Fala Sério, Pai!

Fala Sério, Pai! Thalita Rebouças

Resenhas - Fala Sério, Pai!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

LariBook's 07/03/2014

Nossa visão..
Este livro fala sobre a visão do pai na hora de sua primeira filha, Maria de Lurdes (Malu).
Uma incrível comédia.Que após um acontecimento importante na vida de Malu troca de narrador. Antes era a visão do pai, agora a visão da própria Maria de Lurdes...

Clóvis Marcelo 25/09/2013

Não conhecia o trabalho da Thalita Rebouças antes desse livro e ao encontrá-la na Bienal não deixei a oportunidade passar e adquiri meu exemplar (autografado) de 'Fala sério, Pai!'. Conhecia a autora pela irreverência na televisão e, pasmem, eu nunca tive acesso a esses livros quando mais jovem; porém, resolvi me arriscar com uma literatura infantojuvenil e não me arrependi em nenhum momento, foi um livro que me garantiu muita risada e bom humor.

A pequena Maria de Lourdes, ou Malu, como ela mesma gosta de ser chamada é a menina mais divertida da Tijuca. Conhecemos seu encanto desde a barriga da mãe até a fase jovem adulta - aos 21 anos. Tudo isso é encarado do ponto de vista de Armando, um pai de primeira viajem super atrapalhado e 'coruja'.

Cada capítulo mostra um momento na vida de Malu, bem como uma peculiaridade daquela fase, seja na primeira troca de fraldas do pai, a primeira ida a praia, o primeiro namoradinho, até a hora de caminhar com suas próprias pernas. No livro anterior, Fala sério, Mãe!, conhecemos um pouco mais da mãe da menina, Ângela Cristina, que é muito barulhenta e pega demais no pé tanto do marido quanto da filha. Esse é um dos principais motivos que levam a um desfecho mais adiante na trama.

A primeira metade do livro mostra o ponto de vista de Armando, mas é Malu quem assume a narrativa na outra metade, após um marcante episódio de sua vida. A narração é feita em primeira pessoa; é constante o uso de termos coloquiais (até por que é um livro para crianças) e a autora abusa de tiradas sensacionais do Brasil que nos fazem rir.

Embora seja um livro indicado para o público jovem, creio que atenda também aos pais, irmãos e a toda família, uma vez que traz temas bem usuais e constantes na nossa vida. Se você não passou por aquela situação, com certeza passará um dia.

Algo que me incomodou, foi a constante repetição do nome dos personagens durante os diálogos. Me lembrou muito do filme "Minha Mãe é uma Peça", onde a todo momento a mãe ficava chamando os filhos pelo nome completo. Fora isso, me diverti a beça com esse livro, confesso que tive de fechá-lo em muitos momentos para não passar vergonha em público de tanto que me fez rir. A Thalita tem uma escrita fluida, patriota e maravilhosa!

Se você procura por diversão, quer um livro leve para curar a famosa 'Ressaca Literária', esse é a solução. Além disso, você pode presentear aquela sobrinha pentelha que você ama, ou até mesmo uma prima ou amiga. Um livro para toda a família que mistura humor, emoção, amor e carinho.

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2013/09/resenha-fala-serio-pai-thalita-reboucas.html

Beatriz 30/10/2013minha estante
Também achei legal , mas vc não acha que ta mt novinha pra saber como vai ser o pai de seu filho miga

Carol Hopp 04/03/2013

Boas Dicas
Eu gostei muito desse livro porque eu achei que pego muita atenção minha, eu sempre quis saber o que ia acontecer depois, no próximo capítulo. Nunca dava vontade de parar de ler. Eu aprendi várias dicas de vida nesse livro. Ensina bastante coisas. Uma das coisas que eu aprendi é que mesmo se você tem essas briguinhas com seu pai as vezes, no fim, o que ele esta falando e você acha que não tem nada ave, ele esta certo. As lições que os pais dão, são usadas para o nosso futuro, e são muito importantes para a gente.

Laura Nepomuceno 06/01/2013

Fala Sério, Pai - Thalita Rebouças
Thalita Rebouças me surpeende a cada livro que leio dela. Em Fala Sério, Pai o pai de Malu começa narrando o que é super legal pois vemos o ponto de vista dele em relação a vida de Malu, aprendemos que as vezes é necessário que nossos pais digam não pra nós, vimos como a relção deles dois é bastante aberta. A leitura é facil e não é cansativa ou repetitiva o que dá um livro um ar bem "light" diremos assim. Se ainda não o leu e tem vontade de de lê-lo faça isso o mais rápido você não irá se arrepender.
Nicole243 23/10/2012minha estante
nossa tudo a ver comigo e meu pai,ele também curtiu o livro =)

Gabi Fornes 15/11/2012minha estante
Também adorei o livro ! Mais o nome da personagem principal é MALU e não MANU ! Preste mais atenção, queridinha ! Beijinhos da Gabes ;D

Laura Nepomuceno 06/01/2013minha estante
Uou tinha passado despercebido kkkk obrigada queridinha.

