O Fantástico Mundo dos Elementos

O Fantástico Mundo dos Elementos Bunpei Yorifuji

Resenhas - O FANTÁSTICO MUNDO DOS ELEMENTOS

Rafaela.Debastiani 15/05/2017

Livrarias oferecem experiências que lojas online não tem como oferecer, como contato com o livro antes de comprar, troca de ideia com vendedores e outros clientes, chegar na loja com uma lista de livros e não ter nenhum… E nessa de não ter nenhum livro da lista, tu acabas descobrindo maravilhas! Foi assim que descobri O Fantástico Mundo dos Elementos – A tabela periódica personificada!
O Fantástico Mundo dos Elementos é um livro ilustrado desenvolvido pelo japonês Bunpei Yorifuji.

Neste livro, Bunpei apresenta os elementos químicos e mostra como eles fazem parte da nossa vida. Antes de ir para a tabela periódica, ele mostra os elementos como estão distribuídos ao nosso dia-a-dia, e como com o passar do tempo fomos aumentando o uso de elementos químicos na nossa vida cotidiana.
Quando começa a explicação dos elementos químicos, cada elemento será um personagem. As características dos personagens dependem das características dos elementos. As propriedades dos elementos foram divididas em 14 categorias, que serão 14 cortes de cabelo diferentes! Características dos corpos e roupas mudam conforme o estado de matéria, massa atômica, ano de descoberta, propriedades especiais e áreas de uso.

A partir daí, os elementos personalizados são apresentados!

O livro acaba mostrando “Como comer os elementos”. É muito curioso, porque como esse livro é japonês, as sugestões para alimentação são muito diferentes. Por exemplo, Ferro pode ser encontrado em alimentos como soja, frango, ovos, algas marrons, sardinhas e SANGUE DE TARTARUGA!

Finalmente, ele acaba o livro chamando a atenção para a crise dos elementos. Os elementos são finitos, então quanto mais usamos, menos temos disponível. A crise dos elementos se refere a metais raros, elementos escassos e elementos que são difíceis de extrair e processar, mas são elementos essenciais para nossa vida moderna. Alguns países já estão estocando elementos difíceis de encontrar enquanto investem em ciência para tentar encontrar um substituto.

Quando vi esse livro na livraria, tinha certeza que ia amar. Acho que é um ótimo livro para usar nas escolas, uma forma interessante de chamar a atenção das crianças e adolescentes para a ciência, e sair daquele decoreba sem sentido. Ainda vem com um poster da supertabela (quando eu emoldurar, posto a foto no instagram)!

site: https://ohmylivros.wordpress.com/2017/05/08/o-fantastico-mundo-dos-elementos-bunpei-yorifuji/

Oscar 11/11/2014

Yorifuji consegue representar a tabela periódica dos elementos químicos por meio de figuras humanas. Os elementos mais leves (homens magrinhos) nas linhas superiores e os mais pesados (gordinhos) nas linhas inferiores. Os elementos com sua última camada eletrônica preenchida, os gases nobres coluna VIII (homens com muito cabelo), elementos da familia dos alógenos (homens carecas).
Quem é professor de fisco-química (meu caso) é uma excelente fonte de inspiração para preparar uma aula da tabela de Mendeliev.

Leandro Matos 11/08/2014

O FANTÁSTICO MUNDO DOS ELEMENTOS | LIVRO ILUSTRADO APRESENTA UMA NOVA FORMA DE APRENDER E SE INTERESSAR POR QUÍMICA
Com a premissa de apresentar e ensinar de forma dinâmica e divertida Química, o livro “O Fantástico Mundo dos Elementos” da Editora Conrad é uma excelente indicação para aqueles que buscam compreender, um pouco mais sobre os elementos químicos. Com ilustrações simples, mas bem informativas e de fácil assimilação, o artista japonês Bunpei Yorifuji detalha com criatividade, todas as propriedades, atribuições e curiosidades relacionadas aos 118 elementos presentes na tabela periódica. Do primeiro ao último elemento (do hidrogênio ao ununóctio, respectivamente) temos uma verdadeira aula de Química em nossas mãos.

