1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Fernando.Hasil 16/04/2024

Fim da trilogia
Alguns segredos que ficam pelo caminho, mas a trilogia se encerra dentro do que era esperado pelos protagonistas.

mresio 02/04/2024

?Nunca mais vou largar sua mão?
Esta obra cativante de Murakami nos envolve em um intricado emaranhado de mistério e emoção, onde cada peça se encaixa no final. Embora algumas questões possam permanecer sem resposta, isso apenas reflete a complexidade da vida, onde nem tudo precisa ser explicado. Para mim, o desfecho da história revelou-se totalmente satisfatório, oferecendo um sentido profundo e emocionante.

Com uma narrativa envolvente e personagens fascinantes, "1Q84" é, sem dúvida, uma das experiências literárias mais cativantes que já vivenciei. Recomendo esta obra a todos que estejam dispostos a explorar os mistérios do mundo de Murakami com mente e coração abertos.

Livia1405 28/03/2024

Aquela história que termina e vc fica órfão
O desenvolvimento novamente teve aquelas alterações sutis, mas que a gente perdoa pq assim a história fica melhor. Achei o final perfeito para como foi o desenvolvimento desde o primeiro livro. Já estou com vontade de ler tudo o que o autor já escreveu. Aceito de presente.

Iury Cauan 16/03/2024

1Q84 - livro 3
A trilogia 1Q84, do renomado autor Haruki Murakami, leva os leitores para um universo paralelo à realidade de 1984, repleto de referências à obra de George Orwell. Em uma trama que mescla ficção urbana, fantasia e mistério, somos guiados por uma narrativa envolvente e fluida, característica marcante da escrita do mestre japonês.

O terceiro e último livro da trilogia introduz novos elementos à história, incluindo os capítulos dedicados ao personagem Ushikawa. Surpreendentemente, ao longo da leitura, desenvolvemos uma certa empatia por esse personagem, apesar de suas conexões com os antagonistas de Aomame e Tengo.

No entanto, apesar da habilidade de Murakami em construir uma narrativa coesa e envolvente, o terceiro livro de "1Q84" deixa a desejar em alguns aspectos. Enquanto o segundo livro atinge o ápice da trama com eventos cruciais, o desfecho da história se perde em enrolações, deixando muitos mistérios sem solução ou explicação satisfatória.

Murakami opta por deixar diversas questões em aberto, o que pode frustrar os leitores que esperam respostas concretas. Embora haja uma certa explicação nas entrelinhas, algumas questões importantes acabam sendo esquecidas ao longo da narrativa, deixando uma sensação de incompletude. Apesar disso, a trilogia como um todo ainda cativa pela sua originalidade e pela forma magistral como Murakami entrelaça elementos de diferentes gêneros literários.

AnaB. 10/02/2024

Terminei o livro pensando "é uma coisa que você não consegue explicar, as pessoas não conseguem entender e fica por isso mesmo."

Depois parei um pouco pra refletir, na verdade, na verdade mesmo, desde o início o autor não se explica muito. Tu aceita e segue em frente.

Vou falar da trilogia, tá?!

O primeiro livro apresenta a problema e envolve os protagonistas na história. Aomame, uma jovem instrutora de um clube esportivo e Tengo, um jovem professor de matemática. Na qual, os dois se vêem envoltos nesse novo mundo perigoso, onde nada é muito claro.

No segundo livro, os protagonistas enfrentam as consequências das ações realizadas de forma meio de forma involuntária do primeiro livro e entendem menos ainda do que se trata esse mundo.

E no terceiro, algumas respostas são dadas, mas mesmo assim, nada fica claro.

Essa falta de esclarecimento de fatos, causas e consequências é o que, em primeiro momento, me deixou mais aflita, mas depois se você parar pra refletir, era pra ser isso mesmo.

A história aqui não é só somente a ficção desse denominado "Povo Pequenino", é sobre essa fantasia entre os protagonistas. E se você comprar essa proposta, vai gostar do livro.

Do início ao fim, tu elabora teorias, tenta desvendar o enredo e descobrir o mistério, mas não vai ser nada daquilo que você está pensando.

Ramiro.ag 01/02/2024

"Ele tinha a impressão de estar vivendo num lugar em que o normal era ter muitas perguntas e poucas respostas."
Essa frase do livro que utilizei no título da resenha não poderia ter descrito melhor o encerramento da história, infelizmente.

Em contrapartida ao que eu disse ao ler o segundo livro, que a cada capítulo que passava eu sentia uma engrenagem se movimentando gradualmente para o desenrolar da história, aqui a engrenagem travou completamente, não indo para frente e nem para trás, como se estivesse presa em um ponto morto, incapaz de seguir com seu desenvolvimento.

Claro que, a escrita de Murakami continuou com uma qualidade impecável, sua narrativa contemplativa, minuciosa na descrição das cenas cotidianas e no aprofundamento dos personagens, contribuiu para uma experiência de leitura no mínimo agradável. Mas o ritmo do livro foi desafiador, notavelmente arrastado, com recorrentes e desnecessárias repetições dos eventos.

"As coisas simples são as que menos se notam. Não é à toa que dizem que o que está mais perto é o que menos se vê."

O aspecto mais frustrante, sem dúvida, foi justamente o universo de 1Q84. Fomos apresentados a um novo mundo, repleto de elementos fantásticos, mistérios intrigantes, suspense e eventos que se revelaram mais do que simples coincidências, no entanto, praticamente nada foi explicado. Muitos elementos pareceram ser esquecidos, deixados de lado, e a sensação que tive foi a de que o autor negligenciou a elaboração de uma explicação coerente que abraçasse todo o desenvolvimento anterior. O final então, meus amigos, péssimo...PÉSSIMO. Sério, dá até raiva kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Em resumo, os dois primeiros livros foram verdadeiramente excelentes, mergulhei na trama de uma maneira cativante e maravilhosa, no entanto, o desfecho da trilogia desfez todo esse encanto. As expectativas cuidadosamente construídas ao longo da história foram anuladas pela sua parte final, transformando algo incrível em algo meramente medíocre.

