O coração às vezes para de bater

O coração às vezes para de bater Adriana Lisboa




Resenhas - O coração às vezes para de bater


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Santana 11/03/2022

O coração as vezes para de bater.
É muito interessante quando você se vê na história do começo ao fim, dirrepente você viaja na leitura. Até parece que todos aqueles pensamentos que você mesmo acha que é " paranóia " da sua mente, acaba fazendo parte da vida de outra pessoa que eu nunca vi, não sei onde vive ou até mesmo com idades totalmente diferentes. Entretanto estou muito satisfeito com mais essa mensagem guardada no meu HD. Rsrs
comentários(0)comente



tiagoodesouza 10/12/2013

O coração às vezes para de bater | @blogocapitulo
As minhas resenhas normalmente são bem grandes, porque eu gostando ou não do livro sinto essa necessidade de escrever bastante a respeito das impressões que tive durante a leitura. Às vezes, aparece algum livro cujas palavras para descrevê-lo vêm com dificuldade. Sinto que não falo o necessário e também tenho o receio de falar mais do que deveria.

(...) o coração para de bater numa fração de tempo e essa fração de tempo vira algo que se chama para sempre.
Página 51

O que falar, então, de O coração às vezes para de bater, esse livro infelizmente tão curto que eu li em torno de uma hora? Quando eu o solicite à editora Rocco, eu tinha certeza que ia gostar porque ele toca em um tema que sempre me fará querer ler um livro: amizade. Aqui, temos um adolescente skatista de 15 anos, um pouco solitário na escola e que namora Paloma, a garota que lhe deu o skate e a oportunidade de ter a amizade de um cara cujo coração, aparentemente, pode parar de bater.

A narrativa é feita por meio das cartas que esse adolescente de 15 anos escreve a esse amigo. Os dois possuem vidas bem diferentes e se encontram quando o assunto é andar de skate nas pistas do Rio de Janeiro. Ele possui uma personalidade um pouco madura, provavelmente advinda do acontecimento que levou seu amigo para o hospital. São passagens curtas, poéticas e que apresentam questões como família, ambiente escolar e namoro.

É um livro que nos deixa com uma sensação de tristeza e esperança ao mesmo tempo e nos faz pensar nessas pessoas que passam tão de repente por nós e se tornam imediatamente especiais. Não é só sobre um coração que às vezes para de bater, sei lá qual for o motivo que o faz parar e voltar a bombear. É também sobre o tempo e a preciosidade de aproveitá-lo.

(...) Será que às vezes é preciso que a vida nos doa no fundo mais fundo do corpo para que fique alguma certeza dela?
Página 45.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-coracao-as-vezes-para-de-bater.html
comentários(0)comente



Karina.Loureiro 29/11/2021

Rapidinho de ler e surpreendente
Gostei muito da forma que os fatos são narrados, através de uma carta do personagem principal, em que é possível notar os sentimentos e o fluxo de pensamento do personagem, que por ora é cíclico e depois volta a ser linear. É quase como se estivéssemos dentro da cabeça dele. Enfim, uma narrativa simples, mas com muita sensibilidade!
comentários(0)comente



livroswmaria 16/12/2022

Meu coração parou de bater
Finalmente,
Finalmente um livro de poesia com muito mais por trás.
Cansada de livros genéricos com poesias muitas vezes rasas, me arrisquei às cegas em um sebo, e não poderia ter ficado mais feliz.
Me identifiquei inúmeras vezes com o protagonista, com seus hábitos e com seus sentimentos.
Esse não é um livro de poemas vazios, é uma narrativa brasileira linda.
comentários(0)comente



Tainara.Takahache 21/03/2023

O coração as vezes para de bater
Livro de leitura rápida, mas gostosa. Mesmo sendo poucas páginas a história te prende. Adoro um drama.
comentários(0)comente



Paula 16/04/2014

"Antes de mais nada, queria falar do mar. Que é começo de tantas coisas."

"O coração às vezes para de bater" é uma novela juvenil da escritora e tradutora brasileira Adriana Lisboa, escrita com a suavidade de um balançar de ondas na praia de Copacabana, e que conta a história de um casal de adolescentes e do turbilhão de sentimentos que marca esta época de suas vidas. Dois jovens de quinze anos que estão descobrindo o amor e cujos encontros ocorrem através da paixão pelo skate que os une.

"Foi na beira do mar que eu conheci, no começo deste ano, a Paloma. Foi também por isso que eu quis falar do mar, aqui, nesta carta, antes de mais nada".

