Enfeitiçadas Jessica Spotswood

Resenhas - Enfeitiçadas

Gyo 13/08/2016

Apesar de o começa ser um pouco parado, o que dificulta um pouco a leitura, é um livro que te prende e faz com que vc saia correndo para ler o proximo. A escrita da autora é bem gostosa de ler e a historia é muito boa.

Gabriel Aleksander 21/08/2016

Ousado e inovador, "Enfeitiçadas" introduz o leitor a uma nova perspectiva dentro de um gênero já consolidado.
A Sinopse

A história ambientada no século XIX retrata a vida de três irmãs bruxas que vivem em uma sociedade controlada pela Fraternidade, uma instituição que visa a extinção das bruxas, criando assim, normas que regem a vida de todas as mulheres que ali estão inseridas. Uma das formas de concretizar a subjugação dessas mulheres é determinando que aos 17 anos as mesmas decidam entre casar ou filiar-se a Irmandade, a ramificação da Fraternidade composta por membros do sexo feminino.

Diante disso, Cate Cahill se vê obrigada a tomar sua decisão o mais rápido possível, pois seu aniversário de 17 anos está próximo, o que não se torna uma missão fácil já que a garota deve definir sua escolha baseando-se em uma promessa que fez a sua mãe no leito de morte, a de cuidar e proteger suas irmãs.

Contudo, as coisas não estão destinadas a serem fáceis para Cate e a protagonista descobre a existência de um diário de sua mãe através de um bilhete misterioso assinado por uma figura misteriosa intitulada de Z.R.. Ao encontrar esses escritos, Cahill se depara com uma profecia que definirá todo o futuro da sua família e de toda a comunidade bruxa.

As irmãs

Um dos pontos altos do livro (e olha que são muitos) é definitivamente o relacionamento entre as irmãs diante desse cenário completamente caótico e opressor no qual elas estão vivendo. É interessante a intenção da autora de manter ali exposto a relação amigável de aliança entre as personagens femininas do livro, debatendo sobre sororidade de uma forma acessível para o público adolescente que entraria em contato com a obra.

A construção da personalidade das personagens é extremamente interessante, ao ponto das três se complementarem mesmo com suas discordâncias eventuais, o que constrói uma dinâmica interessante no livro onde, mesmo sendo a protagonista, Cate não carrega a história nas mãos, tornando as outras personagens ali apresentadas como agentes ativos no desenvolvimento do enredo.

O diferencial

Sem dúvida alguma, “Enfeitiçadas” me marcou por ser um livro YA Sobrenatural que consegue se afastar daquilo que comumente é apresentado no gênero, mas mantendo os elementos necessários para conquistar o público ao qual está direcionado.

Aqui o romance fica um pouco de lado em detrimento do maior fortalecimento dos laços criados entre as personagens femininas, o que ilustra a ousadia impressa nessa obra que demonstra uma nova perspectiva para os leitores, fugindo um pouco do elemento da disputa amorosa que é sempre retratado em livros desse gênero. Isso não significa que Cate não apresente seus interesses amorosos, aqui ainda está presente o fator “triângulo amoroso”, porém, o plot tão comumente usado é retratado de uma forma não usual, reforçando a concepção do diferencial que esse livro traz para o gênero no qual ele está inserido.

Opinião Final

Ao inserir personagens femininas fortes, “Enfeitiçadas” inova em trazer a concepção de união entre as mulheres para a concretização de seus objetivos, sem o isolamento dessas personagens, elemento que infelizmente não é muito explorado nas obras atuais (mesmo aquelas onde trazem a protagonista como uma personagem forte, mas que geralmente não se desenvolve uma relação de apoio mútuo com as demais personagens femininas presentes na história).

Portanto, o primeiro volume de “As Crônicas das Irmãs Bruxas”, conquista por mostrar coragem de navegar por águas não comumente exploradas de uma maneira que envolve o leitor e o incita a querer continuar a ler os livros seguintes em busca de mais informações sobre a tão interessante mitologia estabelecida na narrativa e as personagens com as quais nos apegamos durante o primeiro volume.

site: fatalityliterario.wordpress.com/

Cah 30/08/2016

Livro espetacular para a introdução dos seguintes.
Creio que enfeitiçadas foi um livro espetacular para introdução dos próximos, porém, a leitura se torna cansativa pois não há muitos acontecimentos, até, a parte final do livro, que te faze querer devorar os próximos livros. Por isso por mais massante que seja o primeiro livro continuem...os próximos valem muitooooo a pena.
Paulinha 22/02/2018minha estante
Nossa eu to achando super massante caramba

Tracinhas 13/09/2016

por Juliana Arruda
Enfeitiçadas é o primeiro livro da Trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Cate Cahill é a mais velha, ficando com ela a responsabilidade de cuidar de suas irmãs mais novas quando a sua mãe morreu. Era uma promessa que ela aceitaria sem pestanejar — especialmente quando o lugar em que ela vive é governado pelos Irmãos.

