Vozes da Origem

Vozes da Origem Betty Mindlin

Resenhas - vozes da origem

Vitória Gomes 30/06/2021

Outras vozes sobre origens outras
Os mitos, de modo geral podem ser entendidos como uma narrativa que apresenta a origem de um povo, da humanidade, objeto, plantas ou animais. Nós como pessoas colonizadas e que recebemos durante toda vida ensinamentos do modo de vida ocidental, acabamos por só conhecer o mito cristão de origem de tudo, ignorando uma diversidade de outras explicações do mundo a partir da percepção de outros povos.

Vozes da Origem, traz narrativas do povo Suruí Paiter de Rondônia, e está dividido em três partes: 1. narrativas tradicionais, 2. Histórias de Heróis e 3. Narração de pajés.

Não é um livro fácil de ler pra quem está desacostumado ao estilo de histórias que vem da oralidade bem como da cosmopercepção indígena, mas aí mesmo reside o encantamento de se permitir esse tipo de leitura, que não somente fornece acesso à um registro que por séculos e séculos esteve restrito aquele povo, como também mostra a diversidade cultural dos povos que desde sempre habitaram e habitam o Brasil.