


Bruno Oliveira 15/11/2012minha estante
Mas a parte científica não é tão relevante, principalmente porque ela pode ser revista e não é fundamental para os pressupostos espíritas como reencarnação, a existência de deus e outros.

O que seria mais criticável dentro disso que você levante seria a pretensão dessa religião, com o que tem de metafísico e dogmatíco, em ser científica ou se apoiar na ciência, mesmo que essa ciência possa ser transformável.


Bruno Oliveira 20/11/2012minha estante
Pediram-me para esclarecer minha objeção, então vou dizer o mesmo de antes só que de maneira mais extensa. Meu argumento se apoia em dois pressupostos:

1. O espiritismo tem aspectos dos quais não pode abrir mão, como a necessidade de defender crenças religiosas. Uma pessoa, para ser espírita, necessita ter (certas) crenças religiosas. Ela não pode, por exemplo, deixar de acreditar em deus e ser espírita. Portanto, a crença em deus é um elemento invariável e fundamental dessa doutrina. Não pode existir espiritismo sem isso.

2. A ciência, por sua vez, produz teorias completamente variáveis, ou seja, que se transformam com o tempo. Mesmo o método científico muda bastante de um tempo pro outro. Não há, pois, crenças sagradas para o cientista - tudo pode cair e ser substituído por outras crenças, outras teorias, outras leis.

A partir disso é que formulo o meu argumento, que consiste em duas teses:

1. O espiritismo pode se apropriar de crenças científicas, não há problema algum nisso. Bastará mostrar como a crença em questão se adequa com o que o espírita acredita. Nesse sentido, não vejo problema em Kardec ou qualquer um dizer que a ciência é compatível de algum modo com o espiritismo ou se apropriar de crenças, teorias científicas. Acho isso defensável mesmo que essas crenças científicas sejam substituídas por outras, algo que, em tese, deporia contra o espírita, mostrando que tal religião não se ajusta à ciência. Na verdade, creio que, quando um espírita erra se apropriando da ciência, isso só mostra que o espírita se apropriou mal da crença e não que sua religião é errada e incompatível com o científico. Se bem me lembro, o próprio Kardec dá espaço para que se use a ciência - em sua variabilidade - dentro dessa religião.

2. Até aí, tudo ok. O problema, a meu ver, não é quando o espiritismo se apropria da ciência (muitas religiões o fazem, aliás), mas quando ele a coloca como fundamental para sua existência, isto é, quando afirma que o espiritismo se apoia sobre a ciência e é também, ele próprio, uma ciência. Isso sim eu acho muito questionável.
Pelo que coloquei aqui uma razão já está posta: o espiritismo não pode ser ciência ou se apoiar na ciência (depender dela para existe) porque ele guarda crenças invariáveis - dogmas, como a existência de deus - as quais não são compatíveis com a prática científica, que não conserva crenças dessa natureza.

Seria possível dar outros argumentos, mas estou apenas expondo, para fins de esclarecimento, o que coloquei antes, então paro por aqui.


Arthur.Katrein 06/01/2014minha estante
Ótima resenha.


NatBelus 26/02/2015minha estante
Lendo depois de anos. Então o próprio Espiritismo fala sobre as mudanças da Ciência e que se adapta a elas. o Livro foi escrito no século XIX e foi concluído e publicado antes mesmo da Teoria Evolucionista de Darwin (que chocou o mundo todo), é claro que há coisas defasadas! O Espiritismo tem várias obras complementares psicografadas ao longo dos anos que atualizam e esclarecem determinados pontos a grande maioria vieram pelas mãos de Chico Xavier. Discordo completamente do teor racista. Você leu apenas uma obra que trata de mil assuntos de forma introdutória, é preciso ler e estudar muito mais que essas questões para entender como é a evolução dos Espíritos e do planeta como um todo.


Julião 17/06/2015minha estante
A melhor resenha!




