Antes do depois

Antes do depois Bartolomeu Campos de Queirós
Bartô

Resenhas - Antes do Depois

victorialsva 27/09/2023

"Não me lembro mais não quero esquecer."
Adorei como o autor fala sobre a memória. Acho que as coisas que ele escreveu ao mesmo tempo que é confuso é bem fácil de se entender.

PauloRicardosilva 31/08/2023

Antes do Depois
O livro antes do depois de Bartolomeu Compôs de Gueirós fala sobre romance, filosofia e poemas ,o livro atendeu minhas expectativas porque trás um pensamento de memórias antigas e pensa sobre a vida,eu recomendo o livro porque deixa você pensa sobre as memórias antigas e você relembrar as coisas que fazia antigamente, o trecho que mas gostei do livro foi,depois, escutei e me entristece quando deseram que era feito de pedaço:tenho o sorriso da tia Lourdes, a testa do meu pai, os olhos do meu avô,o nariz do outro avô, a boca da minha mãe, pés grandes que nem tio Joaquim, sorria de lado que nem meu tio Afonso,, que já estava no outro mundo sem deixa endereço. Só não falaram que era lerdo como tia lia

cami 16/12/2021

Peguei esse livro emprestado da minha psicóloga, fiquei encantada com a delicadeza nas palavras. Poesia em prosa é tão linda, fico sempre apaixonada. Queria um dia conseguir escrever assim.
Mas não dou cinco estrelas por falar do doce de leite mineiro!!

Malu 19/08/2021

bartolomeu sempre me encanta
lembro quando no oitavo ano fiz um trabalho sobre ele e tive que ver algumas entrevistas, até hoje lembro de algumas coisas que ele falou em alguns momentos na minha vida.
esse livro é lindo e trata a infância com muita poesia, gostei muito de ler ele.

Carla Luz 16/05/2017

Para almas sensíveis... Bartolomeu!
Não é uma história linear e cheia de lógica. Não é. É meio que poesia, mas em prosa. São muitas lembranças (ou parecem ser) dele que vão e voltam, de idade, de lugar, de situação... suas reflexões, seu jeito de ver o mundo! Algumas frases são simplesmente perfeitas! As duas últimas frases que grifei me fizeram a alma estremecer (como acontece com as poesias que retumbam no meu coração). "O sonho da mãe era me ver músico, prendendo o violino no queixo e com o arco a arrancar dor das cordas". Isso é muito lindo! É uma comparação maravilhosa entre dor e o som do violino... Nossa! Outra frase maravilhosa foi "Nasci com saudades do mar, sem saber se no mundo existia mar. Toda música que fala do mar faz o sal arder em meus olhos". Esse jeito poético de falar das lágrimas é maravilhoso! Bartolomeu é todo a relação dele com a mãe, sua saudade, seu jeito melancólico, mas belo de lidar com as lembranças e transformar suspiros, lembranças e lágrimas em palavras poéticas para aquecer mais um pouco a nossa alma!

Pra ler Bartolomeu tem que ter a alma marcada, muitas vezes pela dor, mas pela poesia com certeza!

site: http://obrigadeiroliterario.blogspot.com.br