Nada Dramática

Nada Dramática Dayse Dantas

Resenhas - Nada Dramática

Giovana | Blog Dei um Jeito 02/11/2022

Perfeito nas pirações que ocorrem com a pressão do último ano do ensino médio
Em boa parte da história eu gostava do jeito da narrativa, mas tinha horas que me batia uma canseira a narração focada na Camilla, pois exala muito a energia de personagem que não sabe a existência de pontos finais e vai soltando os monólogos que iam chegavando em assuntos absurdos (que era quando as coisas ficavam boas & doidas), portanto quando tinha transcrições de e-mails e posts dela no blog era um baita refresco.

Boa parte da trama do livro se passava em uma escola particular de Goiás e é um baita choque comparado ao ensino médio que tive em escola estadual, pois as exigências nas costas dos alunos nesse livro é absurda, eles começam o dia estudando e caem no sono descobrindo o x das equações, existe atividades na escola até no dia de domingo! E olha que está longe de ser pura licença criativa, pois no final a autora diz que o livro foi inspirado nas vivências dela!

Para mim o auge foi as pirações que o povo inventava entre uma aula e outra, pois é uma verdade universalmente conhecida que a turma vai inventar umas artes no ensino médio em meio a tantas pressões do futuro.

Resenha completa: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/10/livros-nada-dramatica-dayse-dantas.html

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/10/livros-nada-dramatica-dayse-dantas.html
Noxious.Storm 02/11/2022minha estante
Ameii

Nat 16/10/2022

Eu gostei desse livro. Como foi difícil encontrar um livro para esse tema, mas compensou porque a leitura foi divertida. Eu não sei se escola de rico e escola de pobre é igual em todo lugar do Brasil, mas já sabia que os estudos em Goiânia são bem puxados. A surpresa no livro ficou a cargo do blog e da identidade secreta da Camilla. O bom de tudo é que a autora cumpre o que promete com a premissa do livro: ela não inventa grandes mistérios nem cria plot twist, o que deixa a leitura bem leve, e acabou me lembrando dos meus tempos de ensino médio. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/08/nada-dramatica-dayse-dantas-dll-2022.html?m=1

laran.juh 15/05/2022

Haja paciência
Protagonista chata e rabugenta no qual eu tenho uma relação de amor e ódio. Mas as ideias e aleatoriedades dela são incríveis.
O livro todo é tudo uma enrolação e um bando de adolescente ricos mimados querendo se sentir rebeldes.
No começo do livro tudo parecia tão incrível e com um ótimo potencial e tal mas não alcançou as minhas expectativas.
Mas achei uma ótima ideia terem colocado "As Aventuras da Agente C" pelos capítulos, bem criativo e interessante, por isso dei essa nota.

Maria.Clara 15/04/2022

ai gente
uma vez eu vi uma menina lendo esse livro na escola e vi que era emprestado na biblioteca, pensei "hum, que livro interessante, vou pegar pra ler qualquer dia." Daí eu esqueci disso, peguei o livro emprestado e só lembrei quando já estava lendo. Enfim.
Gente, que livro maravilhoso.
Ela narra de uma forma extraordinariamente leve e engraçada a vida de uma menina no terceiro ano do ensino médio (eu) que não tem nada de legal acontecendo na vida dela (eu também), lotada de aulas e conteúdos para vestibular (eu, surpreendentemente) e nem histórico amoroso (igual vc. brincadeira. igual eu, de novo).
O livro não é misterioso e não tem um plot twist então o ler é uma delicinha.
Os pensamentos da Camila, ou melhor da Dayse, são hilários e incrivelmente aleatórios. Eu amei demais. É isso.

