Nada Dramática

Nada Dramática Dayse Dantas

Resenhas - Nada Dramática

Bárbara Morais 30/10/2013

Certeza que vocês vão achar minha opinião viesada, mas e daí?
Conheço a Dayse faz algum tempo e todas as vezes que ela vem aqui para casa, inevitavelmente trocamos experiências de ensino médio e comparamos com os livros que lemos. A conclusão que chegamos, numa das últimas vezes que ela me visitou, é que nós temos uma percepção incrível das várias nuances da vida escolar dos Estados Unidos, por exemplo, mas não das brasileiras. Por sermos expostos a tantas obras estrangeiras que exploram isso, é como se a experiência brasileira se limitasse à que vivemos - sendo que, na verdade, ela é tão diversa quanto as que vemos em filmes e seriados e lemos nos livros. OK, não vou elaborar mais sobre isso, mas recomendo que procurem o TED da Chimamanda Archidie chamado "Os perigos da história única".

Mas vamos falar sobre Nada Dramática. Eu confesso que achei SUPER BIZARRO quando a Dayse me falou que o povo de Goiânia estudava umas 12hrs por dia na escola e umas oito fora dela (ok, só o povo mais louco) para passar no vestibular, mas eu já tinha ouvido falar de histórias assim por causa de uma certa franquia de escolas goianas que expandiu para Brasília. O que acontece quando você joga um monte de adolescente e pressiona eles? ELES VIRAM DIAMANTES (er... não. eles enlouquecem)
É nesse cenário que a história da Camilla se desenrola, narrada por ela, que é super engraçada, e entremeada pelas aventuras da Agente C. Eu me identifiquei para caramba com a Camilla porque minha adolescência também não teve esses dramas (no máximo, aconteciam com as minhas amigas e eu ficava "Que desnecessário") e porque REVOLUÇÕES ESCOLARES!! EU TOTALMENTE APOIARIA!!!!!!! E BILHETES EM SALA DE AULA!!!!!!! SMS!!!!!!!!!!!!! Ler/escrever durante a aula em vez de prestar atenção!!!!!!!!

Eu adorei o livro e quando cheguei ao final, fiquei louca para arrumar uma máquina do tempo e voltar para 2007, me reencontrar com 17 anos e dizer "Toma, você vai adorar esse livro".

É isso. É ISSO. É PEDIR DEMAIS UMA MÁQUINA DO TEMPO, MUNDO?
Cisne 31/10/2020minha estante
Como que lê, eu não sei como que clica pra ver

Maria 22/04/2021

Achei bobo
Sim ,esse é aquele tipo de livro que você continua a leitura ,apenas por terminar.

Nada nesse livro me deixou interessada ,sinceramente, os personagens não são bem construídos, e em muitos momentos me encontrei perdida na narrativa pela forma como as coisas se desenrrolavam sem muita explicação.

A personagem principal é chata, não rolou nenhum tipo de identificação com ela ou com qualquer personagem. Definitivamente, um livro, onde os problemas são ridículos e fúteis, e rola um drama gigantesco por isso .

