A maturidade

A maturidade Rafael Llano Cifuentes
Rafael Llano Cifuentes

Resenhas - A maturidade

Mariane S.L 11/03/2021

Você se considera uma pessoa madura?
Quais são os critérios que faz com que tal pessoa seja considerada maduro? O que é a maturidade? Por que somos tão apaixonados em pessoas que sabem o que querem e não ficam com joguinhos na vida?
Foram tantas perguntas amados e todas muito bem respondidas, com argumentos que eu fiquei até besta algumas vezes, por que era tão atual e verdadeiro.
É engraçado que lendo o livro percebi o quanto busco uma pessoa madura na minha vida, mas eu mesmo ainda não alcancei esse nível de maturidade. Passos que preciso ainda percorrer e que agora sei como posso alcanca-lo.
Por fim, digo que esse livro é extremamente essencial e maravilhoso, alfinetadas simplesmente necessárias, então digo apenas que leiam kkkkkk.
Abel 15/03/2021minha estante
Eu diria o mesmo Mari, "simplesmente leiam" eu diria que tinha que estar dentro da grade curricular do ensino médio. É mais que indicado, é NECESSÁRIO.

Mariane S.L 22/03/2021minha estante
Concordo plenamente contigo Abel ??????

Kekê 31/03/2021

Maturidade: uma construção.
A maturidade plena é um patrimônio construído por uma gama de características, verdadeiros "tijolos ímpares" para tal edificação. Dentre eles é válido destacar que a pessoa amadurecida: supera atitudes infantis, da adolescência; possui uma visão clara sobre o que lhe cabe fazer na vida - mediante orientação divina - e segue com esforços e sacrifícios necessários superando os desejos passageiros; venceu os condicionamentos da vida passada e faz das memórias antigas lições que edificam e apontam caminhos mais coerentes; sabe dar o devido peso as coisas e aos acontecimentos; controlar o temperamento e não vira marionete dos seus impulsos; é objetiva e realista; não inventa desculpas para si mesma, sabe muito bem dos seus defeitos e luta para superá-los; admiti seus erros; honra os compromissos que assumiu e realiza fielmente o seu dever.

Pude perceber que maturidade não é um ponto fixo e único; mas um caminho que exige um despertar global.

Leitura inspiradora para aqueles que desejam um aperfeiçoamento do seu ser interior, na busca de uma personalidade madura. Livro para ler e reler, e reler, e reler...
Ney 01/04/2021minha estante
Conhece- te a ti mesmo ( Sócrates)

Joana D'Arc 14/04/2020

Leitura essencial
Bom, quando se diz sobre maturidade a maioria de nós ja tem uma noção de que é algo que está relacionado a idade mas não depende dela. E é isso que o livro mostra de uma forma bastante abrangente revelando como ser maduro é algo que exerce influencia em todas areas da nossa vida e principalmente na vida com Deus, pois a maturidade de uma vida espiritual tmé a santidade.
É um excelente livro que permite uma autoanalise e inclusive um primeira passo rumo a maturidade para aqueles que se dispuserem a viver o que o autor propõe.

Dandara.Aguiiar 23/04/2020

Lendo esse livro que o quanto sou imatura ainda, meu Deus, melhor livro que já li até agora nesse ano, incrível demais !

Lucas.Nascimento 08/11/2020

Assuntos Importantes Esquecidos
A maturidade é ignorada, um assunto importante deixado de lado. Por que raios isto aconteceu?

Ué, somos brasileiros, criados e educados para sermos crianças o resto da vida.

Não dedicamos tempo pensando sobre o que é a boa vida e como vivê-la.

Por estarmos vivos e termos nascido, considera-mo-nos aptos para gastarmos nossos dias ao léu.

Pensar a respeito de virtudes, reconhecer erros, meditar a respeito deles e mudar de conduta rumo a objetivos morais a serem alcançados é papo de guru astrólogo de ilha Bela.

Quem lê é alvo de piadas, quem pede perdão é taxado de fraco e quem se arrisca a amar e se doar por alguém? Estúpido e outros adjetivos de baixo calão.

Gostei do livro. Francamente a escrita é simples, mas aos corações sensíveis, dispostos a mergulhar nas palavras do autor, a leitura será um rio de águas límpidas chamando-nos à santificação.

O homem maduro se espelha em Cristo e se arrepende dos próprios pecados.