Hayden4 11/01/2023

relendo para entender
O livro responde bastante das perguntas que sempre me foram curiosas, fui criada em terreiro de umbanda e justamente por isso temos que ler um pouco de tudo para agregar na nossa espiritualidade. Apesar de responder bastante perguntas ainda fiquei com outras perambulando pela minha mente e tem algumas coisas que, de certa forma, não concordo apesar de ser bem real para mim. Tem uma leitura um pouco dificultosa, tive que reler a mesma página várias vezes e sempre me rendia várias interpretações. Isso de fato foi bom.
Confesso que por um momento achei que nunca ia concluir essa leitura.
Sperandiocarol 11/01/2023minha estante
É um livro de estudos? o que vc ainda não é capa de compreender, ainda não está pronta para saber?


Hayden4 11/01/2023minha estante
é totalmente normal e saudável você consumir um livro e ainda ter algumas dúvidas, não tomo nada como uma verdade absoluta pois sei como isso é extremamente perigoso. E sim, eu já sabia que é um livro de estudos assim como qualquer outro livro religioso.


Sperandiocarol 13/01/2023minha estante
Ajudem, querida? a intenção não era afirmar nada? era partilha? nada é verdadeiro em definitivo em nossas vidas? porque somos mudança continua? se a minha postagem à desagradou ou causou a vc algum tipo de desconforto, peço desculpas. Fique bem!




Deghety 23/03/2021

O Livro dos Espíritos
O que eu conhecia era sobre Espiritismo era bastante superficial, chegando a ser rude. Essa leitura me fez mudar completamente a visão sobre a religião, doutrina e filosofia do mesmo.
Mesmo para os céticos em relação aos aspectos sobrenaturais, é inegável o quanto a obra é riquíssima em filosofia, conduzindo sempre ao caminho da conduta moral de sentimentos puros e ações benevolentes.
Livro é composto de perguntas e respostas. Respostas estas que fundamentam completamente a religião.
A filosofia espiritualista segue a mesma base da filosofia cristã, sempre visando a evolução como ser, procurando eliminar as vicissitudes da carne e sendo bom e justo com seus semelhantes.
Eu fiquei muito impressionado com a leitura e envergonhado por ter sido ignorantemente preconceituoso.
É uma leitura enriquecedora para crédulos e incrédulos.
Vale muito a pena.
Rafael.Assumpcao 23/03/2021minha estante
Que bom ver mais uma pessoa abrindo a mente para o conhecimento espírita.
Normalmente, o próximo passo seria ler "O Evangelho segundo o Espiritismo", ou "O livro dos médiuns", mas eu te recomendaria ler "A Gênese". Eu mesmo estou relendo agora depois de muitos anos, e é um texto fascinante, que mostra que em nada o Espiritismo se afasta da ciência, como ocorre com muitas religiões baseadas em dogmas sobrenaturais.
Ao contrário, quanto mais a ciência avança, mais se confirmam as comunicações espíritas.


Deghety 24/03/2021minha estante
Sim. O evangelho já está nos planos. Os outros ainda vou levar um tempo a mais


Rafael.Assumpcao 24/03/2021minha estante
Siga sem pressa. O importante é avançar sempre. ???




Pris.rocha 07/10/2009

Aqui se encontra a grande diferença entre a doutrina católica e a doutrina espírita. Apesar de próximas na essência, existem diferenças quanto a aplicação prática que distanciam as duas religiões. Neste livro a doutrina espírita é colocada de uma forma crua e direta, sem qualquer aforismo; podendo assustar quem não é iniciado na doutrina espírita. A existência de vários mundos, de espíritos que se "acotovelam" em nós e a degeneração deste nossos mundo, em que a felicidade verdadeira nunca poderá ser alcançada é um dos temas polêmicos.
Camila 21/04/2011minha estante
discordo de vc. O livro me fez ver como o espiritismo e o cristianismo sao mais parecidos do que se imagina. Eles falam a mesma coisa com palavras diferentes, e nem sabem disso.


Bruno Oliveira 15/11/2012minha estante
Segundo a visão espírita sim. Na visão católica há uma diferença bem grande.


Bruno Oliveira 09/12/2012minha estante
Esclarecendo: a visão da Camila - de que há conformidade entre catolicismo - só se sustenta se olharmos o catolicismo a partir do espiritismo, ou seja, se adotarmos a visão espírita; até porque o espiritismo pretende abarcar o catolicismo e, se ele é verdadeiro, podemos explicar os católicos pela codificação.