Os Irmãos são missionários que estão dispostos a pregar a palavra de Deus, manter a ordem, a moral e os bons costumes. Todos poderiam viver em um lugar pacífico se não fosse a mesma coisa de sempre: poder. Quando o poder chega nas mãos de pessoas ambiciosas, todos sabem como isso vai acabar: guerra, revolução. E é basicamente isso o que acontece quando os irmãos tomam o poder, porque as bruxas acabam sendo caçadas e condenadas à forca, ao hospício, e uma série de torturas que eu sequer tenho estômago de comentar aqui.

Num mundo onde os Irmãos governam, as mulheres não podem aprender a ler, afinal, a leitura dá conhecimento, e conhecimento para as damas não se pode aprender nos livros, mas com seus pais, maridos e irmãos. Mulheres não podem aprender com os livros como os homens, porque os homens sempre serão superiores a elas. Mulheres que não querem se casar devem ir para o Convento. Elas não têm escolhas. Mulheres não podem fazer nada além do que lhe é ordenado ou serão consideradas Bruxas. Simples assim.

Sim, o livro demonstra vários temas polêmicos: o machismo, opressão, a alusão da Idade Média e a caça às bruxas, as torturas, a ditadura dos líderes religiosos que sujaram o nome de Deus em prol de suas ganâncias.

Para ser bem sincera, achei a história pesada demais. Passei um bom tempo pra ler a trilogia inteira simplesmente porque não estava conseguindo viver em um ambiente tão maldoso e revoltante.

O mais interessante da história era que antes todos viviam muito bem, até que os Irmãos chegaram. As Bruxas viviam bem com a maioria, até que a maneira livre de como elas viviam passara a ser mal vista pelos Irmãos. Elas bebiam, se beijavam, dançavam… A partir daí eles se rebelaram e começaram a caçá-las.

Então para não serem descobertas, Cate impõe regras pras suas irmãs não serem descobertas. O único problema é que aos 17 anos ela precisa escolher entre a Fraternidade e morar no Convento, ou se casar. E ela está prestes a comemorar o seu aniversário.

Paul é seu amigo de infância e está disposto a se casar com ela. E ela estaria disposta se não tivesse se apaixonado pelo jardineiro, o Finn. Decidida a encontrar uma maneira de ainda permanecer na cidade onde mora pra cuidar de suas irmãs, ela precisa tomar a decisão logo antes que seja tarde demais.

A coisa começa a ficar pior quando ela descobre que uma governanta está prestes a morar em sua casa. Cate e suas irmãs precisam tomar cuidado ou tudo vai acabar indo por água abaixo. Os Irmãos estão atrás das três irmãs Bruxas que pertencem a uma antiga profecia - e vocês já sabem quem são, certo?

Bem, pra descobrir a decisão da Cate, você precisa ler a história. Quem gosta de uma boa fantasia e de um roteiro muito bem trabalhado, vai gostar desse livro. Só não achem que o livro é levinho, porque não é.

site: http://jatracei.com/post/150344215562/resenha-210-enfeiti%C3%A7adas

Simone Brito 23/10/2016

Quero mais...
Livro: Enfeitiçadas - Crônicas das Irmãs Bruxas I
Autora: Jéssica Spotswood
Literatura Americana