Sky 02/03/2022

É bom...(alerta de resenha grande)
Começo a resenha já adiantando que esse não se tornou um favorito,mas não é ruim,os personagens não são muito marcantes e eu esperava que tivesse um pouco mais de desenvolvimento no lado familiar, não vou dizer emocional pois sei que a Camila não tem a personalidade muito ligada com "ser sensível" ou coisa do tipo.Posso dizer que é como se eu tivesse lido uma história comum,mas como citado anteriormente isso não é ruim, é bom que as vezes vem até uma sensação de se identificar com a situação.As histórias da agente C são bem legais,um livro só dela seria interessante(quero).Pra finalizar,um detalhe,é que eu não consegui ter uma imagem da aparência da Camila,no fim acabei inventando uma,mas baseado no livro não tive.É um livro levinho,começa meio chato e devagar,mas depois vai pegando um ritmo bom,ótimo pra quem quer algo mais casual.

Maria 22/04/2021

Achei bobo
Sim ,esse é aquele tipo de livro que você continua a leitura ,apenas por terminar.

Nada nesse livro me deixou interessada ,sinceramente, os personagens não são bem construídos, e em muitos momentos me encontrei perdida na narrativa pela forma como as coisas se desenrrolavam sem muita explicação.

A personagem principal é chata, não rolou nenhum tipo de identificação com ela ou com qualquer personagem. Definitivamente, um livro, onde os problemas são ridículos e fúteis, e rola um drama gigantesco por isso .

Camil4 Roch4 08/08/2020

Esse foi o primeiro livro que eu li e me fez apaixonar pela leitura. Depois que eu li esse livro, nunca mais parei de ler.

Camil4 Roch4 08/08/2020

Maria 09/07/2020

Uma adolescente que não tinha drama em sua vida
Camila sempre adorava ver dramas dos outros,até que ela começou a vivenciar seus próprios dramas!Problemas em casa,na escola,e percebe que está gostando de alguém!Um site que tem histórias de uma espiã,as provas estão chegando,e ela precisa decidir o que ela quer da vida!Se aqueles amigos dela e seu amor irão continuar juntos!

O livro é diferente,a as teorias de Camila fizeram sentidos a mim.. o livro é bom mesmo,mas não é aquelas coisas!Este livro tem sua própria essência!

mouemily 20/08/2017

QUE LIVRO MARAVILHOSO!!!!!!!!!

Eu não consigo lembrar agora de algum outro livro que eu tenha lido que fale tão lindamente sobre esse período de TREVAS que é o terceiro ano do ensino médio aqui no Brasil. Eu também estudei em uma escola particular nesse período (apesar de não ser de alunos ricos pq né a realidade bate na porta as vezes e também pq eu não era tão A LOUCA DOS ESTUDOS como esse povo de Goiânia aparentemente é - gente POR FAVOR NÃO SE DESESPEREM ASSIM QUE EU FICO PREOCUPADA) e lembro bem dos estresses e angústias da época. Inclusive estava com um pouco de medo de ficar tensa lendo sobre isso novamente. MAS qual foi a minha surpresa ao me deparar com a narrativa em primeira pessoa da Camilla e ME APAIXONAR PERDIDAMENTE????

Camilla é uma narradora incrível, engraçada, com seus dramas e MELHORES AMIGAS MARAVILHOSAS (AAAAAAAAAAA EU NUNCA VOU SUPERAR A QUANTIDADE DE MINAS SENDO AMIGAS UMA DAS OUTRAS NESSE LIVROOOOOOO tanto da Camilla com as amigas dela quanto da Fran e da Vanessa, duas minas mais velhas em quem a Camilla se espelhava, QUE ERAM TOPS DEMAIS - só o tratamento da Bárbara, a namorada do Thiago amigo da Camilla, que eu achei que ficou um pouco a desejar pq foi muito "ESSA MINA É LOCAAAA"). Mesmo em momentos estressantes ela conseguia expor seus sentimentos de uma forma incrível, contando não só seus rolos mas também o das amigas e vivendo um romance FOFURINHA DEMAIS AAAAAAAA.