Laysa 07/12/2013

Status: Apaixonada por Nada Dramática
Quando li a sinopse do livro, me chamou atenção o fato de ser em Goiânia.
Quase nunca ouvi falar de lá. E com o pouco que sabia, imaginava que só tinha fazendeiros e vaqueiros, e a cidade era tipo uma fazenda, e que todo mundo gostava de sertanejo.
O parágrafo a cima é mentira! Eu sou goiana e goianiense. Essa mentirinha foi só pra fazer um drama.. (pra mostrar o preconceito que a gente sofre)
Eu me senti familiarizada no ambiente do livro. Nunca estudei em colégio de gente podre de rica, mas conheci amigo da tia do namorado (...) de alguém que estudou. Eu sei dessa realidade de Goiânia. Aqui tem muita gente pobre, mas também tem muita gente rica (o que nos faz simpatizar pelas influências comunistas da Camilla).
Durante a leitura, toda hora eu queria comentar alguma coisa como: "No meu colégio também era assim" ou "Na minha sala também tinha uma pessoa assim" ou "Eu também tinha uma amiga evangélica" (que ainda é minha amiga) entre outros. Sempre tem uma frase ou passagem interessante (aleatoriamente) que dá vontade de copiar.
Eu adorei a visão da Camilla sobre as coisas. É interessante, divertida, meio irônica.. Uma menina inteligente e sensata (gosto muito de gente sensata). Ela não gosta de falar sobre política ou religião (porque sobre esses assuntos não se discute), mas dá pra ver que tem uma opinião sobre isso. Dá muito valor e gosta de preservar os amigos que tem.
Às vezes viaja pra outro planeta (me identifiquei muito!), e tem o caderno de Notas Fantásticas pra escrever o que passa em sua cabeça (ideia que vou copiar). Como resultado temos a Agente C.
E (é claro) ela passa por alguns dramas, como quando um melhor amigo arruma namorada, ou problemas de família. Tudo isso naquela época cheia de pressão, que é a época do vestibular.
E tem o João...
Mas será que vc deve ficar com o menino que vc gosta quando já está bem no finalzinho do ensino médio? Será que entrar em revoluções/protestos no colégio vale a pena? Será que um pouco de drama faz bem? Sexta-feira, no globo repórter. Não. Pera.
Enfim, esse livro é especial..
Gui Liaga 09/12/2013minha estante
Fiquei feliz que você gostou, Laysa!!!

Nat 16/10/2022

Eu gostei desse livro. Como foi difícil encontrar um livro para esse tema, mas compensou porque a leitura foi divertida. Eu não sei se escola de rico e escola de pobre é igual em todo lugar do Brasil, mas já sabia que os estudos em Goiânia são bem puxados. A surpresa no livro ficou a cargo do blog e da identidade secreta da Camilla. O bom de tudo é que a autora cumpre o que promete com a premissa do livro: ela não inventa grandes mistérios nem cria plot twist, o que deixa a leitura bem leve, e acabou me lembrando dos meus tempos de ensino médio. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/08/nada-dramatica-dayse-dantas-dll-2022.html?m=1

Queria Estar Lendo 13/07/2016

Resenha: Nada Dramática
A história de uma adolescente que de dramática não tem nada, mas que tem todo tipo de drama ao seu redor. O especial sobre o livro da Dayse Dantas é que tudo é divertido, real e crível. Você se sente parte da história, como toda boa trama deve fazer com as suas emoções. E Nada Dramática te apresenta a uma realidade de vestibulares, amores inesperados e problemas que toda alma jovem acaba enfrentando.

Camilla chegou ao último ano do ensino médio sem grandes problemas; tem uma família estável, amizades agradáveis e notas excelentes. Com a proximidade dos vestibulares, no entanto, essa acaba se tornando uma das suas muitas consternações. Afinal de contas, ela ainda é uma adolescente, certo? E todo adolescente vivencia dramas. Independente de pertencerem a seus amigos, sua família ou até mesmo ao seu coração, a história se desenvolve com todo o amadurecimento e a aceitação de Camilla às coisas inevitáveis da vida.

"Basicamente, tenho vontade de sair do que é pequeno, tenho vontade do que é maior. Mesmo que no fim tudo acabe sendo a mesma coisa, pelo menos será a mesma coisa em um lugar diferente."

Sabe quando você pega um livro e logo no início já sabe que ele vai ser maravilhoso? Foi a minha experiência com Nada Dramática. Dois capítulos e eu já estava apaixonada por tudo. Narrativa impecável, protagonista carismática, dramas engraçados e bem trabalhados, um romance fofo. Tem de tudo, e tudo muito bem desenvolvido do início ao fim!

"Você falou do tal do "ser adolescente" e eu fiquei um pouco incomodada. Afinal o que é "ser adolescente"? Tipo, não existe jeito certo ou errado de ser um adolescente, acho. Só jeitos variados. Todo adolescente está sendo um adolescente, inclusive você. Tipo, adolescente é uma indicação de idade, e não de personalidade."

