Historias e Contos de Fadas

Historias e Contos de Fadas Hans Christian Andersen

Resenhas - Contos e histórias

FeFa 11/08/2023

O livro trás 20 contos. Entre eles A Pequena Sereia e O Patinho Feio.
Todos os contos tem ao menos uma nota sobre ele. O livro trás informações de carta ou diário do autor que fala algo a respeito do conto, como uma viagem que inspirou o conto por exemplo.
O livro também tras algumas informações sobre as obras e a estética de escrita do autor.
Meu favorito foi A Pequena Sereia, é justo a fama do conto.
A que menos gostei foi A Virgem Das Geleiras. Principalmente por ser um conto longo. Para contos, prefiro os mais curtos.

Lucy 25/12/2022

Que tistreza
Um compilado dos contos do Hans Christian Andersen, que juntou os mais famisinhos com uns mais desconhecidos.

No geral é legal. Tem muita coisa ali que eu não tive contato, então foi legal ler. Ao contrário dos Griim, o Andersen inventa os seus contos (embora tenha lá suas inspirações em foclores), e achei isso bem interessante. Outra coisa, mesmo com os contos sendo fruto da imaginação do Chris, ele ainda segue bem o padrão de não ser exatamente feliz, embora também não vai muito pra ter uma moral. É bem nítido a parcela de religião, assim como a morte. E até que temos umas boas personagens femininas.

E pra tirar todas as dúvidas, o Chris deixa bem óbvio que até que a pequena sereia queria o príncipe, mas ela tava maia focada mesmo em ter uma alma imortal.

Giu :) 26/04/2021

Hans Christian Andersen
Foi muito interessante ler os contos e saber um pouco mais a história desse autor tão importante. Suas descrições de cenários são muito boas e suas histórias sempre causam alguma reflexão.