Porém, se adotarmos a visão católica, se supormos que é o catolicismo quem tem razão, o espiritismo é bem diferente do catolicismo, não sendo facilmente conciliáveis com ele.




luizrantunes 14/05/2024

Um excelente guia para a vida
Recomendo a leitura através do sumário, pois, em diversos momentos a leitura se torna maçante por conta de tópicos semelhantes.

Sem dúvidas é um guia de como devemos agir perante diversas situações em nossas vidas e com explicações que nos confortam.

Por fim, não leria novamente, mas com certeza consultaria alguns tópicos.
K. M. 14/05/2024minha estante
Li a primeira vez quando criança e cada vez que leio novamente aprendo mais.


luizrantunes 14/05/2024minha estante
Que legal, Karla! Penso que a cada leitura que fazemos do mesmo livro em diferentes épocas de nossas vidas nos trazem experiências diferentes.




viihast 29/08/2023

"Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem."
Livro mais do que essencial para quem quer entender e se aprofundar nessa doutrina maravilhosa. Não vou me esticar nessa resenha igual normalmente faço, vou fazer diferente e deixar aqui minhas perguntas favoritas ou aquelas que mais me chamaram minha atenção.

? 1. Que é Deus?
"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas

? 38. Como Deus criou o universo?
?Para me servir de uma expressão comum: por sua Vontade. Nada representa melhor essa vontade todo-poderosa do que estas belas palavras em Gênesis (1:3): Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita.?

? 23. Que é o espírito?
?O princípio inteligente do Universo.?

? 625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
"Jesus."

? 85. Qual dos dois, o mundo espiritual 23 ou o mundo corpóreo, é o principal na ordem das coisas?
?O mundo espiritual, que preexiste e sobrevive a tudo.?

? 118. Os Espíritos podem degenerar?
"Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Quando o Espírito termina uma prova, fica com o conhecimento que adquiriu e não o esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda."

? 119. Deus não poderia isentar os Espíritos das provas que devem sofrer para chegarem à primeira ordem?
"Se eles tivessem sido criados perfeitos, não teriam mérito para desfrutar das benesses dessa perfeição. Onde estaria o mérito sem a luta? Ademais, a desigualdade que existe entre eles é necessária às suas personalidades; e, depois, as missões que eles cumprem nos diferentes graus da escala estão nos desígnios da Providência, para a harmonia do Universo."

? 132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
?Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea: nisto é que consiste a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade: a de pôr o Espírito em condições de cumprir sua parte na obra da Criação. Para executá-la é que, em cada mundo, ele toma um instrumento em harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É dessa forma que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.?

? 167. Qual a finalidade da reencarnação?
?Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade.

? 168. O número das existências corpóreas é limitado ou o Espírito reencarna perpetuamente?
?A cada nova existência o Espírito dá um passo adiante na estrada do progresso. Quando se despojar de todas as impurezas, não mais necessitará das provas da vida corpórea.?

? 169. O número de encarnações é o mesmo para todos os Espíritos?
?Não; aquele que caminha depressa se poupa a muitas provas. Todavia, essas encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porque o progresso é quase infinito.?

? 170. Em que se transforma o Espírito depois da sua última encarnação?
?Em Espírito bem-aventurado; em Espírito puro.?

? 196-a. É o corpo que influi sobre o Espírito para que este se melhore ou é o Espírito que influi sobre o corpo?
?Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma veste que apodrece: eis tudo.?

? 258. No estado errante, e antes de começar nova existência corpórea, o Espírito tem consciência e previsão das coisas que lhe vão acontecer durante a vida?
"Ele próprio escolhe o gênero de provas que deseja sofrer e nisso consiste o seu livre-arbítrio."

? 260. Como pode o Espírito querer nascer entre gente de má vida?
"É necessário que seja posto num meio em que possa sofrer a prova que pediu. Pois bem! É preciso que haja analogia. Para lutar contra o instinto do roubo, é indispensável que se ache em contato com gente dessa espécie."

