Bruce Dickinson

Bruce Dickinson Bruce Dickinson

Resenhas - Bruce Dickinson

Mauricio (Vespeiro) 05/11/2017

Ops! Nada aqui sobre a vida de Bruce Dickinson.
Antes mesmo de começar a escrever sobre Bruce Dickinson, o autor inicia uma rústica ambientação histórica e política, onde faz questão de se declarar comunista e anticapitalista. Faz críticas aos “ianques” e - acreditem! - reverências a ditadores como Fidel Castro (“rebelde diplomado em direito, líder bem-sucedido) e Mao Tsé Tung (“presidente que instigava o Grande Salto para Frente, programa de reformas e gloriosos avanços”). Repugnante, condenável e, no mínimo... dispensável. Entendo que o metal carrega em si uma alma subversiva, mas daí a glorificar comunistas - ainda mais hoje em dia! - deveria haver uma grande distância.

Quem espera encontrar uma verdadeira biografia, pode esquecer. Joe Shooman aborda quase nada da vida pessoal de Bruce. As fontes se resumem a limitadas entrevistas (boa parte com o folclórico baterista Thunderstick, ex-Samson), reportagens e parágrafos recortados integralmente de outros livros (especialmente da biografia “Burning Emotion” de Paul Samson, escrita por Rob Grain). A narrativa não flui naturalmente, tornando-se um álbum de recortes colocado em ordem cronológica. E recortes muito mal feitos, com parágrafos repetidos (pág. 79 e 80) e repetição de ideias idênticas em parágrafos diferentes.

Shooman aborda algumas curiosidades que envolveram as entradas e saídas de Bruce nas suas bandas, desde a Styx, passando por Speed, Shots, boa parte do Samson, até o Iron Maiden e seu trabalho solo como Bruce Dickinson. Dá algumas pinceladas no processo de gravação de cada um dos álbuns da sua carreira, turnês e shows até 2006. De 2007 a 2013, cabe um posfácio à edição brasileira, bem escrito por Ricardo Lira.

Ou seja, qualquer fã que já tenha pesquisado um pouco sobre os álbuns da Donzela de Ferro ou de Bruce, não ganhará muita informação adicional. Assim, o livro traz abordagens superficiais, sem compromisso, baseadas no “fiquei sabendo”, muito mais sobre as bandas e pouco sobre Bruce Dickinson. Ademais, são pouquíssimas fotos, todas em P&B, com legendas preguiçosas. As notas trazem vários links que já saíram do ar. Não bastaria criar um site específico do livro e colocar todo este conteúdo extra lá? E algo que considero muito importante: Biografia de músico normalmente informa detalhes sobre sua obra, citando ou descrevendo determinadas músicas. Muitas delas estão, por exemplo, no YouTube (ou poderiam estar, caso o autor tenha interesse e cuidado) e mereciam um QR Code impresso que levasse o leitor a outra mídia, ampliando imensamente a experiência. A tradução de Eliel Vieira também deixa a desejar. Talvez se ele usasse de parcimônia no uso das vírgulas, teríamos um texto mais fluído.

De qualquer forma, é um assunto que me interessa, pois além de trazer informações sobre um grande vocalista de uma das maiores bandas de metal da história, é sempre instigante conhecer - nem que seja um pouquinho mais - sobre um homem que também é compositor, esgrimista quase olímpico, escritor, com doutorado em história e música, piloto de avião comercial, diretor de cinema, roteirista, DJ de rádio, ator e empresário. Diante da frustração, aguardo com ainda mais ansiedade a recém-lançada autobiografia de Bruce Dickinson, intitulada “What Does This Button Do?: An Autobiography”, que já está sendo vendida pela Amazon americana (19 dólares) e Amazon inglesa (10 libras). Ainda sem tradução para o português, deverá ser feita pela Harper Collins Brasil. Espero um trabalho minimamente decente e não aquele pastiche que apareceu em “Dunkirk”.

