O carisma de Adolf Hitler

O carisma de Adolf Hitler Laurence Rees

Resenhas - O Carisma de Adolf Hitler

Geovana584 11/03/2024

A ideia do livro é boa, amo livros assim sobre a Segunda Guerra, porém é tanta informação que o autor acaba se perdendo no meio da narrativa e acaba deixando o livro confuso e massante em alguns momentos. Recomendo para quem realmente gosta do assunto e tem paciência.

Cris 19/10/2023

19.10.2023
Muito bom, mas mais do mesmo...a forma de comunicação de Hitler com o povo, em se falar tudo o que queriam ouvir num momento em q a Alemanha estava passando por dificuldades econômicas e financeiras foi o que o fez um líder. O livro menciona sobre o carisma que as pessoas sentiam em relação a ele àquela época e por isso conseguiu, com sua ideologia, muitos seguidores fanáticos.
3ddy 19/10/2023minha estante
Tipo de livro que me interessa...

Cris 19/10/2023minha estante
Te indico O holocausto desse mesmo autor.

yminsouza 06/09/2023

Um livro denso e interessantíssimo para conhecer os diversos métodos de persuasão que Hitler utilizou p/ chegar à sua ascensão. além disso, o livro explica de forma detalhada como o contexto socioeconômico da Europa contribuiu fortemente para a adoção e idolatria do Nazismo p/ a população

@eu_rafaelfa 26/06/2023

Uma jornada
O fato do autor se debruçar sobre a origem do Hitler e a todos que estavam ao seu redor só enriquecem a jornada dele, e mostram que ninguém vai a lugar nenhum se não tiver alguém que o apoie.
Repleto de entrevistas no mínimo intrigantes, de personagens tão impactantes quanto o próprio Hitler, e de uma grande quantidade de coisas que acontecem por puro acaso, um homem conduziu milhões ao abismo.

Ramon 16/04/2023

...
?Crianças?, dizia o ditado dos soldados, ?aproveitem a guerra, pois a paz será terrível!?

[...] o efeito motivador que Hitler continuava a possuir. Ele e seus amigos chamavam isso de ?vírus do Alto-comando do Wehrmacht?, e sempre que um novo oficial chegava, eles se perguntavam: ?Quanto tempo vai levar, antes que ele pegue o vírus?? [...] se contraía esse ?vírus? quando em contato muito próximo com Hitler

Márcia 19/11/2022

Sobre como um ditador conquistou os alemães
Há muito tempo tenho vontade de responder às seguintes perguntas: por que Hitler fez o que fez? Como houve tanta gente para seguir suas ordens nessa jornada sangrenta? Como esse homem chegou ao poder sendo o líder mais improvável de um Estado sofisticado, no coração da Europa? Para responder a essas e outras perguntas, apenas com muita pesquisa, ao custo de um estudo rigoroso dos fatos e do conhecimento das circunstâncias históricas. Enfim, eu precisava COMEÇAR a entender a história desse homem que exerceu papel fundamental em três das decisões mais devastadoras que a humanidade já presenciou: a invasão da Polônia, que levou à Segunda Guerra Mundial; a maluca tentativa de invadir a União Soviética de Stalin; a decisão cruel de assassinar judeus. Não quero mais respostas de outros; quero minhas impressões.
A resposta passa por algumas questões-chave: 1) a primeira guerra mundial, que deixa a Alemanha destroçada. O país teve que assumir a culpa por iniciar a guerra, o que o obrigou a pagar 220 milhões de marcos em outro aos vitoriosos. Fome, crise severa, inflação nas alturas, etc.; 2) o inegável dom para a oratória, que fazia Hitler reagir ?à vibração do coração humano com a sensibilidade de um sismógrafo?. Os alemães se extasiavam com seus discursos, os quais foram adornadas pela propaganda implacável que levou o povo a aclamá-lo como uma divindade; 3) o fato de milhares de alemães estarem dispostos a se submeter tão prontamente à sua liderança, indicando que estavam num estado de espírito semelhante ao dele, movidos pelas inúmeras circunstâncias e pela criação enganosa de um mito pela mídia.
Tenhamos cuidado com os MITOS! Eles costumam ser nefastos.
Livro fascinante esse da foto. 398 páginas de descobertas sobre essa temática. Só parei quando chegou ao fim.

Rodrigo.Cabanne 09/10/2022

Uma abordagem diferente de uma história conhecida
O autor busca entender o que fez milhões de pessoas a apoiarem o nazismo e endossar toda a violência e destruição causada por ele.

vivianne 07/09/2022

Esclarecedor
Livro excepcional, estava em busca de um livro que me trouxesse um entendimento acerca desse momento histórico que nos mostra a trajetória de Hitler até sua morte. Em como para o bem ou para o mal ele conseguiu implementar sua ideologia que ultrapassou gerações. Me pegava refletindo ao longo da narrativa em como a manipulação de ideias, um discusso enfusivo, a midia, a ocasião na época de pobreza da Alemanha favoreceu o plano de extermínio de Hitler. Por outro lado temos um povo massacrado que lutou muito para sobreviver e aos que conseguiram foram verdadeiros sobreviventes em muitos sentidos.