Atualmente, reconhecida e regulamentada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), inúmeros cientistas e estudiosos contribuíram cada um à sua forma, para a construção da tabela periódica que conhecemos hoje. Em 1789, Antonie Lavosier havia escrito o primeiro esboço de uma tabela periódica, que na época, continha apenas 33 elementos. Porém, a invenção da tabela periódica é creditada ao químico russo Dimitri Ivanovich Mendeleiv, que em 1860 estudava e buscava a sistematização dos elementos químicos. Durante quase um século, a tabela periódica foi imaginada de diversas formas, onde alguns cientistas criaram sistemas específicos para sequenciar a ordem e o padrão dos elementos e sua respectiva distribuição. Um deles até se baseou nas notas musicais para criar a sua versão, que viria a ser chamada de Lei das Oitavas. Em 1913, um físico inglês resolveu o problema da organização da tabela com a atribuição do número atômico como critério padrão, em vez da massa atômica como era utilizada anteriormente. Ficando assim o padrão central que é usado até hoje, no qual se permite com mais facilidade a inclusão de novos elementos (caso eles apareçam). É interessante, pois boa parte dos elementos foram descobertos no século XIX e nas últimas duas décadas, houveram mais 9 adições. O último elemento descoberto por exemplo, o ununséptico foi descoberto em 2010.

Nossa composição química se resume em 6 elementos que sintetizam nossa origem, essência e finitude. Em nossos corpos estão presentes outros elementos, como Ferro, Cloro, Sódio e o Magnésio, mas em ordem de importância e representação, 6 letras nos resumem estando nós, vivos ou mortos.

São eles: C (Carbono), H (Hidrogênio), O (Oxigênio), N (Nitrogênio), P (Fosforo) e S (Enxofre).

O valor do ser humano quimicamente falando ficaria em torno de R$300,00!!!

1. O elemento mais abundante no Universo é o mais simples da tabela periódica, o Hidrogênio. Presente em 75% do universo, ele é bastante raro em seu estado natural no planeta Terra. Combustível para a fusão nuclear que ocorre dentro das estrelas, é o elemento responsável pelo surgimento da vida. A margarina comercial é endurecida com átomos de hidrogênio.

2. Basicamente a composição do Sol tem como representação 75% de hidrogênio e 25% de gás Hélio. Segundo elemento com maior presença do Universo, ele é aquele gás que afina a voz da pessoa que o inspira em diversos vídeos espalhados no Youtube. Porém em excesso, ele pode levar à morte por asfixia.

3. O Carbono é considerado o elemento base para a vida. Está presente em todos os seres vivos e naturalmente existem mais de 10 milhões de compostos diferentes desse elemento. Grafite, diamante, tinta e o carvão são derivados do carbono.

4. Elemento com diversas utilidades, o Boro está presente na neve falsa utilizada em filmes, em vidros super-resistentes ao calor (o “pirex”), em pesticidas e em produtos de limpezas, o Boro é um elemento derivado do mineral borax.

5. O Sódio é o outro importante elemento na nossa vida. Seus compostos estão presentes praticamente na cozinha como um todo, só para citar, o fermento, o sabão, removedor de manchas e o sal de cozinha são derivativos desse elemento.

6. Os parentes Nitrogênio e o Oxigênio trazem interessantes particularidades. O primeiro é usado em fertilizantes, é o principal componente do nosso DNA e é um explosivo potente, presente na nitroglicerina e na dinamite. Já o segundo e o mais conhecido, é o responsável pela proteção natural do nosso planeta contra a radiação do Sol. Quando o oxigênio se liga a outros componentes acontece a ferrugem e a oxidação.

7. Presente nas baterias de celular está o Lítio. O efeito vibratório desses aparelhos já é responsabilidade do Neodímio, elemento que adicionado a outros elementos, se torna o imã mais forte do mundo.

8. Outros elementos são detalhados durante o livro junto com suas curiosas aplicações, que são um atrativo a parte na leitura. Por exemplo, o Flúor, que além de presente nos cremes dentais está aplicado nas frigideiras de teflon e nos impermeabilizantes. Aquele liquido ingerido antes dos exames de raio x com contraste é o Bário. O Polônio é mais de 300x radioativo que o Urânio e é o elemento natural mais destrutivo que existe.

A leitura de O Fantástico Mundo dos Elementos é essencial aos interessados em Química e Física de modo geral. Com um texto leve e instrutivo esse livro ilustrado se tornou uma grande surpresa, pois foi gratificante encontrar de forma minuciosa e engraçada as mais variadas exemplificações dos elementos químicos ao nosso redor. É um livro completo naquilo que se propõe, que é ajudar na compreensão e no reconhecimento da importância dessas matérias na nossa vida. Com uma edição cuidadosa, que ainda traz uma tabela periódica personalizada destacável, arrisco afirmar até que este livro, deveria fazer parte da biblioteca de toda escola de ensino fundamental e médio, por ser um facilitador no entendimento dessas disciplinas.

Finalizada a leitura, fiquei imaginando como teria sido interessante entender um pouco mais sobre aquelas estranhas letrinhas, dispostas em um emaranhado de quadrados coloridos, que logo encontrávamos em livros de Química na nossa época de colégio.

Leia a review completa no link abaixo

site: http://nerdpride.com.br/literatura/o-fantastico-mundo-dos-elementos/