O livro aborda um tema bem controverso, a religião, no contexto do século XIX.
Nessa época, na Inglaterra, mais precisamente no interior, a lei era um grupo de homens que intitulavam-se seguidores do senhor e responsáveis por manter a ordem na cidade de “Nova Inglaterra”, os membros da Fraternidade.
Em Nova Inglaterra, as mulheres eram criadas para casar ou servir ao senhor, para obedecerem aos maridos, não terem cultura nem opinião, salvo raríssimas exceções.
Nesse contexto estão três jovens irmãs, Maura, Cate e Tess, que possuem poderes especiais os quais, segundo os membros da Fraternidade, são tidos como bruxaria. As meninas fazem de tudo para esconder seus poderes porque as mulheres suspeitas de bruxaria eram caçadas e enviadas à hospícios ou navios de trabalho forçado, ou simplesmente desapareciam no meio da noite. Ao perderem a mãe, as meninas têm que viver com o pai, sempre muito ausente, e administrarem suas vidas praticamente sozinhas, até que chega a nova governanta, Elena, e a vida das meninas toma um novo rumo.
No início, a trama custa um pouco a se desenvolver, mas depois a história flui embora, uma pena, logo termina o primeiro livro e deixa um gostinho de quero mais.
Jéssica envolve o leitor em romance, suspense, conceitos religiosos, preconceito, amizade e muito mais.
Apesar de ser um livro um tanto adolescente, e da lentidão inicial no desenrolar da história, gostei bastante e pretendo ler os demais.

Mari Scotti 28/11/2016

Resenha no Blog Coração de Papel
Cate Cahill foi obrigada a assumir um papel que eu acredito que filho nenhum deveria assumir ainda criança: a de proteger, cuidar e criar suas irmãs. Tudo porque perdeu a mãe muito nova e seu pai, sofrendo pela perda, acabou as deixando bastante de lado. Durante a leitura percebemos que não foi só isso, que há muito mais na distância do pai do que a Cate sabe e a cada descoberta, mais nos sentimos envolvidos com a história.

As irmãs Cahill escondem um grande segredo e isso não é spoiler porque está na sinopse do primeiro livro: elas possuem poderes. São bruxas.
O problema não está em serem bruxas, mas sim na sociedade em que vivem que condena qualquer uso de poder e monitoram de perto cada cidadão, punindo aqueles que parecem ser mais do que apenas seres humanos. Cate, sendo a mais velha, precisou criar as irmãs na rédea curta, proibindo que saíssem muito, exigindo que não usassem seus poderes e escondendo do pai o que elas são. Uma carga que uma garotinha de quase 17 anos não deveria suportar.

A Fraternidade é o órgão que rege toda a Sociedade, ao lado da Irmandade (braço feminino da Irmandade). Dentre as inúmeras regras, existe uma que está consumindo os dias de Cate e tirando seu sono: ao completar dezessete anos ela precisa decidir entre se casar ou se unir a Irmandade. É como virar freira. E, aceitando ser da Irmandade, ela seria contra qualquer ato de bruxaria, punindo aqueles que fossem considerados bruxos. Além de ser obrigada a viver longe das irmãs mais novas: Maura e Tess.

A trama do primeiro livro não foca apenas nessa escolha, mas na luta de outras bruxas e bruxos em proteger seus segredos e treinar os que não dominam seus poderes. Não vou contar qual foi a escolha da Cate, mas vou dizer que há um romance incrível na história e muitas e muitas reviravoltas, coisas que não esperamos, mas acontecem e quebram nossas pernas, porque não são nada clichês.

Há algo que Cate encontra em um diário antigo de sua mãe, que coloca em risco a vida de uma de suas irmãs. Ela não sabe qual das irmãs. Mas, sabe, que vai acontecer e ela precisa impedir a todo custo!

A Jéssica conseguiu me envolver de tal forma, que eu me vi fascinada por livros com bruxas e magos após o termino da trilogia. Infelizmente, até agora, não encontrei nenhuma que fosse à altura dessa trama, nenhum estrangeiro, porque nacional nós temos a série Cores da Keila Gon que é tão incrível quanto! Só é um pouco mais adulto porque é narrado por personagens mais velhos.

Então... pra saber se alguém morre, se ela vira freira, se o romance vinga e se o romance LGBT existe mesmo nessa trilogia, vocês precisarão ler!

completa no blog: http://mariscotti.blogspot.com.br/2016/11/resenha-serie-as-cronicas-das-irmas.html

Lay 14/12/2016

Desde o lançamento dessa série eu estava de olho querendo lê-la e ela foi uma das poucas que consegui me segurar para só iniciar quando já tivesse todos os livros em casa. Agora que já tenho todos os livros da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, pude ler Enfeitiçadas e digo, ainda bem que já estou com os outros, porque, que final!

