O Mapa e o Território

O Mapa e o Território Alan Greenspan

Resenhas - O Mapa e o Território

Marcelo 25/02/2023

O Mapa e o Território Nota: 8/10
Uma análise (e mea culpa) de Greenspan acerca da grande crise imobiliária (originada do crédito dito subprime) de 2008.

Uma aula de macroeconomia daquele que comandou o FED por mais de 18 anos: esteve à frente do BC Americano em governos democratas e republicanos. Uma era de ouro dos EUA.

Uma das teses/críticas defendidas pelo economista no livro trata do aumento expressivo dos gastos assistencialistas nos EUA a partir de 1965 (com o advento do Medicare). Esta despesa saltou de 4,7% do PIB na década de 1960 para mais de 12% em 2012 (e forte tendência de seguir subindo). De acordo com Greenspan, este aumento de gastos foi financiado pela redução da poupança interna do país. Por consequência, há menor investimento em bens de capital. Esta política, portanto, acarretou forte redução do aumento da produtividade do país - o que se torna muito mais custoso do que o gasto assistencialista.

O seu livro anterior, ?A Era da Turbulência?, é ainda mais impactante e interessante. Mas são livros complementares, pois abordam períodos e análises distintas.