Ney 13/07/2021

Ressignificar
De tanto que enfrentei as tempestades, perdi o medo da chuva.

Ganhar experiências, significa mudar as perceções, enxergar de forma diferente, ter uma visão aprofundada das "ondas que a vida trás". Ao longo dos anos, se quisermos desenvolver um ser mais evoluído, devemos rever, mudar mesmo, as crenças que nos limitam; acolhendo aquelas que trazem PAZ, AMOR, que nos conduzirá a plenitude.

Devemos começar a observar nossos pensamentos, eles geram comportamentos, comportamentos geram ações e ações revelam caráter.
Que nossos pensamentos estejam conectados com o divino e que caminhemos para os próximos capítulos da nossa vida, acreditando que merecemos respeito, que merecemos sermos amados.

Temos o caminho do amor e o caminho da dor: se optarmos pelo amor, devemos amar; abandonando as ações que a nada conduz, deixando de lado as coisas passageiras; olhos bonitos, voz meiga, caminhar charmoso; vida fácil, troca do ser pelo ter: ter mais dinheiro, cada vez mais bens materiais, mais amigos superficiais.

Amar como "o dom de si comporta". Assumindo os compromissos, cumprindo o dever que a vida impõe; ser solidário, atendendo as necessidades do próximo; procurando vencer o egoísmo narcisista; ter paciência, esperar o momento certo e agir com prudência, tendo objetividade nas melhores escolhas, eliminando assim a possibilidade de ser domado pelos prazeres momentâneos e as paixões avassaladoras que deturpam o equilíbrio.

Fugindo das inconstâncias, estaremos nos educando para a maturidade , quando conseguirmos realizar todos os nossos deveres, seremos seres realizados plenamente. Podemos começar na busca por Deus, pois buscando nos santificar encontraremos maturação, felicidade e paz.

Thayna.Brune 14/03/2022

Didático e pratico
O livro apresenta a maturidade de um ponto de vista prático, mostrando exatamente o perfil do imaturo e apresentando maneiras de se sair dessa condição.
Escrita leve e íntima, infelizmente não me conectei com o livro e senti que as páginas não passavam - o único ponto que me impediu de dar 5 estrelas.

Leonardo.Silveira 02/08/2022

Leitura fácil e rápida.
Excelente texto para uma reflexão, à luz da fé cristã, sobre o processo de amadurecimento do ser humano, pautando-se sempre no senso de dever e no serviço ao próximo como fontes primeiras da maturidade.
No final, há um verdadeiro exame de consciência, bastante prático, para ajudar nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Ana Flávia 10/01/2023

Ser maduro , ter responsabilidades e escolhas
Um livro que lhe faz entender o que é a maturidade e qual o caminho seguir para alcança-la.
A maturidade vem com o decorrer do tempo, com base nas atitudes passadas, para que possamos ser melhores no futuro, por meio da prudência.
Onde pedir conselho é ser maduro e saber que não sabemos de tudo , mas que as vezes precisamos de humildade e pedir ajuda ao próximo. Porém nunca deixar o vitimismo tomar conta e pensar no próximo antes de si mesmo.
Um livro que nos faz crescer tanto espiritualmente como no pessoal.

Juliana1841 16/01/2023

Leitura necessária
Como o próprio autor diz no livro, vivemos em um mundo que ama a imaturidade, mas precisamos nadar contra essa corrente.

Ele descreve o que é a maturidade até sua plenitude (santidade), mostra os malefícios que é ser imaturo, traz vários exemplos incríveis e nos ajuda a traçar um caminho prático para crescermos em maturidade.

É uma leitura simples porém profunda, necessária para os tempos que vivemos.

bela 03/02/2023

a maturidade
em poucas páginas foi descrito não só como alcançar a maturidade mas, sim a serenidade, paciência, disciplina e comprometimento.
uma definição de escolha de palavras fáceis para se falar sobre assuntos tão profundos e difíceis do dia a dia
livro excelente, todo o mundo deveria ler.

Cams 26/02/2023

Essencial
Qualquer pessoa que deseja trilhar um caminho de amadurecimento humano ou de santidade deveria ler esse livro. De maneira simples mas extremamente profunda, o autor aborda a temática da Maturidade, voltando nosso olhar para nós mesmos, nossas imaturidades e possíveis caminhos de crescimento.