A estória se passa no final do século XIX, na pequena cidade de Chatham, Nova Inglaterra, um lugar dominado pelo poder da Fraternidade, uma organização religiosa masculina que derrubou as bruxas do poder há mais de cento e vinte anos e desde então vem caçando as bruxas remanescentes e levando junto qualquer mulher que ouse sequer pensar que é alguma coisa.

Com uma narrativa em primeira pessoa, conhecemos Cate Cahill, uma adolescente de dezesseis anos com mais responsabilidades do que queria. Há três anos, desde a morte de sua mãe, que ela é a responsável pela casa e pela segurança de suas irmãs, Maura e Tess. O pai não sabe que elas são bruxas e desde a morte da esposa tornou-se ainda mais recluso em seu mundo de estudos e os negócios, ficando cada vez menos tempo com as filhas, viajando constatamente sob o pretexto dos negócios, sendo assim, Cate é a senhora da casa, cabe a ela ensinar o pouco de magia que a mãe lhe instruiu às suas irmãs e mantê-las em segredo absoluto.

Não tem sido fácil, mas a situação complica-se cada vez mais. Com a iminência do seu aniversário de dezessete anos, Cate precisará anunciar seu noivado ou declarar sua intenção de juntar-se à Irmandade, o braço feminino da Fraternidade, mas ela não deseja de maneira alguma seguir com as Irmãs, sabendo que não tem vocação e que isso a obrigaria a viver em Nova Londres, cidade onde fica o convento mais próximo, mas isso é uma viagem de dois dias, o que a deixaria muito longe das irmãs e de protegê-las. Casar-se então... Sua única opção é Paul McLeod, seu vizinho e melhor amigo desde a infância, mas desde que ele se mudou para Nova Londres para estudar, quatro anos atrás, ela nunca mais o viu e nem sabe se e quando ele voltar terá algum interesse desse tipo nela.

Como se o fardo de guardar o segredo do pai e dos empregados da casa não fosse suficiente, sua vizinha, a Sra. Corbett, tem interferido cada vez mais com o pai delas, e dessa vez o convenceu a contratar uma governanta, para ajudar as meninas a se vestirem melhor e saberem se comportar perante a sociedade o que consequentemente às ajudará a encontrar um bom marido, uma vez que elas se tornaram muito reclusas desde a morte da mãe e têm sido consideradas excênctricas pela comunidade, como intelectuais demais.

A chegada da Irmã Elena Robichaud trará para Cate mais um problema, uma estranha dentro de casa e com as irmãs sendo cada vez mais imprudentes com a prática da magia isso não ajuda em nada e parece que tudo resolve acontecer ao mesmo tempo pois, quase ao mesmo tempo (pouco antes) o pai contrata Finn Belastra para ser o novo jardineiro da casa, Paul retorna à Chatham e ela descobre uma importante profecia no diário da mãe.

Paul retorna interessado em ficar com Cate, mas ele deseja morar em Nova Londres, o que para Cate é péssimo, a descoberta dessa profecia é ainda pior, pois o fardo deixado pela mãe só aumenta de tamanho e a presença constante de Finn em seu lugar precioso a desagrada, afinal o jardim sempre foi o seu refúgio, mas com ele constantemente lá, ela não tem muitas opções. Na verdade, ver Finn trabalhando em seu jardim é algo inusitado, sendo ele o filho do livreiro da cidade, ela nunca o imaginou fazendo qualquer tipo de trabalho braçal, mas desde a morte do pai dele que a livraria tem ido de mal a pior.

Eu vivi uma relação de amor e ódio com os personagens, na verdade os únicos que amei do início ao fim foram o Finn e a Tess, porque os outros em muitos momentos me vi irritada com eles. Cate vive sob muita pressão e o que parece é que as irmãs não levam a sério o fato de que se manterem escondidas é o melhor para elas, parece que não veem o que os Irmãos fazem, como se não soubessem de todas as garotas que já foram levadas para os navios-prisão ou para o hospício nos últimos anos, acusadas de bruxaria, sem falar nas que desapareceram completamente, Maura então é a pior, não gosto dela nem um pouco, garota ingrata, essa é a verdade. Paul parece gostar mesmo de Cate, mas quando se sente ameaçado pela presença de Finn, não sei, fiquei com receio do que ele seria capaz de fazer para ficar com ela. A Sra. Corbett e Elena para mim estão no mesmo patamar de Maura, por mim poderiam sumir e nunca mais voltar. Tess é uma fofa e embora seja a caçula, parece muito mais madura do que a idade que possui e Finn, ahhh, Finn é maravilhoso ❤.