Nota do livro: 6,53 (3 estrelas).

books.miscellaneous 15/03/2017

Simplesmente uma biografia
Nesse livro o jornalista Joe Shooman buscou muitas informações sobre a carreira do Bruce, entrevistando várias pessoas que conviveram com ele desde a época da sua primeira banda. Porém, se você está buscando detalhes da sua vida pessoal, melhor aguardar a autobiografia do vocalista que está prevista para 2017.
Achei uma leitura bastante divertida, que em muitos momentos me transportou para os anos 70 e 80. Muitos fatos desconhecidos por mim da carreira do Bruce, principalmente de antes de ele entrar para o Iron Maiden, me foram revelados lendo esse livro. Pena que o autor apenas foca na carreira do Bruce como vocalista, passando apenas superficialmente pela esgrima e como piloto de avião. Outra questão é que lendo essa biografia eu senti muita falta de ela ser uma AUTObiografia. Em vários momentos eu gostaria que fosse o próprio Bruce quem estivesse escrevendo para poder nos transmitir quais foram os seus reais sentimentos em dados momentos da sua vida, da sua carreira.
Então só posso dizer que sou apenas mais uma fã da Dama de Ferro que aguarda ansiosamente pela autobiografia do Bruce.

carlos.delvalle 15/09/2016

Boa leitura
Esta é uma biografia não-autorizada, que serve de ótimo complemento para a biografia autorizada do Iron Maiden (de Mick Wall). Tem informações coletadas com colegas da era pré-Maiden e da carreira solo, sem informações vindas de Bruce exceto por entrevistas antigas e informações públicas. Vale a pena pela cobertura detalhada da época no Samsom e da carreira solo, que (compreensivelmente) não são aprofundadas no livro do Mick Wall.

Marcinha 29/08/2016

Boa e direta biografia
A biografia discute de forma bem completa a carreira musical de Bruce, seja no Maiden, em suas primeiras bandas ou em projeto solo, contando com muitas citações de entrevistas (com participação do próprio Bruce ou de outros músicos ligados a ele). Traz poucas informações da sua vida pessoal, mas conta brevemente sobre algumas das outras diversas habilidades que ele possui, como na esgrima e condução de aviões. Acredito que o autor poderia ter explorado mais essas partes, mas é uma ótima biografia para quem se interessa em saber mais sobre a carreira do vocalista do Maiden.

Luísa 14/05/2016

Livro baseado em entrevistas e reportagens
Bem, antes de mais nada, devo começar essa resenha dizendo que esta é uma biografia não autorizada do Bruce Dickinson e, portanto, ao invés de contar com relatos pessoais do próprio Bruce, o autor do livro se baseou em entrevistas e reportagens sobre o músico ao longo de sua carreira. Com isso, existe um grau de superficialidade no texto que é inevitável.

A biografia começa de maneira bem interessante, com o autor nos apresentando dados históricos sobre o que estava acontecendo na Inglaterra durante o ano em que o Bruce Dickinson nasceu. Passamos então a um breve relato sobre o período escolar de Bruce e, sem mais delongas, o autor do texto opta por deixar de lado fatos pessoais e começa a se aprofundar na carreira musical do Bruce, foco principal desta biografia.

Eu terminei de ler o livro sem saber quantos filhos o Bruce tem, quais os nomes e idades deles, em que cidade o Bruce atualmente mora com a família, quando ele se formou na faculdade e por aí vai… Sinceramente, acho meio absurdo uma biografia não me trazer essas informações básicas sobre a vida do biografado. É por essas e outras que eu não tenho como dar nota máxima para esse livro, mas, de qualquer forma, é um bom livro para os fãs do Bruce se informarem melhor sobre a carreira musical de seu ídolo, em especial ao período que antecede sua entrada no Iron Maiden que, para mim, foi a parte mais completa e detalhada da biografia.