Magali16 14/03/2023

Indispensável para os tempos atuais
A leitura do presente livro flui de forma muito leve. O autor elenca o perfil da maturidade e da imaturidade, traz direcionamentos para crescermos na maturidade, tece comentários sobre a dimensão afetiva e espiritual da maturidade e finaliza o livro com uma espécie de roteiro para alcançarmos a maturidade.

Ryan 10/07/2023

Maturidade = Santidade
𝑨 𝒎𝒂𝒕𝒖𝒓𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒑𝒐𝒅𝒆 𝒔𝒆𝒓 𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒅𝒊𝒅𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒐 𝒐 𝒂𝒄𝒂𝒃𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝒗𝒊𝒓𝒕𝒖𝒅𝒆𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒊𝒅𝒆𝒓𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒈𝒍𝒐𝒃𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒏𝒆𝒙𝒐 𝒅𝒆 𝒖𝒏𝒊𝒂̃𝒐 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒂𝒔 𝒆𝒍𝒂𝒔, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒂 𝒆𝒙𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒗𝒊𝒔𝒊́𝒗𝒆𝒍 𝒅𝒆𝒔𝒔𝒂 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒆 𝒗𝒊𝒅𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒛 𝒄𝒐𝒆𝒓𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒆 𝒉𝒂𝒓𝒎𝒐𝒏𝒊𝒂 𝒂𝒐𝒔 𝒅𝒊𝒗𝒆𝒓𝒔𝒐𝒔 𝒂𝒔𝒑𝒆𝒄𝒕𝒐𝒔 𝒅𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒑𝒆𝒓𝒔𝒐𝒏𝒂𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆.