? 383. Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pelo estado de infância?
"Encarnando com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo."

? 513. Os Espíritos que nos são simpáticos atuam em virtude de uma missão?
?Algumas vezes podem ter uma missão temporária, mas quase sempre se trata apenas de atração pela similitude de pensamentos e sentimentos, tanto para o bem quanto para o mal.?

? 615. A Lei de Deus é eterna?
"É eterna e imutável como o próprio Deus."

? 625. Qual o tipo mais perfeito que Deus já ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?
?Jesus.?

? 649. Em que consiste a adoração?
"Na elevação do pensamento a Deus. Pela adoração, o homem aproxima sua alma de Deus."

? 658. A prece é agradável a Deus?
"A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração, pois, para Ele, a intenção é tudo, e a prece do coração é preferível àquela que podes ler, por mais bela que seja, se for lida mais com os lábios do que com o pensamento. A prece é agradável a Deus quando dita com fé, com fervor e sinceridade. Mas não creiais que o sensibilize a prece do homem vão, orgulhoso e egoísta, a menos que signifique, de sua parte, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade."

? 659. Qual o caráter geral da prece?
?A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é pôr-se em comunicação com Ele. Pela prece podemos fazer três coisas: louvar, pedir, agradecer.?

? 660. A prece torna melhor o homem? ?Sim, pois aquele que ora com fervor e confiança se torna mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia Espíritos bons para o assistir. É um socorro que jamais lhe é recusado, quando pedido com sinceridade.?

? 661. Poderemos útilmente pedir a Deus que perdoe as nossas faltas?
?Deus sabe discernir o bem do mal; a prece não esconde as faltas. Aquele que pede a Deus o perdão de suas faltas só o obtém se mudar de conduta. As boas ações são a melhor prece, porque os atos valem mais do que as palavras.?

? 662. É possível orar útilmente pelos outros?
?O Espírito de quem ora atua pela vontade de fazer o bem. Pela prece, ele atrai para si os Espíritos bons e estes se associam ao bem que deseje fazer.?

? 666. Pode-se orar aos Espíritos?
"Pode-se orar aos Espíritos bons como os mensageiros de Deus e os executores de suas vontades. Mas o poder deles é proporcional à superioridade que hajam alcançado e depende sempre do Senhor de todas as coisas, sem cuja permissão nada se faz. É por isso que as preces que lhes dirigimos só são eficazes se forem aceitas por Deus."

? 743. A guerra desaparecerá um dia da face da Terra?
?Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a Lei de Deus. Nessa época, todos os povos serão irmãos.?

? 746. O assassínio é um crime aos olhos de Deus?
?Sim, um grande crime, pois aquele que tira a vida ao seu semelhante corta uma existência de expiação ou de missão. Aí é que está o mal.?

? 785. Qual o maior obstáculo ao progresso?
"O orgulho e o egoísmo."

? 787- b. Assim, os homens mais civilizados podem ter sido selvagens e antropófagos?
"Tu mesmo o foste mais de uma vez, antes de seres o que és."

? 792. Por que a civilização não realiza imediatamente todo o bem que poderia produzir?
"Porque os homens ainda não estão prontos nem dispostos a alcançar esse bem."

? 799. De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?
"Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, o Espiritismo pode fazer com que os homens compreendam onde estão seus verdadeiros interesses. Como a vida futura não mais estará velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que pode garantir seu futuro por meio do presente. Destruindo os preconceitos de seitas, castas e cores, o Espiritismo ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos."

? 801. Por que os Espíritos não ensinaram, em todos os tempos, o que ensinam hoje?
"Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não dais ao recém-nascido um alimento que ele não possa digerir. Cada coisa tem o seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou desfiguraram, mas que podem compreender agora. Por meio de seus ensinos, mesmo incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que agora começa a frutificar."