Camilla é o tipo de protagonista que ganha sua simpatia de cara. Ela tem um que de Lola, Anna e Isla, as personagens da trilogia da Stephanie Perkins. Eu sei elogiar uma personagem quando ela me lembra a Lola, porque a Lola é uma das melhores personagens já inventadas na história dos livros. Camilla é esse tipo de personagem; ela tem um brilho, uma presença em cena. Ela tem essa narrativa divertida, sarcástica, com tiradas hilárias e momentos de dores reais. Ela é só uma garota tentando viver o último ano do ensino médio como viveu os outros: na normalidade. Criada por pais apaixonados pelo comunismo, Camilla vivencia um momento de crise na família, uma vez que o irmão está de volta e parece que algo anda dando errado com ele e a esposa. Do outro lado, lá na escola, os alunos estão começando o que parece uma revolução, tentando ganhar a atenção do diretor para rebater uma injustiça. Camilla está no meio disso tudo, assistindo, mas poucas vezes protagonizando. Achei muito legal como ela não era o centro das situações, mas sempre encontrava seu espaço.

"Quando alguém me fala que não vou acreditar em alguma coisa que ela disser, quer que eu responda o quê? "É mesmo, não vou acreditar, você mente o tempo todo, eu te odeio, adeus?" ME DIZ O QUE VOCÊ TEM PARA DIZER E AÍ TE DIGO SE ACREDITO OU NÃO."

A relação dela com as amigas também foi outro ótimo ponto. Camilla e Carol têm ótimos momentos. Uma amizade que nasceu de repente e se tornou tão importante. Marcela é outra amiga, também muito presente em sua vida, ainda que não estudem na mesma escola. Achei ótimo o desenvolvimento das personalidades e como elas se completam. Onde uma é aventureira, a outra é mais equilibrada, e por aí vai. Camilla é o tipo de amiga avoada com quem eu me identifico muito, porque no Nada Dramática da vida real, eu sou a Camilla. Suas amigas estão ali por ela, mas também sabem quando ela precisa do seu espaço. Ah, e tem a amiga virtual também, a Jordana. Elas não se encontraram, mas se correspondem por e-mail e mensagens e é tudo muito fofo e divertido, porque muitas amizades hoje em dia estão acontecendo assim - diabos, aqui no blog a gente vive assim!

"João e eu continuamos em silêncio. Estávamos tendo um bom momento, sabe. Não romântico, claro. Óbvio. Mas sabe. Um momento agradável entre amigos. AMIGOS! (Negaão: s.f. Ação de negar. Advérbio ou conjunção que serve para negar, como não, jamais, nunca, nem, etc.)"

As histórias do blog da Camilla são um show à parte. Tem uma dimensão dentro de outra dimensão nesse livro, tal como Fangirl. A Dayse nos conta sobre a Camilla que nos conta sobre a Agente C. E a Agente C tem muitos dramas parecidos com os da Camilla, intercalando a vida real da garota à ficção que ela escreve. E o humor é tão bem escrito!

"- Com que frequência o senhor pensa em flamingos?"

Agora eu vou falar do meu ship, dá licença. Camilla achava que passaria o ensino médio sem se apaixonar, mas de repente o seu colega de turma, o quieto e distraído João, se torna mais do que apenas um colega de turma por quem ela sente simpatia. De repente ele parece bonitinho, e de repente ele a está olhando por mais tempo do que amigos se olham. De repente ele a cumprimenta com um beijo no rosto e ele nunca fez isso antes. Ué?

ELES SÃO TÃO FOFOS!

"João: Admita, eu sou importante na sua vida.
Camilla: NEGO ATÉ A MORTE!
João: Você é importante na minha."

AMEI ADOREI ACHEI TUDO como a Dayse construiu a atração entre eles. Nada foi forçado ou rápido ou descompassado, tudo tinha o seu momento. O momento em que Camilla estava focada nos estudos, outro em que ela estava focada nas amigas, um em que ela estava com a família e outro em que João era seu foco. João e Camilla têm aquele tipo de interação que eu adoro em uma boa história de amor. Eles são amigos e de repente eles são alguma coisa mais. Ambos se entendem, ao mesmo tempo em que descobrem coisas novas sobre cada um.

O livro teve uma construção impecável e um final fofo e bem real. Nenhuma promessa de felizes para sempre, mas a promessa de um futuro brilhante para uma garota que, mesmo com os dramas, viveu suas aventuras.

