Fausto

Fausto Goethe

Resenhas - Fausto

IGuittis 04/07/2023

Essa edição é bilíngue, caso você leia um pouco em alemão é bem legal ler em voz alta, fiz isso e invoquei o demônio sem querer.
Publicado pela primeira vez por volta de 1808 o Fausto traz o famoso pacto com o demônio (Mefistófeles). Na verdade nem tanto um pacto, mas pendendo mais para uma aposta vamos assim dizer.
Esse livro é um poema, porém ele foi feito para o teatro, o que tornou ele para mim ao mesmo tempo difícil de ler, porém ele tem aquele ritmo que te mantem interessada independente da dificuldade que estamos tendo para acompanhar a história. O pacto entre Mefistófeles e Fausto é praticamente assim, Mefisto irá servir Fausto em vida, e se ele corrompe-lo o mesmo irá servi-lo na morte. No meio disso Fausto se “apaixona” por Margarida, na verdade ele se sente atraído por ela, que é praticamente uma criança porém como dito no livro e nas notas de rodapé, naquela época já era idade suficiente para se casar ou ter um relacionamento. Fausto e Mefisto agem juntos, ele conquista Gretchen (Margarida) e temos então por esse primeiro livro o decorrer do que acontece principalmente com essa jovem, e é triste, é triste ver o final dessa personagem.
Não temos aqui a finalização desse pacto, porque tem a continuação no Fausto II, esse livro é a primeira parte da tragédia.
No final do livro essa edição traz o discurso de Satã, que no original não foi publicado por questões de censura, e vale muito apena ler, eu adorei essa parte da fala de Satã.

val 19/06/2023

Confuso
No início não tava entendendo e no fim tava pior que no início. ??
Fausto, querendo alguma emoção na vida faz um pacto com Mefistocles. Tem uma amada na história e um fim que todo pacto tem.

Marcos5813 12/06/2023

Decisão pretérita de um Doutor
A peça teatral "Fausto" já começa com a lúcida decisão de Fausto das coisas do além. O romance teatral que tive em mãos, edição da Centaur, não ajudou muito, apesar do empenho do tradutor. A peça tem diálogos nobres, palavras de esmerada construção, sentia que sempre faltava algo em seu teor lírico, em muitas partes os diálogos tem forma poética.

Acredito que lê-se em seu original beberia o cálice da sabedoria com a mais sublime alegria, infelizmente não sei alemão. De um modo geral, apesar da tradução pouco satisfatória, é um bom livro, e bem complexo. Indico para quem quer ler a obra escolher uma tradução melhor, acho que se acha em outras editoras de maior vulto.

osaif 01/06/2023

Clássico romântico
**a versão que eu li não tem no skoob
O começo é inegavelmente bom e te engaja na leitura, a parte paia é realmente quando começa a tragédia de margarida, é compreensivel como um romancista, ter essa parte, mas é meio desanimador né, tá lendo sobre o cara que fez pacto com diabo e metade do livro é sobre ele correndo atras de mulher.
Isso não torna o livro ruim !!!
mas saiba que no meio pro final vai virar um romancezinho.
De qualquer forma é uma leitura fluída, boa e vale a pena, no final sobra a duvida, vc venderia a alma pro diabo por todo o conhecimento do mundo?
terecoteco 25/07/2023minha estante
Qual versão pegou?

Juliana 18/03/2023

Muito bom!
Gostei muito da leitura e da tradução. Li no Kindle então todas as palavras desconhecidas era muito fácil de pesquisar. Recomendo a leitura. Já tinha lido Os sofrimentos do jovem Wether e gostado bastante do ritmo de leitura o que se repetiu nesse.

Clara985 04/03/2023

Como filha do nosso tempo
Como apreciadora dos clássicos, esse não poderia ser menos que incrível.
Mas como integrante da geração Z, odiei o final.
Não acho que ele merecia o que recebeu.

Raiane166 25/02/2023

É um livro fantástico mesmo
A leitura pode ser um pouco pesada pra quem não tem costume com esse tipo de escrita, mas depois de um tempo você pega o jeito e a coisa flui.
O começo e o fim foram as melhores partes. Basicamente o meio do livro foi chatinho de ler, mas interessante.
Acho que todos deveriam ler

Marcone989 31/01/2023

O contrato com as falhas da humanidade.
Fausto é um clássico da literatura, com uma história relativamente simples a complexidade se encontra na verdade nos elementos trabalhados pelo autor, a forma como ele retrata os problemas humanos, as tentações da quais somos cercados e consumidos. A inveja, a luxúria, desespero. Como se quebra uma alma ? Desmanchar o ser, tirar dele toda dignidade e humanidade que ainda possa existir. Goethe é genial ao incorporar elementos da antiguidade clássica, ou seja espere muito de mitologia grega. Fausto exige paciência, pois é um texto complexo, que pode ser um enigma para quem está mantendo um primeiro contato com a obra, mas se tiver cuidado e pesquisar seus elementos tenho certeza que terá uma experiência no minimo proveitosa.

Nathalia184 30/01/2023

Finalmente lido, mas terei que correr atrás da edição em português. As notas de rodapé da editora34 fizeram falta e esse é um livro que apenas com uma releitura é possível absorver sua totalidade.

Jooy 08/01/2023

Não gostei
Estou determinada a ler alguns clássicos mundiais através do livro 50 Obras Primas Para Ler Antes de Morrer e esse foi um deles. No começo pensei que a escrita em versos seria apenas ali, mas acabou sendo no livro inteiro. Não gostei do formato da história e não entendi quase nada, não foi um bom conjunto pra mim.

Carol 22/12/2022

Sempre deixei pra ler Goethe na minha listinha, só faltava coragem kjkj
Gostei muito dessa história, nunca conseguia acertar o que ia acontecer
achei incrível essa relação da margarida com o mephisto, essa coisa de ficar hmmm sei não hein ele me parece estranho
No final ela já sabia KKKKKk
Tô ansiosa pra ler a história toda, mas provavelmente vai ficar pra 2023

romulorocha 14/12/2022

Fausto, de Goethe - 8/10
Johann Wolfgang von Goethe foi um polímata, autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico que também fez incursões pelo campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX.

Em Fausto, acompanhamos a história do personagem que leva o nome do livro e de Mefistófeles, uma espécie de diabo. A história destes dois personagens se cruza quando Fausto, ávido por conhecimento e pela vida boêmia aceita fazer um pacto com mefistófoles em troca de sua alma. O que Fausto não esperava é que neste processo descobriria o amor.

Assim como em auto da compadecida, o que não me agradou na leitura foi o estilo literário. Tentei dar essa chance para este clássico de Goethe, mas realmente este estilo literário não me agrada. Outro fator que não me agradou foi a escrita do autor, não sei se pela tradução para o português de Portugal, achei uma escrita pouco envolvente, muito descritiva.

Para os que gostam do gênero de poema trágico, vale a leitura.

#resenhasdoromulo
#literaturaalema
#goethe
#fausto

_matheus.freitas 06/12/2022

A Obra de uma Vida!
Fausto evoca a alma humana de tal forma que: Qualquer certeza que se tenha é quebrada e tudo torna-se negociável. Ou será que não?

A leitura te põe a refletir sobre o que é aceitável para alcançar o grande objetivo que você pôs em sua vida. Não somente isso, mas também considera a possibilidade de que após alcançado o objetivo, você veja que talvez, não tenha válido a pena!

Todos que puderem, leiam!