Árvore e Folha

Árvore e Folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Mary Jane 08/07/2021

Livro com mecanismo diferente
O livro fugiu da proposta que eu esperava. Não foi um livro no qual procurei saber muito antes de comprar, eu me interessei pela capa e por conhecer algumas histórias de Tolkien.

O livro traz apenas 1 conto em forma de história, que pude notar a essencia de Tolkien, porém, o resto do livro é dividido em termos técnicos, conceitos e abordagens em forma de poema.

brunes 14/07/2021

Incrível
"Árvore e Folha" é provavelmente a obra que mais se distancia das outras escritas pelo Tolkien. É um livro encantador.

O livro é separado em algumas partes. Na primeira, cerca de 70% do livro, Tolkien fala sobre a criação de criação de contos de fadas, porque esse gênero é atribuído as crianças e as mensagens que essas histórias passam.

A segunda parte é Mitopeia, um poema "a alguém que disse que mitos eram mentiras" que surgiu de uma conversa de Tolkien com C.S Lewis, e que, culminou para que C.S Lewis se convertesse ao cristianismo.

''Folha de Cisco" foi um conto maravilhoso, com uma narrativa bem envolvente e trás uma grande lição.

Na última parte, Tolkien traz uma interpretação do poema "A Batalha de Maldon" que fala sobre consequências de decisões tomadas pelo orgulho.

É uma obra fantástica!

Camilli.Meirelles 11/03/2021

Um Estudo Essencial
"Árvore e Folha" é provavelmente uma obra que se descola de toda as outras escritas por Tolkien. O livro é dividido em duas partes fundamentalmente distintas, mas enredadas pelo conceito que as dirige.

A primeira parte, que representa mais ou menos 70% do total do volume do livro, é um ensaio, um estudo acadêmico e uma reflexão poderosíssima sobre o que são os contos de fada, a fantasia e o homem que carrega - e transforma - essas histórias ao longo da História. É interessante pensar em como esse ensaio foi escrito, nas palavras do próprio Tolkien, quando "O Senhor dos Anéis" ainda era uma semente, quando os Hobbits haviam chegado a Bri e quando ele mesmo, como criador e observador da história do Anel, não tinha ideia de muitos dos caminhos e desfechos que seriam alcançados. É interessante, sob esse prisma, perceber o quanto do conhecimento e da reflexão exposta no ensaio foi, de fato, fundamental para que "O Senhor dos Anéis" existisse como é e, substancialmente, mudasse a literatura fantástica para todo o sempre.

A segunda parte apresenta um pequeno conto, "Folha, de Migalha", onde muitos dos aspectos explorados previamente podem ser vistos "na natureza", dentro de uma obra literária, e não sendo esmiuçados como parte de um estudo científico. O conto é delicado e, para aqueles que conhecem a biografia do autor, é possível desenhar paralelos entre a vida do simples protagonista, Migalha, e a trajetória de Tolkien.

Para admiradores e fãs da obra Tolkieniana, "Árvore e Folha" constitui um elemento mais do que essencial. Para amantes da fantasia e dos contos de fada, representa uma poderosa chave para a compreensão de tudo aquilo que nos é tão precioso desde a infância.

Tiago 28/12/2022

Um ensaio...
Esse ensaio de Tolkien nos deixa ávidos por tentar compreender o que cada palavra traz, através de cores, imagens, paisagem, passagem e viagem. Conseguimos ver isso quando estamos mergulhados nos contos de fadas...

@acumuladoradelivros 03/04/2021

Se eu soubesse escrever bem metade do tanto que o Tolkien escreve bem eu já seria muito feliz, tanto em ficção quando escritos teóricos. Esse homem é um gênio, eu queria muito saber como seria estar dentro daquela mente.

Nimrod 01/04/2021

Incrível! (Para Tolkienistas)
O início do livro para eu foi excepcionalmente especial pois após conhecer Tolkien, tive uma certa admiração e vontade de me aventurar em Filologia.
Sendo o início do livro quase um artigo até que divertido sobre a história linguística de certas palavras, até os contos excepcionais no final do livro ao qual emocionam, te fazem refletir, e você sente que aquilo é Tolkien.
Você se aprofunda mais na mente incrível do autor, e mais uma vez sem se deixar decepcionar.
Eu diria que essa leitura é excepcional para qualquer pessoa, mas acima de tudo, para aqueles que amam Tolkien.

alex 27/05/2020

Árvore e Folha, Tolkien
É um arranjo meio esquisito.

Na primeira parte, o autor discute a arte dos contos de fadas (ou o mundo mágico), ocasião na qual apresenta opiniões muito pessoais.

Na segunda e melhor parte, apresenta-se um conto chamado "Folha, de Migalha", uma estória muito sensível sobre (na minha leitura) a morte, a "passagem" e o poder da arte.

É a segunda parte que faz o diferencial do livro (e o faz valer a pena).

Henrique653 11/06/2023

Não faz parte do legendário
É um livro denso, num tom mais acadêmico, que NÃO faz parte do legendário de Tolkien!
A obra é um compilado de quatro trabalhos de Tolkien que reflete a diversidade de escrita do célebre autor. A primeira delas, um ensaio sobre "estórias de fadas", é a mais interessante, pois dialoga sobre o contexto da realismo e imersão nas estórias, algo que alça muito bem o seu título de "pai da literatura fantástica moderna".

Talita.Lobo 10/10/2021

Imprevisível
Começo a resenha falando que o texto é imprevisível porque a mim ele tomou rumos completamente diferentes do que eu esperava. O livro é um compilado de vários trabalhos de Tolkien. Daí que já não se demora para perceber que não é um livro simples. Eu tenho a impressão que a primeira vez que eu leio algo de Tolkien nunca consigo acessar o ponto alvo. Essa leitura não foi diferente. Não achei um livro ruim. Pelo contrário. A primeira parte do livro ele vai falar sobre o estilo ?contos de fada?, em uma linguagem bem acadêmica, muito próximo de um paper de pesquisa. Logo depois ele faz um ?elogio? aos mitos, por meio de uma linguagem poética. Conta um conto, ?folha de cisco? que trás a construção de uma história com uma ?moral? a ser pensada e refletida, e por fim apresenta uma ?releitura? de um ?conto clássico?. Percebam que eu mal consigo escrever alguma palavra se ?aspas?. Porque de fato foi uma leitura agradável e proveitosa, mas me deixou aquela certeza indubitável de que preciso de várias leituras pra chegar em um bom entendimento da obra.
Joao 10/10/2021minha estante
É o "efeito Tolkien mesmo" heheh.
Eu tenho essa obra em casa e pretendo ler. Queria ler algo dele que fugisse um pouco da ficção e fosse mais acadêmico mesmo.

Kai 14/03/2021

Nos dias atuais talvez eu divergisse de Tolkien em opiniões pesssoais, isso eu não nego, ele era conservador. Mas também não posso negar o quanto esse homem encanta enquanto escreve. Não há ninguém no mundo que fale da natureza como algo tão bonito quanto ele. Eu morro de amores em cada linha. Inspiracional.
Nesse livro é perceptível de onde veio tanto das escritas dele, e também é incrível como descrevendo locais reais ele os torna ainda mais mágicos do que seus lugares fictícios.
Dividindo o livro em 3 a primeira parte é perfeita, ele é bem crítico em relação às obras dos outros, apesar de não estar errado, e também o que é ele jogando um ?shade? no Lewis? Amo os dois kkkkkkkkk. Pensar no quanto os escritores de fantasias hoje deveriam ler essas palavras dele e tê-lo como inspiração (inclusive acho que alguns já o fazem).
A segunda parte posso chamar de fofa porque amei a história e como as pinturas que fazemos mentalmente podem vir a tornar-se os lugares mais belos mesmo.
A terceira parte, no meu entendimento, achei desconexa, bem difícil entender o contexto histórico, e com o resto do livro, mas vale a leitura, de qualquer forma.
No geral, não é um livro comum do Tolkien mas é tão gostoso quanto. Maravilhoso nos seus ?pequenos estudos?, em como descreve e como fala na beleza, a verdadeira beleza, principalmente da natureza, da vida, estou tocada, é incrível.

Alessandro 23/07/2023

Folha de Cisco
Queria ler o conto a Folha de Cisco. Tinha ouvido falar desse conto em algum lugar e fiquei curioso para ler

Blackthorne 24/04/2021

Sinceramente, eu ainda não sei o que pensar sobre esse livro além de ele ser incrível.

A gente encontra um ensaio do Tolkien sobre os contos de fadas da qual ele defende e faz um apanhado sobre de onde vem, pra que serve... é muito interessante, apesar de eu ter tido um pouco de dificuldade pra assimilar o conteúdo? Mas a escrita em si não é muito carregada, mas acho que esse ensaio pede alguns textos de apoio pra entendimento completo.

É muito massa ver o Tolkien falando pois ele é muito humilde e engraçado e defende as opiniões dele com trocentos argumentos e exemplos, critica o que acha necessário... muito massa ver trabalho de não-ficção dele, vou aderir.

Fora o ensaio, nós também temos um conto chamado "Folha, de Migalha". Esse continho é sobre esse homenzinho que precisa fazer uma viagem e terminar um grande quadro que ele ta pintando. Eu confesso que ainda não terminei de processar esse conto e ele tem vários simbolismos interessantes, mas no final, ele acaba sendo bonito e me deixou reflexiva (como o livro todo).

É um livro que merece uma releitura com um pouco mais de bagagem, mas muito prazeroso. Eu fiquei bem feliz lendo ele, e daqui a um tempo vou reler pra ver se consigo entender um pouco melhor.

Thiago Gadelha 25/03/2021

Indispensável
Mais um livro otimo de tolkien. Trazendo uma analise de estorias de fadas, contos e poemas de epoca. Quem nao conhece tolkien provavelmente nao vai gostar.
Estela 25/03/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de conhecer depois que li a biografia do Tolkien

Thiago Gadelha 25/03/2021minha estante
Então mergulha de vez nas obras dele, pq no mínimo você vai ter uma leitura diferenciada.

Pati 27/01/2014

Obrigatório para fãs de Tolkien
Recomendo MUITO para todos os fãs de Tolkien. Começa com um artigo onde podemos ver o lado acadêmico do autor. Não podemos esquecer que ele foi professor de Oxford e escrevia os livros no tempo livre. Neste artigo ele fala sobre contos de fada e porque eles NÃO são coisas de criança. Tolkien defende a literatura fantástica e fala do preconceito contra o gênero (que persiste até hoje). O pessoal de comunicação especialmente vai adorar.

A segunda parte do livro é um conto que é imperdível e que acredito que qualquer fã da mitologia do Anel tem obrigação de ler. Nele nós podemos saber como Tolkien se sentiu diante da enormidade da Obra que tinha que escrever e como era visto como um trabalho sem importância. Eu já tinha lido uma biografia sobre o Tolkien, mas achei fantástico ver do ponto de vista do próprio autor, através de um conto, como ele se sentia sobre isto. Amei e super recomendo!