"Estou completamente lúcido. É o mundo ao meu redor que está começando a mostrar sua demência."

Moya2 31/01/2024

Enjoy the ride
O fim da trilogia, (que deveria ser um único livro), como de praxe nos livros do Murakami, mostra uma profundidade nos personagens, uma trama muito bem amarrada, mesmo que por vezes a realidade esteja ausente.

O detalhamento das cenas, do cotidiano, dos sentimentos e até da trilha sonora é incrível.

A história passeia livremente pela fantasia, contando com a visão dos personagens desencontrados, com um final que deixa pouco a desejar, e que faz o caminho trilhado valer a pena.

Sabrina.FAlix 25/01/2024

1q84 sem dúvidas é um daqueles livros para leitores que adoram criar suposições sobre a tese do autor e até inferindo informações, pq de fato se trata de um livro que dá brechas pra isso.
Se trata de uma obra magnífica e que tem um valor imenso, pois traz reflexões sobre coisas específicas e cruciais na nossa vida
Apesar de ser um ótimo livro, não recomendo o início da imersão em Haruki murakame pois ele traz reflexões sobre livros prévios do autor, que só quem é vacinado contra Haruki vai entender os significados das falas dos personagens.

Henri 24/01/2024

1Q84 parte 3: um livro de respostas e dúvidas
A escrita de Haruki, como sempre, é impecável e prende o leitor do início até o final através de uma leitura fluída e marcada por uma história com elementos fantasiosos e sobrenaturais.

Neste livro são inserido capítulos dedicados à visão do personagem do detetive Ushikawa. Até a metade do livro, os capítulos desse personagem são entediantes, pois ele fica retomando assuntos e fatos sobre Tengo e Aomame que já são de conhecimento do leitor.

Além disso, durante a leitura, nós (leitores) recebemos várias pistas que ajudam a entender o universo de 1Q84 e outros mistérios do livro, no entanto, Haruki não bate o martelo para dar respostas conclusivas ao leitor, de modo que alguns elementos ficam com significados metafóricos interpretados pelo leitor, como por exemplo a crisália do ar.

A trilogia de 1Q84 me conduziu de forma maravilhosa pela história, e me conectei bastante com os personagens, sendo Fukaeri uma das minhas favoritas e que acho que Haruki poderia ter dado um final mais conclusivo para ela também.

A obra é cheia de significados e, ao meu olhar, pode ter várias interpretações para cada pessoa.

Indico 1Q84 para aqueles que já leram e gostam de Haruki Murakami, este livro dá margem para conectar acontecimentos de outros livros e criar teorias, como "Minha querida sputnik", "Sono" ou "Norwegian wood".
Sabrina.FAlix 24/01/2024minha estante
Falou tudo ?

srjoaomarcelo 21/01/2024

Não sei se gostei?
Os primeiros livros da trilogia desceram tão fácil para mim, simplesmente não conseguia parar de ler, mas achei esse último tão travado . . . Não sei se esse 3º livro está num nível abaixo dos dois primeiros ou se eu que estava tão ansioso para saber o final que acabei não aproveitando a história e se tornou uma leitura estática e decepcionante para mim ?
Henri 24/01/2024minha estante
Acho que a "travada" que deu foram os capítulos do Ushikawa, ele ficava fazendo resumo das histórias de tengo e aomame e isso deixou muito entediante os capítulos dele.

Gabriel2709 31/12/2023

O último livro de 1Q84 é bem estranho e infelizmente é decepcionante.

Por mais que tenha vários momentos interessantes e muito bons de se ler (esses momentos geralmente se dão em partes envolvendo o Ushikawa), o livro em geral possui bem mais baixos do que altos, o que é bem triste, pois o primeiro livro prometia uma história muito, mas muito boa mesmo.

Em geral é isso, uma história que começou muito bem, mas que acabou de maneira decepcionante e com um final horrível, que faz parecer que o Murakami ficou com preguiça de escrever o arco final da história e só quis terminar logo pra escrever outra coisa.

Renatav 28/12/2023

Ruim.
Murakami está fora das minhas próximas leituras. A leitura (da trilogia) até prende mas não leva a lugar nenhum. Não recomendo!

Edoarda 28/12/2023

O último livro tem um ritmo mais brando, mais monótono. Vemos o desenlace da história de Tengo e Aomame, e terminamos com uma sensação de incompletude, com mais perguntas do que respostas sobre 1Q84.

Pedro 17/12/2023

A melhor trilogia
Termino essa obra no dia do meu aniversário, a obra mantém a proposta, o ritmo das anteriores e a história continua cativante.
Tengo, Aomame, Tamura... foram companhias por meses. O fim é sempre triste, sentirei saudades deles, até do Ushikawa.
O universo criado, o enredo, os personagens são ótimos, se conseguimos entrar em sintonia com as obras, temos uma ótima experiência.
Tentei aproveitar cada momento nessa trilogia, confesso que li bem devagar os livros para não chegar nesse fim, mas faz parte e com certeza são obras que convidam a releitura de tempo em tempo. A melhor trilogia que li é essa, sem sombra de dúvida, termino os livros, mas as reverberações deles permanecem, um ótimo acontecimento para esse dia especial.
Obrigado por ler até aqui, abraços!
- Ho, ho