Quanto mas os fatos se desenrolavam, mais eu me preocupava em como Cate iria lidar com tudo aquilo, mas alguns personagens me surpreenderam e a ajudaram. Porém, a maneira como o livro terminou só me fez agradecer o fato de já ter Amaldiçoadas em casa para iniciar a leitura, preciso saber a continuação.

site: http://www.detudoumpouquinho.com/2016/11/resenha-enfeiticadas-jessica-spotswood.html

AmadosLivros 28/12/2016

Resenha do blog Amados Livros
Oi genteee!! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim! As coisas andam tensas para mim. Meu note deu pau, e estou em uma saia justa para editar os vídeos do VEDA. Me desejem sorte, porque parar na reta final, chegando tão perto de conseguir é muito, mas muito triste!
O livro de hoje é o primeiro da série As Crônicas das Irmãs Bruxas, que nos conta a história da Cate, Maura e Tess, três irmãs bruxas que vivem no começo do século XX, onde a igreja (os irmãos) comando a caça as bruxas com punho de ferro. Conseguir passar despercebidas por eles é um sufoco enorme, que a Cate tenta de todas as formas fazer.

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/04/veda-25-livro-enfeiticadas-as-cronicas.html

@uaitolendo 18/01/2017

Cate,Cate,Cate!!!
Vamos falar de "Enfeitiçadas",primeiro livro da trilogia "As Cronicas Das Irmas Bruxas". Comprei esse livro por que ele estava bem baratinho e so peguei pra ler por que uma amiga tem um livro que me interessa e iremos trocar. O comeco pra mim foi muito maçante,pensei em desistir dele por mais de 1vez e sempre dava uma chance. Sabe aquela historinha basica: irmas que perdem a mae, a mais velha se ve protetora das mais novas e o pai sempre esta ausente?? Entao,comeca assim. Mas chega uma hora que o livro,parece ganhar vida e fica muito interessante. Tao interessante que da pagina 40 adiante o livro e devorado e o termino em 3 dias, tres por que o primeiro foi de total arrasto e descrenca. Cate,Maura e Tess sao bruxas,bem provavel que sejam as bruxas poderosas de uma profecia antiga,onde tres bruxas mudariam a historia em um tempo que as bruxas eram perseguidas. Esconder que elas eram estava ficando cada vez mais dificel,principalmente depois da chegada da Governanta Elena. Cate esta a pouco tempo de fazer 17 anos e tem que escolher qual caminho a seguir,mas tal decisao é dificil tendo em vista a promessa que ela fez a mae antes de morrer. Cate ainda encontra o diario da mae pra comolicar ainda mais a situacao e deixa-la mais confusa. Um historia que comeca chata,mas termina sendo uma deliciosa surpresa.

Mundo de Tinta 01/02/2017

Enfeitiçadas
Era uma vez uma bruxa que se casou com um homem culto e amante das artes. Tiveram três filhas, todas bruxas. E eram muito felizes. Até aí beleza né. Mas vou te falar agora a época e o lugar. Século XIX em pleno período de caças às bruxas, praticamente em Salem! É pessoas...o negócio era sério mesmo...desesperador...
Sabia que, se nós tivéssemos nascido naquela época, seriamos consideradas bruxas? Sim, porque mulher que lia muito ou que era estudiosa não era normal. O.o
E lá se ia todas as Meninas de Tinta pra fogueira...

Quer continuar a ler?
Visite nosso blog no link abaixo!
Bjs

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2015/02/resenha-de-tinta-dupla-enfeiticadas.html

Bia Oliver 06/02/2017

Eu sei o que os Irmãos diriam : a magia não é um dom do Senhor, é coisa do demônio.
Desde a queda das Filhas de Perséfone a Fraternidade havia tomado o poder da Nova Inglaterra, o que quase extinguiu as bruxas. Por isso, as poucas que sobraram se disfarçavam de esposas puritanas, viravam freiras ou viviam à margem da sociedade. Assim, no século XIX as mulheres deviam obediência ao pai ou ao marido. Mulheres estudiosas, intelectuais, independentes não eram bem vistas na sociedade, na verdade eram consideradas um tanto quanto escandalosas e perigosas. E claro, os homens utilizavam a fé cristã para afirmar todo o seu machismo e autoritarismo. E havia uma tradição: aos 17 anos toda garota deveria escolher o seu caminho, seja para o casamento ou para a Irmandade (tornar-se freira).