? 802. Visto que o Espiritismo deve marcar um progresso na Humanidade, por que os Espíritos não apressam esse progresso, por meio de manifestações tão generalizadas e evidentes que pudessem convencer até os mais incrédulos?
"Desejaríeis milagres, mas Deus os semeia em abundância diante dos vossos passos, embora ainda haja homens que o reneguem. Conseguiu, porventura, o próprio Cristo convencer os seus contemporâneos com os prodígios que realizou? Não vedes hoje alguns homens que negam os fatos mais evidentes que se passam sob os seus olhos? Não há os que dizem que não acreditariam mesmo que vissem? Não; não é por meio de prodígios que Deus quer conduzir os homens. Em sua bondade, Ele lhes quer deixar o mérito de se convencerem pela razão."

? 803. Todos os homens são iguais perante Deus?
"Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas leis para todos. Frequentemente dizeis: O Sol brilha para todos, e com isso enunciais uma verdade maior e mais geral do que pensais."

? 814. Por que Deus concedeu a uns a riqueza e o poder, e a outros a miséria?
"Para experimentá-los de modos diferentes. Além disso, como sabeis, essas provas foram escolhidas pelos próprios Espíritos que, no entanto, nelas sucumbem frequentemente."

? 815. Qual das duas provas é mais perigosa para o homem, a da miséria ou a da riqueza?
"Ambas o são igualmente. A miséria provoca as queixas contra a Providência; a riqueza leva a todos os excessos."

? 817. O homem e a mulher são iguais perante Deus e têm os mesmos direitos?
"Deus não deu a ambos o conhecimento do bem e do mal e a faculdade de progredir?"

? 818. De onde procede a inferioridade moral da mulher em certos países?
"Do domínio injusto e cruel que o homem assumiu sobre ela. É resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fraqueza. Entre homens moralmente pouco adiantados, a força faz o direito."

? 820. A fraqueza física da mulher não a coloca naturalmente sob a dependência do homem?
"Deus deu a uns a força para protegerem o fraco e não para o escravizarem."

? 821. As funções a que a mulher é destinada pela Natureza terão importância tão grande quanto as conferidas ao homem?
"Sim, e até maiores. É ela quem lhe dá as primeiras noções da vida."

? 822. Sendo os homens iguais perante a Lei de Deus, devem sê-lo igualmente perante as leis humanas?
"O primeiro princípio de justiça é este: Não façais aos outros o que não gostaríeis que vos fizessem."

? 838. Toda crença é respeitável, mesmo quando notoriamente falsa?
?Toda crença é respeitável, desde que sincera e quando conduz à prática do bem. Condenáveis são as crenças que conduzem ao mal.?

? 834. O homem é responsável pelo seu pensamento?
?É responsável perante Deus. Como, porém, somente Deus é capaz de conhecê-lo, Ele o condena ou absolve, segundo a sua justiça.?

? 842. Considerando-se que todas as doutrinas têm a pretensão de ser a única expressão da verdade, por que sinais podemos reconhecer a que tem o direito de se apresentar como tal?
"Será aquela que fizer mais homens de bem e menos hipócritas, isto é, homens que pratiquem a lei de amor e de caridade na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Por esse sinal reconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer linha de separação entre os filhos de Deus só pode ser falsa e perniciosa."

? 843. O homem tem o livre-arbítrio de seus atos?
"Já que tem a liberdade de pensar, tem também a de agir. Sem o livre-arbítrio, o homem seria uma máquina."

? 853- a. Assim, qualquer que seja o perigo que nos ameace, não morreremos se a hora da morte ainda não chegou?
"Não; não perecerás e tens disso milhares de exemplos. Quando, porém, chegar a hora da tua partida, nada poderá impedir que partas. Deus sabe com antecedência qual o gênero de morte que te levará da Terra e muitas vezes teu Espírito também o sabe, já que isso lhe foi revelado ao fazer a escolha desta ou daquela existência."

? 868. Pode o futuro ser revelado ao homem?
"Em princípio, o futuro lhe é oculto e somente em casos raros e excepcionais Deus permite que seja revelado."