A primeira banda profissional de verdade em que o Bruce Dickinson fez parte, a Samson, recebeu grande destaque na biografia, muito graças aos demais integrantes da banda que deram seus relatos sobre a época e ainda forneceram algumas fotos. Samson foi uma banda subestimada e que apresentou dificuldades para conseguir um contrato com alguma gravadora. Quando as coisas iam finalmente decolar, Bruce foi convidado para integrar o Iron Maiden, o que acabou de vez com as chances de sucesso do Samson.

Quando Bruce entrou para o Iron Maiden, a banda já fazia um relativo sucesso, mas a sua chegada a alavancou ainda mais, tornando o Iron Maiden uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos. Nesta parte da biografia, cada capítulo é referente a um álbum da banda, ou seja, cada capítulo conta como foi o processo de criação do álbum em questão, além de falar sobre sua respectiva turnê, entre outras coisas mais. Esse tipo de disposição dos capítulos ficou realmente muito bom, muito organizado.

O livro fala também sobre a carreira solo do Bruce Dickinson de maneira igualmente organizada. Através da biografia, que segue a ordem cronológica dos acontecimentos, a gente vê o tanto que o Bruce Dickinson é um cara inquieto que está sempre buscando uma atividade nova em seu tempo livre. Ele simplesmente não para.

Bruce Dickinson integrou o time britânico de esgrima, escreveu e publicou dois livros de ficção, apresentou por oito anos um programa de rádio na estação BBC 6 Music, foi apresentador de um programa no Discovery Channel, sem contar que é piloto de aeronaves. Tudo isso e ainda é uma das maiores lendas da música.

O livro foi publicado originalmente em 2007, porém apenas em 2013 ele foi lançado no Brasil pela Editora Gutenberg. Por apresentar um hiato de 7 anos entre ambas as publicações, a versão brasileira traz um posfácio que aborda justamente esse período de 2007 a 2013, contando de maneira bem resumida as aventuras do Bruce e do Iron Maiden durante esse intervalo de tempo.

Para finalizar, a biografia nos presenteia com páginas e mais páginas de dados técnicos sobre a discografia de toda a carreira do Bruce. Álbuns de sua carreira com o Samson, com o Iron Maiden, de sua carreira solo, singles, vídeos, livros publicados pelo Bruce, enfim, uma ficha técnica bem completa e organizada que é um dos pontos altos do livro.

Por mais que seja uma biografia não autorizada e que não se aprofunde tanto nos assuntos como eu gostaria, se você é fã do Bruce Dickinson, acho que vale a leitura.

site: http://luisadrumond.com.br/2016/03/resenha-bruce-dickinson-de-joe-shooman/

Paulo Silas 28/07/2015

Não apenas a notória carreira musical de Bruce Dickinson é exposta no livro, mas também as diversas atividades paralelas que o biografado possui e sustenta com afinco.
Com uma breve introdução que percorre a infância do músico, o livro foca mais na parte profissional de Bruce, não dando amparo para pessoalidades.

Seguindo sua trajetória cronológica, o livro narra as primeiras experiências de Bruce com a música - apaixonado por Ian Paice, já que fã de Deep Purple, seu intento original era assumir as baquetas. Assim, há o relato das primeiras bandas que Bruce participou, até que finalmente fosse admitido no Samson, talvez a banda que tenha sido responsável por galgar o sucesso do cantor.
O processo de gravação, composição e turnês que Bruce teve juntamente com o Samson é exposto de modo bastante profundo, mesmo se tratando de um livro com apenas 300 páginas.

A narrativa expõe na sequência o alavancar da carreira do músico, que teve como fator determinante a sua entrada para o Iron Maiden. A década de 80 é coberta na íntegra, passando por todos os álbuns gravados nessa fase com Bruce ("The Number of the Beast", "Piece of Mind", "Powerslave", "Somewhere in Time" e "Seventh Son of a Seventh Son"), merecendo cada qual comentários sobre as músicas que contaram com a participação de Bruce no processo de composição, de modo que o que mais acaba ganhando relevo são as letras das canções. Ponto curioso é que o álbum "Somewhere in Time" não recebe nenhum comentário do autor sobre as músicas especificamente, apenas situando o leitor sobre o seu processo de gravação e turnê de divulgação.