Maria 09/07/2020

Uma adolescente que não tinha drama em sua vida
Camila sempre adorava ver dramas dos outros,até que ela começou a vivenciar seus próprios dramas!Problemas em casa,na escola,e percebe que está gostando de alguém!Um site que tem histórias de uma espiã,as provas estão chegando,e ela precisa decidir o que ela quer da vida!Se aqueles amigos dela e seu amor irão continuar juntos!

O livro é diferente,a as teorias de Camila fizeram sentidos a mim.. o livro é bom mesmo,mas não é aquelas coisas!Este livro tem sua própria essência!

Giovana | Blog Dei um Jeito 02/11/2022

Perfeito nas pirações que ocorrem com a pressão do último ano do ensino médio
Em boa parte da história eu gostava do jeito da narrativa, mas tinha horas que me batia uma canseira a narração focada na Camilla, pois exala muito a energia de personagem que não sabe a existência de pontos finais e vai soltando os monólogos que iam chegavando em assuntos absurdos (que era quando as coisas ficavam boas & doidas), portanto quando tinha transcrições de e-mails e posts dela no blog era um baita refresco.

Boa parte da trama do livro se passava em uma escola particular de Goiás e é um baita choque comparado ao ensino médio que tive em escola estadual, pois as exigências nas costas dos alunos nesse livro é absurda, eles começam o dia estudando e caem no sono descobrindo o x das equações, existe atividades na escola até no dia de domingo! E olha que está longe de ser pura licença criativa, pois no final a autora diz que o livro foi inspirado nas vivências dela!

Para mim o auge foi as pirações que o povo inventava entre uma aula e outra, pois é uma verdade universalmente conhecida que a turma vai inventar umas artes no ensino médio em meio a tantas pressões do futuro.

Resenha completa: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/10/livros-nada-dramatica-dayse-dantas.html

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/10/livros-nada-dramatica-dayse-dantas.html
Noxious.Storm 02/11/2022minha estante
Ameii

Maria.Clara 15/04/2022

ai gente
uma vez eu vi uma menina lendo esse livro na escola e vi que era emprestado na biblioteca, pensei "hum, que livro interessante, vou pegar pra ler qualquer dia." Daí eu esqueci disso, peguei o livro emprestado e só lembrei quando já estava lendo. Enfim.
Gente, que livro maravilhoso.
Ela narra de uma forma extraordinariamente leve e engraçada a vida de uma menina no terceiro ano do ensino médio (eu) que não tem nada de legal acontecendo na vida dela (eu também), lotada de aulas e conteúdos para vestibular (eu, surpreendentemente) e nem histórico amoroso (igual vc. brincadeira. igual eu, de novo).
O livro não é misterioso e não tem um plot twist então o ler é uma delicinha.
Os pensamentos da Camila, ou melhor da Dayse, são hilários e incrivelmente aleatórios. Eu amei demais. É isso.

Sky 02/03/2022

É bom...(alerta de resenha grande)
Começo a resenha já adiantando que esse não se tornou um favorito,mas não é ruim,os personagens não são muito marcantes e eu esperava que tivesse um pouco mais de desenvolvimento no lado familiar, não vou dizer emocional pois sei que a Camila não tem a personalidade muito ligada com "ser sensível" ou coisa do tipo.Posso dizer que é como se eu tivesse lido uma história comum,mas como citado anteriormente isso não é ruim, é bom que as vezes vem até uma sensação de se identificar com a situação.As histórias da agente C são bem legais,um livro só dela seria interessante(quero).Pra finalizar,um detalhe,é que eu não consegui ter uma imagem da aparência da Camila,no fim acabei inventando uma,mas baseado no livro não tive.É um livro levinho,começa meio chato e devagar,mas depois vai pegando um ritmo bom,ótimo pra quem quer algo mais casual.

Fernanda 26/09/2014

"Depois de anos apenas observando o esforço exorbitante exigido pelos grandes colégios de ensino médio de Goiânia e de como ele acaba afetando extensamente o intelecto de jovens (e quando digo intelecto, não estou me referindo às matérias novas que aprendemos a não ser que você esteja pensando em uma matéria chamada VIDA), sem estar envolvida de alguma forma, hoje de manhã, me meteram em uma história que é ridícula, engraçada e deprimente, tudo ao mesmo tempo. (...)"

