O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Victor.Asaphe 09/09/2021

Gostei bastante, mas...
Me trouxe muitas reflexões sobre como o ser humano facilmente se deixa dominar por alguém dito superior a ele, além de outras questões como o limite da razão, a coexistência de razão e emoção, entre outras coisas. Contudo, achei o final meio confuso, não entendi muito bem. Vale a releitura, mas só Deus dirá se a farei. Gostei devido as reflexões, plot twists e clímax.

Aylana Almeida 22/01/2021

Muito bom conhecer a escrita de Arthur C. Clarke
A história começa em um ritmo lento mas a partir da metade me prendeu e acredito que cumpriu seu propósito. Gostei mas não favoritei. Adorei conhecer o autor e ainda pretendo me aventurar em outras histórias dele. Recomendo pra quem ainda não conhece nada de C. Clarke.

_narasrocha 20/09/2022

Estava com altas expectativas nesse livro e foi uma leitura muito boa.
Basicamente várias naves alienígenas vão descer na Terra e esse seres irão meio que conduzindo os seres humanos, assim acabando com a fome, guerras, eles passam a viver meio que uma utopia. Acontece que esses seres nunca se mostraram para as pessoas, e muitas tem seus receios por não saber qual a aparência deles.
O livro se passa em um período muito grande de tempo e muito vezes confuso. Eu me via lendo um parágrafo e no próximo já havia se passado 5 anos sem nenhum aviso ou referência, ou até mesmo 50 anos.
Nós também não acompanhamos um único personagem exclusivo, a cada período de tempo acompanhos um personagem ou dois.
É uma história muito interessante e que me prendeu bastante na leitura, apesar de um pouco confusa em certas partes a escrita é muito gostosa de acompanhar.
Não sou a maior leitora de ficção científica (apesar de gostar bastante) então é sempre um desafio, mas foi uma leitura muito boa.
Acho que o final não foi nada ?nossa uau? mas foi bom, talvez esperasse um pouco mais.
Essa edição está impecável porque além de ser linda, a diagramação boa, tem extras bem e um prólogo do autor.
Enfim, com certeza recomendo a leitura.

Clari.Monise 02/09/2021

Surreal um negócio desses!!!!
Esse livro é inteiro bom, um ótimo começo, um meio que deixa a gente meio sem saber se aquilo vai ser relevante mesmo e um fim que junta tudo numa obra de arte!!! Amei o rumo que a história tomou e o final triste e poético. História perfeita!!!!
Fabio Pedreira 02/09/2021minha estante
Esse livro é massa kkkkk

diliterando 24/07/2022

Invasão
Livro: O Fim da Infância
Autor: ?????Arthur C. Clarke
Ed: ?Editora Aleph
Pg:  320
???????

No período de  Guerra Fria, uma raça tecnologicamente superior ao homem, os alienígenas ? surge para controlar a Terra.
Ao contrário do que se poderia imaginar, os invasores se mostram benevolentes e acabam conduzindo o planeta a um período de prosperidade jamais visto, em que não mais existem violência, fome e doenças, uma condição de Paz Mundial. Com poucos focos de resistência, a humanidade se rende aos alienígenas intrusos em nosso planeta.
Mas os "Senhores Supremos" como são chamados pelos humanos tem suas regras: não é permitido a ninguém os conhecer, e a exploração do espaço está  proibida aos homens. Entre revelações surpreendentes e um vago mal-estar que assombra os corações humanos, o real propósito dos novos líderes permanecerá oculto por duzentos anos. Até que a humanidade esteja pronta. Até que uma missão seja cumprida. Até que a raça humana conheça o destino que lhe foi traçado.
?? Essa é a sinopse do livro...Na minha opinião essa é uma leitura com temas complexos e abrangente. Não é um livro que tive afeição com algum personagem. Não existe personagem principal, nem os alienígenas são.  Aqui a discussão é sobre como um ambiente utópico de uma sociedade plena em um território perfeito. Vai influenciar nos pensamentos de cada indivíduo. Imaginando um mundo onde se tem todas as tecnologias já criadas pelos seres supremos, a humanidade se acomoda na evolução. Se esquece do passado e da onde viemos. A linha do comodismo aparece e caminhamos para o extermínio da humanidade. Talves essa tenha sido a discussão principal para mim. Mas são tantas abordagens e questionamentos surpreendente no livro. Foi uma leitura lenta e confusa. Mas chegando no ato final..fez muito sentido todas as abordagens.
Um clássico de ficção científica que vale a leitura...?????