É legal também que a Dayse Dantas conseguiu falar de vários cenários em uma sala de terceiro ano de ensino médio, desde os casais que formam e ficam naquele nervoso do que vai acontecer depois dessa fase até as amizades que se fortalecem e as que se afastam - e ir além disso também, com a Fran, que largou o curso de Direito e não sabia bem o que fazer da vida, o pai comunista da Camilla (e o casamento dele com a mãe dela, que lembrou bastante o dos meus próprios pais apesar deles não serem comunistas risos) e com o Lenine e a Bruna, o irmão mais velho e a cunhada da Camilla, que tinham um relacionamento meio complicado. Tudo isso de forma muito natural, sem fugir da história central do livro. E O QUE FALAR DAS HISTÓRIAS DA AGENTE C NO MEIO DA HISTÓRIA? Amei ver esse amor da Camilla, que é escrever, de forma tão concreta e presente e impactada pelo o que ela mesmo 'tava passando.

Enfim, como dá pra ver, eu amei demais da conta esse livro e ele foi muito além do que eu estava esperando (como eu já disse, 'tava com um leve medinho de ler sobre esses meses finais de terceiro ano e passar nervoso tudo de novo rs). A Dayse consegue criar uma história leve e deliciosa ao mesmo tempo em que fala sobre assuntos importantíssimos e isso é muito, muito legal de ler. Uma das coisas que eu mais gosto de ler literatura contemporânea jovem brasileira é justamente isso de ver a NOSSA REALIDADE ali e se identificar com ela (lembrei agora de Quinze dias e as férias escolares e chorei um pouco), e isso a Dayse faz MUITO BEM. Espero continuar encontrando livros incríveis assim e MAL POSSO ESPERAR PRA LER MAIS DESSA MULHER AAAAAAAAAAAAA

Juliana.Ferreira 05/09/2016

O livro em si é bem legal, conta a história de uma menina que não é dificil de se identificar. Porém, quando chegou na parte tão esperada, o livro acabou. Fiquei com aquele desejo de continuaçao, para ver onde iria dar. De resto, o livro é bem bacana.

Queria Estar Lendo 13/07/2016

Resenha: Nada Dramática
A história de uma adolescente que de dramática não tem nada, mas que tem todo tipo de drama ao seu redor. O especial sobre o livro da Dayse Dantas é que tudo é divertido, real e crível. Você se sente parte da história, como toda boa trama deve fazer com as suas emoções. E Nada Dramática te apresenta a uma realidade de vestibulares, amores inesperados e problemas que toda alma jovem acaba enfrentando.

Camilla chegou ao último ano do ensino médio sem grandes problemas; tem uma família estável, amizades agradáveis e notas excelentes. Com a proximidade dos vestibulares, no entanto, essa acaba se tornando uma das suas muitas consternações. Afinal de contas, ela ainda é uma adolescente, certo? E todo adolescente vivencia dramas. Independente de pertencerem a seus amigos, sua família ou até mesmo ao seu coração, a história se desenvolve com todo o amadurecimento e a aceitação de Camilla às coisas inevitáveis da vida.

"Basicamente, tenho vontade de sair do que é pequeno, tenho vontade do que é maior. Mesmo que no fim tudo acabe sendo a mesma coisa, pelo menos será a mesma coisa em um lugar diferente."

Sabe quando você pega um livro e logo no início já sabe que ele vai ser maravilhoso? Foi a minha experiência com Nada Dramática. Dois capítulos e eu já estava apaixonada por tudo. Narrativa impecável, protagonista carismática, dramas engraçados e bem trabalhados, um romance fofo. Tem de tudo, e tudo muito bem desenvolvido do início ao fim!

"Você falou do tal do "ser adolescente" e eu fiquei um pouco incomodada. Afinal o que é "ser adolescente"? Tipo, não existe jeito certo ou errado de ser um adolescente, acho. Só jeitos variados. Todo adolescente está sendo um adolescente, inclusive você. Tipo, adolescente é uma indicação de idade, e não de personalidade."