O narrador da história, um rapaz de quinze anos, começa a falar do mar, que é começo de tantas coisas, para falar de sua família e dos problemas de comunicação que enfrenta em casa, e também para nos falar de Paloma, a jovem por quem ele se apaixona completamente. Logo no início, sabemos que Rafael está escrevendo uma carta, mas não sabemos a quem ela se destina (algo que só descobriremos no final), mas é através da escrita que ele consegue superar uma grande perda que teve que enfrentar inesperadamente. A escrita aparece aqui como uma possibilidade de o salvar das dores do mundo, como uma reflexão, afinal "as palavras organizam as coisas", é o que nos ensina o personagem desta história.

Uma novela com a delicadeza da escrita da Adriana Lisboa, que aborda os conflitos da juventude, o choque entre as gerações, a descoberta do amor e a perda da inocência diante de um acontecimento trágico. Um desses livros que retratam com doçura aqueles muitos momentos em que nosso coração para de bater para nos ensinar a viver.

LISBOA, Adriana. O coração às vezes para de bater. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. 80 páginas.

O livro foi adaptado para o cinema no curta homônimo dirigido por Maria Camargo.
Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro, em 1970, e já se consagrou como um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea, tendo escrito seis romances, um livro de contos e quatro obras infantojuvenis. Conquistou prêmios importantes como o Prêmio José Saramago. Seus livros foram traduzidos para oito idiomas e publicados em treze países.

site: http://www.pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2014/04/o-coracao-as-vezes-para-de-bater.html
comentários(0)comente



Aline 28/03/2018

Poesia pura
Adriana Lisboa é uma das minhas escritoras preferidas. Li todas as suas obras e não sei escolher minha preferida. A escrita dela é poesia pura, cada palavra carrega tanto sentido e sentimento, que fica difícil continuar a leitura, a gente quer ficar horas em cada linha do livro.
Neste, não é diferente. Uma história sensível sobre a adolescência, o primeiro amor e perdas. Tudo isso misturado à paisagem do Rio de Janeiro, aos seus bairros históricos ou famosos, à sua periferia, à desigualdade social marcada na cara de cada casa.
Uma leitura rápida e marcante. Recomendo muito!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JP 26/12/2015

O meu coração parou de bater
A narrativa começa falando do mar. E as marcas estilísticas fazem com que o leitor entre na onda! Dando vida a um garoto skatista de quinze anos, Adriana Lisboa conduz a história, em primeira pessoa, mergulhando na água salgada dos pensamentos adolescentes e na força oceânica das mais emocionantes situações, deixando uma maré alta de verdadeiro encanto literário.

Um ponto interessante da narrativa é que os capítulos vão e voltam, ou seja, iniciam num assunto, avançam para outro, apresentam um próximo e, quando percebemos, voltou ao primeiro — e isso é feito sem que a leitura se torne cansativa. Isso mostra claramente a analogia com as ondas do mar, que vem e vão.

O livro, como todos os livros, tem um último capítulo, e o único ponto negativo, mascaradamente disfarçado, é o ponto definitivamente final. Além de ele fazer o coração parar de bater, literalmente, por alguns instantes, também faz perceber que o leitor já se viciou na escritora e não vê a hora de ler outro livro dela.

site: https://estilismidia.wordpress.com/2015/09/20/impressoes-sobre-o-coracao-as-vezes-para-de-bater-adriana-lisboa-2008/#more-68
comentários(0)comente



ultraviolence 24/07/2018

o livro tem umas partes fofas e românticas porém é mal escrito várias informações desnecessárias, várias frases se repetem no livro isso me irritou parecia que estava lendo sempre a mesma coisa
comentários(0)comente



clara 16/12/2022

acho que esse foi um livro que me fez ficar um pouquinho mais próxima da velocidade de um skate, ele me tocou muito e me senti próxima dele, como se fosse um amigo. Dei cinco estrelas porque foi uma leitura que quando acabei eu quis virar uma grande amiga da autora para poder ligar e conversar com ela.
comentários(0)comente



Emanuely.Dreyer 20/08/2023

Não achei a história interessante não entendi nada dela e achei toda ela muito confusa e odiei todos os personagens
comentários(0)comente



Edden 02/12/2023

Gostei !!!
Por ser professor de literatura trabalhei o livro com meus alunos do 8ano. Leitura atraente e fácil de ser feita. Recomendo a todos.
comentários(0)comente



Alice 25/10/2022

Filosófico, mas realístico
Bem fluído e fácil de ler, especialmente pelo personagem principal ser um adolescente e ter um vocabulário mais fácil, e o gênero textual ser uma carta.

A forma como ele escrevia a carta em ?camadas de cebola? foi bem interessante, como se estivéssemos em sua mente. Fez com que me familiarizasse mais, afinal, temos uma linha de raciocínio parecida, e particularmente, gosto de livros em que posso me espelhar.

Apesar disso, gostaria de um final melhor. Mas entendo que tenha esse desfecho e que faz parte do contexto da história.
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR