Árvore e Folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Anna Bowen 31/05/2023

Tenho a impressão que não consegui absorver tudo que esse livro tinha ora mim, tenho certeza que deve ser uma leitura incrível para muitos, mas sorry pra mim não rolou ??

Tai 21/08/2022

Análise interessantíssima, muito relevante conhecer melhor a mente do autor de outras obras de fantasia que são tão aclamadas, mas esse livro em si é chato.

Lucas1429 25/04/2024

Ótimo, mas para quem é fã de Tolkien
Recomendo para quem já conhece e gosta das obras de Tolkien, mas para quem nunca leu nada do autor e não tem conexão com seus outros livros, eu não recomendo.

É uma leitura bem densa e leva tempo pra você conseguir absorver o significado de suas palavras. Principalmente na primeira parte que lembra um formato de artigo científico.

A melhor parte do livro para mim foi o conto "Folha de Cisco", já é um dos meus contos favoritos e acredito que irei reler várias vezes ainda. Só por esse conto já valeu muito a pena.

Tatiane Roff 17/05/2022

Como sempre brilhante.
O que posso dizer sobre árvore e folhas? É um livro que tem duas partes. A primeira é uma parte mais técnica (um ensaio),ele propõem no texto o que seria um conto de fadas? Qual é a origem? Qual a utilidade? Conto de fadas é só para crianças? Fantasia não servem para adultos?
O Tolkien vai respondendo essas perguntas sobre o que ele entende de tudo que ele estudou. Elediscute no texto sobre a natureza dos contos de fadas é das fantasia e resgata o gênero que alguns pretenderam relegar à literatura infantil.
Na segunda parte do livro é sobre um contoquese chama Folhas, de Migalhas; que é visto como uma alegoria à vida de Tolkien.
Esse livro é o mesmo que Sobre histórias das fadas.

Raphael 22/06/2023

Primeira vez lendo Tolkien
Gostei, foi minha primeira leitura de Tolkien então não sei bem o que esperar das outras já que nesse livro temos um ensaio de Tolkien sobra estórias de fadas um conto curto e 2 poemas. O ultimo é bem desnecessário mas Cisco e Folha me surpeendeu muito. Vale a pena.

Fa_Bisson 18/05/2017

Um livro para ser estudado
Este livro contém 2 livros em um.
O "Sobre contos de fadas" é um ensaio de Tolkien discutindo a natureza dos contos de fadas e mostrando a sua opinião sobre. Não é um livro para ser "lido" e sim, para ser estudado e compreender a perspectiva de Tolkien sobre os contos.
Já "Folha, de Migalha" é um conto um pouco complexo que exige mais de uma leitura. Mas contém passagens interessantes, valendo a pena a releitura.

Edna 04/06/2017

O tempo
Sobre histórias de Fadas disserta sobre a criação da fantasia, evidenciando vários fatos estudados e até já mencionados em obras de autores consagrados como William Shakespeare, Michael Drayton.
Trata tambem das tendências dos contos de fadas com suas personagens fantasmagóricos, duendes e folclóricos, explicações detalhadas sobre o mundo da fantasia, como essa citação:
"Eles tendem a dizer que duas histórias construídas em torno do mesmo motivo folclórico, ou constituídas de uma combinação geralmente semelhante de tais motivos, são "a mesma história "."
E exemplifica que "O Touro Negro de Norrway é a Bela e a fera"

Um livro para quem curte e quer conhecer esse universo fantásticos de faunos, fadas, duendes, seres mitológicos e outros que aguçam a imaginação de crianças, jovens e adultos, aborda ainda sobre a fitologia

E já em dois terços do livro o autor nos presenteia com um fantástico conto muito lindo, triste e reflexivo sobre como administrar o tempo e sobre a união. Muito lindo.

William.Silva 18/01/2023

A fantasia continua a ser um direito humano; criamos, na nossa medida e ao nosso modo derivativo, porque fomos criados; e não apenas criados, mas criados a semelhança de um criador.

Simplesmente, incrível. Um dos mais doces livros que já li ?

stella87 04/10/2021

um compilado de livrinhos em um livro
adorei a leitura! o ensaio sobre ?estória de fadas? e o conto de cisco sendo minhas partes favoritas!

Daniela 13/02/2024

Sobre Contos de Fadas e Folha, por Migalha
Complicado avaliar esse livro... na minha edição ele é dividido em duas partes, a primeira é um ensaio ou artigo sobre contos de fadas e a segunda é o conto Folha, por Migalha.

Nesse primeiro artigo eu senti que precisava de mais repertório para aproveitar, Tolkien fala sobre as origens, características e particularidades das histórias de contos de fadas, ou melhor falando, que se passam no mundo das fadas. Achei difícil de ler, bem denso, acho que não fez sentido para mim, que estava em busca de uma história para ler.

A segunda parte é Folha, por Migalha, que conta a história de um homem que se dedica a uma pintura metódica de uma grande árvore com paisagem de floresta. Migalha é obcecado pela pintura e chega a querer ignorar outras partes da sua vida para pintar. Como outras obras de Tolkien, se a gente conhece mais sobre o autor, se torna mais agradável. Primeiro eu senti que a história recontava um ciclo de vida, morte, redenção e paraíso, mas depois de pesquisar um pouco, vi que ela também pode se relacionar com como o próprio Tolkien se via durante a construção da Terra Media e escrita do Senhor dos Anéis. Bem interessante!

Recomendo a leitura para os fãs de Tolkien, mas um leitor médio pode se frustrar um pouco.