Camilla é o tipo de protagonista que ganha sua simpatia de cara. Ela tem um que de Lola, Anna e Isla, as personagens da trilogia da Stephanie Perkins. Eu sei elogiar uma personagem quando ela me lembra a Lola, porque a Lola é uma das melhores personagens já inventadas na história dos livros. Camilla é esse tipo de personagem; ela tem um brilho, uma presença em cena. Ela tem essa narrativa divertida, sarcástica, com tiradas hilárias e momentos de dores reais. Ela é só uma garota tentando viver o último ano do ensino médio como viveu os outros: na normalidade. Criada por pais apaixonados pelo comunismo, Camilla vivencia um momento de crise na família, uma vez que o irmão está de volta e parece que algo anda dando errado com ele e a esposa. Do outro lado, lá na escola, os alunos estão começando o que parece uma revolução, tentando ganhar a atenção do diretor para rebater uma injustiça. Camilla está no meio disso tudo, assistindo, mas poucas vezes protagonizando. Achei muito legal como ela não era o centro das situações, mas sempre encontrava seu espaço.

"Quando alguém me fala que não vou acreditar em alguma coisa que ela disser, quer que eu responda o quê? "É mesmo, não vou acreditar, você mente o tempo todo, eu te odeio, adeus?" ME DIZ O QUE VOCÊ TEM PARA DIZER E AÍ TE DIGO SE ACREDITO OU NÃO."

A relação dela com as amigas também foi outro ótimo ponto. Camilla e Carol têm ótimos momentos. Uma amizade que nasceu de repente e se tornou tão importante. Marcela é outra amiga, também muito presente em sua vida, ainda que não estudem na mesma escola. Achei ótimo o desenvolvimento das personalidades e como elas se completam. Onde uma é aventureira, a outra é mais equilibrada, e por aí vai. Camilla é o tipo de amiga avoada com quem eu me identifico muito, porque no Nada Dramática da vida real, eu sou a Camilla. Suas amigas estão ali por ela, mas também sabem quando ela precisa do seu espaço. Ah, e tem a amiga virtual também, a Jordana. Elas não se encontraram, mas se correspondem por e-mail e mensagens e é tudo muito fofo e divertido, porque muitas amizades hoje em dia estão acontecendo assim - diabos, aqui no blog a gente vive assim!

"João e eu continuamos em silêncio. Estávamos tendo um bom momento, sabe. Não romântico, claro. Óbvio. Mas sabe. Um momento agradável entre amigos. AMIGOS! (Negaão: s.f. Ação de negar. Advérbio ou conjunção que serve para negar, como não, jamais, nunca, nem, etc.)"

As histórias do blog da Camilla são um show à parte. Tem uma dimensão dentro de outra dimensão nesse livro, tal como Fangirl. A Dayse nos conta sobre a Camilla que nos conta sobre a Agente C. E a Agente C tem muitos dramas parecidos com os da Camilla, intercalando a vida real da garota à ficção que ela escreve. E o humor é tão bem escrito!

"- Com que frequência o senhor pensa em flamingos?"

Agora eu vou falar do meu ship, dá licença. Camilla achava que passaria o ensino médio sem se apaixonar, mas de repente o seu colega de turma, o quieto e distraído João, se torna mais do que apenas um colega de turma por quem ela sente simpatia. De repente ele parece bonitinho, e de repente ele a está olhando por mais tempo do que amigos se olham. De repente ele a cumprimenta com um beijo no rosto e ele nunca fez isso antes. Ué?

ELES SÃO TÃO FOFOS!

"João: Admita, eu sou importante na sua vida.
Camilla: NEGO ATÉ A MORTE!
João: Você é importante na minha."

AMEI ADOREI ACHEI TUDO como a Dayse construiu a atração entre eles. Nada foi forçado ou rápido ou descompassado, tudo tinha o seu momento. O momento em que Camilla estava focada nos estudos, outro em que ela estava focada nas amigas, um em que ela estava com a família e outro em que João era seu foco. João e Camilla têm aquele tipo de interação que eu adoro em uma boa história de amor. Eles são amigos e de repente eles são alguma coisa mais. Ambos se entendem, ao mesmo tempo em que descobrem coisas novas sobre cada um.