? 869. Com que objetivo o futuro é oculto ao homem?
"Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria o presente e não agiria com a mesma liberdade, porque seria dominado pela ideia de que, se uma coisa tem que acontecer, não adianta ocupar- se com ela, ou então tentaria impedir que acontecesse. Deus não quis que assim fosse, a fim de que cada um concorra para a realização das coisas, até daquelas a que desejaria opor-se. Assim é que, muitas vezes e sem desconfiares, tu mesmo preparas os acontecimentos que sobrevirão no curso da tua vida."

? 870. Se convém que o futuro permaneça oculto, por que Deus permite que ele seja revelado algumas vezes?
"Ele o permite quando esse conhecimento prévio deve facilitar a execução de alguma coisa, ao invés de dificultá-la, induzindo o homem a agir de modo diverso do que faria, caso não tivesse esse conhecimento. Além disso, muitas vezes também é uma prova. A perspectiva de um acontecimento pode despertar pensamentos mais ou menos bons."

? 875. Como se pode definir a justiça?
"A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um."

? 879. Qual seria o caráter do homem que praticasse a justiça em toda a sua pureza?
"O do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus, porque praticaria também o amor ao próximo e a caridade, sem os quais não há verdadeira justiça."

? 880. Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?
"O de viver. Por isso ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer a sua existência corpórea."

? 886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, tal como Jesus a entendia?
"Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas."

? 912. Qual o meio mais eficaz de combater-se o predomínio da natureza corpórea?
"Praticar a abnegação."

? 919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
"Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo."

? 967. Em que consiste a felicidade dos Espíritos bons?
"Em conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que causam a desgraça dos homens. Para eles, o amor que os une é fonte de suprema felicidade. Não experimentam as necessidades, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. São felizes pelo bem que fazem. Ademais, a felicidade dos Espíritos é diretamente proporcional à elevação de cada um. Na verdade, somente os Espíritos puros gozam da felicidade suprema, mas nem todos os outros são infelizes. Entre os maus e os perfeitos há uma infinidade de graus em que os gozos são relativos ao estado moral. Os que já estão bastante adiantados compreendem a felicidade dos que chegaram primeiro e aspiram a alcançá-la, constituindo-lhes essa aspiração uma causa de emulação, e não de ciúme. Sabem que depende deles consegui-la e trabalham com esse objetivo, porém com a calma da consciência tranquila; consideram-se felizes por não terem que sofrer o que sofrem os maus."

? 990. O arrependimento se dá no estado corpóreo ou no estado espiritual?
"No estado espiritual, mas também pode ocorrer no estado corpóreo, quando bem compreendeis a diferença entre o bem e o mal."

? 998. A expiação se realiza no estado corpóreo ou no estado espiritual?
"A expiação se cumpre durante a existência corpórea, por meio de provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais inerentes ao estado de inferioridade do Espírito."

? 1002. Que deve fazer aquele que, chegando a hora da morte, reconhece suas faltas, mas já não tem tempo de repará-las? Basta-lhe arrepender-se nesse caso?
"O arrependimento apressa a sua reabilitação, mas não o absolve. Não tem ele o futuro pela frente, que jamais lhe é fechado?"

? 1015. Que se deve entender por alma penada?
"Uma alma errante e sofredora, incerta de seu futuro e à qual podeis proporcionar o alívio que ela muitas vezes solicita, quando vem comunicar-se convosco."

? 1018. Em que sentido se devem entender estas palavras do Cristo: Meu reino não é deste mundo?
"Respondendo assim, o Cristo falava em sentido figurado. Queria dizer que só reina sobre corações puros e desinteressados. Ele está onde quer que domine o amor do bem, mas os homens, ávidos das coisas deste mundo e apegados aos bens da Terra, não estão com Ele."