Aí você começa a ler e não consegue parar.
Fim.
(Baseado em fatos reais.)

Ok, vou tentar formular: Nada Dramática é extremamente viciante e divertidíssimo! E é o livro de estreia de Dayse Dantas, lançado pela Editora Gutenberg.
O livro vai nos apresentar a história de Camilla Pinheiro, uma estudante do 3º ano do ensino médio que quase conseguiu escapar da cota de dramas, aparentemente exigida, por todo adolescente nesse período escolar.
Pois é. Quase.
Após um mal entendido que envolveu duas loucas e seu melhor amigo, Camilla se vê enredada por todo tipo de confusão que se pode ter em um colégio. Como se já não bastasse o ano de vestibular e algumas crises familiares, apareceram em cena as famosas intrigas escolares e uma inesperada paixão; seu coração anda batendo mais forte por seu (adorável) amigo de classe, João.

Dayse monta um enredo super legal e bem realista do cotidiano de uma estudante de ensino médio. Nada de coisas impossíveis como estamos acostumados em ver em filmes dos anos 90 (que adoro, inclusive), apenas a velha e boa (?) rotina do colégio.
O diferencial é a forma que a história é contada.
A narrativa é em 1ª pessoa e Camilla tem uma cabeça fervilhante! Ela é muito inteligente, tem um humor ácido e sempre tem os questionamentos mais aleatórios (e que são incríveis!).Estar na cabeça de Camilla é como correr acelerado por caminhos inesperados que só vão se mostrar na próxima curva.

Para exemplificar essa personalidade de Camilla temos a figura da Agente C, a agente secreta que é protagonista dos contos postados em seu blog. As aventuras da Agente C faz sucesso entre seus amigos (reais e virtuais) e vem como um bônus para o leitor, já que há alguns contos muito elaborados incluídos na história.
Sério, tem um conto que envolve Sidney Magal que é sensacional! HAHAHAHAHAH

A Editora Gutenberg caprichou no visual do livro. Sua estética é bem constituída com a narrativa padrão, posts da Agente C, e-mails, trocas de bilhetes no meio da aula e SMSs trocados entre Camilla e seus amigos. Sem falar no calendário que vem para assolar Camilla (e o leitor) com a aproximação do vestibular.

Nada Dramática é diferente dos livros de modelo adolescente que estou acostumada (cujo tema é basicamente: amor, me beija, quero teu corpo nu) (e que fique claro: EU AMO!) e recebi essa mudança de forma muito satisfatória. O livro tem tudo para estar na categoria adorável/ divertido/indicações para amigos.

E vocês, queridos, são meus amigos!
Podem me agradecer depois.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2014/09/EuLi-NadaDramatica.html#.VCWl52ddWHM

laran.juh 15/05/2022

Haja paciência
Protagonista chata e rabugenta no qual eu tenho uma relação de amor e ódio. Mas as ideias e aleatoriedades dela são incríveis.
O livro todo é tudo uma enrolação e um bando de adolescente ricos mimados querendo se sentir rebeldes.
No começo do livro tudo parecia tão incrível e com um ótimo potencial e tal mas não alcançou as minhas expectativas.
Mas achei uma ótima ideia terem colocado "As Aventuras da Agente C" pelos capítulos, bem criativo e interessante, por isso dei essa nota.