A década de 90 ganha destaque quando para além dos dois álbuns gravados com o Iron Maiden nessa época ("No Prayer for the Dying" e "Fear of the Dark"), tem início a carreira solo de Bruce Dickinson, inicialmente como um projeto paralelo sem intenção alguma de prosseguimento ("Tattooed Millionaire"), para o que na sequência acabou se desenvolvendo ("Balls to Picasso") em uma sólida carreira em voo solo ("Skunkworks", "Accident of Birth" e o aclamado "The Chemical Wedding"), culminando em sua saída do Iron Maiden. Sendo álbuns exclusivos de Bruce, as músicas constantes em cada um ganham relevantes comentários no livro, mesmo que breves.

O retorno de Bruce para o Iron Maiden também ganha a devida atenção do autor, fazendo uma excelente abordagem sobre todo o contexto em que tal situação ocorreu e o seu reflexo no mundo da música. Foi daí que saíram os álbuns "Brave New World", "Dance of Death" e "A Matter of Liffe and Death", os quais recebem os já neste ponto costumeiros comentários do autor do livro, bem como abarcando ainda o álbum solo do músico lançado nessa época, o também excelente "Tyranny of Souls".

Considerando a época em que o livro foi feito, a escrita original compreende até quando da turnê de "A Matter of Liffe and Death". No entanto, a obra conta com um "posfácio à edição brasileira", incluindo aí o "The Final Frontier" e demais caminhos tomados pelo autor até então.

É um livro rico em detalhes sobre a parte profissional de Bruce. Para além do cantor no mundo da música, são expostas suas demais facetas: Bruce como piloto, como esgrimista, como escritor, como radialista, como produtor e muito mais. Poucas são as pessoalidades presentes no livro, e quando são mencionadas, geralmente estão atreladas à parte profissional do cantor (por exemplo quando da menção do episódio tormentoso do Iron Maiden no Ozzfest e seu entrave com Sharon).

Um livro que apesar de curto possui farto material sobre a vida profissional de Bruce Dickinson.
Recomendo!

André 20/08/2014

Ótima Biografia
Ótima Biografia, bem detalhada em relação aos primeiros anos de carreira especialmente a parte no Samson (aliás, que banda boa. Nunca tinha ouvido nada deles antes de começar a ler esse livro) e na carreira solo dos anos 90.
Descreve bem a inquietude do vocalista do Iron Maiden com relação a si mesmo e a sempre buscar novos e novos desafios.

Só acho que faltou um pouco descrever a sua parte familiar e como é Paul Bruce Dickinson nos poucos momentos que está em casa com os filhos e etc. Mas nada que tire o brilho da obra.

Recomendo a leitura.

Débora 26/01/2014

SENSACIONAL
O livro muito bem escrito detalhando muito bem a carreira de Bruce, porém não foi descrito nenhuma polemica( pelo menos eu espero algumas kkkkkk ). É leitura leve e empolgante. Vale muito, mais muito a pena ler esse livro.

Thiago 14/01/2014

Sucinta e direta
Excelente biografia do melhor vocalista de Heavy metal e um dos melhores vocalistas da música mundial. O Autor não perde tempo com baboseiras e fofocas do tipo quando perdeu a virgindade, quantas mulheres comeu, se deu o cu, não, é apenas o lado musical da carreira do artista, embora tenha menos de 300 páginas, nada escapa, e se você procura uma obra que resume bem a carreira de Bruce então você tem de comprar.

AInda tem um verdadeiro almanaque com as gravações dele no final do livro, levando o leitor a conhecer bem a fundo todo o trabalho do artista. Escrito em 2007, a editora então disponibilizou um autor para escrever sobre o tempo pós 2007 na carreira de Bruce, atualizando a obra.

Um excelente pedida, e se você é fã da donzela de ferro e de Bruce Bruce, não perca seu tempo, corra já numa livraria e adquira essa obra imperdível.