? 1019. O reinado do bem poderá implantar-se algum dia na Terra?
"O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem, porque, então, farão que aí reinem o amor e a justiça, fonte do bem e da felicidade. É pelo progresso moral e pela prática das Leis de Deus que o homem atrairá para a Terra os Espíritos bons e dela afastará os maus. Estes, porém, só a deixarão quando o homem tiver banido daí o orgulho e o egoísmo."
babyjuli444 29/08/2023minha estante
o melhor livro do mundo


viihast 30/08/2023minha estante
disse tudo




Leonardo88 01/05/2020

ESCLARECEDOR
ESQUEÇA TUDO O QUE DOGMAS E CRENÇAS LHE ENSINARAM E ESTUDE COM A RAZÃO E VERÁ QUE NADA VAI TE DAR MAIS RESPOSTAS ATRAVÉS DA RAZÃO DO QUE A DOUTRINA ESPIRITA!!!NÃO VEIO CONTESTAR NENHUMA RELIGIÃO, MAS SIM TRADUZIR E SIMPLIFICAR OS ENSINAMENTOS DE DEUS , PRINCIPALMENTE REAFIRMAR ATRAVÉS DO ESCLARECIMENTO E SEM ALEGORIAS, DE FORMA DIRETA OS ENSINAMENTOS DO CRISTO- AMOR FRATERNIDADE- CARIDADE E A VERDADEIRA JUSTIÇA , AFIM DE ALCANÇARMOS A ELEVAÇÃO MORAL QUE TANTO NOS FALTA!!!
Claudinha 01/05/2020minha estante
Muito bom msm ?


Leonardo88 01/05/2020minha estante
É sim ! Muito boa sua estante de livros! Muitos livros bons! Parabéns




Valério 28/08/2014

Fundamentos de doutrina
A doutrina Espírita, antes mesmo de considerações acerca da veracidade de suas crenças, prega lições que, independente de orientação religiosa, todos deveríamos seguir.
Traz como fundamento a principal lição do Cristianismo e se diz a continuidade do trabalho iniciado por Cristo.
Através do Livro dos Espíritos, muitos podem saciar sua curiosidade sobre os mais diversos temas que envolvam o espiritismo, como reencarnação, missão na Terra, evolução dos espíritos, como se dá a ligação do espírito ao corpo, etc.
Para conhecer o espiritismo, é obra essencial, apesar de já estar um pouco datado, quando aborda questões físicas, científicas e de tecnologia (exemplo: Cita a força do vapor que move máquinas quando quer explicar que de elementos simples surgem grandes forças. Pois este raciocínio seria ainda mais evidente referindo-se à energia atômica, só para citar um exemplo)
Porém, se seu objetivo é aprofundar-se nas lições do espiritismo, prefira "O evangelho segundo o Espiritismo".
Gostei do livro, mas, como dito, ele mais explica a doutrina. As lições estão mais fortemente presentes no "Evangelho Segundo o Espiritismo".
De qualquer forma, vejo o espiritismo como uma doutrina que transforma sem fanatismos. Ensina sem dogmas. Vale a pena conhecer, entender e seguir seus preceitos morais, mesmo que não se acredite no espiritismo.
NatBelus 26/02/2015minha estante
O ideal é a leitura completa das 5 obras do pentateuco Espírita. O Livro dos Espíritos é uma grande introdução. Para aqueles que buscam se aprofundar nas questões morais e comportamentais e lições de vida é recomendado o Evangelho. Para aqueles que tem curiosidade científica e gostam de estudar os fenômenos recomenda-se o livro dos médiuns e Gênese, para misturar os dois, depoimentos de espíritos desencarnados que trazem as lições e suas experiências, além de casos, pra quem tem curiosidade de ver o "outro lado" ou as consequencias desde recomenda-se o Céu e Inferno. Enfim, o ideal é se estudar todos e se aprofundar mais naquilo que lhe cativa mais.




Rafa 15/07/2020

Leitura esclarecedora!
Kardec nos leva com tranquilidade através de perguntas e respostas a conhecer e aprofundar no estudo das mensagens transmitidas pelos espíritos. Super recomendo a leitura!!!
Drizzle 11/08/2020minha estante
Nossa! Faz muitos anos que li esse livro, em tempos que não existia internet, senhor .... Acho que envelheci um bocado ...




Dg 29/03/2020

Perigoso
Mau livro e conteúdo perigoso para a alma de quem realmente procura a salvação. Queime-o.
Clara2065 31/03/2020minha estante
Intolerância religiosa é crime previsto em lei.