Babi Dewet 03/04/2015

Um dos livros mais divertidos que já li!
Nada Dramática conta a história de Camilla Pinheiro, que está no terceiro ano e que teria conseguido passar por todo o ensino médio sem se envolver com os dramas adolescentes se não fosse por uma confusão na vida amorosa de seu melhor amigo, Thiago, que inicia uma série de conflitos em sua vida – e o que era para ser um ano para focar o vestibular (e ocasionalmente partidas de Super Trunfo!), acaba por ser cheio de intrigas, revoluções, problemas familiares e, se não bastasse tudo isso, uma possível paixão.
ND foi um livro que super me conquistou pela capa, sinopse e, ok, tudo! (risos) Desde que foi anunciado o lançamento, fiquei louca para ir atrás mas acabei enrolando um tempão até que finalmente tomei vergonha na cara e comprei! Mas deixa eu parar de enrolar aqui e dizer logo minha opinião.
Camilla Pinheiro está terminando o Ensino Médio, estuda em uma das escolas mais puxadas de Goiânia e está enfrentando a maratona que é a época do vestibular – poderia dizer que essa seria a minha descrição do ano passado, só trocando Goiânia para Ribeirão Preto! No livro, a autora conseguiu colocar muito mais realidade do que é estar no ensino médio no Brasil do que encontramos em muitas histórias por aí, não apenas nessa parte sobre vestibulares mas também na parte dos (muitos) conflitos em que a protagonista se encontra, que não são muito parecidos com o que vemos em filmes e seriados: um problema acontece ao mesmo tempo que outro se desenvolve e outro ainda está para acontecer!
Agora falando um pouco sobre a Camilla: ela é muito bacana, inteligente, cheia de humor e sarcasmo (e que vê insinuações sexuais em tudo) que só quem leu vai entender o quão cool ela é! Uma parte do livro que achei genial foi a Agente C: uma personagem criada pela Camilla e que é protagonista de contos que ela escreve. Ri alto com todas as aventuras da Agente C e fiquei um tanto chateada que o blog onde a Camilla postava os contos não existia de verdade – mas tudo bem porque, pelo menos, temos vários contos no livro (e alguns espalhados pela blogosfera. Aliás, você pode encontrar um deles aqui mesmo)!
Apesar de alguns nem aparecerem tanto, os personagens secundários de ND conseguiram me conquistar: a adorável sobrinha Valentina, filha do irmão mais velho de Camilla, Lenine; Carol, uma das melhores amigas de nossa protagonista; Fran, a motorista de Marcela; Jordana, uma amiga que nossa protagonista troca e-mails; João… bom, esse dispensa comentários!!!
Dayse Dantas possui uma escrita leve, engraçada e prazerosa que deixa impossível largar o livro antes de chegar ao final – e para que conhece a Dayse do twitter, já sabe que ela é uma das pessoas mais legais da rede social (e que é cheia dos caps lock) e isso reflete muito no livro. Acho que em termos de identificação, Nada Dramática foi o que mais se pareceu com minha vida (sério, tenho CERTEZA que espionaram minha vida pra escrever!!) e eu não poderia ter escolhido melhor momento para lê-lo. É um livro maravilhoso, cheio dos dramas que com toda certeza você já passou ou conhece a namorada de um primo (…) que já passou pela mesma situação. Terminei a leitura com uma simpatia maior pelo comunismo, uma vontade de jogar Super Trunfo, uma inveja enorme da criatividade da Camilla e uma sensação triste por ter acabado.
Não acho que seja necessário mas vamos seguir as formalidades: NADA DRAMÁTICA É SUPER INDICADO! CORRA PARA COMPRAR O LIVRO AGORA MESMO! Tenho certeza que você não vai se arrepender!

site: http://www.babidewet.com/2014/02/11/resenha-de-nada-dramatica-dayse-dantas/

Paula 04/03/2014

"C" é de "Confusão"
Camilla é uma garota engraçada, inteligente; que vive para estudar e conseguir passar no vestibular e que adora pesquisar o significado das palavras no dicionário. Estudando no colégio Coliseu, um dos melhores de Goiânia, ela conseguiu passar o ensino médio inteiro sem fazer parte de muitos dramas. Mas o fato de seu melhor amigo ter começado a namorar, faz com que seu mundo se afogue em um mar de dramas.

“Não preciso me sentir culpada por uma amizade, certo? Não preciso me sentir obrigada a me afastar, e mesmo assim estou sendo burra e fazendo o que a sociedade espera de mim – página 77”

Quando não está estudando, Camilla passa a maior parte do seu tempo escrevendo seus devaneios em seu Caderno de Notas Fantásticas, feito pela sua melhor amiga Carol. A maioria de seus textos vai parar no seu blog, que conta as aventuras da Agente C, sua identidade nada secreta. Todos os capítulos acabam com um desses textos, porém eles não se “relacionam” com o resto do livro.