Tamara Mendes 30/03/2022

"A raça humana não estava mais só".
Lançado em 1953 pelo aclamado Arthur C. Clarke o livro O Fim da Infância surgiu através do conto chamado de Anjo da Guarda, a escrita conta com uma narrativa onde várias décadas são passadas entre os capítulos e vamos acompanhando os alienígenas ao invés dos humanos. Aqui, os seres humanos são meros coadjuvantes da própria história. A história inicia durante a corrida espacial, a guerra entre EUA e União Soviética para provar quem era capaz de lançar os primeiros objetos no espaço. E no meio disso tudo o mundo é invadido por gigantescas naves alienígenas que fica sobrevoando as maiores cidades da terra.

Os Senhores Supremos como são denominados posteriormente pelos humanos demoram cerca de alguns dias para fazer o primeiro contato e escolhem um terráqueo para servir de porta voz, é um contato pacífico com um inglês perfeito que choca o mundo. Ao contrário das muitas obras, que mostram seres vindos do espaço usando a força e violência o autor mostra os invasores como seres pacíficos e que não usavam de violência e sim a ciência e a lógica a seu favor. Após vários anos o mundo entra em utopia, a humanidade fica estagnada, tanto em fatores científicos, a parte artística fica defasada e a maioria da população não tem mais interesse em descobrir coisas novas, aliás, o mundo já está em perfeita condições e os “guardiões” da terra fornecem tudo que a humanidade precisa.

No entanto, uma minoria está insatisfeita com o caminho que o mundo está seguindo e querem que os Senhores Supremos se mostrem para a humanidade e revelem seus verdadeiros planos. Eles cedem e se revelam após algumas décadas, onde a geração já está acostumada com as naves nos céus e faz parte da vida de toda aquela sociedade. Afinal, eles já fizeram um primeiro contato e não tiveram êxito, os Senhores Supremos não entendem, mas os humanos tem uma intuição coletiva por causa da sua fisionomia peculiar, e por receio do fracasso anterior, eles decidem aguardar. E após se mostrarem para o mundo e não causar uma revolta na humanidade, eles finalmente detectam uma criança que será o próximo estágio da humanidade, eles não interferem, só observam. Afinal, eles vieram para terra para nos proteger de nós mesmos, da nossa autodestruição, e caminhar a última geração da terra para um estágio mais evoluído da mente humana.

# Nota Pessoal - É o primeiro livro que leio da autor, gostei muito da escrita e após o autor deixar algumas descrições da fisionomia dos Senhores Supremos não consegui mais largar o livros para saber quem eram eles. O final me surpreendeu, nem passou pela minha cabeça aquele desfecho.

lara 23/01/2021

Vale a pena
Gostei bastante do livro, foi o meu primeiro contato com ficção científica e considero a linguagem bem acessível e as descrições dos termos e cenários ótimas, de forma que é fácil de criar uma "imagem" clara que ajudou na imersão da história.
Percebi muitas passagens marcantes, de certa forma, reflexivas e que eu conseguia fazer conexões com a realidade. Além disso a história é interessante e bem construída.

Apesar de um certo suspense e a curiosidade que o livro me despertou não foi o tipo de livro que eu não conseguiria largar. Acho que principalmente pelo foco narrativo ser a trama em si e não os personagens não é o tipo de livro que faz você se apegar aos personagens.

Enfim, valeu a pena a leitura e o contato com esse gênero.

Bianca 08/05/2021

Não existe almoço grátis
Nunca gostei de ficção científica, mas Azimov e Clarke me fizeram mudar de ideia. Nesta narrativa, alienígenas passam a controlar o planeta Terra, politica, recursos, material bélico... e a vida melhora substancialmente. A pobreza, guerras e doenças acabam. Até que... vc leia o livro e descubra o objetivo de tanta bondade.

