O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Agatha 26/11/2021

Bom.. Mas não é tudo isso.
Resolvi ler esse livro depois de ver inúmeras críticas boas sobre ele, falando que o livro era fantástico, reflexivo e surpreendente. Achei totalmente ao contrário disso tudo...

Os primeiros 40% do livro é muito bom, a leitura é dinâmica no inicio, o leitor fica curioso pra saber quais são os objetivos dos "seres supremos" o que eles vieram fazer na terra e tudo mais.. Na metade do livro pro final é só ladeira abaixo..... Novos personagens foram acrescentados, muita enrolação e pouca conclusão. O escritor tinha uma baita ideia nas mãos e eu não sei aonde ele queria chegar, talvez fazer algo diferente do normal e ficou ruim.

Detestei o final, pra mim não faz sentido nenhum. O escritor trás uma pegada esotérica e paranormal pra trama, mas ele não explora quase nada em cima disso, só joga ali e quer que o leitor aceite. O que o autor acreditava na época não permitiu uma construção e uma conclusão mais científica e coerente.

Dei ??? 3 estrelas pelo bom começo, se não fosse pelo começo dinâmico (o que me fez continuar a história pra saber o que iria acontecer) daria menos estrelas.

Muitas pessoas amaram esse livro e eu gostaria muita de saber o porquê???!!

Sol 11/12/2020

Expectativas foram muito altas
Li o livro após ver que muitas recomendações. Porém, acho que as expectativas estavam muito altas...
Até uns 50% da leitura foi muito confuso, não estava entendendo muito bem o que estava acontecendo.
Além disso, as mudanças de personagens "principais" também se tornava um obstáculo para acompanhar a time line da história.
Conforme a história se passava o enredo foi se tornando mais legal e cativante mas não foi nada espetacular (deixando claro que é apenas a MINHA opinião). O final me deixou uma grande incognita e não sei o que eu tenho que ter tirado desse livro. Ainda não caiu a ficha de que o livro acabou.

YisraelC 25/09/2022

Muito parado. No começo até antes da metade fiquei intrigado para descobrir o que estava acontecendo, mas depois o ritmo desacelerou e depois que descobri o que era, não gostei muito do rumo que as coisas tomaram. Foi meu primeiro contato com o autor, espero que as outras obras sejam melhores.

MaVii_ 21/09/2020

"As estrelas não são para o homem"
Achei um livro muito interessante, gostei do jeito que o autor define a humanidade e de como ele joga na nossa cara que somos apenas um grãozinho de areia no meio do universo. Gostei tbm dos saltos temporais e dos personagens que são até bem desenvolvidos, levando em conta as mudanças de época. O final é mto bom, não cheguei nem perto de imaginar o que aconteceu e as cenas que o autor descreve são fantásticas. O livro é muito bom, mas acho que coloquei muita espectativa, claro q isso é culpa minha e n diminui a qualidade do livro. Enfim, gostei muito e recomendo.

Maria Leticia 20/10/2020

A raça humana não estava mais só.

As estrelas não são para os homens.

Essas duas frases podem resumir este livro que narra a ascensão, o auge e o declínio da raça humana sob a governança dos Senhores Supremos.

Rafael1366 29/05/2023

O FIM DA INFÂNCIA
A troca constante de narradores e alguns fatos/acontecimentos desnecessários são grandes pontos negativos para mim. Alguns narradores no meu ponto de vista também não agregaram nada para a história, e a troca constante dos mesmos é algo que eu particularmente odeio, fica então difícil gostar de um livro que faz isso durante toda a história!
Os senhores supremos e tudo a volta deles - como seu mundo e sua aparência - é algo que eu curti demais, e junto com o Jan Rodricks, para mim foram as melhores narrativas do livro.

A ambição e o motivo do porquê os senhores supremos fazem o que fazem, é boa, é okay, porém eu esperava mais do livro.
A sinopse, a grande maioria de comentários positivos sobre ele me fizeram esperar mais, mas além disso, para mim os pontos negativos se sobressaem.

alissont 28/04/2023

Surpreendente
Não imaginei que iria gostar tanto quando comecei a ler, visto que nunca fui um grande entusiasta de sci-fi sofisticado e, principalmente, de extraterrestres. Contudo, "O fim da infância" vai além do espectro imaginativo e criativo da ficção científica, proporcionando ponderações acerca de vários tópicos, entre eles a liberdade individual e coletiva. Uma leitura tranquila, prazerosa e que consegue reter o leitor até sua última linha.