Éllen Marianne 21/08/2022

Muito se resume no início do livro.

?Ele era incapaz de cultivar amizades humanas normais, incapaz de discutir intelectualmente,
transbordava ódio e preconceito, era um "solitário", desprovido de qualquer capacidade real de amar.?

Adiel.Guimaraes 26/02/2022

!!!!
Contudo, é necessário dizer que Hitler não era simplesmente um líder com carisma. Ele também usava ameaças, assassinatos e o pavor para alcançar seus objetivos, e eu tento mostrar como esses aspectos se encaixam à história de sua ascensão ao poder e seu governo subsequente. Certamente houve gente que atendeu aos desejos de Hitler apenas pelo medo, da mesma forma que houve quem nem o achasse carismático.

Denny Messoliver 30/01/2022

O carisma do mal
Interessante ver o quanto o carisma de uma pessoa pode levar outras, até mesmo uma nação inteira a total perdição.
Cada ato, cada fala, tudo se transforma em uma fonte de inspiração cega, para as pessoas.
Assustador ver como as pessoas adoravam Hitler como se ele fosse um deus, com poder para determinar o destino de cada um...

O subjulgamento de um povo nem sempre vem de forma escancarada, na maioria das vezes vem de forma carismatica, de forma sorrateira, escondido atrás de promessas de melhoria, em prol de um bem comum...
Livro pra refletir...

Raquel1265 10/01/2022

O livro é muito bom e faz entender bastante coisa.
Os detalhes como tudo é contado desde o início, como o ódio desperta em você no decorrer, como mentes cruéis são capazes de criar um MONSTRO. Sério. Não dá.

Bella 07/01/2022

mto bom
conta bem a história de Hitler, e eu sempre fui muito curiosa sobre a 2º Guerra Mundial, sempre quis entender a saber mais dos motivos que levaram a guerra então eu leio bastante sobre e eu gostei muito

João 25/08/2021

Ódio.
Hitler era um sujeito que, desde sempre, teve muito ódio da humanidade. Nunca nem tentou disfarçar isso, e entender como um homem extremamente preconceituoso e autoritário chegou ao poder da Alemanha é um pouco fascinante. É indiscutivel que Hitler tinha um talento para falar em público, isso encantava as pessoas, mas mesmo assim, ele ter chegado tão longe, e mesmo depois de todas as atrocidades cometidas, ainda haver pessoas que o apoiavam e estavam dispostas a morrer por ele, é uma coisa para deixar todos em estado de alerta o tempo todo. Pois não podemos permitir que alguém como ele chegue ao poder, nunca mais!!! O preconceito e a confiança cega levou a Alemanha a perder mais uma guerra, e temos que tirar alguma lição disso, confiar em políticos cegamente é a pior coisa que pode acontecer para uma nação.

Leka 21/07/2021

Muito conteúdo sem ser maçante
Comecei a ler esse livro porque não conseguia entender como a Alemanha e o povo alemão pôde deixar o nazismo acontecer. Mesmo já tendo lido e estudado um pouco sobre a época, nunca tinha mergulhado tão profundamente quanto esse livro me levou. Ele mostra não somente o início do nazismo, como tudo começou como um movimento que foi ganhando espaço, mas também em como o próprio Hitler foi ganhando o seu tão famoso "carisma". O como ele convenceu a população a virar as costas para alguns, desde que ganhassem algo em troca.
Esse livro mostra todos os momentos do nazismo e da segunda guerra de modo muito profundo, trazendo muito conteúdo mas ainda se mantendo uma leitura bem interessante. Com um assunto bem pesado e de forma bem crua e realista, ele mostra como as coisas se desenvolveram aos poucos, e como elas também se desintegraram aos poucos no fim.
Muito interessante, e uma ótima leitura para quem quer entender um pouco mais sobre o nazismo, a segunda guerra, o povo alemão daquela época (e como uma educação voltada a certos fins podem ter efeitos terríveis no pensamento dos jovens) e sobre Hitler e seus apoiadores. É um capítulo negro e terrível da história, mas que espero que possa ser usada para entender como isso pode acontecer e evitar que se repita. Pois só um líder desumano, egoísta que trouxe caos em determinada época já é muito além do permitido no mundo. Ou pelo menos espero que as pessoas pensem assim. Caso contrário, a chance de isso se repetir pode estar mais próxima do que nunca.