Bia 30/08/2012

Depois de "Fala sério, mãe!", chegou a hora de conhecer melhor o pai de Maria de Lourdes, ou melhor, Malu, a menina mais divertida da Tijuca. Neste livro, Armando, jornalista esportivo e peladeiro convicto, conta sua trajetória (e seus percalços) como pai de primeira viagem, desde a descoberta de que estava "grávido" até a saída da primogênita de casa, com 21 anos. Estão aqui diálogos que mesclam humor e emoção sobre fraldas, viagens, namorados, separação, candidatas a madrasta, festas, mesntruação, beijos, sutiãs... Enfim, tudo o que acontece numa relação entre pai e filha. A primeira metade do livro mostra o ponto de vista de Armando, mas é Malu quem assume a narrativa na outra metade, após um marcante episódio de sua vida

juju 12/04/2012

Depois de "Fala sério, mãe!", chegou a hora de conhecer melhor o pai de Maria de Lourdes, ou melhor, Malu, a menina mais divertida da Tijuca. Neste livro, Armando, jornalista esportivo e peladeiro convicto, conta sua trajetória (e seus percalços) como pai de primeira viagem. Gostei muito com ele aprendi muitas coisas. E se vc ler, não vai se arrepender.

doliiinda ' 17/12/2011

Muito bom, vale a pena!
Só falta agora Fala sério, filho!

*Jaque 11/09/2011

TODO PAI É CARETA QUE SEMPRE QUE ENSINAR AS FILHAS COMO SE COMPORTAR A HISTORÍA É BASEADA NISSO COMO OS NOSSOS PAIS REAGEM AO VER O AMADURECIMENTO DA FILHA NA QUAL QUEM SOFRE SOMOS NÓS!PAIS TE AMAMOS MAS SOMOS BEM "GRANDINHAS "PARA FAZERMOS NOSSAS ESCOLHAS.

Mari 28/07/2011

"-Paiêê... Larga desse maldito jogo de futebol e me leva na casa da minha amiga, vai!"
O que um pai dá em troca de um jogo de futebol? Pouca coisa. E isso incluí Malu, a paixão e orgulho de seu pai. E essa amizade entre os dois gera divertidas, e às vezes desagradáveis e vergonhosas, histórias entre pai e filha.

Leia!

Mariana Almeida

Leo Santana 24/07/2011

Divertidíssimo. Essa é a palvra que eu sabia que passaria pela minha cabeça logo quando eu terminasse de ler Fala Sério, Pai!. Antes deste, eu havia lido apenas um livro da Thalita, e havia gostado bastante. O que eu mais havia gostado nele havia sido o romance, e a minha preocupação quanto ao livro sobre o qual farei esta resenha era o fato de o romance não estar tão presente neste, já que fala da relação pai-filha. Não me decepcionei.

O livro é divido por cada ano de Malu no mundo, ou seja, a história conta com 21 capítulos, já que a protagonista é retratada até os seus 21 anos. Thalita, em sua narrativa, é muito verdadeira e simples. O seu "contar de histórias", mesmo que do ponto de vista do pai, que é quem conta metade da história, é tão puro que é extremamente fácil se identificar com as várias situações que nos são apresentadas.

Armando, o pai de primeira viagem, esperava poder ensinar ao seu primeiro filho as maravilhas do futebol, mas meio que se decepciona com o fato de uma menininha com cara de nada tenha nascido no lugar. Mas, aos trancos e barrancos, ele vai aprendendo a amar Malu, que, com o passar dos anos, vai criando sua própria personalidade, para o horror do pai.

Thalita esboçou no livro todas as preocupações que um pai tem em relação á sua filha, o que só me fez pensar no quão completo foi o seu trabalho. Mas também me levou á ideia de que já era de se esperar o que ela trouxe ao leitor, portanto não me causou surpresa. Mas, apesar disso, a história, mesmo não sendo muito inovadora, era muito divertida.

Confesso que, no início, não fui muito com a cara da história. Exatamente porque, como eu disse no início da resenha, senti falta do romance que a Thalita conseguia tão perfeitamente montar. Mas, no decorrer da história, fui me divertindo e esquecendo tudo o que eu tinha de pré-concebido, tornando o livro super agradável de ler.

Leia a resenha na íntegra em: http://perspectivasliterarias.blogspot.com/2011/07/resenha-fala-serio-pai-por-thalita.html

Lili 22/07/2011

Fala Sério, Pai! É um livro que conta as trapalhadas e engraçadas histórias de Malu (uma garotinha que mora na Tijuca e ADORA seu papai) e seu pai (Pai de primeira viagem que não tem muita experiência, e com isso acaba se atrapalhando com a sua "anjinha")

P.S: Eu gostei deste livro, é muiito engraçado, mas, não é um dos melhores!

lizsantoss 10/02/2011

Fala sério, Pai!
O livro conta a história de Maria de Lourdes. Mostra um pouco da visão do pai dela sobre parte da vida dela!Depois de vermos o lado da mãe da Malu no livro "Fala sério, mãe!" Tinha chegado a hora de saber mais sobre o pai dela!O primeiro banho que o pai dela deu na mesma, as aventuras deles dois e muito mais!Um livro bom que mostra o lado dos nossos pais e suas reações a perceberem que seus filhos estão crescendo!

bi@_rozzetto;x 01/12/2010

fala serio pai
O livro fala serio pai conta a historia de malu uma menina sapeca des
de quando era pequena, quem conta a historia e o pai dela o Armando.
a historia começa quando ela era pequena. quando acabou de nascer seu
pai deixou ela e sua mae no hospital e foi jogar futebol ficou muito
culpado mais ele tinha que fazer isso. Na minha opniao ela ficxou meio que lele por causa disso. se quiser saber se ela ficou meio lele leia o livro fala serio pai

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6