"Já se deu conta de que, a cada dia, algo como quinhentas horas de rádio e TV são jogadas no ar pelos vários canais? Mesmo que você não dormisse e não fizesse mais nada, ia conseguir acompanhar menos de um vigésimo do entretenimento disponível ao girar de um botão! Não é de admirar que as pessoas estejam se transformando em esponjas passivas: absorvendo, mas nunca criando."

Lucas.Teixeira 01/03/2020

Ótimo

Andre 30/01/2024

Não faltam histórias sobre invasão alienígena na cultura pop mas poucas abordam o tema como esse livro.

Aqui temos uma raça alienígena altamente evoluída que se apresentam à humanidade como tutores que nos guiariam para um futuro brilhante, sem conflitos, sem desigualdades, sem escassez. Mas por que os alienígenas estão fazendo essa caridade? Por que escondem tantos segredos? Qual é o objetivo final deles?

A resposta pra essas perguntas é o que nos mantém presos até o final da leitura.

Jaqueline.Macedo 01/02/2021

Final impactante
Resolvi ler este livro após ver tantas recomendações de grandes leitores dizendo ser um livraço, um 5 estrelas favoritado... então como dizem... acho que lí errado! Hahaha...
Pra mim, 2 terços do livro foram bem difíceis pra ler, lento e maçante, sem muita ação, oq eu esperava muito pra um livro com invasão de seres extraterrestres, fiquei bem decepcionada.
Já o final do livro me pegou de surpresa, não esparava mesmo oq aconteceu, foi super impactante e até aterrorizante na verdade, em uma certa parte quase chorei.
Acho que oq faz deste livro ser um clássico são as idéias revolucionárias do autor, tendo em vista que o livro foi publicado em 1953.

Albert Lucas 18/01/2021

Surreal
Depois de ter me decepcionado com o final de Encontro com Rama, Arthur C. CLARKE conseguiu tirar meu fôlego com o climax desse livro.
Sensacional.

Ro 16/01/2021

Eu me enxergo em você e tenho medo
O que você faria se acordasse em um belo dia e descobrisse que tudo o que você desejava na vida lhe foi dado e é seu? Você já não precisa mais estudar, trabalhar, se exercitar, preparar o seu alimento e até mesmo o sono é algo já não tão necessário. Parece um sonho, não é? Mas o que o C. Clarke nos mostra neste livro é o quão caótica pode ser a realidade em que os homens não possuem mais objetivos de vida.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos as perspectivas de alguns humanos a partir do momento da chegada de seres extraterrestres na Terra. Somos apresentados ao medo inicial, a irracionalidade, o desejo de expulsar os intrusos e a sensação de falta de liberdade. Entretanto, no decorrer do tempo as pessoas percebem que os aliens (cuja aparência eles não conhecem), não parecem querer destruir a humanidade. Muito pelo contrário, eles buscam ajudar a humanidade a solucionar alguns dos seus problemas, como a guerra, a fome e a miséria, por exemplo.

Os fatos descritos no livro compreendem um espaço temporal de mais ou menos 150 anos. E, por essa razão, não temos um@ protagonist@ para acompanhar. O que dificulta um pouco a leitura e tira um pouco a identificação do leitor com a obra. Mas, por outro lado, perceber a verossimilhança nas ações humanas pós-aliens e todos os conflitos identitárias, religiosos e ideológicos nos faz imaginar como nós reagiríamos em pleno século XXI caso recebêssemos visita igual.

O fim da infância é de fato um livrão. Mas não segue os clichês com os quais estamos acostumados quando se trata de invasão alien na terra. Esse é um livro muito mais profundo, de questionamentos internos e estruturais da humanidade.

No mais, leiam o livro e me digam aí se o Jan também é o fav de vocês.
Guilherme.Maia 16/01/2021minha estante
Li o livro e amei muito, amei sua resenha também, simplesmente perfeita.

Ro 16/01/2021minha estante
Aaaah obrigadaa.

IgorX96 26/05/2021

Mais um excelente romance de Arthur C Clarke. Aqui alienígenas pacíficos dominam a Terra por anos, enquanto os humanos tentam entender os propósitos por trás da vinda desses seres distantes.
O livro te prende bastante e você fica querendo entender junto com os humanos o que está acontecendo. O final podia ser mais compensador, mas ainda assim é um excelente livro de ficção científica.

Michela Wakami 28/05/2020

Um livro que nos faz refletir sobre nossa existência, nossa importância e nossos valores.
Ana Brolio 04/10/2021minha estante
Toda vez que pesquiso um livro a primeira resenha que aparece é a sua!
Por que será né Michela? hahaha

Michela Wakami 04/10/2021minha estante
???????