Neste primeiro livro vemos uma jovem perdida e dividida entre o amor pelas irmãs, a promessa da mãe, o casamento por conveniência e o amor proibido. No entanto, Cate apesar de todas as dúvidas se mostra altruísta e teimosa (paradoxal, não?) e faz de tudo para proteger quem ama. Ela nos apresenta seu pai distante desde a morte da mãe, sua irmã Maura, egoísta e carente ao extremo e Tess, a caçulinha e queridinha de todos.

Desde a morte da mãe há três anos, Cate vinha cuidando das suas irmãs. Ensinava todos os feitiços que a Mãe havia lhe passado e as proibia de praticar magia em público. Ela carregava nos ombros toda a responsabilidade da casa, lidava com as contas, com as compras, com os empregados e com as meninas. Seu lugar favorito era o roseiral, o único lugar onde sua mãe a deixava praticar magia.

Veja a resenha completa no blog Leituras e Comidinhas

site: http://www.leiturasecomidinhas.com.br/as-cronicas-das-irmas-bruxas/

Lizianesg 15/03/2017

Enfeitiçadas
Enfeitiçadas é o primeiro livro da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas.
Tess tem 12 anos e já demonstra habilidade com os feitiços, é outono e ela vê uma trepadeira morrendo, logo ela faz o tempo virar e é verão, ela faz isso mesmo a irmã a repreendendo.
Cate precisa cuidar das irmãs, Tess e Maura, elas não podem usar a magia fora do roseiral, que é onde Cate ensina Tess, ali ninguém da casa pode vê-las.
Logo Cate precisara escolher seu futuro, formar uma família ou juntar-se a irmandade. Ela precisa decidir o que vai fazer, se aceita o convite de casamento de Paul, que é seu amigo desde a infância ou segue o seu coração, já que está apaixonada por Finn.
Nem mesmo o pai sabe que elas são bruxas, elas precisam se esconder sempre. Cate pode fazer um tipo de magia que é considerada rara e tida como obscura. Cate sabe muito bem quais as punições para as bruxas, ela não acha certo as meninas se exporem demais, elas não costumam visitar ninguém e nem recebem visitas, Maura se sente vigiada e sufocada com as atitudes da irmã. Cate não quer ser bruxa, ela gostaria de ser normal e não precisar se preocupar com as irmãs, se dependesse dela, ela pararia de usar sua magia.
Cate recebe uma carta de uma pessoa que se diz amiga de sua mãe e revela que ela e suas irmãs estão correndo grande perigo, agora Cate precisa encontrar o diário de sua mãe para obter respostas. Ela encontra o diário e descobre algo sobre uma profecia e acredita que é por isso que ela e suas irmãs correm perigo.
As bruxas já foram governantes antes, mas agora o tempo mudou, e elas vivem se escondendo e se são descobertas sofrem as consequências, todos vivem sobre as leis dos irmãos e as mulheres precisavam se casar cedo, não podem ser fortes, ter negócios e nem muito estudo. O estudo sempre fica em segundo plano, elas devem saber cuidar do marido e procriar. Isso me lembrou do filme “O sorriso de Mona Lisa”, em que as meninas muitas vezes largavam a escola para casar e cuidar da casa.
Elas precisam conviver mais com as outras mulheres e para isso a governanta Elena leva elas para fazer vestidos novos, Cate não dá a menor importância para isso, mas já que elas vão começar a frequentar os chás oferecidos pelas outras mulheres, elas tem que estarem apresentáveis.
As bruxas capturadas eram levadas para o hospício Harwood e algumas simplesmente desapareciam. Brenna faz previsões e já esteve presa no hospício. Brenna é uma personagem intrigante e espero que ela apareça mais nos próximos livros, acho que ela pode ser importante na trama.
Cate fica sabendo que há outras bruxas, a filha do chefe do conselho é bruxa e Cate não sabe o que fazer. As meninas brincam com a magia e Cate acha isso divertido, ela nunca teve coragem de fazer algo assim.
Cate treina Tess com os feitiços. Tess parece ser bem esperta para a sua idade.
Maura está sempre lendo e as pessoas falam sobre ela fazer isso, ela tem personalidade forte, é ruiva, esquentada, irritada, impetuosa, intratável, ela é mais impulsiva e inconsequente com o uso da magia. Já Tess é esperta e inteligente e Cate é mais mandona, mas ela sente o peso da sua promessa feita antes de sua mãe morrer, ela prometeu que cuidaria de suas irmãs, ela está preocupada, pois além de manter as irmãs longe de encrencas ela precisa decidir o que vai fazer com o seu futuro, tudo que ela mais quer é poder ficar com o garoto que ela ama, mas talvez isso não seja possível no momento e ela fez sua escolha e precisará conviver com as consequências.
A autora descreve bem os detalhes, faz o leitor mergulhar em uma trama envolvente, inteligente que vai crescendo até culminar na revelação de alguns segredos. A leitura fluiu de modo rápido e me vi envolvida completamente a cada capítulo que lia. As personagens são muito marcantes, cada uma com uma personalidade forte.
Eu acho a capa linda demais e a diagramação é perfeita.
Um livro mais do que indicado para quem gosta de fantasia, principalmente as que envolvem bruxas, magia, profecia e escolhas difíceis.