Erika 14/03/2021

O FIM DA INFÂNCIA
Descobri que não sou muito fã desse gênero, entre poucos que li esse foi o que mais gostei talvez por misturar fé, mito, religião, pra mim foi perfeito.

Natan M. 05/09/2021

Muito impactante.
Nunca passou pela minha cabeça que o final seria daquele jeito. A história me deixou em crise existêncial e, por isso, não consigo fazer resenha decente. No próximo ano, eu leio de novo.

lucasandrade 11/03/2020

Frustrante
Comecei o livro com boas espectativas, nada parecido com independence day, mas algo até melhor. A primeira parte aumentou minhas espectativas, mas as partes 2 e 3 foram o declínio das espectativas, assim como o final do livro.

João Vendrame 22/07/2022

Realmente surpreendente
O fim da infância me deixou curioso desde o início. A sua narrativa é fluída e convidativa para você continuar lendo.

Achei incrível a construção das personagens, eles são profundos e trazem uma história complexa.

Este livro vai te provocar o quanto a humanidade é ínfima e muitas vezes despreparada e insignificante perante ao todo.

Tatta 08/09/2021

o fim da infância é um título bem bom.

e tardiamente foi minha primeira experiência com o arthur c clarke.
com meu pouco conhecimento no gênero achei sua escrita melhor do que a de asimov (pelo menos em eu robô).
tenho um pouco de dificuldade com prosas que não são poéticas. algo que percebo em alguns sci-fis é justamente esse afastamento da subjetividade, talvez pela própria personalidade do autor. aqui foi um pouco mais leve, apesar de ainda me incomodar em alguns pontos.
a ideia é muito boa, seu desenvolvimento também. o final me frusta, mas não exatamente pelo desfecho da história, e sim pelas lacunas da ciência que ainda existem.

sara440 27/05/2022

Utopia!
Apesar de não ter me envolvido muito com a história, gostei bastante.

?Nesse momento, Reinhold Hoffmann soube, ao mesmo tempo que Konrad Schneider, que havia perdido a corrida. E soube que a perdera não por poucas semanas ou meses, como vinha temendo, mas por milênios. As sombras enormes e silenciosas que se moviam entre as estrelas, mais quilômetros acima de sua cabeça do que se atrevia a imaginar, superavam sua pequena Colombo tanto quanto ela superava as canoas de tronco do homem paleolítico.?

(24/05/2022)

Andressa S. 16/05/2021

Quem tem Kindle Unlimeted sabe o drama que é garimpar um livro decente na plataforma. Amazon, me ajuda a te ajudar! Na minha busca mensal por livros que façam jus aos R$ 19,90 que deixam a Amazon cada vez mais rica e eu cada vez mais pobre, encontrei um Clássico da Ficção Cientifica que encantou gerações... Maaaaaaaaaaaaaas, vamos com calma!

?O fim da Infancia? é um livro que bombou nos ig?s literários nas ultimas semanas, basta uma pequena pesquisa no seu insta para ver que pelo menos 30% dos seus amigos consumiram esse conteúdo no ultimo mês. Ficção cientifica não é um gênero que eu leio com frequência, mas me deu vontade de ler sobre uns ETs, com licença!

Confesso que o inicio do livro foi difícil, a pressão para ser ?Cult? é insuportável e sinceramente gente, quantos clássicos são de fato bons? Nem sempre um queijo velho é gostoso, tem gente que tem intolerância a lactose. Fugindo da temática do livro acho importante os leitores entenderem de uma vez por todas que leitura não tem regra! Não existe um manual do que é bom e excepcional, as vezes o que é mágico para uma pessoa é insuportável e incoerente para outra. Então parem de encher o saco alheio, se você ama clássicos: Parabéns! Se você gosta de livros contemporâneos: Parabéns também! Ler é uma expressão pessoal e sua predileção por gêneros é PESSOAL, então seja feliz e respeite o outro.