Caroline.Wanderley 11/03/2016

Terminou de ler?
Leia outra vez
e mais outra
e outra
....
a cada leitura um aprendizado novo.
Livro base.
Gatita 12/05/2016minha estante
É bem isso mesmo =D




Aurora 06/05/2020

Auto conhecimento
O livro pode até atrair incialmente a atenção de quem busca se achar em uma religião ou simplesmente por vaidade teológica, mas acaba por superando as expectativas de quem além de fé, queira encontrar razão. A interação entre religião, filosofia e ciência que esse traz, é capaz de nos fazer mergulhar dentro de nós mesmos, nos confrontando com o que realmente somos através da ideia racional da fé. A visão de um novo mundo nos é aberta de maneira extraordinária.
É um livro que com certeza irei reler muitas vezes.
Bárbara Paradiso 22/05/2020minha estante
Concordo! É um livro que levo comigo como filosofia de vida e exercício de auto conhecimento, bem como as outras obras de Allan Kardec. ??




Douglas 19/08/2013

O Livro dos Espíritos
Sempre quando falamos em religião, estamos falando em teorias.
Afinal de contas, religião é algo que não pode ser comprovado cientificamente.
Você escolhe sua religião de acordo com seus gostos pessoais, suas crenças, seus valores. Você é absolutamente livre para não acreditar e absolutamente livre para não ser incomodado por ter essas crenças. Isso é lei. Impede que o Brasil desande em um conflito por onde as pessoas pratiquem crimes baseados em intolerância religiosa. Isso claro, na teoria.

Bom, eu sempre fui um cara que gostei de ouvir o que religiões diferentes tinham a dizer. Sempre ouvi teorias das mais diversas, das religiões mais diversas. Afinal, no mundo existem milhares de religiões diferentes e cada um é livre para seguir a que mais se enquadre nos seus padrões de vida.

Das muitas teorias, ou se preferir, doutrinas, que eu ouvi, a que mais me agradou foi a doutrina espírita. Pelo menos foi a que mais se enquadrou dentro do meu estilo de vida.
Conheci essa religião através deste livro. Gostei muito das ideias, dos princípios, das teorias que o livro coloca.
Embora eu seja batizado e crismado em Igreja Católica, eu sinceramente gosto mais da doutrina espírita, graças a esse livro de Allan Kardec.

Se você vai gostar ou não do livro, isso é uma escolha pessoal sua. Dependendo do que você acredite, ou não acredite, enfim, eu não vou entrar na questão religiosa do livro.
Particularmente, eu gostei bastante dele. Me fez ter uma visão mais ampla da vida. Uma bela leitura, que eu já li mais de uma vez e com certeza, vou ler novamente algum dia.

Caso você não gostou do livro, tudo bem, você é livre para isso. O importante é que você seja feliz, independente de qual é a sua crença.

Um abraço e meu respeito a todos.
Hugo.Sismil 31/12/2015minha estante
Não se é porque me identifico com sua historia hehe mas foi uma bela resenha !





Morango 02/06/2009

Elevando-se
Mais que um livro de perguntas e respostas...um verdadeiro ensinamento para aqueles que querem elevar o espírito e aprender assim que a matéria é êfemera.
Uma boa pedida para aqueles que querem entender a razão e o significado das coisas ao seu redor.
>Cegos aqueles que enxergam com os olhos
Marcia 16/12/2020minha estante
Não importa a religião que se professe ou se não seguimos nenhuma. O livro explica racional e objetivamente as questões da vida.




Willian 07/05/2013

O Livro dos Espíritos
Tenho esse livro como sendo pra consulta, não acho que ler ele todo de uma vez ajude muito, pois em determinados momentos pode nos confundir.. Quando fico em dúvida sobre determinados temas, recorro ao livro dos espíritos pra me ajudar a "clarear" minhas ideias e sempre dá certo..
Nanda 30/08/2013minha estante
Concordo. Por isso que em minha resenha citei que este livro é muito complexo. Eu o li de uma vez, acho que foi o 3º livro espírita que li, fiquei muito confusa em muitas partes e com muitas questões.
Enfim, conseguindo entender cada mensagem deve ser uma ótima fonte de conhecimento espiritual.




262 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |