Lucíola

Resenhas - Lucíola

Kaillane.Brito 20/04/2024

Luciola.
Faz tempo que eu li,
então eu não lembro muito o que a história se retrata, porém parece que tem um final triste só isso que eu me lembro.

Nella 25/08/2023

Eu particularmente não gostei
Eu particularmente não gostei, achei os personagens chatos, além disso tiveram muitos cortes de cena que deixaram a história confusa, só gostei um pouco do final, se fosses maior provavelmente eu abandonaria, pelo menos foi só R$5,99

xxbiba_14 22/06/2023

O livro é lgl e tals, as figuras bem ok e as palavras da época são dboa.
Como sempre passei raiva do jeito que é a época do livro era (misericórdia não consigo ler livro de época sem passa raiva) mas de qualquer não tinha oq fzr era assim e passar raiva não vai mudar nada no livro.
Eu acho que seria mlhr ler o livro normal pra entender mlhr mas eu não tenho a mínima vontade.
Enfim o livro é lgl e só isso.

eu_lucasx 25/03/2023

Lucíola
Lucíola foi o primeiro clássico que eu li, o livro de José de Alencar me inspirou a ler e gostar de outros livros antigos e clássicos.
Faz um tempo que li, mas me recordo que foi uma ótima experiência.
Tem minha indicação!

Digital.readings 28/02/2023

Uma leitura obrigatória, para leitores brasileiros!
Na escola quando estudamos o Romantismo, as aulas de literatura, sobre suas características, os autores que fizeram parte dessa escola literária, sempre é citado o José de Alencar e sua obra Lucíola, considerada um marco na literatura nacional.
Sendo uma personagem muito importante, Lucíolaou Lúcia era uma jovem muito bonita e cobiçada, que ganhava dinheiro como prostituta. Já Paulo, que acabará de chegar no Rio de Janeiro, é convidado por seu amigo para uma festa, onde ele conhece a Lúcia e logo se apaixona pela jovem moça, sem saber muita coisa sobre ela, como por exemplo como ela ganhava dinheiro e o motivo por traz de sua fama.
A história que é contada em forma de quadrinhos, mostra como vai se desenvolvendo o relacionamento dos dois.
De certa forma, gostei da história, principalmente na Lucíola que é uma personagem incrível, cada vez que vamos descobrindo sobre seu passado percebemos como ela é forte. Porém meu único problema foi com a própria pessoa que montou essa adaptação do livro para a HQ, deixando vários cortes de uma cena para outra, que deixava a história confusa e sem sentido, muitas vezes.
Então se você quer uma dica, leia a "versão original" do livro, para absorver melhor e ter um maior entendimento, acho que essa edição é boa e válida para quem já está familiarizado com a história, mas para as pessoas que assim como eu, foi o primeiro contato com o livro, seria preferível se lesse a versão do José de Alencar.
Sendo assim recomendo essa história que vai fazer você se apaixonar e emocionar pelos personagens.
Kelly 28/02/2023minha estante
Falou tudo amg!!!

Kelly 28/02/2023minha estante
Concordo!!!

flavinha 04/08/2022

esse livro é um clássico, mas eu li em forma de HQ .
a leitura é muito facil e rápida, eu gostei muito de ler , a linguagem e meio complicada mas dá pra entender pelo contexto em que é usada .
a história e muito boa e o no final da um plost twist , eu gostei muito

Tay 15/01/2022

Odiei
Achei a história chata, os personagens insuportáveis e os diálogos irritantes.
O único bom do livro é que ele é pequeno, então é uma leitura rápida. Se ele fosse maior eu com certeza teria abandonado porque é muito ruim, terminei na força do ódio.

Diane 16/11/2021

Amo ler clássicos em quadrinhos
Paulo é um jovem rapaz de uma simples família pernambucana, que ao se mudar para o Rio de Janeiro, acaba se encontrando e se apaixonando por Lúcia, uma bela e cobiçada cortesã. Mas ela não está nem um pouco interessada em um relacionamento sério, apesar de corresponder aos sentimentos de Paulo. Juntos, protagonizam este clássico da literatura brasileira, uma história de amor, remorso, ciúmes de segredos.

“Se há felicidade neste mundo, devia ser a que ela sentia.”

Amando a experiência de ler os clássicos da literatura brasileira em versão quadrinhos. A história de Paulo e Lúcia é envolvente desde o primeiro contato, e apesar da imagem inicial que temos da protagonista, ela não é uma cortesã sem coração, apenas uma jovem que perdeu a família muito cedo e acabou entregando seu corpo a homens importantes da sociedade imperial para que pudesse sustentar sua família. E por se habituar a viver assim, não consegue assumir o que sente por Paulo, que acaba nutrindo um ciúme desconfortável para os dois.

Achei Paulo um personagem bem imaturo, pois acaba criando uma imagem de pureza de Lúcia que a constrange e incomoda. E ela, que inicialmente parece ser uma mulher empoderada e decidida, acaba se tornando submissa, mesmo sem se entregar totalmente ao amor, é tanto que só acaba revelando o que sente apenas no leito de sua morte. Por ser uma versão em quadrinhos, a história é bem resumida, mas a sua total essência se encontra nesta leitura que vale muito a pena conferir.