site: http://lilicasg.blogspot.com.br/2015/07/resenha-enfeiticadas-as-cronicas-das.html

Mais Clube 31/03/2017

O livro conta a história das três irmãs Cahill, com destaque em Cate – a irmã mais velha. Quando a mãe de Cate morreu ela só tinha 13 anos, sua irmã Maura era um ano mais nova e sua irmã Tess só tinha sete anos. Cate aos onze soube que era uma bruxa e ser uma bruxa é uma coisa horrível, pois elas eram perseguidas, exploradas, e presas em hospícios (isso quando não sumiam). Sua mãe ensinou o básico da magia para ela e sua irmã Maura (também bruxa), porém morreu muito jovem devido a complicações no parto.
Desde então Cate assumiu a responsabilidades por suas irmãs e tentando a todo custo fazer como que elas passassem despercebidas na cidade.
Vários anos se passaram e Cate agora está prestes a completar 17 anos, só que mais um problema surge, aos 17 anos as moças devem declarar sua intenção, ou seja, ou Cate se compromete com alguém, ou vai pro convento, ou os irmãos (como os homens da fraternidade são chamados) escolhem um companheiro para ela. É nessa hora que o seu antigo amigo, e vizinho Paul, finalmente retorna a cidade e se declara para Cate (uma luz no fim do túnel para seus problemas), ela começa a notar melhor e de maneira mais feminina o seu jardineiro Finn e uma governanta (da irmandade) é contratada para a casa dela.
Como se todas essas mudanças não bastassem Cate recebe uma carta super estranha e encontra o diário de sua mãe, e é aí que as coisas complicam de vez. A mãe de Cate descreve no diário sua preocupação sobre a possibilidade de Tess também ser bruxa, o que as tornam na escolha mais óbvia de serem as três irmãs bruxas de uma antiga profecia, a última profecia da época em que as bruxas estavam no poder.
A profecia fala que “antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.” e o problema é que Cate tem o poder da magia mental.
Será que Cate irá decidir entre o amor, a obrigação ou a proteção? São muitas opções mas somente uma escolha…
A história é muito boa, apesar de ser histórico não vi muitos elementos que destacassem esse ponto da história. Eu adorei muito o enredo, a descrição e tudo mais…
Cate é uma heroína que se dedica a sua família e ideais, e que apesar das enormes responsabilidades jogadas nas suas costas começa a viver um pouco mais, e eu adorei o Finn (ele é muito fofo e maravilhoso). As irmãs de Cate são duas personagens fortes e de personalidades bem distintas e marcantes, o que nos deixa querendo saber o que irá acontecer com cada uma dessas irmãs.
Confesso que no começo do livro eu estava meio sem vontade de ler… Mas aos poucos a história foi tomando conta e eu não consegui largar mais o livro.
Infelizmente, para mim, a história acaba num momento crucial da trama e estou morrendo de curiosidade para saber o que mais irá acontecer!!!
Recomendo muito *****

site: http://maisclube.com.br/2014/02/resenha-enfeiticadas.html

Joyce (Porre de Leitura) 20/04/2017

Resenha Porre de Leitura e Livros: As crônicas das Irmãs Bruxas
Cate Cahill é a irmã mais velha e sente-se responsável por Maura e Tess suas irmãs, devido a promessa feita a sua mãe no leito de morte. Contudo cuidar de suas irmãs está cada vez mais difícil, pois juntas as três escondem um segredo: são bruxas.
A bruxaria está proibida desde que a Fraternidade tornou-se a responsável pela Nova Inglaterra após a queda das filhas de Perséfone. A irmandade praticamente extinguiu as bruxas da sociedade, fazendo com que as sobreviventes vivam se escondendo e com medo.