Galrreru 28/02/2022

Árvore e folha
Um livro que me deixou a desejar, pois não sou ou não estou no momento certo para ler ele.(para os que acham que vou dizer aqui algo imperdoável, minhas sinceras desculpas, talvez em outro momento eu goste da leitura)
A leitura que me levou as defesas de TCC, uma leitura cansativa e muitas vezes fazia a leitura por obrigação, mas sei, que ele contém muitas referência e informações úteis para pesquisadores e estudiosos da área.
Não indico para leitores iniciantes ou para aqueles que buscam se entreter com as obras de Tolkien, esse livro é mais um matérial de estudo ou para os leitores que buscam se aprofundar como era as percepções de Tolkien sobre o tema fantasia.

Miguel.Moreira 24/01/2022

Árvore e Folha
Essa obra de Tolkien trata o conto de fadas como um recurso magnífico para o leitor, e um teabalho extremamente complexo para o escritor. Nesta edição, contem um ensaio "Sobre contos de fadas" e um pequeno conto "Folha, de Migalha".

Sobre contos de fadas é um trabalho bem curtinho, porém não se engane, é um texto extremamente pesado de ler, e com certeza irei reler esse ensaio.
Tolkien nos pergunta no início de seu trabalho: "O que são contos de fadas? Qual a sua origem? Qual a sua utilidade?" Me dei o luxo de me perguntar no início e no final do livro.

Contos de fadas são histórias dentro de um mundo diferente do qual vivemos, um mundo similar em alguma aspectos, mas que tem as leis diferentes do nosso, podendo ser possível um homem voar sem equipamentos externos, ou conversar com animais como seu semelhante.

Suas origens se dão em qualquer lugar onde o homem deseja ou anseia se aproximar de seres melhores que nós, como as fadas (que são quaisquer criaturas que vivem no mundo Encantado). O desejo de nos tornarmos melhores nos levam ao conto de fadas se for de uma forma inocente e humilde. Segundo Tolkien a ciência está ao lado da arrogância.

A utilidade é, resumida drasticamente, Recuperação, Escape e Consolo.
Precisamos de recuperação psicológica e espiritual, que nos faz escapar da realidade para assim chegarmos ao nirvana enquanto lemos um bom conto de fadas.

E no final desse trabalho técnico e complexo, Tolkien nos deixou um conto que mostra na prática o que é um conto de fadas.

Folha, de Migalha é um pequeno conto de fadas que relata a vida medíocre de um homenzinho chamado Migalha. Ele é um pintor que não tem tempo de pintar seus quadros, devido às suas coisas para fazer, e ao seu país possuir leis muito severas e aparentemente ditatoriais.
Migalha negligência suas obrigações com o Estado para tentar terminar um quadro, com muitas idéias sem aplicar na prática por causa de suas obrigações diante da sociedade que agora se mostraram importantes e autoritárias. Migalha é mandado a uma espécie de campo de trabalho forçado, e a partir daí ele começa a se moldar à sociedade, e encontra seres falando de sua vida, como um julgamento de seres superiores ao próprio Migalha. Então de repente sua vida muda, todo o tormento do trabalho forçado é ofuscado por uma paisagem, que de forma mágica se tornou real.

Não falarei mais sobre a história do conto, pois é necessário ler para entender o todo. Temos uma apresentação de um homem privado de seus prazeres pela arte que é pisado pelo mundo, e jogado no lixo e pisoteado por todos. Que tem uma preparação para crescer e tornar todos os seus desejos e todas as suas idéias reais. Até que por fim ninguém se lembra dele, ninguém daquela sociedade monótona, mas sua arte sobreviveu por um tempo até que finalmente ela foi destruída, e só o próprio Migalha e uns poucos amigos tiveram a oportunidade de redenção, e viver o nirvana eterno.

Fabio.Nunes 13/01/2022

Você sabe por que gosta de contos de fadas?
Um dos capítulos do livro é um ensaio acerca de estórias sobre fadas. É um texto extenso, denso, mas muito elucidativo sobre o assunto. Tolkien me fez tomar consciência do porquê gostei tanto do seu legendário. Se você gosta de livros de fantasia e ainda não entende o porquê, leia.

Marlon.Abel 12/12/2021

A primeira parte é praticamente um TCC sobre contos de fada, e depois um conto alegórico bem interessante.

Luiza.Thereza 29/10/2015

Árvore e Folha
livro é composto por um ensaio e um conto, que foram escritas na mesma época em que O Senhor dos Anéis.

Uma das coisas comentadas no ensaio “Sobre contos de fadas” é que a nossa definição sobre contos de fadas talvez seja errônea, ou no mínimo incoerente: se as fadas são seres naturais, mas que normalmente estão além de nosso alcance, porque agrupamos as histórias em que elas interferem em nosso mundo com aquelas em que elas nem sequer são abordadas (como as iniciadas e/ou vividas em um sonho)? Tolkien também discorre outros aspectos dessas histórias: De onde surgiram? Para quem são feitas? Como foram (ou como são feitas)? E, talvez a mais importante, por que esses contos fantásticos são tão importantes para nós a ponto de sobreviverem por tanto tempo, por tantas maneiras diferentes e mesmo com tantas adaptações e modificações.

A segunda parte do livro pertence ao conto Folha, de Migalha. O que me surpreendeu foi que esse conto é simples, sem as grandes magias dos contos de fadas, mas tão fantástico quanto. E você o lê e nem percebe o tempo passando. O conto narra a história de um homem que tenta pintar um quadro, mas sempre é impedido de concluí-lo, até que um dia ele tem que sofrer algumas mudanças na vida (uma mudança prevista, mas que sempre era ignorada). É considerada a única narrativa escrita por Tolkien que contém uma alegoria ao seu processo criativo e as dificuldades encontradas nesse processo. O Tolkien seria o Migalha enquanto a obra não terminada seria o Senhor dos Anéis e os outros livros de seu Legendarium.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2014/05/arvore-e-folha-j-r-r-tolkien.html