No meio disse tudo, há rebelião no colégio; brigas entre a família e uma inesperada paixão, que Camilla nega para si mesma até a morte.

Os pontos altos do livro são os emails que Camilla e Jordana (que conheceu graças ao seu blog da Agente C) trocam durante o livro. Uma meio que tenta resolver os problemas da outra e é risada na certa. O outro fator é que Camilla não foca apenas em seus dramas, mas eu todos dos que estão a sua volta! Ela os acompanha do começo até o fim, fazendo com que o leitor conheça um pouco mais de cada personagem.

Eu realmente me surpreendi com o final do livro. Assim que li a sinopse, pensei que já sabia de cor o final da historia. Porém logo no começo as coisas invertem e já tomam um rumo totalmente diferente. O livro cumpre o que promete, sendo cheio de aventuras, brigas, confusões de MUITOS dramas.

Catharina.Mattavel 11/07/2014

Nada Dramática - Dayse Dantas
Nada Dramática era um daqueles livros que desejei assim que foi lançado, pois sua capa me atraiu ao extremo e o subtítulo também, então, fiquei um tempão desejando, até que o solicitei para resenha e assim que chegou aqui em casa iniciei a leitura, que por sinal, apesar de gostosa e simples, esperava mais.

Camilla é a protagonista e irá narra em primeira pessoa como é estar lidando com os últimos meses dentro de uma escola particular onde a maioria dos estudantes são ricos e espertos, ela se encaixa somente na categoria de espertos, pois seus pais, apesar de não terem uma condição financeira ruim, estão longe de serem ricos.
Seu melhor é Thiago, um garoto sem noção e chato, na opinião dela, que logo começa a namorar uma garota da sala deles, Bárbara, que é tão sem noção e chata quanto ele. E João um garoto que senta atrás de Camilla, e que logo, acaba virando um amigo muito legal e companheiro para ela. Por enquanto.

"É por isso que tenho ambição de prestar vestibular em outra cidade. Basicamente tenho vontade de sair do que é pequeno, tenho vontade do que é maior. Mesmo que no fim tudo acabe sendo a mesma coisa, pelo menos será a mesma coisa em um lugar diferente. Se é que faz sentido."

Os personagens são super bem construídos e engraçados. E ao longo do livro, podemos ver que Camilla é uma menina super estudiosa e também viciada na internet, onde tem seu blog, para postar as aventuras da Agente C, uma coisa que não achei tão legal assim no livro, pois as histórias que ela posta não são tão legais quanto imaginei que seriam.

O que achei muito legal, é que para quem esta no terceiro ano do colégio, é quase impossível não se identificar com a Camilla, afinal, milhões de provas decisivas, vestibulares, carreira e tudo mais, é com certeza um ano tenso e corrido para todos, e para ela, não poderia ser diferente.
O livro é rápido de ler e de acompanhar, nada muito chocante ocorre durante a leitura, é realmente para passar o tempo e refletir somente sobre escola, provas e faculdades e o que vamos querer fazer quando não estivermos mais na escola.

"O que quero dizer é: ter amigos é importante, e eles não são necessariamente futuros amantes. E não comece um relacionamento se você já está inseguro sobre o comprometimento da outra pessoa."

A diagramação está linda, amei essa capa, está maravilhosa e muito bem feita. E as páginas são de uma qualidade ótima, muito boa para acompanhar o livro e que torna a leitura bem confortável, e não me lembro de ter encontrado nenhum erro.

Sim, eu gostei muito do livro, mas como disse, esperava bem mais, e não sei bem o porquê, já que pela sinopse podemos ver que não é uma leitura que irá mudar nossa vida ou coisa do tipo, mas eu tinha expectativa muito grande, talvez por isso, fiquei um pouquinho decepcionada. Mesmo assim, o livro merece quatro estrelas, pois dei muitas risadas e me identifiquei diversas vezes com a personagem, então, foi muito legal poder ler o livro, não me arrependo nem um pouco e espero conhecer outras obras da autora.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-nada-dramatica-dayse-dantas.html

Camil4 Roch4 08/08/2020

Esse foi o primeiro livro que eu li e me fez apaixonar pela leitura. Depois que eu li esse livro, nunca mais parei de ler.