O livro teve uma construção impecável e um final fofo e bem real. Nenhuma promessa de felizes para sempre, mas a promessa de um futuro brilhante para uma garota que, mesmo com os dramas, viveu suas aventuras.

Pâm 09/07/2016

Nada Dramática foi o segundo livro brasileiro que li este ano, e não me decepcionei, o último semestre da protagonista foi cheio de indagações sobre o que é ser adolescente, escolhas e como podemos aproveitar melhor as oportunidades .
A autora nos mostra o crescimento de Camilla com a pressão de entrar em uma faculdade, e a tentativa dela de negar que está apaixonada, ela acaba se envolvendo com uma revolução no colégio que o diretor insiste em chamar de "trote do terceiro ano", ela muda e luta por algo maior que ela, por um ideal, indo contra o sistema mas sem fazer nada grave, afinal não quer ficar de castigo, vemos sua interação com João e o relacionamento mudando, embora ela fique com aquele receio que eles acabem separados pela escolha da universidade, afinal para que começar algo se em pouco tempo ela pode estar em outra cidade bem longe dele.
E é claro não posso esquecer da Agente C, as histórias que Camilla posta em seu blog, são contos sem começo e muitas vezes sem fim, por exemplo uma luta em que não aparece o final, ou ela passando trote em alguém... No começo não gostei da Agente C, ela me lembra o Bob esponja, sabe aquele tipo de humor e coisas sem noção, ( vou contar um segredo, não gosto de Bob esponja não vejo lógica naquilo, mas cada um com seus gostos sem querer ofender ninguém), quando achava que ela não tinha salvação Camilla resolve postar um conto um pouco diferente ela posta uma história que acontece numa confraternização que me conquistou, pode parecer estranho, mas o que mais me marcou no livro inteiro foi aquele post.

site: http://leituraschibi.blogspot.com.br/

Beatriz 14/04/2016

Um livro sobre a adolescência brasileira
Camila é uma daquelas meninas do ensino médio que quer se ver livre de confusão, drama e romance. Mas após uma confusão amorosa envolvendo seu melhor amigo os dias da garota começam a ser um pouco mais agitados e ela não consegue escapar desses "rituais" adolescentes.

Os dias que antes eram bastante calmos na escola começam a se tornar um pouco mais intenso, pois a nova namorada de Thiago (o melhor amigo) é muito ciumenta e isso acaba afetando a vida dos dois. Mesmo eles continuando ainda muito amigos é possível ver que alguma coisa não está bem.

Nesse tempo Camila começa a ocupar a mente com outros dramas e o mais temido deles: o amor. Ela se vê apaixonada por um garoto que também dá sinais de interesse mas por medo ela acaba prolongando o momento de se declarar. Ela e o garoto começar a trocar bilhetinhos, mensagens, saem juntos e ainda assim ela esconde esse sentimento. Dá a sensação de que ela não quer admitir para si mesma que está apaixonada e acompanhar tudo isso é muito fofo.

A Dayse conseguiu retratar muito bem a adolescência brasileira e acho que foi por isso que eu gostei tanto do livro. Geralmente os livros jovens que eu leio retratam aquela adolescência americana que é totalmente diferente da nossa e por isso nada dramática me conquistou tanto.

É um livro cheio de confusões, vestibular, briguinhas bobas de escola, dramas familiares, relacionamentos começando e acabando quase que no mesmo tempo e todas as neuras que a gente tem quando está nessa idade. Foi um livro bem gostosinho de ler e eu super recomendo.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2016/04/nada-dramatica-dayse-dantas.html

Sâmella Raissa 10/01/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

Em seu livro de estreia, Dayse Dantas nos apresenta Camilla, uma jovem aparentemente como outra qualquer, com uma família estável, bons amigos e as notas sempre tão impecáveis no Colégio Coliseu. Em pleno terceiro ano do Ensino Médio, no entanto, a pressão do vestibular aumenta, e à medida que alguns novos conflitos, familiares, escolares e amorosos surgem em sua pacata rotina, sua única chance de distrair-se um pouco mais é através do alter ego ficcional "Agente C", devidamente publicados em um blog de conhecimento entre os seus amigos, narrando o cotidiano nada pacato de uma agente secreta não muito convencional, mas não menos habilidosa e sarcástica.