"Talvez usassem nós três como exemplo: fariam com que fossemos queimadas na fogueira ou mandariam nos enforcar na praça principal da cidade, como faziam no tempo da Bisavó".

As irmãs mais novas não possuem muito controle sobre a magia e por vezes são descuidadas, o que deixa Cate preocupada, sobretudo depois da descoberta de uma profecia envolvendo três irmãs bruxas que mudarão a sociedade, uma delas será um oráculo e a bruxa mais poderosa, se colocada no lado certo da sociedade trará paz, mas em mãos erradas trará um novo terror.
Aos dezessete anos todas as jovens devem casar e Cate está prestes a completar a idade, o que transforma-se em mais uma preocupação para a garota, visto que não poderá estar tão presente na vida de suas irmãs após o casamento.
Em Enfeitiçadas primeiro livro da trilogia conheceremos as personalidades das irmãs. Cate é extremamente altruísta e por isso abandona diversas vezes sua felicidade por amor a família, além disso é muito indecisa e insegura, o oposto de Maura a irmã do meio, ela é egoísta e invejosa, sempre está em competição com a irmã mais velha, já Tess embora seja a irmã mais nova muitas vezes passa a impressão de ser a mais madura, ela é muito inteligente e obediente. No segundo livro: Amaldiçoadas, a profecia se desenrola revelando alguns fatos desconhecidos, a protagonista amadurece, mas as brigas entre as irmãs aumentam drasticamente. Em Predestinadas finalmente temos o desfecho e a revolta profetizada, o que é de certa forma inesperado.
Citações:

"Vocês serão caçadas por aqueles que as usariam para seus propósitos pessoais. Precisam ter muito, muito cuidado. Não podem confiar seus segredos a ninguém".

"Eu não detesto. Eu me preocupo que seja prejudicial para nós".

“Precisamos ser corajosas, mesmo que às vezes seja assustador. […] Principalmente quando estamos com medo".

"Alguns dos nossos soldados estão do outro lado da rua, começando a erguer a forca. Amanhã, ao meio dia, os enforcamento vão começar.”

As crônicas das Irmãs bruxas é narrado em primeira pessoa por Cate, a forma com que Jéssica SpotsWood escreve faz com que os leitores se apaixonem pela história, todos os sentimentos da personagem são inseridos de forma que a leitura torna-se inebriante, as inseguranças da personagem nos entristece e suas dúvidas nos deixam apreensivos, outra característica da autora é os desfechos que sempre deixam gostinho de quero mais no leitor.
Não poderia faltar um romance na trilogia e esses são bem turbulentos, o casal principal da trilogia é Cate e Finn, porém Maura também tem uma dose de amor em sua vida. O relacionamento de Cate inicia-se de forma leve, despretensiosa e inocente, contudo dramas são colocados ao longo dos livros tornando por vezes o relacionamento quase impossível.
Os livros são emocionantes e possuem o poder de prender o leitor, indico principalmente para os apaixonados em livros de bruxas e fantasia, mas leitores interessados em assuntos sobre feminismo não irão se decepcionar.

“Vejo diariamente o desprezo que os homens que me cercam têm pelas bruxas, vejo como tem pouco respeito pelas mulheres. Falam sobre o que fariam com as bruxas caso as pegasse, caso não houvesse lei para impedi-los. …Se eu não fizer algo para lutar do lado certo,que tipo de homem serei?”

O livro que mais simpatizei foi o segundo, vibrei durante toda a leitura, tive momentos de raiva, momentos de indignação (Maura é terrível), tive muitos suspiros e por fim fiquei chocada praticamente do inicio ao desfecho de Predestinadas.
Com certeza virou uma das minhas trilogias preferidas.

site: https://www.porredeleituraelivros.com/single-post/2017/03/30/As-cr%C3%B4nicas-das-irm%C3%A3s-bruxas---Jessica-Spotswood