O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

ellmovisuals 27/05/2024

Que livro! Simplesmente genial.
Sempre quis ler Arthur C. Clarke, mas semrpe adiei por achar que poderia ser extremamente difícil a leitura e, na verdade, eu não poderia estar mais enganada.

O Fim da Infância foi o meu primeiro livro do autor e eu não poderia ter escolhido livro melhor para começar essa pequena jornada pelos livros do Arthur. Aqui nós encontramos uma narrativa envolvente e de uma leitura muito fácil e fluida. Os personagens não são tão profundos, mas acredito que essa tenha sido realmente a intenção do autor. O ponto forte não são os personagem mas a história contada em si, o que me leva ao ponto alto da história: o enredo é simplesmente genial, com reflexões e questionamentos que podem fazer sua cabeça explodir se pensar demais sobre eles.

Uma letirua de ficção cientifica essencial pra todos que gostam do gênero. Foi uma grata surpresa e eu recomendo sem pensar duas vezes. Fantástico em todos os níveis.

Lívia 25/05/2024

Ficção científica de primeiro nível.
Um livro que traz um contexto muito mais profundo sobre política, sociedade e humanidade.
Quando os Senhores Supremos chegam à Terra, a liberdade dos humanos é posto à prova. Em contrapartida, os benefícios e a erradicação de inúmeros problemas do mundo levam os humanos a travarem uma guerra psicológica: será que devemos deixar que seres desconhecidos nos governem?
O enredo mostra que quando chegamos a um mundo ideal, que objetivos nos fazem continuar vivendo? Cada ser humano vive em uma eterna disputa pra sempre ser o melhor, mas se há igualdade e não há problemas (guerra, fome, preconceito) o que fazer com a ciência e a religião?
O livro só não ganhou 5 estrelas, porque os personagens parecem transitórios, nenhum prende o leitor. Porém, talvez o foco seja evidenciar a história e não a personalidade das personagens.

Renato Agnus 20/05/2024

Leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica
Que livro! Que reflexão!

A verdade é que ele te prende desde o início com alguns pontos que chamam muita a atenção, como por exemplo um dos principais questionamentos: Por que o Senhores Supremos estão fazendo isso? Qual é o verdadeiro objetivo?

Essas dúvidas levam a uma leitura rápida e gostosa, de modo que a curiosidade do leitor em obter as respostas dessas perguntas o leva a devorar as páginas.

Como um grande admirador de ficção científica, penso que é um livro obrigatório para quem gosta do gênero.

Bruna3810 19/05/2024

Eu comprei esse livro a um temoo atras ja, li ate a pagina 100 e dropei, admito q as primeiras paginas eram confusas e chegando a serem chatas
Mas eu nao sabia oq me esperava depois desse começo, eu voltei a ler por pura curiosidade e minha mente mudou totalmente, ele tem tudo pra ser uma leitura dificil, mas e totalmente ao contrario, e gostoso de ler, facil e te prende de uma maneita surreal
Uma das primeiras ficçoes cientificas q eu leio e meu unico arrependimento e ter pensado em abondonar esse livro

helenabonamigo 16/05/2024

Esse me pegou, demorei para ler e tive opiniões conflitantes a todo momento.

Gosto de ficção científica mais antiga para ver como o autor imagina um futuro distante (nesse caso nem tanto)... me divirto com alguns "erros" de previsão e também com os acertos.

Já tinha lido algumas histórias curtas do autor e algumas delas fico relembrando, de tão boas... Sou obrigada a comparar o livro a elas, e acho que o livro sai perdendo. Não que a escrita seja ruim, mas sei do que ele é capaz e esperava mais.

Thaisinha 14/05/2024

Desenvolvimento de personagens não é o forte do Arthur C Clarke mas o que esse homem tem de criatividade pra histórias... puta merda!! Alguns dos capítulos desse livro foram as coisas mais geniais e criativas que já li de ficção científica (e é um livro de 1953!)

@angelica 14/05/2024

Melhor scifi que eu li (até agora, rs). Simplesmente extraterrestres que chegam do nada e resolvem (até então) grandes problemas da humanidade.

Emily1021 10/05/2024

Queria ter gostado mais desse livro. no geral, é um livro bom e muito interessante quando levado em conta quando foi escrito, mas não consegui me importar tanto assim com a história e personagens menos ainda. achei um tanto quanto arrastado e alguns momentos li só querendo terminar o livro. no geral, fui gostar mais da historia só depois dos 60% do livro

Karina309 30/04/2024

Achei o livro de uma filosofia fantástica, explica os anjos e demônios da religião e de uma forma lírica faz apologia a um Deus presente na criação e que busca nos integrar novamente a ele .
Achei fantástico.
O autor eu sempre fui fã de carteirinha , ele tem muita coisa boa , sua obra mais famosa ?2001 ? transformada em filme , não faz jus a sua genialidade.

Tonimaco 16/04/2024

Ganhou o título de livro mais viajado que li nesse ano. Preciso urgentemente discutir sobre ele com algm. N imaginei NADA dq aconteceu. Eu tô apavorada.

"As estrelas não são para o homem"

Willamis4 13/04/2024

Nada demais
Me arrastei o tempo todo !
Quando os senhores supremos apareceram de fato, até pareceu que iria ficar bom. Mas... É!

Jbogea 11/04/2024

Sci-fi de respeito!
Que viagem alucinante rumo a um Universo completamente diferente de tudo que já li ou assisti na vida. Incrível como esse livro aborda assuntos que normalmente são tão secundários em obras de ficção científica; temas como arte, paranormalidade, religião, história, geografia, filosofia, psicologia. E, mesmo sendo um livro escrito nos anos 50, consegue ser tão atual.

As metáforas, analogias, a interseção das diversas temáticas, até mesmo o título do livro. Tudo é muito coeso. Impressionante mesmo!

O único ponto negativo deste livro para mim foi a falta de identificação com os personagens, mas tenho a sensação que ele foi escrito para não ter esse apelo aos personagens justamente por se passar em diversos momentos históricos da Terra e da Humanidade.

Na falta de mais palavras para descrever como esse livro foi uma grata surpresa para mim, deixo aqui minha recomendação. Magnífico!

PWTM 09/04/2024

Fantástico
Sempre amei a temática do conflito entre raças de outros planetas. O final desse livro foge do convencional e achei fantástico.

Ondas Superficiais 07/04/2024

Isto não é uma resenha - Fim da Infância
Gente que livro genial do Arthur C. Clarke!
Escrito em 1953, ele aborda temas como política, Guerra Fria, avanços tecnológicos, corrida espacial, alienígenas, religião, esoterismo e diversos outros tópicos. A escrita do Clarke foi bem filosófica, tornando o livro único em suas reflexões politicas, justamente por isso acredito que Fim da Infância não seja para qualquer um que curta sci - fi, pois não tem foco tecnológico.
Dividido em três atos, cada um com grandes saltos temporais, o autor apresenta a historia e nós - leitores - que devemos nos virar para compreender o que esta acontecendo. Todas as situações não servem para serem acompanhadas do inicio ao fim, não há um único protagonista, a Terra e os eventos são o foco principal, mostrando que tudo é parte de um quadro maior. Esse livro foiu uma excelente copanhia para mim nestes ultimos dias, me fez refletir demais, dei boas risadas commas referencia politicas e religiosas e chorei com alguns dialogos pois sou sim bem emotiva. Minha parte predileta foi o 2º ato após as primeiras 10 paginas.