É com muita descontração que avançamos por entre a narrativa fluida e leve de Dayse e conhecemos os seus personagens de personalidades distintas, mas não menos cativantes, em um enredo que, por mais clichê que pareça por sua sinopse, se mostra um young adult contemporâneo nada bobinho mas muito interessante, envolvente e por vezes divertido. Com o passar da leitura, alternamos entre a história propriamente dita e alguns pequenos contos da Agente C, que apesar de parecerem uma interrupção na leitura, são momentos de descontração realmente divertidos e que, na verdade, complementam a trama principal de uma forma bem singular.

“Sempre foi meio que nossa marca registrada, os não dramas românticos da adolescência.”

Os personagens, em um pano de fundo geral, são muito carismáticos e mesmo cativantes. Muitos deles, logo em suas primeiras aparições já foram capazes de me arrancar sorrisos, como o João, o Thiago, a Carol, a Fran, a Marcela e mesmo a Jorges, que está presente apenas nos e-mails trocados com a Camila durante o livro; cada um se apresenta a seu modo, mas o que todos eles tem em comum, felizmente, é a presença forte na história. Não importa se são personagens secundários, à todo momento em cena eles se fazem notar e interagem com a protagonista de uma forma muito natural e não menos sinceras e envolventes.

“— Não, Marcela, olha. Juro. Você não está perdendo nada. Sério, sua ignorância com dramas é um dom e você deveria se aproveitar dele enquanto durar, porque não acho que você vai conseguir evitar dramas pelo resto da vida.
Marcela observa Fran na varanda, conversando ao telefone. Parece cansada.
— Eu só não quero ser insensível com os sentimentos de ninguém.
— Você não é, eu juro. Só um pouco ignorante. Mas acho que todo mundo é ignorante em relação aos sentimentos dos outros. Às vezes a gente é ignorante até com nossos próprios sentimentos.
— Tipo você e essa negação ridícula com João.
Eu rio.
— É. Tipo isso.”

A Camilla, da mesma forma, é uma protagonista com uma presença tão natural, mas não menos firme, que a narrativa se seguiu tão convincente para mim a ponto de, em outras circunstâncias, poder ser quase real. Mas, na verdade, ela tem sim muitos toques de realidade. A naturalidade com que tudo transcorre, em meio aos conflitos do dia-a-dia e os consigo mesmos, são tão bem apresentados que cheguei a me identificar com a personagem e o enredo como um todo em vários momentos. Outra coisa de que particularmente gostei muito na protagonista foi a ausência dos típicos 'mimimi's adolescentes. Sim, conflitos inesperados na família, entre os amigos, na escola e com a pressão do vestibular são devidamente retratados na história, mas em nenhum momento eles são apresentados de forma exagerada ou maçante. A própria Camilla, por si própria, não é adepta de grandes dramas - por mais filosofa que ela possa soar em alguns e-mails, rs - e é muito prática e sincera em suas opiniões e interações. Nada forçada, apenas uma personagem com uma atitude um tanto quanto despojada com quem me identifiquei em muitos momentos.

Em um contexto geral, Nada Dramática é o que o próprio título sugere - uma história sem maiores dramatizações, apenas uma boa dose de realidade de um ponto de vista mais jovem e descontraído, mas não menos natural. Um enredo com o qual muitos vão se identificar, e personagens que estão longe da perfeição, sendo, então, simplesmente humanos, vivendo suas vidas da forma mais tranquila possíveis, com doses alternadas de fortes emoções ou surpresas naturais da fase que certamente me envolveram e conquistaram! Leitura recomendadíssima!

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/01/Resenha-NadaDramatica.html