𝖯𝗈𝖽𝖾-𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋 𝖺 𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗌𝗂𝗇𝗈̂𝗇𝗂𝗆𝗈 𝖽𝖾 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾; 𝖤𝗌𝗌𝖺 𝖺𝖻𝖾𝗋𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖺 𝗀𝗋𝖺𝖼̧𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗆𝗈𝗏𝖾 𝖺 𝖺𝗅𝗆𝖺 𝖺 𝖺𝗌𝗉𝗂𝗋𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗂𝗌𝖺𝗌 𝗌𝗈́𝗅𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖾 𝖾𝗍𝖾𝗋𝗇𝖺𝗌. 𝖮 𝗂𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗈 𝗌𝖾 𝖽𝖾𝗂𝗑𝖺 𝗅𝖾𝗏𝖺𝗋 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗌𝖾𝗇𝗍𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅𝗂𝗌𝗆𝗈 𝗆𝗈𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺̂𝗇𝖾𝗈, 𝗎𝗆 𝖿𝗈𝗀𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗅𝗈𝗀𝗈 𝗌𝖾 𝖺𝗉𝖺𝗀𝖺 𝖾 𝖽𝖾𝗉𝗈𝗂𝗌 𝖽𝖺𝗌 𝗉𝗋𝗂𝗆𝖾𝗂𝗋𝖺𝗌 𝗅𝗎𝗍𝖺𝗌 𝖾𝗌𝖿𝗋𝗂𝖺 𝖾 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗌𝗍𝖾. 𝖰𝗎𝖾𝗆 𝖺𝗍𝗂𝗇𝗀𝖾 𝖺 𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗈 𝗀𝗋𝖺𝗎 𝖽𝖺 𝖤𝗌𝗍𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖢𝗋𝗂𝗌𝗍𝗈 ( 𝖼𝖿. 𝖤𝖿 𝟦,𝟣𝟥 ) 𝖾́ 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖺𝖻𝗋𝗂𝗎 𝖺𝗌 𝗂𝗇𝗌𝗉𝗂𝗋𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝗈 𝖤𝗌𝗉𝗂́𝗋𝗂𝗍𝗈 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗈 𝖾 𝖽𝖾𝗂𝗑𝗈𝗎-𝗌𝖾 𝗆𝗈𝗅𝖽𝖺𝗋. 𝖯𝗈𝗌𝗌𝗎𝗂𝗎 𝗎𝗆 𝖼𝗈𝗋𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗁𝗎𝗆𝗂𝗅𝖽𝖾, 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗎 𝗈 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝗈 𝗌𝖾𝗇𝗍𝗂𝖽𝗈 𝖽𝗈 𝖠𝗆𝗈𝗋 𝖾 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾𝗏𝖾 𝗌𝗎𝖺𝗌 𝖾𝗑𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺𝗍𝗂𝗏𝖺𝗌 𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖾𝗋𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗌 𝖾𝗆 𝖣𝖾𝗎𝗌.
𝖠 𝖾𝗑𝖾𝗆𝗉𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆, 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗍𝗂𝗇𝗀𝗂𝗎 𝖾𝗌𝗌𝖾 𝗀𝗋𝖺𝗎, 𝖿𝗈𝗂 𝖲𝖺̃𝗈 𝖩𝗈𝗌𝖾́, 𝖺𝗈 𝗌𝖾 𝖿𝖺𝗓𝖾𝗋 𝗌𝗎𝖻𝗆𝗂𝗌𝗌𝗈 𝖺 𝖣𝖾𝗎𝗌 𝖾𝗆 𝗍𝗎𝖽𝗈, 𝖺𝗈 𝗌𝖺𝖼𝗋𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝗋-𝗌𝖾 𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗍𝗎𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗂́𝗌𝗌𝗂𝗆𝖺 𝖵𝗂𝗋𝗀𝖾𝗆 𝖾 𝖺𝗈 𝗆𝖾𝗇𝗂𝗇𝗈 𝖩𝖾𝗌𝗎𝗌; 𝖾 𝖺𝗉𝖾𝗌𝖺𝗋 𝖽𝖺𝗌 𝖽𝗎́𝗏𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖾 𝖺𝖿𝗅𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖺 𝖽𝖺 𝗉𝖾𝗋𝗌𝖾𝗀𝗎𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖧𝖾𝗋𝗈𝖽𝖾𝗌 𝖺 𝖢𝗋𝗂𝗌𝗍𝗈, 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾𝗏𝖾 𝗌𝖾𝗎 𝖼𝗈𝗋𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝗂𝗍𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝖲𝖾𝗇𝗁𝗈𝗋 𝖾 𝗍𝖾𝗏𝖾 𝖺 𝖼𝗈𝗇𝖿𝗂𝖺𝗇𝖼̧𝖺 𝗇𝖺 𝖯𝗋𝗈𝗏𝗂𝖽𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖣𝗂𝗏𝗂𝗇𝖺.
𝖠𝗍𝗋𝖺𝗏𝖾́𝗌 𝖽𝗈 𝖾𝗑𝖾𝗆𝗉𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝖲. 𝖩𝗈𝗌𝖾́, 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖽𝖺𝗋 𝗈 𝗉𝖺𝗌𝗌𝗈 𝖽𝖺 𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖺̃𝗈 𝗇𝖾𝖼𝖾𝗌𝗌𝖺́𝗋𝗂𝗈𝗌 𝗀𝗋𝖺𝗇𝖽𝖾𝗌 𝖿𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌, 𝗆𝖺𝗌 𝖼𝗈𝗆𝖾𝖼̧𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆 𝟥 𝗏𝗂𝗋𝗍𝗎𝖽𝖾𝗌 , 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗉𝖺𝗋𝖾𝗇𝗍𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝖾𝗊𝗎𝖾𝗇𝖺𝗌, 𝗌𝖺̃𝗈 𝖺 𝖻𝖺𝗌𝖾 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗇𝗌𝖺́𝗏𝖾𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝗋𝗎𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗀𝗋𝖺𝗇𝖽𝖾𝗌 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝗌 𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌, 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗈𝗌 𝖾 𝖲𝖺𝗇𝗍𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗅𝖼𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗋𝖺𝗆 𝖺 𝗍𝖺̃𝗈 𝖽𝖾𝗌𝖾𝗃𝖺𝖽𝖺 𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗅𝖼𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗋𝖺𝗆 𝖺 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖤𝗌𝗍𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖢𝗋𝗂𝗌𝗍𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝖿𝗈𝗋𝖺𝗆 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝗈𝗌 𝖼𝗋𝗂𝗌𝗍𝖺̃𝗈𝗌

JK | @analisespitorescas 13/07/2023

Livro bem conciso e direto, que me fez sentir numa meditação na obra. Ele permeia diversas questões humanas que acabam afetando a nossa maturidade. Tem uma certa pitada de filosofia estoica nele, pois me fez lembrar de várias passagens do livro "Meditações" de Marco Aurélio.
Um dos principais pontos, levantados pelo autor, é sobre o quanto crescemos ao apreciar o nosso dia, num exame de consciência, e verificar os erros e acertos.
Me ajudou demais no meu crescimento humano e caminho de amadurecimento.